Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Sabedoria ucraniana

Por Reinaldo José Lopes

Só agora me dei conta de que estão se completando 40 anos desde que Theodosius Grygorovych Dobzhansky (1900-1975), ucraniano naturalizado americano que é um dos pais da chamada moderna síntese do pensamento evolutivo, publicou um ensaio histórico, cujo título é “Nada na biologia faz sentido se não à luz da evolução”.

Pretendo dissecar o texto original com mais calma em breve. Mas, só para não deixar o domingo passar em branco, coloco aqui algumas das frases mais famosas do artigo, que valem por si sós.

“Eu sou um criacionista e um evolucionista. A evolução é o método de criação de Deus, ou da Natureza. A criação não é um evento que aconteceu em 4004 a.C.; é um processo que começou há uns 10 bilhões de anos e continua ocorrendo.”

E tem também a seguinte.

“A doutrina evolucionista contradiz a fé religiosa? Não. É um erro confundir as Sagradas Escrituras com livros didáticos básicos de astronomia, geologia, biologia e antropologia. Apenas se forçarmos os símbolos a significar coisas que eles não têm a intenção de significar é que podem surgir conflitos imaginários e insolúveis. Esse erro leva a uma blasfêmia: o Criador é acusado de enganar sistematicamente o homem.”

Bom começo de semana pra todo mundo!

Blogs da Folha