Neurociência na sinagoga!

Por Reinaldo José Lopes

A colega argentino-brasileira Roxana Tabakman acaba de me avisar de uma parceria extremamente simpática entre ciência e religião que acontecerá nesta semana em São Paulo: palestras sobre neurociência numa sinagoga paulistana!

O evento é parte das celebrações da festa judaica conhecida como Sucot (normalmente traduzida como Festa dos Tabernáculos; Jesus, segundo os Evangelhos, chegou a visitar Jerusalém especialmente para essa celebração). O evento acontece nesta quinta, dia 20, às 20h, na Comunidade Shalom ( Rua Fiandeiras, 295, Vila Olímpia, São Paulo-SP), e as estrelas serão as israelenses Michal Schwartz e Orly Reiner, do Instituto Weizmann. Meu mais caloroso “mazel tov” ao pessoal da sinagoga pela iniciativa. Confiram mais informações abaixo.

Sucot com ciência na Sucá (cabana) da comunidade Shalom

Neurocientistas do Instituto Weizmann de Ciências de Israel vão falar sobre pesquisa de ponta na Sucá da Comunidade Shalom

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, às 20h, duas importantes neurocientistas do Instituto Weizmann de Ciências de Israel participarão da comemoração de Sucot (A Festa das Cabanas) na Comunidade Shalom, onde falarão sobre as pesquisas de ponta do instituto israelense, que figura na vanguarda da tecnologia.

A multipremiada Profa. Michal Schwartz, pioneira mundial em demostrar como o sistema imune é importante para manter e proteger o sistema nervoso, falará sobre “Neuro-imunidade e como a ciência do cérebro vai revolucionar a maneira como vivemos e envelhecemos, bem como as implicações para a doença de Alzheimer”.

Já a Profa. Orly Reiner, professora de Neuroquímica do Departamento de Genética Molecular, abordará o “Desenvolvimento cerebral na saúde e na doença”. Sua pesquisa busca identificar os genes responsáveis por distúrbios de processos do desenvolvimento cerebral, informação essencial para o tratamento de doenças como o autismo e a esquizofrenia.

Elas vem ao Brasil para participar de um Simpósio de Neurociência, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, fruto de uma colaboração científica do Hospital Israelita Albert Einstein, Universidade de São Paulo e Instituto Weizmann de Ciências

A festividade de Sucot

Sucot relembra os 40 anos de êxodo dos hebreus no deserto após a sua saída do Egito. Nesse período o povo judeu não tinha terra própria, e vivia em pequenas tendas ou cabanas frágeis e temporárias. Como forma de simbolizar este período, durante a celebração de Sucot, os judeus fazem suas refeições sob folhas e galhos ao ar livre, em uma Sucá (cabana).

Evento: Sucot com Ciência na Sucá (cabana) da Comunidade Shalom

Data: 20 de outubro de 2016

Horário: 20h

Local: Comunidade Shalom, Rua Fiandeiras, 295, Vila Olímpia, São Paulo-SP

——————–

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Conheça meus livros de divulgação científica

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook