Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Frase do dia

Por Reinaldo José Lopes

“Tudo é do jeito que é porque acabou ficando desse jeito” (ou, no original, “Everything is what it is because it got that way”), diz o aforismo atribuído ao biólogo escocês D’Arcy Wentworth Thompson (1860-1948).

Thompson era uma figuraça, e durante muito tempo criticou as ideias de Darwin. Tinha dúvidas sobre o papel da seleção natural e, ao estudar o desenvolvimento dos seres vivos, sua grande paixão, preferia enfatizar como as leis da física e da química, levando em conta onde as criaturas estavam crescendo, acabavam direcionando seu desenvolvimento para certo lado.

De qualquer maneira, acho que a frase resume bem uma visão mais pluralista e menos determinista da evolução. Nossos corpos e nossas mentes (e os de todos os demais seres vivos, claro) têm uma história, e essa história limita, ou às vezes canaliza e estimula, nosso presente e nosso futuro. Alguns caminhos se fecham, outros se abrem. A contingência é crucial.

 

Blogs da Folha