Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Reciclagem de DNA

Por Reinaldo José Lopes

Todos já ouvimos alguma versão da frase “você é o que você come”, mas o que bactérias como as que você vê na foto abaixo fazem chega a ser ridículo. 

Bactérias do gênero “Acinetobacter”

 

Leio na “New Scientist” que um experimento feito por pesquisadores do Museu de História Natural da Dinamarca mostraram que micróbios do gênero Acinetobacter parecem ser capazes de “devorar” fragmentos de DNA do ambiente e incorporá-los ao seu próprio material genético — com que efeito ainda é difícil de dizer.  

O estudo de Søren Overballe-Petersen com a Acinetobacter baylyi foi apresentado durante a conferência da Rede de Pesquisadores em Transferência Horizontal de Genes (“transferência horizontal de genes”, para quem não sabe, é o termo que se usa para o troca-troca de DNA entre espécies não aparentadas, diferente da “transferência vertical”, que é basicamente o bom e velho sexo).

Overballe-Peterson primeiro “alimentou” suas bactérias com fragmentos degradados de DNA sintético. Depois — e o que é ainda mais impressionante –, extraiu DNA de ossos de mamute com 43 mil anos de idade e fez o mesmo. Aparentemente sem medo de comer algo que ficou tanto tempo na geladeira e sofrer uma diarreia da brava, as bactérias também devoraram os fragmentos de DNA de mamute. Em ambos os casos, tudo foi parar no genoma dos próprios micro-organismos.  

Ainda é difícil saber o que as bactérias andam aprontando com esse material genético emprestado. Os pesquisadores especulam, no entanto, que isso possa ser uma fonte de versatilidade evolutiva para as criaturas, permitindo-lhes incorporar DNA útil de fontes externas de vez em quando.

 

Blogs da Folha