Saruman e a ciência

Por Reinaldo José Lopes

Está no ar mais um vídeo do canal do blog no YouTube, e o tema é a visão ambígua sobre a ciência e a tecnologia na obra de J.R.R. Tolkien, o autor de “O Senhor dos Anéis”, representada pela figura do mago renegado Saruman. Basta conferir aí embaixo.

Aproveito pra colocar alguns pingos nos is aqui no post, os quais não cabem tão bem assim no formato vídeo.

Está claríssima a crítica que Tolkien faz à ciência e tecnologia modernas ao retratar o estrago social e ambiental causados pela aplicação desbragada do poderio tecnocientífico de Saruman e Sauron na Terra-média. Isso significa que Tolkien era um ludita que basicamente detestava a ciência moderna?

É bem discutível. Sim, de fato ele escreveu certa vez que “equipamentos inventados para diminuir a carga de trabalho só acabam gerando mais e pior trabalho”. Imagino que ele não seria fã de um iPhone, mas o fato é que há evidências crescentes de que a tecnologia moderna faz a gente, às vezes, trabalhar mais num ambiente pior (sedentarismo na frente do computador, por exemplo). Tem ainda uma crítica clara ao método científico clássico quando Gandalf adverte Saruman de que “aquele que quebra uma coisa para descobrir o que ela é deixou de lado o caminho da sabedoria”.

Por outro lado, um dos personagens mais positivos de todo o legendarium ou mitologia tolkieniana é Tom Bombadil, considerado pelo próprio Tolkien uma espécie de personificação da zoologia e da botânica — ou seja, o tipo de conhecimento científico que quer entender a essência dos seres vivos sem o desejo desvairado de usá-los para alguma coisa.

Esse é o grande ponto. Tecnologia pode ser ótimo, mas nunca é demais pensar nas consequências não pretendidas delas antes de idolatrá-la. Smartphones não existiriam sem mineração poluente e cara. O avião que te leva para Paris está esquentando o planeta. Anticoncepcionais mudam a dinâmica sexual de peixes. O mundo é complicado e vale a pena pensar, sempre, nos impactos que causamos, na nossa vida e na das futuras gerações.

———————————————–

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Confira meus livros de divulgação científica em promoção: “Além de Darwin”, “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” e “Deus: Como Ele Nasceu” por preços que vão de apenas R$ 2 a R$ 9,90!

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook