A grande festa da ciência brasileira

Por Reinaldo José Lopes

Até o ano passado, eu nunca tinha colocado os pés numa reunião anual da SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Dei a imensa sorte de o evento ser realizado quase no quintal de casa em 2015, no campus principal da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Foi uma experiência reveladora em diversos sentidos, mas talvez o principal seja este: é totalmente viável realizar um grande evento científico voltado para o público em geral no Brasil, e o público ficou clara e irrefutavelmente fascinado com o que tinha diante de si: todo dia, entre 10 mil e 20 mil pessoas, em especial alunos de escolas públicas, deliciando-se com o que os pesquisadores do seu país criam todos os dias.

Tive a sorte de ciceronear duas crianças bagunceiras e curiosas no último dia da SBPC – e a sorte ainda maior de ter sido escolhido para contar como foi colocar essa reunião de pé. A UFSCar me convidou para escrever um pequeno livro sobre a SBPC São Carlos, e o resultado está na foto que vocês podem ver neste post: “Luz, Ciência e Muita Ação: As Histórias da 67ª Reunião Anual da SBPC”.

O novo livro deste escriba. Participação especial: meu dedão (Crédito: Arquivo pessoal)

O lançamento acontece daqui a pouco, às 17h30, na Biblioteca Comunitária da UFSCar (os livros têm tiragem limitada e não estão sendo vendidos). Mas você pode baixar um PDF dele gratuitamente clicando aqui.

Queria aproveitar para agradecer à confiança do professor Adilson Aparecido de Oliveira, vice-reitor da universidade, ao colega (de quem fui foquinha em 1999!) Fabricio Mazocco e ao companheiro Rogério Gianlorenzo, que coordenaram a edição do livro, e à professora Lourdes de Souza Moraes, diretora executiva da FAI-UFSCar, que me convidou para o projeto. O único defeito da SBPC é que ela aconteça só uma vez por ano num só lugar do Brasil, gente! Parabéns a todos!

——————–

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Conheça meus livros de divulgação científica

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook