A Força está com elas

Por Reinaldo José Lopes

Pra ninguém dizer que só ando falando de coisa triste por aqui, queria proclamar, gentil leitor deste blog, o renascimento de Han Solo — na pele, ou quiçá na casca, para ser mais preciso, de um pequeno artrópode.

Com efeito, que melhor maneira de comemorar este dia 4 de maio, Dia de Guerra nas Estrelas — May the Fourth be with you! — do que noticiar que duas novas espécies de cigarrinhas brasileiras foram batizadas em homenagem ao adorável cafajeste de Star Wars e ao seu inseparável e hirsuto parceiro Chewbacca?

Os bichos receberam os nomes científicos de Urubaxia solo (é o da imagem lá de cima) e Urubaxia chewie (a daqui debaixo). O primeiro é nativo do Rio de Janeiro, o segundo ocorre tanto no Rio quanto em Minas Gerais. Seus descobridores são Andressa Paladini e Gervásio Carvalho, da PUC-RS, e Kim Ribeiro Barão, da UFRGS.

A cigarra que homenageia o velho Chewie (Crédito: Reprodução)
A cigarra que homenageia o velho Chewie (Crédito: Reprodução)

A descrição oficial dos bichos está na revista científica “Zootaxa”. Frase impagável justificando a homenagem ao dono da nave Millenium Falcon: “O epíteto [solo] honra o personagem de ficção científica Han Solo, de Guerra nas Estrelas — pranteamos sua morte no filme O Despertar da Força”.

Que as cigarrinhas estejam com vocês (até porque elas não fazem mal pra ninguém, só sugando pacificamente a seiva de plantas, em especial gramíneas)! E um obrigado especial à Juliana Galaschi Teixeira pela dica preciosa.

———————————————–

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Confira meus livros de divulgação científica em promoção: “Além de Darwin”, “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” e “Deus: Como Ele Nasceu” por preços que vão de apenas R$ 2 a R$ 9,90!

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook