Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A ciência de Moana

Tem ciência em “Moana: Um Mar de Aventuras”? Tem, sim senhor – arqueologia, antropologia, geologia e biologia evolutiva se unem para ajudar a gente a contar uma das maiores aventuras da história da humanidade, a expansão dos polinésios pela vastidão do Pacífico. É o que conto no novo vídeo do nosso canal no YouTube, com(…)

Dilemas de Ediacara

Fósseis costumam ser fascinantes (caramba, seres vivos de milhões de anos!) e frustrantes (que cazzo de bicho é esse, meuDeusdocéu?), mas poucos são tão fascinantes e frustrantes quanto os membros da biota de Ediacara, criaturas com cerca de 600 milhões de anos de idade que representam o primeiro florescimento da vida multicelular na Terra e(…)

Esperteza animal na íntegra

Já devo ter lido quatro ou cinco livros do primatologista holandês-americano Frans de Waal até hoje e por enquanto nunca me arrependi – o sujeito sabe escrever, além de dominar sua área como poucos. Tive o prazer de resenhar o mais recente deles, com o nada sucinto título “Are We Smart Enough To Know How(…)

Aquilo naquilo

Vamos falar de coisa boa? Se você já se perguntou por que os casais da nossa espécie parecem ter uma curiosa preferência por copular face a face, na posição popularmente conhecida como “papai-e-mamãe” (coisa rara entre primatas, com a possível exceção dos bonobos ou chimpanzés-pigmeus), um texto divertidíssimo e muito informativo na revista “Unesp Ciência”(…)

Vídeos natalinos: Jesus versus César

Esse negócio de não misturar religião com política é invenção da modernidade. No mundo antigo, todo ato religioso também era um ato político. Isso vale inclusive para a maneira como o evangelista Lucas retrata o menino Jesus nas narrativas do nascimento de Cristo. Para ser mais específico, Lucas usa algumas palavras-chave da propaganda imperial romana(…)

Blogs da Folha