Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Elos perdidos, parte 1: “Archaeopteryx lithographica”

Por Reinaldo José Lopes

Pensei em iniciar mais uma série de posts curtinhos — “short and sweet”, como se diz — aqui no blog (e espero que esta tenha mais sorte do que a anterior, a do primo primata da semana). É uma série sobre “elos perdidos” — eu sei, eu sei, o conceito não é correto do ponto de vista evolutivo, a rigor, mas sempre é legal mostrar como existem muitos fósseis com características transicionais por aí. E é sempre bom começar com o Archaeopteryx lithographica. Uma das várias pontes entre aves modernas e dinossauros, o bicho é conhecido desde o século 19 e tem cerca de 150 milhões de anos.

Lição de casa para quem não aceita a transição entre dois grandes grupos de animais (ou de seres vivos em geral): dá pra explicar o que uma cauda comprida dessas está fazendo num animal de penas? Afinal, todas as aves modernas possuem um cotó ósseo no lugar da cauda comprida de outros vertebrados.

Sem mais delongas, vamos ao fóssil. Ó que coisa fofa:

“Archaeopteryx”: coisa linda de Deus

Blogs da Folha