Ciência para as massas em Juiz de Fora!

Por Reinaldo José Lopes

Recebo da colega Bárbara Duque, coordenadora de divulgação científica da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), uma excelente notícia: a inauguração do novo Centro de Ciências da instituição, com muita coisa legal para quem quer explorar a astronomia e outras áreas científicas, como mostram o texto (enviado pela Bárbara) e as fotos acima e abaixo. Declaro, desde já, minha pontinha de inveja em relação ao pessoal daquele simpático canto de Minas Gerais. Se puderem, não deixem de visitar o centro, que já está de portas abertas!

———————-

“São 3.000 metros quadrados distribuídos em quatro andares com diversas atividades para os visitantes — entre elas, o observatório astronômico dotado de um telescópio fixo de 20 polegadas, além de 10 telescópios móveis, incluindo um específico para observação do Sol. Através dos demais aparelhos, também será possível observar estrelas, crateras lunares e planetas do nosso Sistema Solar, por exemplo.

O novo espaço do Centro é composto por três auditórios, quatro laboratórios de ciências, dois salões de exposições, sala de informática, oficina, a exposição da Tabela Periódica Interativa, Espaço Interativo do Museu de Malacologia e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana. Nos salões, estarão disponíveis, já a partir da inauguração, as exposições “Energia Nuclear” e “Aprenda Brincando”, sendo esta última composta por 22 experimentos de física que permitem a participação direta do visitante na investigação dos conceitos envolvidos.

Seguindo sua tradição de popularização da ciência, o centro se estende para além da universidade e será disponibilizado para visitações de todos os interessados em observar de perto o Universo e conhecer diversos aspectos do conhecimento científico de forma interativa. A entrada será gratuita e, as visitas, guiadas e agendadas com antecedência.”

Planetário tá ficando uma belezura! (Crédito: Divulgação)
Tabela periódica neles! (Crédito: Divulgação)