Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Frase do dia

Por Reinaldo José Lopes

“Se me perguntassem se eu preferiria ter como avô um macaco miserável ou um homem elevadamente dotado pela natureza, possuidor de grandes meios de influência, o qual, entretanto, emprega essas faculdades e essa influência para o mero propósito de introduzir o ridículo numa discussão científica séria, eu afirmaria, sem hesitação, minha preferência pelo macaco.”

A frase é atribuída a Thomas Henry Huxley (1825-1895). Não se sabe exatamente como ela foi proferida — a versão acima é uma das reconstruções posteriores –, mas ela é uma das mais famosas “balas de canhão” disparadas pelos defensores de Darwin contra seus opositores à época da publicação de “A Origem das Espécies”. O alvo específico foi o bispo anglicano Samuel Wilberforce (1805-1873), que resolveu perguntar a Huxley se ele descendia de macacos por parte de avô ou de avó.

Blogs da Folha