Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lição de casa

Por Reinaldo José Lopes

Minhas desculpas ao gentil leitor pela dificuldade em colocar no ar posts mais alentados, mas o fim de semana de um pai de menino pequeno nunca é sossegado. Gostaria de propor, nesse meio-tempo, uma pequena lição de casa preparatória para o post já prometido sobre Noé, sua afamada arca e o dilúvio, e o que a ciência tem a dizer sobre esse célebre episódio bíblico, que tanto tem azafamado a mente de alguns dos que comentam os posts.

Pegue uma Bíblia — pode ser qualquer uma, tanto católica quando evangélica ou mesmo hebraica, o venerável Tanakh — e leia com atenção o seguinte trecho: Gn 6,17-7,5 (ou seja, livro do Gênesis, o primeiro da Bíblia, do versículo 17 do capítulo 6 ao versículo 5 do capítulo 7; se você nunca abriu uma Bíblia na vida, não se preocupe, está tudo numeradinho). São dois parágrafos, prometo que não vai tomar seu tempo.

Durante a leitura, preste por favor atenção em uma questão: quantos animais Deus (ou o Senhor; talvez a maneira como ele é chamado seja significativa…) pede que Noé coloque na arca? Os números batem entre um capítulo e outro? A gente conversa sobre isso em breve.

Blogs da Folha