A planta que ‘conta’ até 5

Por Reinaldo José Lopes

É, eu sei que esse título tem cara de ser um despropósito completo, mas aparentemente é isso que a planta carnívora Dionaea muscipula, ou vênus-papa-moscas, consegue fazer, ainda que inconscientemente.

É o que indica o estudo coordenado por Rainer Hedrich, da Universidade de Würzburg, na Alemanha, publicado recentemente na revista científica “Current Biology”. Eles basicamente simularam, com estímulos mecânicos e elétricos, o que acontece quando um inseto incauto pousa ou rasteja nas “mandíbulas” (na verdade, folhas modificadas) da D. muscipula.

Eles verificaram o seguinte: com apenas um toque nos pelinhos sensíveis da “bocarra” da planta, o organismo dela entra em “modo de atenção”, preparando-se para atacar a presa, mas ainda sem fechar a armadilha. Um segundo toque nos sensores das folhas faz com que a “mandíbula” se feche sobre o inseto. Esse segundo toque também desencadeia a liberação de um hormônio, o ácido jasmônico, que prepara o organismo da planta para efetivamente devorar o pobre inseto.

Nessa fase, o coitado do bicho faz exatamente o que qualquer um de nós faria em situação similar: começa a se debater loucamente. Má ideia, já que é justamente isso que piora ainda mais a situação dele. Com mais três toques nos sensores da “boca” vegetal, glândulas na superfície dela iniciam a liberação de enzimas digestivas e outras substâncias que ajudarão a planta a absorver os nutrientes presentes no corpo de seu almoço.

Aliás, parece que a vênus-papa-moscas curte comida salgadinha: uma das principais substâncias liberadas nesse processo ajuda a planta absorver sódio (presente no nosso tradicional cloreto de sódio, ou sal de cozinha).

Por que o vegetal se dá a esse trabalho todo? Em parte porque ele vive em solos pobres em nutrientes.

—————–

Conheça meu novo livro — “Deus: Como Ele Nasceu”, uma história da crença em Deus das cavernas ao Islã. Disponível na Livraria da Folha em versão eletrônica, também como ebook na Amazon em versão papel nos sites da Livraria Cultura e da Saraiva

Confira meus outros livros de divulgação científica: “Além de Darwin” (ebook por apenas R$ 2!) e “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” (em ebook aqui e aqui ou em papel aqui)

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook