Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Compulsão por histórias

Por Reinaldo José Lopes

Inspirado pela minha recente conversa com o escritor Neil Gaiman, comprei e estou lendo a versão eletrônica de um livro que eu estava namorando há tempos. Chama-se “The Storytelling Animal: How Stories Make us Human” (“O Animal Contador de Histórias: Como as Histórias nos tornam Humanos”), do crítico literário americano Jonathan Gottschall. Já entrevistei o sujeito, um cara extremamente criativo e com capacidade aguçada para aplicar a teoria da evolução à compreensão de obras literárias.

Estou me divertindo muito. Mas, enquanto não termino a leitura, queria citar rapidamente um trechinho de um dos primeiros capítulos, que calou fundo em mim provavelmente porque tenho filho pequeno (de três aninhos e meio, quase). É sobre crianças, claro.

“As crianças não precisam de tutores para criar histórias. Não precisamos suborná-las para que inventem histórias como temos de suborná-las para comer brócoli. Para as crianças, o faz-de-conta é tão automático e irreprimível quanto seus sonhos. As crianças brincam de faz-de-conta mesmo quando não têm o que comer, mesmo quando vivem em condições abjetas. Crianças brincaram de faz-de-conta em Auschwitz.”

É, é isso.

Blogs da Folha