A culpa é das orcas

Por Reinaldo José Lopes

Não, o título acima não é o do sucessor do best-seller “A Culpa é Das Estrelas”. Estou falando da explicação mais provável para o desaparecimento do tubarão mais temível que já nadou pelos mares da Terra, o Carcharocles megalodon, que viveu entre 23 milhões e 2,5 milhões de anos atrás e media quase 20 metros de comprimento.

O grupo liderado por Catalina Pimiento, da Universidade de Zurique, na Suíça, estudou a trajetória evolutiva do bicharoco e verificou que, diferentemente do que se pensava, a chegada de condições mais frias no clima da Terra não parece ter relação com o declínio da espécie — houve épocas em que ele se expandiu mesmo quando estava frio.

Em compensação, perto de seu desaparecimento, houve uma diminuição na diversidade de mamíferos marinhos de pequeno porte — suas prováveis presas — e o surgimento de competidores literalmente de peso, como as orcas e os tubarões-brancos. Mais uma da tradicional série darwinista “Não teve competência, perdeu pra concorrência”.

———————————————–

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Confira meus livros de divulgação científica em promoção: “Além de Darwin”, “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” e “Deus: Como Ele Nasceu” por preços que vão de apenas R$ 2 a R$ 9,90!

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook