Cosmologia e Deus na UFSCar

Por Reinaldo José Lopes

Se você vive na Região Metropolitana de São Carlos (círculo imaginário que, além da gloriosa Atenas Paulista, abrange ainda municípios como Ribeirão Preto, Araraquara e Rio Claro) ou estará visitando o lugar nesta quinta (06/10), tenho o prazer de convidá-lo para assistir a uma palestra minha no campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), às 18h. O título é “Digitais Da Criação? A Cosmologia E A Crença Em Deus”. A ideia é abordar como certos detalhes do funcionamento do Universo levaram algumas pessoas a enxergar neles a intervenção direta de Deus no Cosmos, e como a cosmologia tem lidado com a ideia por meio de hipóteses alternativas, como a da existência de múltiplos universos.

O evento acontece no Observatório Astronômico da UFSCar (visto de cima na foto em destaque neste post), que fica na área norte do campus. Para os interessados, eis abaixo as informações oficiais da universidade, incluindo outras palestras ainda nesta semana. Será bacana vê-los por lá!

——————–

O Observatório Astronômico da UFSCar promove de 4 a 7 de outubro uma série de palestras e observações astronômicas em comemoração à Semana Mundial do Espaço, um evento declarado pela ONU em 1999 para celebrar a ciência e a tecnologia em benefício da humanidade.

As palestras acontecem das 18 às 19 horas no auditório do Observatório, localizado na área Norte do Campus São Carlos, e serão seguidas por observações astronômicas no terraço até às 20h30, se as condições meteorológicas permitirem.

No dia 4/10, o tema será “Física e Star Trek”, conduzida por Catarine Moreira e Mariana Chinaglia, da UFSCar; no dia 5/10, a palestra aborda “Exoplanetas, Admiráveis Mundos Novos”, com Gustavo Rojas, da UFSCar. No dia 6/10, o tema “Digitais Da Criação? A Cosmologia E A Crença Em Deus”, será conduzida por Reinaldo José Lopes, jornalista colaborador do Jornal Folha de São Paulo, e no dia 7/10, o tema “Buracos Negros: O que são e como se formam?” será apresentado por Raphael Santarelli, professor do Departamento de Física, também da UFSCar.

Além das palestras e observações, estarão expostas coleções de meteoritos e de fotografias feitas no Observatório Europeu do Sul, organização intergovernamental de pesquisa em Astronomia, composta e financiada por 15 países, localizada na Alemanha.

As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados. Os organizadores não recomendam a participação de crianças menores de seis anos. Não é necessário se inscrever, mas o limite de capacidade do auditório é de 35 lugares. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9797 ou pelo e-mail grojas@ufscar.br

——————–

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Conheça meus livros de divulgação científica

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook