Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade

Uma ajudinha cristã para o budismo na China

Coisas um bocado interessantes e inesperadas estavam acontecendo na Ásia nos primeiros séculos do que nós, no Ocidente, chamamos de Idade Média. Exemplo? Um bispo (cristão, claro, da tendência teológica conhecida como nestoriana) dando uma ajudinha para missionários budistas na China. Essa história aparentemente maluca — e fascinante — está contada no livro “The Lost(…)

O mistério da Lapa do Santo

O abrigo calcário (para todos efeitos, uma caverna) chamado Lapa do Santo, no interior de Minas Gerais, é um lugar absolutamente incrível. Arqueólogos e paleoantropólogos da USP estudam há anos os misteriosos rituais envolvendo a manipulação aparentemente simbólica do corpo dos mortos que eram realizados lá há cerca de 10 mil anos. Neste vídeo, o(…)

Deu pra ti, baixo-astral: 1499 no RS!

Escrevo neste momento de um quarto de hotel na capital gaúcha, senhoras e senhores, onde me encontro para mais um bate-papo (e tarde de autógrafos) sobre meu livro “1499: O Brasil Antes de Cabral”, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, amanhã, quinta-feira, dia 2, a partir das 16h30. Todos os porto-alegrenses, gaúchos e(…)

A treta do Guia Politicamente Incorreto

Como vocês talvez tenham visto, estreou no final de semana que passou, no canal History, a série de TV “Guia Politicamente Incorreto”, baseado no livro homônimo do jornalista Leandro Narloch sobre história do Brasil. Fui entrevistado pela produção da série, apareci bastante no primeiro episódio – mas não gostei do resultado. Explico o porquê no(…)

As águias de João

Nada como ler um clássico, não é mesmo? Finalmente consegui começar a leitura de “A Comunidade do Discípulo Amado”, livro do padre americano Raymond Edward Brown (1928-1998), um dos mais importantes estudiosos do Evangelho de João no século que passou. O véio escrevia bem, minha gente. Vejam a elegância deste paragrafinho na introdução do livro.(…)

Blogs da Folha