O menor caracol do mundo

Por Reinaldo José Lopes

Acho difícil não ficar fascinado com o nanico (até no nome científico) Acmella nana, caramujinho (ou melhor dizendo, caracolzinho, já que se trata de uma forma terrestre) recém-descoberto pela ciência que é o menor do mundo. Apenas 0,7 mm, relatam os cientistas holandeses e malaios que o encontraram no lado da ilha de Bornéu que pertence à Malásia, no longínquo Sudeste Asiático.

O caracol: menor do que letrinha miúda. (Crédito: Menno Schilthuizen/Centro Naturalis de Biodiversidade)
O caracol: menor do que letrinha miúda. (Crédito: Menno Schilthuizen/Centro Naturalis de Biodiversidade)

O bicho fica pequeno até perto da letrinha miúda do artigo científico descrevendo sua descoberta, publicado na revista científica “ZooKeys”, como você pode ver na foto acima.

Sabe-se muito pouco sobre o caracol A. nana. Ele habita regiões de montanhas calcárias de Bornéu e nunca foi observado em vida. Como, então, acharam o bichinho? Simples: os cientistas do Centro Naturalis de Estudos da Biodiversidade (Holanda) e da Universiti Malaysia Sabah (Malásia) recolhem sedimentos do chão, peneiram aquilo tudo e depois jogam o que sobrou em recipientes com água. Como as conchas possuem uma pequena quantidade de ar, elas flutuam, revelando assim os pequenos caracóis.

Os parentes próximos do A. nana comem filmes bacterianos (basicamente a gosma espalhada por colônias de bactérias por uma superfície) e fungos, o que também deve ser a iguaria predileta dele. Há uma grande diversidade de espécies de pequenos caracóis como esse porque o tamanho facilita o isolamento deles em certos ambientes, levando, com o tempo, ao surgimento de diferentes formas (fora, claro, a tradicional lerdeza para se dispersar pelo ambiente).

—————–

Conheça meu novo livro — “Deus: Como Ele Nasceu”, uma história da crença em Deus das cavernas ao Islã. Disponível na Livraria da Folha em versão eletrônica e em versão papel nos sites da Livraria Cultura e da Saraiva

Confira meus outros livros de divulgação científica: “Além de Darwin” (ebook por apenas R$ 2!) e “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” (em ebook aqui e aqui ou em papel aqui)

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook