Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Elos perdidos, parte 4: “Pezosiren”

Por Reinaldo José Lopes

Em grego latinizado, o nome é mais romântico: algo como “sereia a pé”. Na verdade, trata-se de um peixe-boi. Só que com patas.

O esqueleto do bicho…

 

Admito que meu gosto é meio enviesado (para não dizer esquisitão), mas o Pezosiren portelli me parece um dos bichos mais fofos a ter caminhado sobre a Terra (e nesse caso parece ter caminhado mesmo).

Descrito originalmente em 2001 por paleontólogos americanos, o animal viveu na Jamaica e é considerado o mais antigo membro do grupo dos sirênios, que hoje abrange peixes-bois e dugongos.

… e uma reconstrução comparando-o com um peixe-boi moderno

Como eles sabem que se trata de um elo perdido? O crânio é incrivelmente parecido com o de um peixe-boi moderno, enquanto o resto do corpo é de uma criatura que ainda não estava totalmente adaptada à vida aquática. O tórax volumoso, no entanto, ideal para servir de lastro, sugere que ele levava uma vida parecida com a dos modernos hipopótamos.

Blogs da Folha