“Caçadores de Fósseis” vira livro

Por Reinaldo José Lopes
Capa e convite do lançamento do livro "Caçadores de Fósseis" (Crédito: Divulgação)
Capa e convite do lançamento do livro “Caçadores de Fósseis” (Crédito: Divulgação)

Aviso aos navegantes que moram no Rio de Janeiro ou estão visitando a Cidade Maravilhosa nesta sexta: não percam o lançamento de “Caçadores de Fósseis”, mais novo livro do paleontólogo Alexander Kellner, do Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Kellner é um dos maiores especialistas do mundo em pterossauros, os répteis alados da Era dos Dinossauros. Além de sua faceta como pesquisador, ele é um ávido divulgador de ciência e já escreveu até dois livros de ficção científica para o público infanto-juvenil. Mais detalhes sobre o lançamento, que dar-se-á na Livraria da Travessa no Leblon, no comunicado que reproduzo abaixo. Quem comparecer às 19h poderá bater um papo com o autor e com o paleoartista Maurílio Oliveira.

———————

O Instituto Ciência Hoje, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, lança no dia 16 de outubro (sexta-feira), às 19h30, na Livraria da Travessa do Leblon, no Rio de Janeiro, o livro Caçadores de fósseis, escrito pelo paleontólogo Alexander Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Antes do lançamento, às 19h, haverá, no auditório da livraria, uma conversa com o autor e com o paleoartista Maurílio Oliveira, que fez várias das ilustrações da obra.

O livro traz uma seleção de 50 textos originalmente publicados na coluna mensal ‘Caçadores de fósseis’, mantida por Alexander Kellner há mais de 10 anos na Ciência Hoje On-line, portal de divulgação científica do Instituto Ciência Hoje.

Dinossauros, pterossauros, mamíferos gigantes e outras formas de vida que habitaram a Terra em um passado distante, sua evolução e relação com as espécies atuais, assim como as características ambientais de nosso planeta em épocas remotas, são temas presentes na obra. Os textos – alguns com ilustrações inéditas – são escritos em linguagem acessível e não apenas apresentam novidades da pesquisa de fósseis, mas também buscam aproximar o leitor do dia a dia do pesquisador dessa área, discutindo métodos e curiosidades de seu trabalho, que envolve conhecimentos de diversos campos científicos.

Com a coletânea, que proporciona uma verdadeira viagem ao passado, o autor espera contribuir para aumentar a divulgação do conhecimento paleontológico entre o público não especializado.

Alexander Kellner é, desde 1997, paleontólogo do Museu Nacional/UFRJ, onde desempenha atividades de pesquisa, ensino e extensão. Realizou inúmeras descobertas paleontológicas, com a descrição de mais de 60 novas espécies de vertebrados (sobretudo dinossauros e pterossauros), e organizou e participou de expedições aos mais diferentes pontos do planeta, como Liaoning (China), os desertos de Atacama (Chile) e Kerman (Irã) e a ilha de James Ross (Antártica). No Brasil, já fez coletas de norte a sul do país.

Autor de livros como Pterossauros – Os senhores do céu do Brasil e os romances Na terra dos titãs e Mistério sob o gelo, Kellner também tem forte atuação na divulgação científica, ministrando palestras para o público geral e organizando exposições, entre outras atividades.

O Instituto Ciência Hoje é um dos expoentes da divulgação científica no Brasil. Sua história começa em 1982, com o lançamento da revista Ciência Hoje. Atualmente, a entidade é responsável também pela revista Ciência Hoje das Crianças, pelo portal Ciência Hoje On-line (http://cienciahoje.uol.com.br/) e pela página da Ciência Hoje das Crianças On-line (http://chc.cienciahoje.uol.com.br/), além da publicação de uma série de livros.

Serviço:

Lançamento do livro Caçadores de fósseis

Data: dia 16 de outubro

Horário: 19h30

Local: Livraria da Travessa – Shopping Leblon

Endereço: Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – 2º piso – Leblon – Rio de Janeiro

OBS: Às 19h, haverá uma conversa com o autor, o paleontólogo Alexander Kellner, e o paleoartista Maurílio Oliveira.

Ficha técnica:

Caçadores de fósseis
ISBN: 978-85-89962-18-6
Páginas: 216
Formato: 16×23 cm
Preço: R$ 40,70

———————

Conheça meu novo livro — “Deus: Como Ele Nasceu”, uma história da crença em Deus das cavernas ao Islã. Disponível nos sites da Livraria Cultura e da Saraiva

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter