Compulsão por histórias

Reinaldo José Lopes

Inspirado pela minha recente conversa com o escritor Neil Gaiman, comprei e estou lendo a versão eletrônica de um livro que eu estava namorando há tempos. Chama-se “The Storytelling Animal: How Stories Make us Human” (“O Animal Contador de Histórias: Como as Histórias nos tornam Humanos”), do crítico literário americano Jonathan Gottschall. Já entrevistei o sujeito, um cara extremamente criativo e com capacidade aguçada para aplicar a teoria da evolução à compreensão de obras literárias.

Estou me divertindo muito. Mas, enquanto não termino a leitura, queria citar rapidamente um trechinho de um dos primeiros capítulos, que calou fundo em mim provavelmente porque tenho filho pequeno (de três aninhos e meio, quase). É sobre crianças, claro.

“As crianças não precisam de tutores para criar histórias. Não precisamos suborná-las para que inventem histórias como temos de suborná-las para comer brócoli. Para as crianças, o faz-de-conta é tão automático e irreprimível quanto seus sonhos. As crianças brincam de faz-de-conta mesmo quando não têm o que comer, mesmo quando vivem em condições abjetas. Crianças brincaram de faz-de-conta em Auschwitz.”

É, é isso.

Comentários

  1. o ser humano ja nasce com a realidade de Deus dentro de si … a opcao da sociedade por uma existencia totalmente artificial se encarregara ao longo da vida por desvia-lo do Caminho , conforme o nivel e gravidade de sua MEGALOMANIA

    1. Somos dotados para o conhecimento nobre. Assim, os seres humanos descobrem as mentiras formatadas pela crença. Com plena dedicação conseguem erodir a ignorância dogmática e passam a viver em plena liberdade mental. O poder da crença não existe. O homem é em sim poderoso quando vive sem as mentiras das religiões.

      1. conhecimento nobre é o CONHECIMENTO DE DEUS E SUA VERDADE … o conhecimento das ciencias é precario pois as teses sobem num dia e descem no outro …

    2. Gilberto, aceita que existem muitas pessoas que NAO QUEREM ouvir a tua palavra!! (Eu sou uma delas!)

      Fala pro espelho, pro teu cachorro, sei lá…

      Tu é tipo aquele cara que ouve som alto no ônibus, e faz com que todos também tenham que ouvir, mesmo sem querer…isso é pura falta de educaçao…

  2. a compulsao por historias se transforma em compulsao ou busca pela Verdade… dai em vez de enveredar para a Biblia ( VERDADE ), Infelizmente deriva na maioria dos casos para a COMPULSAO POR COMPRAS, POR TER, e a compulsao pela Verdade ou pelo SER ,, foi deixada pra tras…triste..

  3. A doença mental de religiosos é tamanha que até quando não há o que se comentar esses malucos fanáticos entram pra escrever bobagem. Deve ser um tipo de compulsão mesmo, um resquício evolucionário da época que eram seres rastejantes se infiltrando na vida alheia. Isso sim é megalomania, achando conhecedor da verdade absoluta. Só sabem ler um livro…
    Continuo perguntando:
    São ignorantes porque lêem a bíblia, ou lêem a bíblia porque são ignorantes??

    1. aconselho o sr continuar perguntando sentado porque de pe vai cansar um bocadinho…

      e confirmando MEGALOMANIA nao eh ser conhecedor da verdade … eh COMPRAR, COMPRAR, COMPRAR, e como vemos hj nos noticiarios das manifestacoes… quando nao tem money … SAQUEAR, SAQUEAR, SAQUEAR

      A PROPOSITO continuarei postando acerca da Verdade pra desespero do Sr Ricardo-Flanders-Zeca-Cramulhao…

  4. As vezes, trechos que parecem tão simplórios são ENRIQUECEDORES……

    “Crianças brincam de faz-de-conta em Auschwitz.”

    SENSACIONAL

Comments are closed.