1499: O Brasil antes de Cabral

Por Reinaldo José Lopes

Tem mais livro deste escriba chegando na praça: “1499: O Brasil Antes de Cabral”, já está disponível em formato ebook, e a versão impressa aporta nas livrarias de todo o país dia 4 de agosto. No canal do blog no YouTube, acabo de publicar um videozinho sobre os pontos principais da obra. Confira abaixo.

Além disso, separei para vocês alguns teasers do conteúdo.

VOCÊ SABIA QUE:

1)O ser humano mais antigo das Américas, uma jovem apelidada de Luzia, viveu há 11,5 mil anos e foi achada no interior de Minas Gerais?

2)Os primeiros habitantes do Brasil encontraram uma incrível fauna pré-histórica na qual havia cavalos selvagens, preguiças-gigantes, dentes-de-sabre, ursos e mastodontes (parentes dos elefantes)?

3)Luzia e seu povo tinham aparência similar à dos aborígines australianos, e não à dos índios atuais?

4)A mais antiga obra de arte das Américas também vem do interior de Minas, tem 10 mil anos e representa um homem com o pênis ereto, apelidado de Taradinho?

5)O povo dos sambaquis, em Santa Catarina, construíam montes artificiais na costa, às vezes com 10 m de altura, como monumento para seus mortos, que foram enterrados neles por centenas de gerações?

6)Só na Amazônia os antigos habitantes do país domesticaram mais de 80 espécies diferentes de plantas, incluindo o cacau, a mandioca, diversas formas de pimenta e o guaraná?

7)As tribos do rio Amazonas tinham mega-aldeias que se estendiam por 30 km ininterruptos da beira do rio quando os europeus chegaram à região?

Capa do livro “1499” (Crédito: Divulgação)

8)Os misteriosos habitantes da ilha de Marajó, por volta do ano 1200 d.C., construíam morros artificiais para montar as aldeias de seus “senhores feudais”, para escapar da cheia do Amazonas, e grandes represas para manejar a produção de peixes?

9)O Amapá possui seu próprio “Stonehenge”, um círculo de grandes pedras alinhado de acordo com fenômenos astronômicos?

10)Os povos do atual Xingu, por volta do ano 1400, viviam em “cidades” com vários milhares de habitantes, unidas por estradas com vários quilômetros de comprimento e dezenas de metros de largura, organizadas segundo os pontos cardeais, cercadas de muralhas de madeira e grandes fossos defensivos?

11)As tribos do grupo Arawak, como as do Xingu, controlavam redes de comércio que atravessavam a Amazônia, chegavam aos Andes e ao mar do Caribe?

Espero que se interessem!

——————-

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Conheça meus livros de divulgação científica

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook