Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Burocracia científica e os mistérios do cérebro

Por Reinaldo José Lopes

Um post breve e ligeiramente off-topic, mas que vale a pena ser lido, creio: Stevens Kastrup Rehen, pesquisador da UFRJ e um dos mais combativos biólogos brasileiros, escreveu-me hoje para dar duas notícias importantes.

A primeira é que já está disponível neste link a versão 2013 do questionário que ele e outros colegas disponibilizam periodicamente para que cientistas do Brasil contem como anda o processo de importação de insumos para pesquisa. Não é segredo para ninguém que conseguir reagentes de laboratório por aqui não é fácil e costuma fazer com que os pesquisadores nacionais se sintam teletransportados para dentro de um romance de Kafka. Ao responder esse questionário, pesquisadores ajudam a manter um diagnóstico atualizado desse problema tão sério.

Resultados anteriores do levantamento estão nos seguintes links:

2004

http://www.nature.com/nature/journal/v428/n6983/full/428601a.html

http://www.nature.com/nature/journal/v428/n6982/full/428453a.html

2007

http://blogs.plos.org/plos/2008/02/guest-blog-kafkaesque-bureaucracies-impede-import-of-scientific-goods-in-brazil/

2010

http://pt.scribd.com/doc/41403849/Pesquisa-Importacao-07112010

Para não dizer que não falei de coisa boa, Stevens também manda avisar que, entre o mês que vem e o mês de novembro, o Rio será palco de uma série de palestras sobre neurociência para o grande público. Programação aqui:

http://www.ibro2015.org/

“A série se chama Cérebro em Foco: Grandes Questões da Neurociência Moderna e dá início às atividades associadas ao Congresso Mundial sobre o Cérebro (IBRO 2015) que conseguimos trazer para o Brasil em 2015 (nunca foi realizado abaixo do Equador). Toda a renda do ciclo de palestras será revertida para a organização do congresso”, explica ele.

Voltamos amanhã com nossa programação normal.

Blogs da Folha