Computação quântica no boteco

Por Reinaldo José Lopes

Quem está em São Paulo pode conferir um evento científico muito bacana neste domingo — a iniciativa “Science on Tap” (Ciência na Torneira), com palestra do especialista em computação quântica israelense Israel Bar-Joseph. Confiram abaixo a dica que me foi passada pela colega Roxana Tabakman e divirtam-se!

I Evento Science on Tap

No domingo, 28 de fevereiro, as 18h30, no bar da piscina do Clube A Hebraica, em São Paulo, será apresentada a palestra “A revolução da computação quântica”. Resultado da parceria do Clube A Hebraica com Amigos do Weizmann do Brasil, tem com o objetivo levar a divulgação da ciência de alto nível a ambientes informais. O palestrante vai ser o especialista em eletrônica molecular e vice-presidente do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, Israel Bar-Joseph.

Computação quântica

Os últimos 50 anos foram os da Era Digital. A computação digital mudou quase todos os aspectos das nossas vidas, desde a saúde até os serviços bancários, a exploração espacial e os novos materiais, a previsão do tempo e a pesquisa energética. Sabemos, porém, que há limites na computação digital, que há problemas que estão fora do alcance dos supercomputadores mais poderosos. A computação quântica detém a promessa de ser capaz de resolver esses problemas. Graças a importantes inovações teóricas e experimentais dos últimos poucos anos, estamos agora num ponto onde cresce a sensação de que realmente podemos construir uma computador quântico de grande escala. Uma revolução que promete mudar o mundo no qual vivemos.

Science on Tap

Projeto do Instituto Weizmann de Ciencias para levar a ciência nos bares e matar a sede de conhecimento da população. Uma experiência de muito sucesso em Israel, e já replicada no mundo todo, onde cientistas de altíssimo nível participam de bate-papos informais compartilhando o seu saber com um chope na mão. Os tópicos vão desde física quântica até genética ou evolução humana, e as palestras são curtas, bem humoradas e oferecidas numa linguagem clara e acessível. Os ouvintes participam com perguntas e até novas ideias. Uma experiência social empolgante para pessoas que querem saber mais.

Prof. Israel Bar-Joseph

Vice-presidente e Decano de Atividades Educacionais do Instituto Weizmann de Ciências, Israel.
Doutorado em física com honras no Instituto Weizmann de Ciências, passou vários anos nos laboratórios AT&T Bell, nos EUA. Seu foco é a fabricação e estudo de semicondutores ultrapequenos, de menos de um milésimo de milímetro. Utiliza arseneto de gálio, o semicondutor que gradualmente está substituindo o silício nos dispositivos eletrônicos de alta velocidade. Usa também ferramentas da espectroscopia óptica para esclarecer o comportamento dos elétrons nos transistores modernos e a eletrônica molecular para construir circuitos eletrônicos moleculares. Esses estudos trazem a base fundamental para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que vão definir a nossa vida futura.

SERVIÇO

THE BAR: Science on Tap
The Quantum Computing Revolution
(A palestra será proferida em inglês) – Prof. Israel Bar Joseph
28.02.2016 18.30 h. Bar da piscina – Clube A Hebraica
Entrada gratuita. Não sócios devem registrar previamente nome e RG no e-mail: weizmann.br@gmail.com