Manifesto dos paleontólogos em defesa da evolução

Por Reinaldo José Lopes

Uma passadinha rápida aqui apenas para compartilhar um importante link: o do manifesto da Sociedade Brasileira de Paleontologia divulgado recentemente em defesa da validade da teoria da evolução e de seu ensino. Vale a leitura. Um de meus trechos favoritos:

“A Paleontologia, nesse quesito, sempre forneceu algumas das mais importantes evidências da evolução: Charles Darwin, ao propor a conexão de todos os seres vivos por ancestralidade comum, previu que deveriam ser encontrados fósseis com características intermediárias entre duas espécies ou grupos (que não existiriam em um mundo sem evolução). Desde então, têm sido escavados inúmeros fósseis com tais características. Esta sempre crescente galeria inclui organismos tão variados e icônicos como dinossauros com penas e aves com dentes, serpentes com patas, baleias terrestres, e uma série de hominídeos com diferentes capacidades cranianas/cognitivas e estágios de bipedalismo. É, portanto, falsa a alegação de que não existem
fósseis intermediários (de transição). De fato, por mais de 100 anos, antes mesmo dos mecanismos genéticos subjacentes serem conhecidos, o registro da substituição das formas fósseis ao longo do tempo foi o principal sustentáculo às ideias evolutivas.”

————–

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook

Conheça “Além de Darwin”, meu primeiro livro de divulgação científica