A força da poesia bíblica

Por Reinaldo José Lopes

Vem do sensacional livro “The Art of Biblical Poetry” (“A Arte da Poesia Bíblica”), do crítico literário americano Robert Alter, a nossa citação do dia.

“Os versos da poesia bíblica são caracterizados por uma energia assertiva, frequentemente feroz e hipnotizante, que avança de uma parte do verso para a linha paralela seguinte e, frequentemente, dessa linha para toda uma sequência dentro do poema. Mas, como argumento aqui de várias maneiras, há tanto sutileza quanto insistência nessas aparentes repetições: afirmações se desenvolvem e mudam, histórias em miniatura se desenrolam. Em grandes obras literárias, quase sempre há mais coisas acontecendo do que percebemos a princípio, e isso é especialmente verdadeiro no caso da Bíblia, um texto que os leitores tendem a encarar com uma grande bagagem de preconcepções e vícios de reação automatizada ou inapropriada.”

Dica pessoal: quem quer conhecer a poesia bíblica, na minha opinião, deveria começar com o capítulo 40 do profeta Isaías. É sensacional.

—————–

Conheça meu novo livro — “Deus: Como Ele Nasceu”, uma história da crença em Deus das cavernas ao Islã. Disponível na Livraria da Folha em versão eletrônica e em versão papel nos sites da Livraria Cultura e da Saraiva

Confira meus outros livros de divulgação científica: “Além de Darwin” (ebook por apenas R$ 2!) e “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” (em ebook aqui e aqui ou em papel aqui)

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook