Deputado do Cam

Reinaldo José Lopes

Em meio ao regozijo geral com o naufrágio (ao menos temporário) do projeto sobre a “cura gay” no Congresso Nacional, fiquei intrigado com um detalhe. Embora todo mundo deplorasse o pensamento do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) sobre a homossexualidade, pouca gente recordou alguns disparates que o congressista propagou a respeito de certa passagem bíblica e das pessoas de origem africana — a ideia, em resumo, de que negros seriam “malditos”.

Noé amaldiçoa seu filho Cam

Para quem não está lembrado, a origem do rolo foi o seguinte tuíte de Feliciano (sem edição, então não reparem na pontuação): “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é a polêmica. Não sejam irresponsáveis twitters”. O tema, portanto, é Gênesis 9, 20-27 (ou seja, um trechinho do capítulo 9 do livro bíblico do Gênesis), no qual se relata a maldição de Noé.

Meu propósito aqui é mostrar como a declaração do deputado revela um enorme desconhecimento das complexidades do texto bíblico. É irônico que um líder cristão que alcançou projeção nacional tenha capacidade tão limitada de interpretar suas próprias escrituras sagradas. Nos parágrafos a seguir, explico o porquê disso.

CAPÍTULO E VERSÍCULO

Antes de mais nada, porém,  vamos à passagem bíblica em si. O cenário é o período logo após o dilúvio, quando Noé e seus filhos Cam, Sem e Jafet estão repovoando a Terra. Confira abaixo.

“Noé, que era agricultor, plantou uma vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se, e apareceu nu no meio de sua tenda. Cam, o pai de Canaã, vendo a nudez de seu pai, saiu e foi contá-lo aos seus irmãos. Mas Sem e Jafet, tomando uma capa, puseram-na sobre os seus ombros e foram cobrir a nudez de seu pai, andando de costas; e não viram a nudez de seu pai, pois que tinham os seus rostos voltados. Quando Noé despertou de sua embriaguez, soube o que lhe tinha feito o seu filho mais novo. ‘Maldito seja Canaã’, disse ele; ‘que ele seja o último dos escravos de seus irmãos’. E acrescentou: ‘Bendito seja o Senhor Deus de Sem, e Canaã seja seu escravo! Que Deus dilate a Jafet; e este habite nas tendas de Sem, e Canaã seja seu escravo!’.”

A passagem é um daqueles exemplos clássicos da dificuldade de interpretar o livro do Gênesis. A narrativa é seca, econômica; não há pistas do que se passa na cabeça dos personagens, não sabemos suas motivações, só os fatos básicos da história. A maldição vem só do fato de Cam ter visto seu pai nu ou porque ele teria ido contar o fato aos irmãos em tom de chacota (mas repare que o texto não diz isso, ao menos não com todas as letras)? E por que o filho de Cam, Canaã, é o amaldiçoado pelo avô? OK, sabemos que a mentalidade fortemente tribal dos tempos bíblicos enxergava os filhos pagando os pecados dos pais às vezes, mas nesse caso a coisa parece um tanto gratuita.

Tanto a passagem é capaz de causar perplexidade que ela gerou uma série de interpretações ao longo da história do judaísmo e do cristianismo. Em outros textos hebraicos, como no livro bíblico do Levítico, expressões como “descobrir a nudez” de Fulano ou “ver a nudez” de Sicrano são usados como eufemismos para fazer sexo com essa pessoa ou com o cônjuge dessa pessoa. Por isso, textos como o Talmude da Babilônia (compilado por volta do ano 500, reunindo interpretações mais antigas) postulam que Cam teria estuprado seu pai embriagado; outros falam em incesto de Cam com sua mãe.

Sobre a maldição ter recaído sobre Canaã, e não sobre Cam, uma antiga e criativa interpretação judaica propõe que, na verdade, o crime do filho de Noé teria sido castrar seu pai, que se tornou incapaz de gerar um quarto filho; como retaliação, o construtor da célebre Arca amaldiçoou o quarto filho de Cam, o pobre Canaã. Por outro lado, os filhos “não malditos”, Sem e Jafet, livram-se da ira do pai simplesmente cobrindo seu corpo sem olhar para ele. O fato é que o texto bíblico em si não traz indicações claras do que tudo isso quer dizer. Quem se guia pelo princípio da “Sola Scriptura” — só vale o que está na Bíblia — precisa, para ser honesto, confessar sua incerteza.

NEGRO? ONDE?

Repare também que em nenhum momento o texto faz qualquer menção à aparência física de Cam, de Noé ou de seus irmãos. No capítulo seguinte do Gênesis, o 10, há uma lista de nações que seriam descendentes do trio. Egípcios, líbios e etíopes descenderiam de Cam — mas, atenção, não de Canaã, o filho “maldito”, mas dos irmãos mais velhos dele. E é claro que só os etíopes são o que chamaríamos, no “olhômetro”, de negros.

E Canaã? O nome, como bem sabe quem já leu o Antigo Testamento, é a designação original da terra que seria ocupada pelo povo de Israel. Os cananeus são os habitantes originais da região, incluindo os fenícios, célebres navegadores da Antiguidade. Esses seriam os descendentes de Canaã, destinados a ser escravos dos descendentes de Sem (os israelitas e árabes, por exemplo) e Jafet (os gregos, entre outros).

Só tem um porém: as evidências arqueológicas, obtidas de forma independente da Bíblia, mostram de forma inequívoca que os cananeus e fenícios eram semitas, “descendentes de Sem” no sentido que eram parte do mesmo grande grupo cultural ao qual pertencia o povo de Israel. Falavam hebraico, por exemplo. Fora, claro, o fato de que muito provavelmente não tinham a aparência de africanos moradores das regiões ao sul do Saara, mas eram simplesmente “morenos”, como diríamos por aqui — há pinturas egípcias que os retratam com essa cara, por exemplo.

Cananeus retratados em imagem egípcia: não tinham cara de nagô

O mais provável — embora ainda assim difícil de afirmar categoricamente, claro — é que a história seja uma explicação lendária para o fato de os israelitas terem obtido a posse da terra de Canaã e destruído ou escravizado os cananeus. A derrota seria um sinal de uma espécie de maldição, explicada pela história sobre Noé e seus filhos. Sim, Bíblia também é política — embora não como a bancada evangélica às vezes a entende.

Então, por que a teoria maluca sobre os africanos malditos? Em parte, o nome de Cam, em hebraico, lembra uma palavra que significa “escuro” — embora sejam só palavras parecidas sem relação entre si. A associação entre negritude e o pecado de Cam foi mencionada às vezes durante a Idade Média por poucos autores judeus e cristãos e só ganhou força com o crescimento do tráfico negreiro — e como forma de justificá-lo — a partir do fim do século 16. É totalmente espúria, resumindo a ópera.

A lição dessa história tortuosa? Se o gentil leitor me permite propor uma, é a de que não se pode ler a Bíblia como se tivesse sido escrita ontem em português. É fácil falar em seguir apenas os preceitos bíblicos, sem “acréscimos”, mas quem se recusa a enfrentar as complexidades do texto e a história de sua interpretação corre o risco de engolir interpretações errôneas e pré-fabricadas sem nem se dar conta de que está fazendo isso. Os cristãos brasileiros merecem coisa melhor.

Comentários

  1. levar a Biblia no literal é uma coisa …..

    levar a Palavra de Deus a sério é outra coisa….

    com certeza o religioso de carteirinha não entende tal sutileza …

    e o ateu sôfrego , menos ainda

  2. Esse feliciano deveria ser o primeiro a ser cassado pois o cara é um lixo. Falar isso dos negros é ofender a Deus, pois perante Ele todos são iguais. Só esse bobão que ainda não aprendeu isso.

    1. O texto do Deputado está reproduzido. Encontre a palavra “negro” por gentileza. Ah não tem? Ué?

  3. Mesmo que o texto fosse claro, a interpretação não deixasse dúvidas, simplesmente deveríamos entender como mais um disparate do velho testamento. Exemplos disso há aos montes em deuteronômio. Deus manda apredejar até a morte quem acreditasse em outro deus, mesmo que essa pessoa fosse um parente.
    Então, quem acreditar em outro deus hoje merece isso?

  4. Texto irretocável.

    Os protestantes, aí incluídos os evangélicos, têm uma capacidade limitada de interpretação dos textos bíblicos. É óbvio que não é possível a interpretação literal, como eles pretendem. Tanto é assim, que existem milhares de igrejas protestantes diferentes, cada uma com uma interpretação diferente da outra. Creio que a única coisa em comum entre elas é o dízimo…

    1. e os católicos uma interpretação bem superior…devidamente regada a muita cerveja e vinho nas festas paroquiais, apesar de o apostolo Paulo ter recomendado SOBRIEDADE … OPS … esqueci que minha interpretação de sobriedade é de 2a CLASSE … DESCULPE …

  5. Em Deuteronomio deus tem sede de vingança, quer oprimir outros povos que não acreditam nele, a barbárie e a crueldade imperam. Em algumas passagens do velho testamento as tribos que habitavam a terra prometida eram dizimadas a mando de deus, não sobravam velhos, mulheres nem crianças. Basta ler suas passagens. Ou vão dizer que é apenas metáfora?

      1. deus ou Deus, é o mesmo deus de toda a bíblia. Ou o velho testamento não faz parte da bíblia? Esse Deus do velho testamento queria matar um povo inteiro, apenas porque esse povo não acreditava nele. E aí? Esse é o livro que deve ser a base de tudo que fazemos? Não devemos contestá-lo? Questionar a possibilidade de ter sido escrito por pessoas comuns, com estórias inventadas, com diversos interesses pessoais e de grupos envolvidos…

          1. Então, o que fazer com o velho testamento e seus ensinamentos de vingança desse outro Deus? Toda a estória de Moisés? O povo escolhido? Jó? Sansão? o rei Davi? Todas esses estórias têm guerra, vingança, apostas, recompensas materiais e, acima de tudo, um Deus que quer um povo que o adore, submisso e obediente, senão ele joga fogo.

          2. no Novo Testamento diz o que fazer com o Velho Testamento …. bem claramente … leia e inteire-se … se é que há algum interesse em perseguir a Verdade….

            se não há, então qq resposta religiosa serve

          3. Marcelo, então mostre-me algum país hoje que pratica o Pentateuco.
            Aquilo foi para um povo específico de uma época específica de um contexto social geográfico histórico específico. Para os JUDEUS. Porém, nem eles mais praticam muitas coisas daquelas leis.

          4. Gilberto!
            Prestatenção, Gilberto!

            Você acha que existiu um Deus do antigo testamento e outro Deus do novo testamento?

            Prestatenção, Gilberto…

  6. Estorinhas para boi dormir…NANA MANADA QUE A CUCA VAI PEGAR / O PAPAI FOI NA ROÇA E…

  7. nao frequento a Igreja do pastor Feliciano , porém se depender de mim e outros muuuuitos – a republica gay do Brasil não avançará 1 mm..

    a coisa dos gays não é essa unanimidade toda que o sr Reinaldo quer fazer crer não … menos ..menos … vide o ultimo IBGE…

    1. Estás cercado por mim seu GALO, se não provar que ser gay é ser doente não conseguirá provar que Deus criou o homem e a mulher. Cheque mate !!

  8. Estorinhas para boi dormir…. Nana Manada que a cuca vai pegar / O papai foi na roça e…

  9. PORQUE que todo ano a parada da paulista é alardeada como 3mi, 4 mi …

    e em seguida vem a PM com o calculo oficial exato e diz 270 mil – 2012 e 220 mil em 2013…..

    a quem interessa esse superINFLAMENTO numérico anual ????????????

    porque q a imprensa divulga sempre a SUPERESTIMATIVA com letras garrafais e depois o real num cantinho de pagina ????

    sinal q nesse assunto tem muita coisa artificializada pra não dizer outra coisa …

    1. Quanta preocupação com a parada gay! Achei que o texto falasse da errônea interpretação bíblica por parte de feliciano. Pra que tanto ódio e perseguição? Lembre-se que o País é laico desde a Carta da República de 1894.

  10. Reinaldo, um texto como este tem que ser lido com isenção. Quando não se tem medo da verdade, a tarefa fica mais fácil. Parabéns por ter desmontado mais uma das tantas falácias do Feliciano.

  11. O que fazer com o Velho? Não, a resposta não está no Novo. A resposta é usá-lo como exemplo de texto religioso que explica muita coisa errada neste mundo (guerras, opressão, escravidão, vingança, preconceito e, acima de tudo, intolerância…) Este último ensinamento explica muito bem a postura dos Felicianos.

    1. guerras, opressão, escravidão , etc … não são exclusividades de religiões ligadas a Biblia … portanto um furo e tanto na sua lógica ….

      1. Não é um furo quando você percebe que os outros textos religiosos têm a mesma base. Basta ver o que está acontecendo do outro lado do mundo, muitas vezes em nome de outras religiões.

      2. exato !!! pela sua logica os cristãos são os responsaveis por todas as calamidades do mundo , inclusive pelas de outras religioões não é mesmo ????

        faltou tu relacionar então a queda das bolsas —- culpa dos textos biblicos ~~~~

        o vazamento de petroleo no Golfo do México — culpá da Biblia ….

        os arrastões em pizzarias ….. culpa dos apostolos …. e por ai vai … tudoa ver !!!

  12. Ao Feliciano, Gênesis 6: “No dia que os filhos de Deus viram a beleza das filhas dos homens, sexo fizeram, e com elas tiveram filhos, nesta época havia Nefilim sobre a Terra.” Os sumérios os conheciam por Anunnaki, habitantes de Nibiru (VA 243), cuja órbita é de 3600 anos entre Marte e Júpiter. Enki comandou a primeira expedição há 450 mil anos, mais tarde Enlil. Enki manipulou geneticamente o homo erectus, cruzando com os anunnaki, gerando a bela homo sapiens (neandertal) há 300 mil anos, com quem teve relações sexuais há 110 mil anos gerando Adapa e Ninti (Adão e Eva), cuja descendência também sofreu assédio dos anunnaki. Enlil considerava uma decadência esta mistura com a “gentalha”, viu Feliciano. Com o passar dos anos ia ficando cada vez mais irritado conosco, até que decretou o nosso fim. Sabendo que, com o fim da Era Glacial, numa passagem mais próxima de Nibiru a calota de gelo da Antártida que ficava escorregadia iria descer. Isso aconteceu há 13000 anos, a força gravitacional de Nibiru fez a Terra tremer, quebrando a calota que desceu bruscamente, causando sete dias de maremoto, com ondas de mais 50 metros de altura. A instabilidade climática causou mais 40 dias de chuva. Este evento astronômico está sendo confirmado cientificamente, o gelo derreteu e o nível dos mares subiu mais de 20 metros.
    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1068882-ultimo-degelo-do-planeta-elevou-nivel-do-mar-em-20-metros.shtml , contrariando Enlil, Enki avisou seu outro filho com uma humana, Noé (Utnapishtim/Ziuzudra), que salvou-se numa embarcação de madeira impermeabilizada com betume que desceu no Ararat, (Epopeia de Gilgamesh). Seus filhos Sem, Cam e Jafé começaram o repovoamento da Terra por Göbleki Tepe e nos arredores de Baalbek, plataforma de pouso e decolagem de naves que resistiu ao Dilúvio.
    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1142252-linguas-europeias-surgiram-na-turquia-ha-9000-anos-diz-estudo.shtml
    http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/07/1306512-iranianos-estao-entre-os-pioneiros-da-agricultura.shtml

    1. “Gentalha… gentalha…”. Finalmente o Júlio Dalcin inova em seu surrado discurso mesopotâmico.

        1. Júlio Dalcin, desculpe-me… é que eu adoro o Kiko, a Dona Florinda e a turma toda do Chaves e não resisti ao comentário indevido, advindo do “gentalha”, como você postou. Sério mesmo.

    2. Julio, Neandertal não é Homo sapiens é Homo neandertalensis. Os sites que você cita não comprovam nada sobre Nibiru, Anunnaki, etc. São fatos já conhecidos sobre a estória do nosso planeta, como a era glacial. Misturar fatos e evidências conhecidas com uma estória espacial não cola bem.
      Além disso, a estória da manipulação genética do Homo erectus não tem fundamento algum e parece apenas um roteiro de filme de Hollywood.
      O problema em acreditar numa estória desta é se distanciar da nossa realidade, deixar de entender muito do nosso mundo. Homo sapiens é fruto da evolução, isso é ciência.

      1. Dez milhões de anos pra andar ereto e caçar com paus e pedras, de repente, há 300 mil anos, pronto pra balada, bota evolução nisso.

        1. Em 10.000 anos o homem transformou lobos em poodles. Isso é seleção artificial. Seleção natural e outros mecanismos operam em diferentes escalas de tempo, não precisamos recorrer a estórias intergalácticas para entender mudanças. E corrigindo a escala de tempo, não foram 10 milhões de anos para andar ereto, foram cerca de 6 milhões. Para a balada, foi bem mais recente, não foram 300.000 anos. E sim, a evolução pode causar mudanças rápidas ou lentas, tudo depende das pressões do ambiente e da capacidade adaptativa.

      2. Em 1976, em seu livro O 12º Planeta, Zecharia Sitchin já falava na datação do Dilúvio, hoje o CEREGE confirma.

        1. Por quê deveremos acreditar no Zecharia? Qualquer pessoa pode escrever um livro, com qualquer estória. Quando a estória é fundamentada em fatos, evidências, etc…e depois, outros livros, artigos, e comprovações embasam essa estória…aí sim, podemos entender como algo real. Certamente não é o caso desse Zecharia. A nave Enterprise é citada nesse livro?

          1. E…tradução do cuneiforme é tradução de uma escrita bem antiga. Isso quer dizer que o que escreveram é uma estória real?
            O bom de ser cientista é que aprendemos a questionar, investigar, saber de onde vem, por quê, quando, em quais circunstâncias?
            acreditar em anunnaki é acreditar na existência do mestre Yoda.

      3. Marcelo,
        Neandertal e Sapiens são a mesma coisa sim, faziam e fazem as mesmas coisas em atividades do dia a dia, tendo inclusive 99,99% de semelhança genética! e a diferença mínima é irrelevante e aceitável.

    3. Ao Júlio Dalcin, você acha que um fiel como gilberto galo, vai acreditar que Enlil o senhor de Abrão, e seu irmão Enki que nos fez a sua imagem e semelhança, e que também é a Serpente de Adão e Eva, ou claramente disendo Satanás, é seu criador? Você quer matar um protestante radical com estas explicações?
      Alguém muito importante disse uma vez: “quanto maior for a mentira, mais fácil de acreditar”.

    1. Você perguntou qual país ainda segue as leis do velho testamento? Se você não percebeu, este post do Reinaldo é exatamente sobre uma pessoa influente na política que segue ensinamentos do velho testamento à sua maneira. E mesmo que o texto não seja exato, sim, no velho testamento ensinam que outros povos não prestam pra nada. São muitos os que usam o velho testamento.

      1. E onde M.Feliciano atacou, feriu ou matou algum negro ou gay? ora a mãe dele é negra como ele afirma!
        ele não é contra os gays e sim contra a prática homossexual, que é um pecado como outro qualquer.

        Os que seguem o VT em alguns preceitos ainda; como circuncisão e guarda do sábado; são somente os JUDEUS.

  13. Acreditar num 12º planeta porque alguém disse que ele existia é demais…Nenhuma comprovação científica, mas alguém disse que existia e é suficiente? Conheci uma pessoa que acreditava em marcianos também. Hoje há um jipe da Nasa filmando e coletando amostras em Marte. Até agora nenhum marciano apareceu. Então, prefiro acreditar nas imagens do jipe.

    1. Pelo menos, quem lê Z Sitchin, já sabe que Marte teve sua atmosfera sugada pela força gravitacional de Nibiru na mesma passagem que causou o Dilúvio aqui, virando um lugar de tormentas de pó, com o relevo visto nas imagens do jipe. Se tu analisar bem Marcelo, o caçador-coletor de 11000 anos atrás não tinha condições de construir Göbleki Tepe nas montanhas da Turquia, muito menos cortar e mover as pedras de 1000 t em Baalbek. Não há nada estranho nesta História.

      1. Quando nasci não existia computador, celular, o homem tinha acabado de chegar à lua. Quando meu avô nasceu não existiam aviões, carros…o desenvolvimento tecnológico é muito rápido. Então, não há nenhum problema em mover pedras de 1000 t, a tecnologia de rolagem sobre troncos é bem antiga. Não há nenhum indício tecnológico fora do comum nesta época que você cita. Pirâmides, templos mais e astecas, tudo era feito com a tecnologia que existia. Agora, alguma nave espacial dessa época? um computador de 5 mil anos? uma calculadora de 2 mil anos foi achada? um canivete suíço? um relógio?
        Tudo é compatível com o nível de desenvolvimento tecnológico humano daquela época. Apostar em ETs não ajuda, atrapalha.

        1. “Ali, em um vale entre montanhas, aplainaram a superfície com raios de força. Os heróis extraíram das ladeiras grandes pedras para esculpir. Transportaram-nas e as colocaram para sustentar a plataforma com naves celestes.” Assim o ET Enki diz como foi a construção da plataforma de Baalbek.

        2. Marcelo, não acho que apostar em ETs atrapalha, afinal, eles são frutos da evolução em seus planetas, sorte, ou azar nosso, fomos colonizados.

  14. Que azar; 100 mil religiões no mundo e a “vencedora” , que impôs a sua divindade no mundo ocidental, tinha que ser logo essa, com esse livro-base tão ridículo? não tenho paciência pra ler mais que 5 minutos dessas histórias confusas e cheias de toda torpeza humana concebível. Mas o que se poderia esperar de histórias inventadas por camponeses iletrados e rudes, de 3 mil anos atrás…

    1. Deus tem dessas … em vez de escolher pós-docs preferiu pescadores, carpinteiros ,,, fazê o quê … Ele é Deus … em breve poderá reclamar ao vivo de tais critérios de seleção …. Ele será todo ouvidos …..

    2. Pra voce ver como são as coisas. As outras 99.999 não conseguiram te convenser da importancia de manter registros históricos inquestionáveis, mas, as que se baseiam na Bíblia sim, te convenserão. Pra voce passar a aceitar e amar a Bíblia será só uma questão de tempo. Que tal começar agora?

  15. Gostaria de fazer uma pergunta ao Galo. Em que os textos bíbicos impediram os arrastões, queda da bolsa, vazamento de petróleo? Com todo esse monte de gente rezando todos os dias e alguns como você citando o tempo todo o tal livro, porque as coisas ruins continuam acontecendo? Será que é porque não faz diferença alguma?

    1. ora, vc mesmo se auto respondendo, já me tira a oportunidade de entrar com a temática evangélica ….

      mas mesmo assim me atrevo a lhe dizer que o efeito da oração vai até o limite da VONTADE MEGALOMANA do homem….

      nem Deus pode com ela ….

    2. Darwin, isso é muito simples de responder. Coisas ruins são necessárias para o nosso aperfeiçoamento moral e até mesmo tecnológico. Se tudo fosse um mar de rosas, estaríamos vivendo exatamente como na época das cavernas. Isso é mais ou menos semelhante ao resultado de filhos que sempre receberam tudo o que quiseram de seus pais, se acomodando e sendo incapazes de andar com suas próprias pernas

  16. Só sendo mesmo muito idiota pra levar uma porcaria de livro desses como verdade. E põe na lista de idiotas todos: cristão, judeus e mulçumanos. Bando de gente burra que ainda vai levar o mundo a outras guerras por causa de livros estúpidos escritos no deserto por gente semi-analfabeta que achava que o mundo era plano, que o céu ia cair.
    Pior é hoje em dia ter imbecis como o galo, o cícero e o feliciano lendo esse lixo e achando que podem determinar a vida dos outros.
    Se não gosta de gay não casa com um. Se cada um cuidasse do seu próprio buraco teríamos menos brigas.

    1. Ricardo Entre os idiotas que vc se refere, estão nada mais nada menos que Johannes Kepler, Isaac Newton, Galileu Galilei, James Klerk Mawwell, Louis Pasteur, Rene Descartes, isto só para citar alguns. Os Árabes pós islamismo levaram todo o conhecimento científico da época para a atrasada Europa Medieval e muitos desses conhecimentos foram compilados nos mosteiros por monges cristãos

    2. Parabéns Ricardo! pelo seu aberto preconceito, discriminação, ódio e intolerância aos cristãos!

      Mas saiba que foram os ateus-comunistas quem mais mataram e MATAM gente em toda a história…

  17. graças a Deus que o Senhor soube escolher os melhores … gente do deserto, pescadores, carpinteiros …. ao invés de doutores, pós-docs, etc …..

    que sabem muito …. mas a educação MORAL é UMA LÁSTIMA …

  18. Penso que aquilo que a Bíblia afirma ou narra como história ou estória é indiferente frente à sociedade laica que o Brasil se afirma ser na Constituição. Assim como, também penso, seja indiferente quem tenha feito essa ou aquela afirmação, se fere o primado da justiça constituída na legalidade com sua leis e punições essas pessoas devem sofrer as punições legais seja ele político, religioso ou outro cidadão qualquer. Esse homem, acredito, cometeu um crime de racismo e deve receber a punição para tal crime. O Brasil não pode continuar permitindo que determinados loucos continuem escondidos por detrás de instituições fazendo afirmações idiotas e propagando idéias violentas.

    1. penso que a sociedade laica deveria aproveitar a onda de protestos generalizados e marchar rumo a Brasilia CONTRA FERIADÃO PROLONGADO DE 12/10, SEMANA SANTA E FOLGÃO NATALINO DE 15 DIAS ….

      esse protesto vai ter pouco ibope né não ???

  19. Uma coisa é clara. Noé nunca existiu. É apenas uma história inventada . E tambem é claro que a biblia não é a palavra de um deus supostamente perfeito. E sim um livro escrito por homens, sem nenhuma ispiração divina, para influenciar outros homens.

  20. a Biblia é um livro escrito por homens COM INSPIRAÇÃO DIVINA …..

    Do contrário não teriamos frases do tipo …,, o mundo jaz no Maligno ….que homem natural teria peito e coragem de escrever tamanha gravidade ????

  21. “O mundo jaz no Maligno”…não vejo nenhuma complexidade acima do normal nessa frase Gilberto. Isso provaria a influência do divino? e por quê o divino permitiu que escrevessem sobre crimes atrozes ao seu mando? por quê o divino deixou que escrevessem que ele mandava dizimar povos inteiros na base da espada? há passagens (inspiradas pelo divino?) onde o povo escolhido de Deus, enquanto afiavam suas lanças, imaginavam quantas pessoas e animais iriam matar no dia seguinte…essa parte não foi inspirada pelo divino? talvez a parte onde Ele manda matar quem não acredita nele?

    1. primeiro que inspiração NÃO TEM NADA A VER com complexidade …. viajou !

      segundo porque já lhe indiquei o Novo Testamento pra dirimir essas tuas duvidas … se é que são duvidas ….

      terceiro porque Jesus, de cara já caracterizou as qualificações básicas do Maligno….
      ROUBAR, MATAR E DESTRUIR, portanto o q se encaixa nessas três, provém do referido…

      Biblia , o Livro da Vida !!!

      1. Não parece o livro da vida, Gilberto. Só se apagarem a primeira parte, que mais parece manual da guerra e do ódio, ou seja, de morte. Mas essa primeira parte é muito usada nos cultos, não é mesmo? Acho difícil apagarem.
        Quer um livro da vida, leia A Origem das Espécies. Lá ninguém manda matar ninguém, nem incita ódio e vingança. Lá há apenas relatos detalhados de uma pessoa de dedicou sua vida à pesquisa e conseguiu entender um dos maiores mistérios do nosso tempo, a origem das espécies.

        1. pois é essa pessoa se encontra no cemitério … e Deus continua vendendo Biblias …. muuuuito mais que o desse autor , denotando , que as pessoas estão OCAS e SEDENTAS de preenchimento espiritual ….

          o crescimento das igrejas evangélicas corrobora com esse fato …

          1. o crescimento de qualquer religião está diretamente relacionada à ignorância e miséria do povo.
            Veja se na Escandinávia, Alemanha, Suíça etc crescem igrejas…
            Só gente burra como você acha isso importante.

        2. a primeira parte não tem muito de diferente do que acontece hj em dia em todo o mundo e em lugares aonde não tem nem cheiro de Biblia…

          portanto os relatos do Velho Testamento são flashes reais do que aconteceu, acontece e ainda acontecerá muito dentro da lógica megalomana da humanidade …

    2. Marcelo,
      era muito justo e bom quando Deus mandava matar aquelas pessoas abomináveis, irrecuperáveis, irreversíveis e cruéis do passado. Se ficassem vivas talvez hoje seus descendentes já teriam destruído o mundo a tempo!
      E vc acha que deveríamos lamentar e chorar a morte de caras tipo Hitler, Nero, Stalin, Mao, Bin Laden? eram piores que esses os tais do Antigo T.

  22. Estou enganado ou alguns aqui, como Galo e Cícero se “auto-nominaram donos” do blog? Eles chegam aqui e distribuem respostas o tempo todo e a todos. Que prepotência! Haja petulância fanática! Não basta o cara participar com uma ou outra intervenção, tem de vir aqui e bancar o dono do pedaço, com suas verdades meia-boca. Vê se te toca, ô Galo! Seu textos são ridículos, só você é que não se dá conta.

    1. Obrigado e igualmente !! seguiremos em frente pois a censura militar já acabou a 30 anos …

      1. Essa vitimologia é coisa de covarde. Ninguém está impondo censura aqui. Muito menos eu, que não tenho como moderar comentários. Portanto, comporte-se como um adulto e não tente se fazer de coitadinho. É ridículo alguém querer comentar todos os posts, cada vírgula, com argumentos tão ridículos como os seus. Mais ridículo é o uso da ironia, que é coisa de gente emocionalmente imatura. Isso explica em grande parte a busca de seres imaginários como explicação das coisas da vida.

        E quê se o blog tem o nome deus no meio? Acaso você é representante de deus e sua palavra por aqui? Vê se baixa a sua bola. Tá se achando muito, meu caro!

        1. quanto a ser representante de deus não sou não …acertou … sou representante de Deus.. o qual designou todo aquele que crê como sua testemunha — ou representante ,,,

        2. no quadradinho de cada post tá escrito em azul meu sr … RESPONDER … portanto responder aos posts faz parte do debate ….

          solicite ao sr Reinaldo pra extrair a palavrinha RESPONDER de cada post … reclamou com a pessoa errada …

        3. o fato de eu citar a censura militar não significa que o sr tentou impor uma do tipo … mesmo porque nunca temi a primeira e muito menos eventuais seguidores…

        4. o sr tem certeza que existe uma COTA MÁXIMA de respostas/comentarios permitidos no blog ??

          se tiver deveria ser POR VOLUME DE TEXTO , e os meus no caso estão bem abaixo de outros bem graúdos q entraram … bem extensos por sinal … dariam quase uma tese pra Harvard.

        5. e qual seria o problema de representar Deus ou defende-lo??? do mesmo modo que os srs darwinistas defendem a teoria com legitimidade por conhece-la, o correspondente direito de defesa do lado de Deus será exercido por suas testemunhas ou representantes ….

          não creio q nenhum darwininsta está se achando, simplesmente por defender aquilo que conhece bem …

          1. Não há dúvida que você é emocionalmente imaturo. Uma quantidade de respostas em série, histéricas e recorrendo, como um tolo, a ironias sem sentido e acusações bobas: alguém o xingou aqui, meu caro? Alguém usou palavrões contra você? Você não sabe debater. Meu conselho: amadureça!

            E sim: baixe a sua bola. Essa coisa de achar o representante da palavra do seu deus, em função de um suposto testemunho (que só você e outros poucos aceita como válida) é absurda, do ponto de vista lógico.

          2. xingaram sim sr …. varios … é só dar uma repassada dq pra trás …..

            do ponto de vista lógico é absurda mesmo …. mas quem falou que as coisas biblicasd são lógicas ????

            ah .. e quando precisar de psicanálise de feira .. de baciada … já sei onde tem bem baratinho ,,,, dispenso de darwinista

          3. quanto a amadurecer … sábias palavras… todo cristão q nasce de novo necessita amadurecer na fé …

            porém isso não o impede de participar de debates acerca de Deus e da fé … como gostariam muito alguns ateus… lamento muito..

          4. e não são pucos q dão testemunho atualmente não sr …. é só se inteirar do ultimo censo e observar o CRESCIMENTO EVANGÉLICO CONSISTENTE !!! não são poucos não …

          5. alguns que postam frequentemente aqui ( não estou me referindo ao sr augusto ) além de ofender tem prazer em se dirigir a religiosos em geral com adjetivos de baixo calão … o que é lamentável pois supomos q seja pessoa de bom nivel cultural … triste ..

      2. e o uso de palavroes, adjetivos, ofensas, etc é coisa de que tipo de gente ??? do tipo corajoso ?? do tipo emocionalmente maduro ???

    2. Culpa do Reinaldo que deixa esses imbecis atrapalhar o blog. Eles dão palpite em tudo que é post.
      Mas espera que a resposta de quem tem pouco cérebro é dizer que o nome do blog tem deus no meio, etc…
      são tão ridículos que nem mudam os discursos.

  23. Esse caso da maldição de Canaã é um exemplo bom pra enxergarmos como muitas passagens no Velho Testamento, principalmente, retratam um caráter finalista de argumentação.
    Escravizaram o pessoal primeiro e depois inventaram qualquer desculpa como tradição pra suportarem a condição de escravos, mesmo que tenha sido ideia de homens, o apelo à vontade (ou cumplicidade) divina é o recurso político que funcionou desde sempre naquelas tribos e ainda nas atuais.

    1. Caro Ivan,
      Seu argumento é interessante, e certamente produz questionamentos.
      Contudo, analisando o contexto bíblico geral vemos que a escravidão foi uma permissividade divina, mas não diretiva. Mas Deus não poderia exigir, ainda mais de povos que o desconheciam, a abolição desse sistema social, pois o homem ainda tem liberdade de escolhas (Deus não toca nisso), mesmo que sejam prejudiciais ao próximo.

      Contudo, não iria tolerar essa situação indefinidamente. E num processo de revelação progressiva foi mostrando ao homem sua vontade. Culminando nos ensinos de igualdade, justiça e amor expressos no Novo Test.

      1. Dá na mesma, permissividade ou diretiva = injustiça social camuflada por tradições.
        Desde o velho test. se permite servidão (cf. 10 mandamentos) e de forma escrita, foi um comportamento absorvido dos egípcios e outros povos que se sentiam superiores, e nisso fica claro que não existe igualdade nenhuma dos homens perante o criador (segundo o discurso teológico).
        Entretanto, não matar é uma das leis dos 10 mand., e de uma hora pra outra, pra favorecimento de um aqui ou ali essa lei pode ser rompida, desde que tenha “permissividade” divina.
        Percebe a incongruência e viés político (humano)?

        1. Ivan,
          Naquelas culturas antigas a escravidão era tradição comum em todos os povos e não somente no Egito.
          Mas o sistema judaico de escravos era o mais benéfico e justo naquelas culturas, sendo tratados com respeito, e eram estrangeiros ou cativos de guerras, mas não judeus.
          Progressivamente foi a aplicação dos princípios bíblicos que derrotou a escravidão, começando na Inglaterra e outros países.
          No NT os ensinos de Jesus e apóstolos rejeitam de forma clara direta e indireta esta prática.

          A libertação de Israel, que era escravo no Egito, tornou-se modelo de libertação de todos os escravos.
          O NT diz que todas as classes sociais em Cristo são iguais perante Deus Gl 3:28, e proíbe duramente este sistema maligno de comércio de almas e corpos humanos.Ap 18:13 com terrível juizo sobre eles Ap 17:18.

          Naturalmente a lei dos 10 mandamentos foi dada aos judeus; e não se esperaria que outros povos seguissem.

          1. Entre os próprios judeus era proibido a escravidão.
            “Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo. Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá; Então sairá do teu serviço, ele e seus filhos com ele, e tornará à sua família e à possessão de seus pais. Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito; não serão vendidos como se vendem os escravos.” Lev 25.

          2. para Cícero
            Cco: Gilberto Galo

            Se Deus é o mesmo no VT e NT, com qual inspiração sociopata foi cunhado esse comportamento das passagens abaixo?
            (Achei alguns trechos já separados dessa forma):

            Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Números 31:17
            Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; [b]e começai pelo meu santuário[/b](!). E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa. Ezequiel 9:6
            Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:27
            E disse Josué: Por que nos perturbaste? O SENHOR te perturbará neste dia. E [b]todo o Israel o apedrejou[/b]; e os [u]queimaram a fogo depois de apedrejá-los[/u]. Josué 7:25
            E a multidão as apedrejará, e as golpeará com as suas espadas; [b]eles a seus filhos e a suas filhas matarão[/b], e as suas casas queimarão a fogo. Ezequiel 23:47
            E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo. Levítico 16:14

          3. Deus exigia santidade (separação do mal do mundo) e justiça entre seu próprio povo, diante das tremendas e poderosas revelações de Yahweh no Egito, no deserto, na palestina. Os judeus não tinham desculpa da presença de um Deus real atuando entre eles com sinais, prodígios e maravilhas. Então essas ordens específicas para o povo judeu, eram necessárias para extirpar o mal que facilmente se alastraria entre eles; e até por gerações.

            As vezes é necessário uma cirurgia para extirpar um câncer.

        1. e com os escravos dos regimes ateus-comunistas ??? o que argumentarei ???

          e com os escravos dos regimes das religioes diversas ao AT ?? o que argumentarei ???

          1. concordo em genero e grau …. religioes sao todas iguais … nao tem neenhuma melhor que outra…..

            porém… EVANGELHO não é…. nunca foi …. e NUNCA SERÁ RELIGIÃO !!!!!!!

  24. Fico abismado quando vejo pessoas instruídas ( ou pelo menos deviam ser) perdendo tempo com religião.Acreditar na biblia e no papai noel é a mesma coisa…

Comments are closed.