Trabalhe conosco!

Por Reinaldo José Lopes

A pedido do meu idolatrado chefinho, Ricardo Mioto, editor de Ciência e Saúde desta Folha, e da editora de Treinamento do jornal (e ex-ombudskvinna — esse é o feminino de ombudsman, minha gente) Suzana Singer, tenho a honra de convidar você, jovem que já completou 18 anos, para trabalhar com a gente. Está começando mais um Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde! As inscrições estão abertas desde domingo (15) e vão até abril.

Sério mesmo, para quem se interessa pela área, ouso dizer que se trata de uma oportunidade única. Sem falsa modéstia: a Folha é a principal escola de jornalismo científico diário do país. Dela saíram nomes como Marcelo Leite, Ricardo Bonalume Neto, Claudio Angelo e Salvador Nogueira. O que meus colegas produzem todo dia consegue ser preciso e relevante sem ser chato nem excessivamente acadêmico. O pessoal tem conhecimento de causa, bom texto, charme e simpatia (em especial considerando a barba do Mioto. Ou será que ele raspou? Faz tempo que não o vejo pessoalmente). Não é preciso ser jornalista nem estar cursando jornalismo para participar da seleção.

Bora aprender com os melhores, pessoal? Ah, e quem sabe o Mioto não descola o dinheiro do busão pra eu deixar a aprazível Atenas Paulista (São Carlos) por algumas horas e dar uma palestrinha pros participantes?

Confiram abaixo o comunicado completo e, como dizem os poetas da internet, #corrao.

————

A Folha abre neste domingo (15) as inscrições para o 3º Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde. Os interessados em participar podem mandar suas fichas de inscrição pelo site até o dia 15 de abril.

Clique aqui para se inscrever

A primeira fase da seleção consiste em análise de currículo e uma prova on-line, que será realizada entre os dias 16 a 19 de abril. Os mais bem colocados serão selecionados para atividades e exercícios na sede da Folha, entre os dias 27 a 30 de abril, em São Paulo-SP, como parte da segunda etapa.

O curso, patrocinado pela Pfizer, terá duração de quatro semanas, dos dias 8 de junho a 10 e julho, e é destinado a estudantes ou formados em jornalismo e também graduados em outras áreas que tenham interesse em fazer carreira no jornalismo.

Os trainees do 2º Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde, realizado em junho de 2014, realizaram atividades como acompanhar a rotina de repórteres e editores de “Ciência + Saúde”, além de exercícios de reportagem e redação jornalística.

Também tiveram cursos de noções de estatística médica, leitura de “papers”, ética científica e ética jornalística, inglês instrumental para ler artigos científicos e outros.

Todo o processo, além de mais informações sobre o curso, será divulgado no site do Treinamento em Ciência e Saúde.

——————–

Conheça “Os 11 Maiores Mistérios do Universo”, meu novo livro de divulgação científica

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter