Compaixão primata

Reinaldo José Lopes

A semelhança entre o Homo sapiens e os primatas não humanos é tamanha que abrange não só as características comuns a todos os membros dessas espécies como também o resultado de certos acidentes biológicos — disfunções de origem genética, por exemplo. O que nos leva ao caso de Azalea.

Azalea, uma fêmea de macaco reso (Macaca mulatta), nasceu num bando de sua espécie que vivia num zoológico, e seu DNA continha uma trissomia — ou seja, a presença de três cromossomos, em vez do parzinho “normal”. Era, para todos os efeitos, uma macaca com síndrome de Down, porque é exatamente essa anomalia cromossômica, nos trechos de DNA equivalentes em humanos, que leva à condição das pessoas com Down (mais precisamente, uma trissomia do cromossomo 21).

As semelhanças entre Azalea e seres humanos com síndrome de Down não terminam aí. Sua mãe ficou grávida dela numa idade relativamente avançada — o que, como sabemos no caso da nossa espécie, de fato aumenta a probabilidade de ter um filho com a trissomia do 21. A macaca teve dificuldades consideráveis em seu desenvolvimento motor. E, podemos acrescentar, também em seu desenvolvimento intelectual: cometia o erro de ameaçar o macho alfa (líder) do bando, coisa que macacos resos normais muito raramente ousam fazer.

Mas adivinhe só: nem o alfa nem os outros animais do bando costumavam punir Azalea por esse tipo de escorregada, embora a espécie em geral seja bastante intolerante em relação a transgressões da hierarquia socia. Aparentemente, sabiam que ela não fazia por mal e que não tinha capacidade de aprender quando devia ficar no seu canto. Ela morreu de causas naturais aos três anos de idade.

A história é mais uma das pérolas narrativas do primatólogo holandês Frans de Waal.

Comentários

  1. A evolução é o mecanismo que a vida encontrou para preservar a própria vida em si mesma. Somos todos máquinas biológicas carreadoras da vida e a evolução é o mecanismo supremo da vida. O criacionismo é história pra criança dormir.

    1. Há cada vez mais evidências que os organismos estão inter-relacionados através de genes que são ativados ou desativados de forma previsível, e não por mutações casuais, como se o material genético fosse algo ‘projetado’ p finalidades específicas. Crianças não dormem com tais idéias

  2. dar-se-a que socrates, platão. einstein, pitagoras, descartes e isaac newton acreditavam em Deus porque ouviram “historia pra criança dormir” ? todo ateu ou agnostico baseia-se no confronto entre a genese de moises e a ciencia. que tal estrabelecer a luta entre a ciencia e a genese de allan kardec? uma laranja, uma flor e as estrelas do firmamento tem, ante a lei de causa e efeito, uma origem que escapa às mãos humanas. qual é essa causa? ou o ateu crê nas ciencias, em efeitos mas nega a existencia dwe cusas? isso me parece tão estupido quanto gostar de laranjada e negar a existencia de laranjas.

    1. Sua analogia esta errada. Os Ateus não creem na ciência. Os ateus não creem em nada. Eles acreditam na ciência,mas não creem nela. Ele admitem não saber todas as causas.Mas atribuir causa desconhecidas a deus é um erro estupido.E sua analogia com laranjas só mostra o quanto não entede sobre o assunto.

  3. Comportamento muito bonito e interessante, até porque em geral os animais rejeitam os filhotes com problemas ou deficiências congênitas, lembram do caso do ursinho Knut?

  4. muito interessante o mecanismo de tolerancia citado… o que de qualquer maneira não desqualifica a mão poderosa do Criador.

    ademais — bem observado pelo Reinaldo , que usou o termo correto >> Aparentemente >>> não significa conclusivamente … é apenas aparentemente mesmo ..

    1. Se formos levar em consideração esse ponto de vista. Todas as teorias são aparentes, nenhuma são conclusivas…

      1. a palavra aparentemente não é de minha autoria … e não são todas que são inconclusivas não sr …

        porém as conclusivas não foram suficientes para desbancar a função do Todo Poderoso..

        1. O unico problema do Criador, e´que o Universo não foi criado e portanto não precisa de de um Criador.

  5. O líder alfa macho logo percebeu que não sofreria uma ameaça séria da macaca.

    É fato que o altruísmo está presente em vários animais. Algo contrário a suposta evolução que prega a sobrevivência dos mais aptos, dos mais fortes, portanto não deveria haver tal ato de bondade. O altruísmo é incompatível com a lei selvagem da seleção natural do forte e poderoso. Deveriamos incentivar o genocídio, a guerra, o racismo se a evolução fosse verdadeira, pois esses atos eliminariam os mais fracos e pobres beneficiando a raça humana!

    Mas somente humanos podem negar o altruísmo e serem indiferentes e disfarçar bondade ou maldade dependendo a situação. Esta capacidade cognitiva-moral é exclusiva em nós.

    1. Errado o altruismo é totalmente compativel com a evolução.Pois a seleção natural não é a seleção do mais forte e poderoso.Mas sim so mais apto. O grupos que tem genes para o altruismo tem mais chances de se adaptar e de procriar. E assim passam mais seus genes de altruismo. E ja foi observado formas de cognição-moral mais simples em outros animais.Isso não é exclusivo dos seres humanos.

      1. O evolucionista Ernst Mayr diz: “altruism toward strangers is a behavior not supported by natural selection”. (What Evolution Is).

        A moral/altruísmo encontrada em certos animais, segundo estudos não tem origem genética.

        O autor deste artigo diz claramente “seleção por parentesco está errada” referente aos genes altruístas, derrubando mais uma parede deste mito. http://opiniaoenoticia.com.br/vida/ciencia/biologo-de-harvard-quer-alterar-a-teoria-da-evolucao-de-novo/?ga=dsf

        O altruísmo é incompatível com uma suposta TE, pois esta prega eliminação dos mais fracos e menos aptos.
        No artigo o autor cita:
        Nada do que foi observado se encaixava na teoria da seleção por parentesco”, disse Wilson.
        “Eu sabia que algo estava errado”. E ainda: “Mas ele acredita que parentesco não é essencial para o desenvolvimento de avançados comportamentos sociais como o altruísmo.”

    2. O altruísmo é compatível com a evolução, bem como o homossexualismo. Ambos contribuem para a coesão social aumentando a chance de sobrevivência do grupo. Dá uma olhada no livro do Richard Dawkins “The God Delusion”. O autor explora bem esse tema.

      1. Oscar, e em que o homossexualismo contribui para a evolução se não há descendência nesse grupo?

        1. Cícero. Se todos os membros do grupo são homossexuais aí não existem descendentes. Mas o que se observa é que muitas espécies são promíscuas e os indivíduos de um grupo tem comportamento bissexual. Isso serve para diminuir o stress, resolver conflitos, ou apenas pela simples busca do prazer (como também fazem os humanos). Muitas vezes é uma estratégia de sobrevivência se submeter ao macho dominante ao invés de ser agredido, expulso do bando ou mesmo morto (vemos isso nos presídios do Brasil). Um bando coeso, com muitos indivíduos que se entendem, proporciona uma maior chance de sobrevivência de todos. Vemos esse comportamento homossexual principalmente em animais sociais, que dependem uns dos outros pra sobreviver. Uma pequena observação: a evolução não funciona individualmente, este é um fenômeno que se aplica as populações.

          1. Oscar,
            Não queira comparar animais irracionais que agem por meros instintos naturais diversos com nossa individualidade moral adentrando o campo metafísico ideológico filosófico espiritual.

            Pelo contrário, nos humanos o comportamento homossexual pode acentuar mais o stress, conflitos e divergências.

      2. Oi, sugestão pra você… não entra em debate com o Cícero e o Galo pq esses dois (um?) jamais vão admitir que estão errados e que não conseguem entender o básicos sobre biologia e evolução… vão passar o tempo respondendo que tudo tá na bílbia, mas nem sobre a bíblia gostam de discutir.
        Como já falaram aqui, ele(s) só entra pra tumultuar as discussões e criticar tudo, usando frases soltas e textos criacionistas sem sentido nenhum…
        Não perca seu tempo…
        Abç

        1. Obrigado pela dica Ricardo mas é que as vezes eu não consigo ficar calado. De qualquer forma esse é um espaço para discussão e sempre se aprende alguma coisa lendo os comentários dos leitores.

          1. Com eles você vai aprender a ter muita paciência, vai ver que tem muita gente que não quer entender as coisas como são, que adoram criticar baseado em “achismo”, em opiniões pessoas, sem nenhuma correlação com pesquisas sérias, que um único livro, o qual eles nem sabem bem que escreveu, nem como, teria tudo que se precisa saber na vida e que quaquer coisa melhor que isso é exagero e desnecessário… hehehe

          1. Tá certo, Clóvis vai ficando pra trás, a Niede já andou falando em 40 mil anos, agora fala em 130 mil. Eles vieram nadando, ou montados em troncos de árvores.

  6. Belíssimo exemplo da Azalea! Só gostaria de ver uma foto pra saber como eles são, não consegui encontrar no google…

  7. Não esqueçamos que o cuidado com os deficientes em primatas evolutivamente abaixo de Homo sapiens também já foi registrado em um fóssil de australopiteco com os membros deformados, mas que sobreviveu para um bom tanto além da ocasião de seu nascimento.
    No caso específico de Azalea, há também o fato de que uma de suas irmãs mais velhas que nasceram sem deficiência a ajudava quando a mesma tinha algum problema. A mãe de Azalea não a rejeitava, mas também não se demonstrava especialmente interessada na cria. Quem compensou tal tratamento frio foi justamente a tal irmã que livrava sua cara nas encrencas. Beneficiava-a também o fato de ser integrante das altas hierarquias femininas daquele ambiente

    Porém, Azalea virou saco de pancadas de grupos inimigos ao dela, chegando a tomar porrada de um macho, o qual posteriormente ela passou a prestar sempre atenção e dele fugindo mesmo que estivesse distante. Ainda assim, no grupo a que pertencia, ela, que foi sacrificada aos 22 meses após um episódio de diversas convulsões, era bem aceita pelos outros indivíduos.
    Mais sobre esse e outros casos pode ser visto aqui:

    http://books.google.com.br/books?id=Kn0PA_OegQ0C&pg=PA49&lpg=PA49&dq=azalea+rhesus&source=bl&ots=f-ig90Gq2U&sig=bLd9B-4_xXfOZufPlzOgoZPmBqY&hl=pt-BR&sa=X&ei=gY1xUbDfG4TW8gSqsYDIBg&ved=0CDMQ6AEwAA#v=onepage&q=azalea%20rhesus&f=false

Comments are closed.