Venham para a festa da ciência brasileira!

Por Reinaldo José Lopes

Se você está em Belo Horizonte ou arredores e vai ter um tempinho livre nos próximos dias, recomendo fortemente que venha para o campus principal da Universidade Federal de Minas Gerais e visite as vastas instalações da 69ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), nada menos que a maior festa da pesquisa científica brasileira e, aliás, da América Latina.

Só tive a sorte de descobrir como uma reunião da SBPC pode ser sensacional quando ela aportou na minha própria cidade natal, São Carlos (SP). E basicamente gamei – gamei tanto que acabei escrevendo um livro a respeito. Tem MUITA atividade legal para crianças, estudantes e famílias (este sábado, dia 22 de julho, será voltado exclusivamente a isso, no Dia da Família na Ciência). O melhor: tudo de graça, senhoras e senhores – experimentos, mostras, monitores empolgados, do Instituto de Pesquisas da Amazônia à Agência Espacial Brasileira.

É, eu sei que os cientistas brasileiros andam vendendo o almoço pra comprar a janta, graças aos cortes profundos de verba que andaram ocorrendo. Sei que falta visão e coragem ao governo federal – isso historicamente, não é de hoje – pra transformar ciência em política de Estado. Mas colocar os pés na SBPC é um lembrete claro de como existe gente valente, criativa, empolgada, sacudida, capaz de mostrar como a ciência transforma o mundo, muitas vezes pra melhor. É um banho de energia.

Ah, e tem uma réplica da tartaruga-das-galápagos que teria conhecido o próprio Darwin, a Harriet. Lógico que eu tirei uma foto com o bicho, né?

——————-

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Conheça meus livros de divulgação científica

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook