Um mapa dos países que não existem

Por Reinaldo José Lopes
O livro "Mitologia: Um Guia dos Mundos Imaginários": coisa linda de Zeus (Crédito: Reprodução)
O livro “Mitologia: Um Guia dos Mundos Imaginários”: coisa linda de Zeus (Crédito: Reprodução)

“Estes mundos proporcionam uma alternativa. Um escape. Uma ameaça. Proporcionam sonho e poder, proporcionam refúgio e dor. Dão significado ao seu mundo. Eles não existem; e, assim, são tudo o que importa.” As frases são do clássico dos quadrinhos “Os Livros da Magia”, roteirizado pelo britânico Neil Gaiman, mas poderiam ser também uma excelente descrição de um livro delicioso que chegou recentemente às minhas mãos: “Mitologia: Um Guia dos Mundos Imaginários”, assinado por outro britânico, o historiador da arte Christopher Dell.

Sou um entusiasta dos livros digitais, mas esse é o tipo da obra que nos ajuda a lembrar a delícia que é um livro de papel editado com capricho. É difícil resistir à tentação de não folhear o livrão página por página assim que você põe as mãos nele, dada a qualidade do papel e a beleza e variedade das ilustrações.

Isso porque, de fato, o cerne do livro são mesmo as imagens. Os textos são breves e ajudam a alinhavar uma espécie de guia visual das mitologias do planeta, da judaico-cristã à dos aborígines australianos, exemplificadas por tesouros artísticos de todas as épocas.

Essa ênfase no aspecto visual tem uma grande virtude: favorecer a abordagem comparativa da obra, já que Dell resolveu dividir o livro em capítulos temáticos sobre as grandes linhas-mestras das mitologias do mundo, como “O Reino Animal”, “Heróis”, “Missões, Jornadas e Épicos”. Quando a gente coloca conceitos e imagens mitológicas de lugares diferentes lado a lado, é muito bacana perceber tanto as diferenças quanto os inúmeros elementos comuns entre elas. Se essas narrativas não funcionam mais como explicações factuais do mundo, elas ainda são um fundo comum da imaginação humana, praticamente inesgotável. Aconselho o mergulho.

FICHA DO LIVRO

“Mitologia: Um Guia dos Mundos Imaginários”. De Christopher Dell. Tradução de André Luiz Alvarenga. Edições Sesc, 352 págs., R$ 109.

——

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook

Conheça “Além de Darwin”, meu primeiro livro de divulgação científica