Darwin e Deus

Um blog sobre teoria da evolução, ciência, religião e a terra de ninguém entre elas

 -

Blog aborda os mais recentes estudos sobre a evolução do homem e dos demais seres vivos, explica o que a ciência tem a dizer sobre o fenômeno da fé e a história das religiões. É produzido pelo jornalista Reinaldo José Lopes.

Perfil completo

Publicidade

Genes e cotas

Por Reinaldo José Lopes

Dizem que quem tem de ficar um tempão explicando o que escreveu provavelmente não escreveu direito da primeira vez. “Mea culpa, mea maxima culpa”. De qualquer jeito, um brevíssimo post pra esclarecer um ponto do post original sobre o DNA “europeizado” de populações quilombolas.

Como sabiamente disse uma das pesquisadoras que entrevistei, estudos de DNA são importantes para ajudar a contar a história biológica das populações brasileiras. Pergunta: que impacto eles trazem para o debate político em torno de cotas raciais? Minha resposta pessoal: rigorosamente NADA.

O raciocínio por trás da defesa das cotas raciais é tentar corrigir ou minimizar a injustiça histórica que criou uma série de barreiras sociais e econômicas para os brasileiros “de cor”. O fato de esses brasileiros terem sangue europeu não muda rigorosamente nada nessas barreiras, porque eles existem com base no fenótipo — ou seja, no “olhômetro”. Quem tem “cara de negro” é discriminado e quem tem “cara de branco” não — mesmo que as porcentagens de ancestralidade genômica dos dois sejam rigorosamente as mesmas.

Isso não mudaria nem se todo mundo saísse à rua com crachás dizendo “80% de genes europeus” ou coisa que o valha — cenário que, espero, ninguém gostaria que se tornasse realidade.

Blogs da Folha