Burocracia científica e os mistérios do cérebro
Um post breve e ligeiramente off-topic, mas que vale a pena ser lido, creio: Stevens Kastrup Rehen, pesquisador da UFRJ e um dos mais combativos biólogos brasileiros, escreveu-me hoje para dar duas notícias importantes.
A primeira é que já está disponível neste link a versão 2013 do questionário que ele e outros colegas disponibilizam periodicamente para que cientistas do Brasil contem como anda o processo de importação de insumos para pesquisa. Não é segredo para ninguém que conseguir reagentes de laboratório por aqui não é fácil e costuma fazer com que os pesquisadores nacionais se sintam teletransportados para dentro de um romance de Kafka. Ao responder esse questionário, pesquisadores ajudam a manter um diagnóstico atualizado desse problema tão sério.
Resultados anteriores do levantamento estão nos seguintes links:
2004
http://www.nature.com/nature/journal/v428/n6983/full/428601a.html
http://www.nature.com/nature/journal/v428/n6982/full/428453a.html
2007
2010
http://pt.scribd.com/doc/41403849/Pesquisa-Importacao-07112010
Para não dizer que não falei de coisa boa, Stevens também manda avisar que, entre o mês que vem e o mês de novembro, o Rio será palco de uma série de palestras sobre neurociência para o grande público. Programação aqui:
“A série se chama Cérebro em Foco: Grandes Questões da Neurociência Moderna e dá início às atividades associadas ao Congresso Mundial sobre o Cérebro (IBRO 2015) que conseguimos trazer para o Brasil em 2015 (nunca foi realizado abaixo do Equador). Toda a renda do ciclo de palestras será revertida para a organização do congresso”, explica ele.
Voltamos amanhã com nossa programação normal.
Reinaldo, muito triste essa nossa realidade. Mas espero que você participe dessas palestras e nos traga novidades…no aguardo!!!