Wilson e a religião

Reinaldo José Lopes

No começo desta semana, dei uma sorte dos diabos e ganhei a oportunidade de entrevistar o americano Edward Osborne “E.O.” Wilson, 83, um dos meus heróis científicos. Foi por telefone — com a ligação caindo o tempo todo, diga-se de passagem — mas podia ter sido ao vivo. Só não fui até a cidade histórica de Lexington, Massachusetts, onde ele vive (e onde a guerra de independência americana começou em 1775) porque estava sem visto para entrar nos EUA e não daria pra tirá-lo em tempo hábil (loooser…).

Edward O. Wilson, véio gente fina

Pra quem não ouviu falar da figura, Wilson é provavelmente o sujeito vivo que melhor conhece as sociedades complexas de insetos, em especial as formigas, que são seu xodó. Também foi um pioneiro no uso da teoria da evolução pra entender o comportamento humano, fundando a chamada sociobiologia. E é uma voz poderosa em favor da conservação da biodiversidade, autor de textos de raro lirismo sobre o tema para o público em geral.

Os principais pontos da minha conversa com ele aparecem em reportagem no caderno “Ilustríssima” deste domingo (confira aqui: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1243711-cientista-de-harvard-ve-humanidade-mestica.shtml).

Mas nossa breve discussão sobre religião e ciência não coube (mesmo no latifúndio que é a “Ilustríssima”, nem tudo cabe), então resumo o papo aqui.

Perguntei a Wilson se ele não estava perdendo a paciência com a religião — em alguns de seus livros anteriores, ele soava mais conciliador. Resposta: “Meu problema com a religião é que existem incontáveis relatos da criação por aí. É impossível que todos estejam certos. E acho pernicioso quando as pessoas organizam suas vidas em torno de mitos de criação que simplesmente não refletem os fatos”.

Depois disso, porém, vêm as nuances. “Já a espiritualidade e a teologia são elementos importantes da natureza humana”, ressaltou Wilson. “Precisamos de ritos que marquem nascimento, casamento, morte e outras transições importantes de nossas vidas. Não tenho nada contra a prática religiosa, nem mesmo contra a crença religiosa, apenas contra a transformação dos mitos de criação em verdades absolutas.”

Comentários

  1. O grande malogro da religião que os leva a um conflito igualmente grande é o fato de acharem que tem A VERDADE ABSOLUTA. E quando isso vem da boca de gente incompetente, de línguas compridas, sem serem desprovidas de egoismo, vaidade e por cima de tudo de pessoas que vivem da religião como meio de sobrevivência, de laser, ‘status’, sustentar a família,de exercer o poder seja em uma igreja de meia dúzias de pessoas não vai vai dar p/ acreditar, não na religião mas nas pessoas que as fazem

  2. A estupidez e o fanatismo do homem não os permitem perceber que Deus não tem religião:
    Para o estúpido nenhuma explicação é precisa.
    Para o fanático nenhuma explicação é admissível.
    Minha maior alegria não é dizer que creio em Deus. É saber que “Deus crê em mim”
    Não sou religioso, Deus não tem religião, Deus me é suficiente. Não sou contra religião, doutrinas, seitas e ademais, desde que seus interesses sejam éticos e não escusos; seja para o bem comum da humanidade e não para alguns de sua sociedade.
    Não desejo e não tenho a pretensão de fazer qualquer tipo de julgamento, precipitado ou não, com aqueles que creem conforme suas crenças, mesmo porque Deus nos deu o livre arbítrio para com nossas escolhas.
    Todos têm o direito de crer ou não crer no visível ou invisível segundo seu aprendizado, porém, em se tratando das coisas do homem sou cético. Quanto às coisas de Deus aconselho a não duvidar como São Thomé: Preciso ver para crer. “É Preciso Crer para Ver”.
    Ary Souza – Espírito de Luz

    1. Então é preciso ‘crer para ver’ e não ‘ver para crer’? Se eu acreditar que unicórnios existem, será que consigo vê-los?

      1. Caro Riva! Se prestar mais atenção ao texto que escrevo, notarás que… Em se tratando das coisas do homem, como você mesmo citou unicórnios, sou cético. Quanto as coisas de Deus… Mesmo assim, agradeço por ter ao menos tentado dizer algo.

    2. É claro que a palavra Deus se refere às religiões judaico-cristãs, e por extensão ao Alá do Islã. Dizer que se acredita em Deus exclui Budismo, Hinduísmo, Xintoísmo, Candomblé, dentre outras, isso só para ficar nas religiões atuais.

    3. Afirmar que Deus não tem religião é tão arbitrário quanto afirmar que Deus é judeu, cristão ou budista.

    4. Desculpe, senhor, mas não posso concordar com tudo o que o senhor escreveu, uma vez que existe uma enorme incongruência em sua explanação. O senhor não é cético em relação às coisas dos humens, o senhor é crente sim e deveria assumir isso, pois esse seu deus, que o senhor “sabe” (???) que crê no senhor, é uma criação humana, ele não existe, portanto aí está o conflito. O senhor seria o um gnóstico, talvez panteísta, mas nunca um ´cetico das criações humanas.

    5. Leia apenas a apresentação desse livro. Não estou fazendo propaganda, mas a questão é que o autor foi religioso profissional por mais de 20 anos, sendo sacerdote, frei, dentre outros. Com certeza, algumas afirmações ali são interessantes, outras chocantes. A questão é que disponibiliza outras opções, outros pontos de vista, os quais muitas pessoas nem sabem que existam. Vale a pena.

      1. A ignorância é não saber o que é Fé e querer falar sobre ela. Fé=expectativa + gratidão. Por isso ela realmente move montanhas(Eike Batista que o diga). Outro problema é não saber o que é gratidão. Gratidão é estar em estado de Graça, engraçado, de graça. Se você está engraçado (en= de dentro, para dentro), e tem expectativa, suas ações dão resultados. Porém os fanáticos e ignorantes ou acham que a fé não existe ou não funciona ou que tem que agradecer uma entidade criada em um livro politicamente correto com mais de 1.000 anos de idade. Esteja em estado de graça, ou seja, feliz com tudo o que você tem, independente de ser pouco e espere por mais, o resultado é uma mente ativa e produtiva que constrói e não uma mente retrógrada que espera o fim dos tempos e uma vida após a morte. Por favor, é só ler e pensar. Um abraço a todos.

    1. Quem disse pra voce que as religioes abaixo que citou nao acreditam em Deus? participou de alguma dessas religiões? ou foi oque voce aprendeu dentro de alguma igreja? ou seja a injuria e preconceito contra essas religiões e ta ponde em pratica aqui.. Sou espirita e a base de nosso ensinamento é Deus como o unico salvador pai de todos Deus nos ensinou a sermos caridosos e humildes respeitando todos portanto nao importa a religião perente Deus o importante é ter fé ele nao mora em paredes e tetos e sim dentro de nós, portanto aprenda a amar o próximo e nao criticar, o unico que julga é Nosso Pai.

    2. José,
      graças a cientistas crentes que o mundo está bem melhor! como: Kepler, Pascal, Newton, Faraday, Maxwell, Perkin, Lord Kelvin, Thomson, Pasteur… e hoje Allan Sandage, David Cole Francis Collins, James Tour etc.

    3. Vero! E deus é esperança dos fracos e oprimidos. É deixar suas responsabilidades a cargo de terceiros, é uma busca por conforto…

  3. Os Sete Dias Bíblicos da Criação são baseados no Enuma Elish (Epopeia da Criação) sumério, 07 plaquetas em cuneiforme que falam da formação do Sistema Solar, onde o planeta Nibiru choca-se com outro já alinhado chamado Tiamat (Tehom – monstro aquoso, na Bíblia), que partiu-se ao meio, sendo uma parte impulsionada, dando origem a Terra e a outra espedaçou-se virando o Cinturão de Asteroides que existe entre Marte e Júpiter. Insinuando o Monoteísmo, os Babilônios atribuíram o ato criacionista a Marduk, seu Deus oficial, e a comemoração era feita no festival do Akitu. Quando os israelitas estiveram no cativeiro na Babilônia, aprenderam lá, como venerar um Deus, começando aí a montagem do Velho Testamento, onde os atos criacionistas passaram para Javé. Quem conhece o Velho Testamento sabe que Javé nunca disse que criou o mundo.

  4. O interessante é o cientista especialista em insetos achar que pode com isso extrapolar seu conhecimento para o estudo do homem(antropologia) e principalmente para o conhecimento de Deus(teologia).Chega até ser presunção usar conhecimento de insetos para definir conceitos de teoria da evolução de Darwin em negação ao Criacionismo(Deus).O cientista prefere acreditar em formigas do que no ser humano , que não é animal, e em Deus , que criou todos os seres vivos e o homem à sua imagem e semelhança. Os insetos são fascinantes assim como toda a criação de Deus e o ser humano é a principal criação de Deus. A ciência é fascinante porque o homem é ser inteligente. Por quê o ser humano é assim diferenciado dos animais? Evolucionistas expliquem.

    1. Na verdade Lindomar, o ser humano não foi criado, e sim, moldado, a Imagem e Semelhança dos deuses.

      1. Bom, se o ser humano foi criado/ moldado à imagem e semelhança dos deuses, logo é de se supor então que os deuses são corruptos, gananciosos, vaidosos, invejosos…

        1. Considerando que na disputa pelo controle da Terra, eles usaram armas nucleares em Canaã em 2024 a.C., é por aí.

      2. O Homem ta cometendo o mesmo erro de sempre, achando o Senhor da inteligência,que podem brincar de ser Deus, não posso julgar o cara do inseto mas ele é estranho oO

    2. lindomar, leia um livro básico sobre teoria da evolução, pode ser um qualquer do 2 grau. O cientista verdadeiro acredita em fatos objetivos e não em mitos, especulações ou delírios.

  5. Jornalista Reinaldo José,

    Boa Noite.

    Houve equívoco na publicação, ou, a informalidade e descontração foram o imperativo, ao ser descrita a característica do pesquisador? (Edward O. Wilson, véio gente fina).

    Nada contra os signos das relações amistosas entre os adultos.

    Maria Helena

  6. Quem quer diversão e zapeia em busca dos pastores da grana na TV, não sabe o que está perdendo com o blog do ateísmo militante da Folhinha.

  7. Estou gostando. Do blog e do comentários dos leitores. É bom saber que ainda existem pessoas que discutem assuntos mais profundos do que futebol, novelas e BBB. concordo com a Maria Helena quanto à informalidade. Acho que não precisa muito. Quanto aos temas abordados a coisa esquenta quando se fala de religião. Continuo com minhas convicções de que religiões foram criadas pelos homens e cujas regras se aplicavam a uma determinada época e cultura, e que tiveram o seu valor como meio moderador do comportamento humano, mas que é chegada a hora de se atualizar. Independente de religião é impossível conceber o Universo sem um criador ou inteligência universal que controle tudo. A perfeição, da célula ao organismo mais complexo, do átomo aos sistemas solares, não poderia ser obra do simples acaso.

    1. Claro que frequêntar algum tipo de religiçao nao importa qual é muito importante para evitar de cair na tentação desse planeta egoista, mas Religião nao salva ninguém!! A fé sim essa é o caminho.portanto nao existe a vamo la fulano minha igreja é a verdadeira não a minha que é aff! ta de sacanagem? o povo ainda nao percebeu que quando jesus falou na igreja dele a verdadeira, ele se referiu naquela que esta dentro de nós, é tão dificil do povo entender isso? Povo acha que lê a biblia só por lêr mesmo, vai na igreja senta no banco e fala depois fulano to salvo, to indo na igreja da verdade, sai da igreja vai pro churrascão e depois ver o jogo, mas só porque foi pra igreja ta salvô, a igreja de Deus esta dentro de nós e não em paredes ta dificil de entender isso???

      1. Sim, concordo. Podemos duvidar de que um fiel tenha a verdadeira religião, mas não podemos duvidar de sua sinceridade e sua fé. Ao mesmo tempo não podemos confundir sinceridade com verdade. Inúmeras religiões acreditam com a mesma convicção que são elas que têm a verdade. Precisamos compreender antes de crer.

    2. Eduardo, sobre acaso, aconselho-o fortemente a ler Nassim Taleb e Leonard Mlodinow, entre outros, para dar uma melhorada no seu conceito. A célula, e todos os organismos vivos não são perfeitos; o átomo e os sistemas solares podem ser “rastreados” matematicamente até bilionésimos de segundos antes da singularidade. Se os místicos resolveram esconder seus deuses prediletos nessa singularidade, bem, é questão de tempo até terem de mudá-lo mais uma vez de altar…

      1. Quando falamos em deuses, estamos falando dos anunnaki/nefilim de Nibiru, não tem nada de misticismo aí. Por Anunnaki os sumérios os conheciam, e Nefilim no Gênesis 6 da Bíblia (original hebraico). Nefilim signica: Aqueles que do céu a Terra vieram.

        1. Muito interessante a historias sobre os anunnaki nibiru e tal dei uma lida na net, vou ler mais depois, muito se fala sobre eles nos quatro cantos da terra de diversas culturas duferentes ai voce pensa mas como? se num tinha meio de comunicação eficiente na época povos viviam isolados e também falavam dos mesmo seres que otros povos também viram….

      2. Olá Gerson. Vou procurar os nomes sugeridos e estudá-los. Quanto a idéia de deuses, creio que os homens criaram uma imagem de acordo com sua compreensão, e baseado nisso vêm cometendo erros, gerado sofrimentos e ainda mais dúvidas. Acho que um questionamento sério e isento para se entender se existe um Deus e o que é esse Deus, é a base para outros questionamentos e uma maior compreensão do papel e da influência das religiões no mundo.

        A propósito, visitei o seu Blog e é excelente. Já estou seguindo.

      3. Vero! E o eletron não possui trajetória definida, exceto sua localização precisa no único momento em que é observado… A ciência ‘ainda’ não explica muitas coisas, mas possui uma vantagem bem agradável, não desiste nunca!!! Tentar explicar aquilo que ‘por hora’ é inexplicável em duas palavras, ou seja, ‘ter fé’, é muita ignorância mesmo… O conhecimento vós libertará! (rs…)

    3. sei não Eduardo, acredito que há muitas coisas a serem aperfeiçoadas ainda, principalmente no corpo humano por exemplo. Má formações genéticas, doenças como o câncer e suas mutações, etc… Dizer que uma pessoa nasceu cheia de problemas e outras deformações físicas só pra pagar seus pecados, etc e tal, na minha concepção não cola. Tudo parece ser muito complexo mesmo, principalmente quando não se possui um pingo de conhecimento sobre o assunto. O que falar então das grandezas do Universo. Quando se possui uma noção, mínima que seja sobre grandezas e distâncias deste Universo, fica complicado afirmar que um tal deus critou tudo isso, dizer ainda que só para nós, o seres humanos. É como já li por aí, se há alguém administrando tudo isso, com certeza é um péssimo administrador.

  8. Não acredito que seja possivel conciliar qulquer ideia mais ou menos reconhecivel de deus e a teoria da evolução de Darwin. Essa se baseia em duas ideias basicas: variação da descendencia e seleção natural e o primeiro fator é fortemente aleatorio portanto não cabe ai uma entidade superior que guie a evolução, sem contar que nao faz sentido imaginar um deus todo poderoso operando atraves de minusculas variações, atraves de milhoes de anos e mesmo assim essas variações não passarem pela peneira da selecão natural.

  9. Se as pessoas querem crer na teoria de Darwin, na teoria da grande explosão que o façam. Estamos numa democracia, logo todos podem ter a sua crença. O que não posso aceitar é que os chamados intelectuais queiram cercear a nossa fé. Eu creio em Deus, creio na encarnação de Cristo, creio no Espírito Santo, no relato da criação como está nas Escrituras. Sou muito feliz por ter o privilégio de ter um Deus pessoal que se faz conhecido a mim. Sei que hoje existem muitos fundamentalistas e radicais em todos os segmento da sociedade, porém, na minha opinião é mais lógico e racional crer no Criacionismo do que nas teorias científicas inventadas por Darwin ou qualquer outro expoente da ciência.

    1. Ninguém quer cercear sua crença. Mas não podemos ficar calados e dizer: “que lindo! eles acreditam em seres sobrenaturais e coisas do gênero!”. Ora, a democracia pressupõe apontar o absurdo do criacionismo, da irracionalidade do design inteligente. Embora vocês tenham o direito de crer em coisas absurdas, nós não podemos nos calar diante de tal irracionalidade.

  10. Nada nem ninguem foi criado num passe de magica, tudo teve sua evolução o planeta terra nao apareceu do nada teve seu processo assis como os seres vivos de pequenas bactérias até oque são hoje Deus quis que tudo seguisse sua ordem natural de evolução, agora quer ver sair fumaça da cabeça de cientistas oque eles falam sobre nosso espirito doque sao formados? oque são? pra onde eles vão? é amigo complicou né? Deus é perfeito! fora ele mais nada no universo é..

  11. esse ilustrissimo sr descarta a CRIAÇÃO soh pq existem INUMEROS RELATOS sobre a mesma ??? e as inumeras teorias quanticas , quimicas, e biologicas q existiram e CAIRAM ??? deveriam do mesmo modo faze-lo DESCRER DE SUA DEUSA CIENCIA…

    1. Não existe deusa ciência. Existem evidências da evolução. Por outro lado, não há qualquer evidência da existência do seu deus. A certeza que vocês dizem ter sobre essa existência, nada mais é que um profundo desejo de crer. Não prova nada, apenas prova o desejo de muitos seres humanos de crer em algo, de crer na salvação após a morte, de crer em algum perdão sobrenatural.

      1. oh sim … perdão … não existe deusa ciencia… o q existe na verdade eh apenas um processo de DEIFICAÇÃO DA DITA CUJA .

  12. Os inúmeros mitos da criação podem ser diferentes entre si quanto ao que originou o chamado ‘ovo cósmico’ mas todos concordam num ponto: algo deu início ao universo. Ele não existiu sempre e nem surgiu por si mesmo. Pois bem, será que todos eles estavam enganados quanto a esse princípio básico? Povos de diferentes etnias e diferentes épocas teriam menos razão do que algumas centenas de ‘intelectuais’ dos últimos séculos? Algo a se pensar…

  13. Lets, me, vc poderia definir “espírito”?
    Maciel, é particularmente constrangedor quando um partidário do irracionalismo por excelência, o misticismo em todas as suas variantes – tentarem se apropriar da lógica e razão. Deus criou o casal Adão e Eva? e os filhos deles, com quem procriaram? Já sei: com o Espírito Santo. Noé salvou todos os animais do dilúvio? Incluindo os insetos? então a arca deveria sem bem maior que o Himalaia, por exemplo. Não acredito que um ser humano adulto acredite nesse infantilismo, e ainda tenha a pachorra de invocar a lógica e a razão.

    1. é mesmo … tens razão … razão e lógica soh se pode invocarf em butiquim,,,, em igreja jamais…

      1. Espirito posso definir como estado de consciência pós morte carnal o miolo do pão, ou seja essência da vida incorpórea..E eu também acho que adão e eva nao foram os primeiros e muito menos o diluviu nao foi no mundo inteiro. a palavra de deus esta sim na biblia mas lembrai-vos que quem escreveu a biblia foi o homem, e todos aqui sabemos como o homem é.

      2. razão e lógica não se invocam, não são seres de outro mundo. São produto do estudo sistemático, da reflexão constante, da apreciação e análise da realidade. Razão e lógica indicam que não há seres sobrenaturais que determinam o curso da vida dos seres humanos, nem dão sentido a uma suposta vida após a morte. É simples assim.

        1. razão e logica eh q determinam o curso da vida dos seres humanos ???? boa piada … os tsunamis…. terremotos …. incendios…. assassinatos em massa …. tudo produto da genial razão e lógica… muito boa essa

    2. é mesmo … tens razão … razão e lógica soh se pode invocarf em butiquim,,,, em igreja jamais… os donos da verdade serão reconhecidos mediante a dosagem etilica

      1. só vi donos da verdade gritando em templos religiosos. Alí é onde estão os que se acham donos da verdade.

  14. Penso que razão e lógica podem ser invocadas em toda parte. Para os religiosos fundamentalistas, menos. De outra forma, como argumentar contra a Evolução, ou Teoria de Decisão, senão renunciando à razão (o que alguns fazem com sofreguidão, precisamente nas igrejas). Faça um favor pra vc mesmo, Galo: conheça o pensamento científico, antes de debochar da razão. Aconselho Daniel Kahneman e Gazzaniga, pra começar.

    1. em toda a parte … principalmente nos butiquins… onde apos mesa cheia de vasilhames… a razao começaã fluir … naturalmente …

  15. Botecos, botequins, nada contra. Pode-se praticar a razão em qualquer parte. Mas Chesterton, numa imitação barata do panfletário Nietzsche, inaugurou essa bossa de dizer que o catolicismo (ou qualquer outro preconceito místico) são a resposta racional para a existência. Daí a bronca com essa apropriação indébita por parte de alguns místicos. Razão ou religião. Faça uma escolha. Não é honesta, muito menos praticável, a proposta dos “dois magistérios independentes”, de Gould, um comunista que enganou muita gente….

    1. INTELECTUAL DE BUTIQUIM eh o q nao falta nesse pais…e depois os crentes eh q tem deficiencia de raciocinar… boa piada !!

      1. Outro dia vi um post irônico muito engraçado. Ele dizia: “A teoria da evolução é uma farsa. Meu pastor, que tem só a 8ª série, disse que é falsa, que deus é o criador de tudo”. Acho que isso resume bem o seu desprezo pela ciência.

        1. nao eh ironico nao… LEIA A BIBLIA e abra mão de sua herança de ORANGOTANGO.. se quiser permanecer c sua herança Deus compreende e respeita seu desejo…

        2. o meu suposto desprezo a ciencia não eh maior do q o desprezo dos pseudos-cientistas -de-feira pelas coisas espirituais …

  16. Isso passa desapercebido no Brasil: é jornalista, tem o dever de ter o visto em dia, mas claro, é Brasil, ops não tenho visto para conhecer meu herói, tiro quem sabe daqui 1 ano, sei la sabe, quem sabe, loooser é pouco.

  17. Carl Sagan sujere que deus está em toda parte em todo universo desde toda a eternidade, é a energia que hoje se sabe produziu o bóson de higgs e por conseguinte as partículas subatomicas que criou o primeiro átomo e dai para a frente é pura evolução …. até chegar em nós , sintonia fina da matéria que produziu a consciência ( que não sobrevive a morte física do corpo);o deus do evangelho é delírio de analfabetos científicos.

  18. Os religiosos gostam de citar Chesterton e sua famosa frase: “Desde que os homens deixaram de crer em Deus, eles crêem em tudo”. Pois é, Chesterton era o cara que gostava de usar aquela tábua de madeira com letras e um copo para se comunicar com os espíritos de outro mundo. Realmente, Chesterton é um belíssimo exemplo de razão!!!

    1. alem dos homens atuais — se é q estes atuais merecem tal denominaçaõ – homens – — crerem em qq abobrinha q nao seja Biblia- qto a esta estão bem vacinados —- COMPRAM QQ QUINQUILHARIA TEC ATUALIZAVEL A CADA 2 MESES — crendo q se darão bem na vida qto mais brinquedinhos os entreterem …

  19. Eu fico sensibilizado em ver o apego à idéia de Deus, da grande maioria dos que aqui se manifesram, ou a falta de embasamento dos que desautorizam a religião ou negam a existência de Deus. Não há consenso na justificativa de bilhões de seres humanos aderirem a velhas crenças e conceitos teológicos, como sobrevivência e julgamento post mortem mortem, fé, ec. A ideologia dissimula o papel do clero, o corpo dos agentes das religiões, as teologias que eles instituem para justificar as crenças. Para mim a maior proeza tecnológica humana e cultural é do clero ao produzir o conceito de Deus facilmente assimilável e de remoção dificílima.

    1. a vida nao eh feita só de conceitos pre=fabricados não sr … sinto desapontá~lo Deus é INSONDÁVEL !!

      1. Gilberto, grato por sua atenção ao que escrevi. Adotei o Deus de Jesus de Nazaré, como está lá em I Jo 4,16: Deus é Amor. Os outros são falsos deuses. O Deus de JdeN está ao alcance de qualquer um de nós, desde que amemos tão bem o próximo, como se o próximo fosse nós próprios, pois ninguém sadiamente quer mal a si. Amar-se no próximo é aproximar-se de Deus. Amar-se exclusivamente é egoísmo puro. Mas amar o próximo como se ele fosse cada um de nós próprios, é divino. O Deus de Jesus é isso. Acho que foi isso mesmo que JdeN tentou ensinar. E conseguiu, através do forte exemplo de coerência que o vitimou e que 20 séculos depois chegou a cada um de nós, e de que eu tenho consciência de que captei como tento praticar. Em cada sorriso sereno e feliz que vejo no rosto de quem acabei de tratar bem, eu estou sondando e vivenciando o Deus de Jesus. O seu Deus é insondável, você disse ? Temos que amar quem nos cerca, quem está próximo. É nosso filho, nosso colega, o que nos presta um serviço, ou com quem estabelecemos uma relação pessoal, como esta agora que fazemos pela Internet. Certo ?

        1. quis dizer Deus eh insondável pelo CIENTIFISMO/ TECNOLOGISMO do homem metido a deusinho de meia pataca…. porém SONDÁVEL pelo homem humilde de coração e q se poe de joelhos na sua Presença..

  20. Como disse anteriormente, é muito bom ver pessoas pensando, debatendo e buscando respostas. Talvez, para adquirir um entendimento novo, precisamos pelo menos momentaneamente deixar a nossa mente livre de qualquer convicção pré estabelecida. Faço aqui algumas perguntas: será que a idéia que temos de Deus é correta ? O que é Deus ou quem é Deus ? Será que o próprio nome “Deus” não gera idéias de idolatria, dogmas e coisas sobrenaturais ? Será que essas idéias sobre Deus não tem afastado as pessoas da religião, causado guerras dito santas, e outros tantos sofrimentos à humanidade ?

    Por outro lado, e se o Universo tiver mesmo um Criador, não baseado em estórias criadas por determinadas Escrituras ou povos, mas um criador ou uma inteligência que ainda não conseguimos compreender ? E se essa Inteligência realmente criou o Universo seguindo leis naturais – não magia – com a formação dos mundos e sistemas e evolução das espécies, seguindo o curso natural de milhões de anos, com um propósito que ainda não conseguimos compreender ? Seria esse Criador ou Inteligência menos sagrado ou menos perfeito do que a idéia que temos de Deus ?

    Acredito que não temos respostas definitivas ainda, mas que precisamos buscar com a razão. Precisamos compreender antes de crer, para não ficarmos emaranhados em crenças criadas erroneamente pelos homens.

  21. “(…)E acho pernicioso quando as pessoas organizam suas vidas em torno de mitos de criação que simplesmente não refletem os fatos”.

    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16

    “Já a espiritualidade e a teologia são elementos importantes da natureza humana.”

    “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14.6

  22. Eduardo, elogio sua postura questionadora. Com honestidade ofereço-lhe as respostas que encontrei e em que me apoio hoje. Em geral a idéia que temos de Deus não é correta, pois nos é ensinada por alguma religião e elas distorcem em benefício próprio, criando uma idéia de Deus (teologia) que interessa a seus agentes (os integrantes do clero) que a credulidade popular aceita em geral cegamente. Deus é uma idéia que evoluiu de 60 séculos para cá. Dezenas de deuses e deusas habitaram as teologias de todos os povos da Antiguidade. Há cerca de 3500 surge o Deus bíblico, Javé que se revelou a Moisés, dando início à era da fé religiosa bíblica. Há 2 mil anos Jesus de Nazaré, numa intuição genial, inovou na tradição religiosa bíblica, com a ideia do Reino de Deus, sob a lei do amor ao próximo e onde quem quisesse ser o maior, buscasse ser o menor e a cujo Reino são chamados todos os que sofrem ou são desprezados. O clero do seu povo, indo contra ele, pediu e conseguiu que a autoridade romana executasse, como sabemos. Hoje, vejo como o “Ama teu próximo” de JdeN é o oposto da lei darwiniana da prevalência do mais apto. O desaparecimento de Jesus de Nazaré não foi o desaparecimento de sua mensagem. Mas como fazê-la chegar a todos ? Pedro e os Apóstolos organizaram a nova religião que 20 séculos depois nos transmite a mensagem de JdeN. Mas a nova religião ressuscitou os velhos costumes clericais: o depósito da fé, os ritos e o poder foram engessando e encobrindo JdeN, a ponto de sua mensagem ficar apenas no papel, numa Igreja que constrange pelos escândalos ou pela opção pelo poder ou pelo dinheiro dos fiéis, ou seja: Darwinismo 20 x Cristianismo 0 (zero). Pode ?

  23. Ap, grato pelas palavras. Concordo com você. A idéia que temos de Deus não é correta. A grande maioria das pessoas se acomoda e aceita o que lhe é transmitido por “intermediários ou intérpretes” de Deus ou do Ser Divino das inúmeras religiões do planeta. Poucos procuram estudar mais a fundo a sua religião e outras religiões, preferem assimilar interpretações mais fáceis sem ter que refletir. Daí, serem vítimas de interesses pessoais é um passo. É o que vemos hoje em dia em grande profusão: novas “igrejas” se abrem como novos pontos comerciais, dirigidas por verdadeiros estelionatários e exploradores da fé alheia, com carnês mensais e etc. Não compensa nem discutir, pois somente quando essas pessoas acordarem é que as tais “igrejas” desaparecerão.

    Acredito também, embora muito mal já se tenha feito em nome da religião, que as religiões tiveram e tem um papel importante para a humanidade. O Deus do Velho Testamento era um deus que inspirava temor, necessitava ser idolatrado, exigia sacrificios. Para a época talvez fosse o necessário para moderar o comportamento humano.

    O Deus anunciado por Jesus Cristo era o Deus do Amor. Sua lei básica “Amar ao próximo como a ti mesmo” ou “Não fazer ao próximo o que não quiser que façam a ti mesmo” seria a única lei necessária para o mundo seguir e viver em paz.
    Como você disse, Jesus foi um exemplo que permanece 20 séculos depois, e que é reconhecido por diversas religiões no mundo afora.

    Os erros e abusos cometidos pelos líderes reliosos, não só do catolicismo, mas também do Islamismo, Judaísmo e atualmente pelos falsos líderes de seitas que se proliferam com os nomes mais exdrúxulos (igreja disso, igreja daquilo), tem afastado muitas pessoas da religião, principalmente os jovens, os quais se declaram ateus por pura aversão a tudo o que ocorre nas religiões e buscam somente na Ciência as respostas para a vida.

    A Ciência é uma ferramenta valiosa para compreender a vida com a razão, mas ainda não tem todas as respostas que afligem o ser humano. então fica esse vazio, que deveria ser preenchido com a verdadeira religião. Mas que verdadeira religião ? Se todas elas se digladiam para impor-se como a única e verdadeira…

    Acredito que é chegado o tempo em que o homem tem que buscar a verdade, sem o fanatismo da fé cega e sem a arrogância de que a Ciência que possuímos tem todas as respostas. A ciência serve para compreender o mundo e a religião para buscar o significado da vida.

    Muitos pesquisadores e cientistas já declararam que a vida é muito mais do que aquilo que podemos provar com os nossos métodos atuais. A perfeição em todo o Universo demonstra uma causa inteligente e não apenas o acaso. Mesmo aquilo que parece ser imperfeito ou obra do acaso, é regido por leis que talvez ainda não compreendemos ou não temos métodos para mensurar.

    Acredito que Ciência e Religião um dia ainda caminharão juntas.

    1. Eduardo você foi gentil em dar atenção ao meu depoimento acima. Obrigado. Compartilho sua esperança na ciência em revitalizar a religião. Iniciativas como este blog são extraordinárias, pois fazem circular ideias, caminho para obtenção de respostas que vão nos aproximando de novos horizontes da verdade que não desistimos de buscar.

  24. “Já a espiritualidade e a teologia são elementos importantes da natureza humana”, ressaltou Wilson. “Precisamos de ritos que marquem nascimento, casamento, morte e outras transições importantes de nossas vidas. Não tenho nada contra a prática religiosa, nem mesmo contra a crença religiosa, apenas contra a transformação dos mitos de criação em verdades absolutas.”

    Pode não aparentar ser um fato, mas os próprios ritos que marcam o nascimento, os aniversários/festas (no Vietnã por exemplo, o aniversario é comemorado no dia 1 do ano novo, ou seja, toda a população faz aniversario no mesmo dia) o casamento, more e outras transições da vida também não são a essência, não é essencial, é uma criação do sistema, e um costume que temos, pois bem feito, também não machuca… mas é preciso entender que a verdade, ou fato mesmo, é o interior de cada um, que independe de qualquer rito, seja religioso ou simplesmente civil, sendo que na maioria dos casos se entrelaçam….

    Quanto a criação e suas possíveis verdades absolutas, isto realmente ocorre com o ser humano, seja um radicalista religioso, pertencente mais a uma denominação do que a essência da mesma, seja um radicalista cientifico, pertencente mais aos números do que a realidade que permeia o além deles (os criadores dos números, nós, seres que raciocinam), do que a própria essência da palavra ciência (conhecimento, uma consequência da filosofia).

    A unica verdade absoluta que podemos ter certeza absoluta mesmo, é que foi Deus quem criou todo o sistema de vidas em meio a este universo repleto por rotas de colisões. A maneira como Ele fez especulamos, pois Ele pode ter feito da maneira como bem entendeu, mas até isto não será uma verdade absoluta para todos, já que há os ateus, e precisamos respeitar suas opiniões, qualquer opinião distinta, pois temos que ter em mente que nunca somos os donos da verdade, somos seres humanos e por tanto passíveis de equívocos. E é assim que Jesus nos ensina a tratar e a viver no mundo, a falar a verdade, oferecer a outra face, mas respeitar e tratar o próximo tão bem quanto a nós mesmos, amar uns aos outros como ele nos amou, tratar qualquer um como amigo, até um possível inimigo (pois as vezes é nós quem criamos um inimigo que não existe) respeitar e a amar apenas quem nos amam e nos respeitam, qualquer um pode fazer…

    1. Essencia você se referiu a um velho sonho humano:o alcance da verdade absoluta. Na citação que você fez de Wilson, ele se declara “contra a transformação dos mitos de criação em verdades absolutas.” A esse respeito é preciso frisar a cautela que o homem de ciência tem sobre ‘verdade absoluta’, desde o século 19. A ciência desistiu de buscá-la. No presente caso, Wilson indiretamente também é contra qualquer verdade absoluta, mesmo em ciência. O velho sonho acabou. São frágeis os fundamentos epistêmicos dos dogmas religiosos.E então, como convergirem ciência e religião na dinâmica da busca da verdade ? A postura do professor Wilson é gentil e veraz quando diz:“Já a espiritualidade e a teologia são elementos importantes da natureza humana”. Não custa nada o agente religioso, ou o crente retribuir colocando a busca religiosa, não da verdade absoluta, mas a busca de novos horizontes da verdade religiosa, o que é mais prudente, mais fraterno, mais integrador e aceitável.

  25. A verdade está sendo propagada desde dezembro de 2010 pelas Testemunhas dos Deuses Santos. Junte-se a nós e divulguemos ainda mais a verdade que conduz à vida eterna.

    Quanto aos irmãos Testemunhas de Jeová, devido a eles ‘escutarem antes a homens – aos do Corpo de Governantes – que aos Deuses’, se desviaram da verdade e, hoje, pregam mitos religionistas às pessoas. Sobre isso, queiram acessar esta matéria inspirada:

    http://estudopessoal.blogspot.com.br/2013/03/as-testemunhas-de-jeova-logradas-por-um.html

    Apóstolo TDS

  26. Se macumba ganhasse jogo, o campeonato bahiano terminaria empatado. É fantástico como pessoas que se deixam envolver nas teias de alguma fé arranjam argumentos irrefutáveis para demonstrar que a dela é a fé correta, e as outras estão erradas.

Comments are closed.