“Sitz im Leben”

Reinaldo José Lopes

Não acho que só seja possível filosofar em alemão, como dizem por aí, mas a língua de Goethe tem lá suas utilidades. Toda vez que você encara um antigo texto sagrado, por exemplo, sugiro que você guarde a expressão que serve de título para este texto: “Sitz im Leben” — algo como “contexto em vida”. Desconfio que uns 80% das brigas que as pessoas têm em torno da Bíblia, do Corão, dos Vedas etc. tenham a ver com a incapacidade de levar em conta esse conceito.

Mas o que diabos isso quer dizer? A expressão original cunhada pelo teólogo protestante Hermann Gunkel (1862-1932) é “Sitz im Volksleben”, ou “contexto na vida do povo”, o que já explica bem melhor a coisa, acho. A questão é que as funções dos textos antigos no cotidiano da cultura que os produziu são, muitas vezes, um bocado diferentes das nossas.

Pense, em primeiro lugar, que mesmo na estimativa mais otimista sobre alfabetização no mundo antigo — há quem diga que o melhor cenário nesse sentido seja a Atenas democrática dos séculos V e IV a.C. –, no máximo, mas no máximo mesmo, uns 20% da população sabia ler e/ou escrever (as duas coisas nem sempre andavam juntas). No Império Romano esse número tendia a ser pior. Isso significa que as pessoas entravam em contato com os textos de modo quase sempre oral, mesmo quando se tratava de um texto escrito, que era ouvido, e não lido – daí as marcas de oralidade, como repetições, fórmulas mnemônicas (para ajudar o sujeito a se lembrar do que está sendo lido), paralelismos, e por aí vai.

A visão baseada no “Sitz im Leben”, no entanto, vai além desses detalhes formais ou de gênero literário, porém. Para pegar um dos exemplos que mais dividem religiosos de não religiosos quando o assunto é entender como o mundo surgiu, a belíssima narrativa da criação do mundo no capítulo 1 do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, tem marcas de texto litúrgico — talvez algo que fosse recitado, como um poema, pelos sacerdotes do Templo de Jerusalém (o consenso, de fato, é que se trata de um texto escrito em círculos sacerdotais). Palavras e frases são repetidas sete vezes (sete é o número da perfeição para várias culturas); há a insistência do ritmo da manhã e da noite (mesmo quando, curiosamente, Deus ainda não criou o Sol e a Lua…); as variações da frase “e Deus viu que isso era bom” — e inúmeros outros pontos.

Qual é a importância disso? Bem, quem lê esse tipo de texto como uma descrição factual do que aconteceu no início do Cosmos comete o mesmo erro de quem pegar uma música cantada na missa, ou um hino entoado no culto ou na sinagoga, e achar que aquilo equivale a um livro-texto de cosmologia ou biologia evolutiva. Esse tipo de coisa acontece ao longo de todo o cânone bíblico — e de outras escrituras sagradas.

Comentários

  1. Coincidência ou não rlopes, ao criar a Terra após colidir-se com Tiamat, parti-la ao meio e impulsionar uma metade para nossa posição atual, estabelecendo sua órbita entre Marte e Júpiter, Nibiru passou a ser o 7º astro de dentro para fora do sistema solar. Este evento é contado no Enuma Elish (Epopeia da Criação) sumério, escrito em sete plaquetas em cuneiforme. (VA 243) Museu de Berlim.

    1. Júlio, me explica ai, como é que esse pessoal, sabe até os nomes dos planetas, antes mesmo de ter algum ser vivo por lá, kkkkkkkkkk, sei, foram os astranautas antigos né, astronautas antigos é igual aos OVNIs atuais, ou seja, é tudo feito para retirar teu dinheiro do teu bolso, como religiões por exemplo, o resto é conversa pra boi dormir. ps. assisti alguns episódios de astronautas antigos, e morri de rir de todas as inconsistências nas tais provas que eles alegam ter, vê se cresce cara e deixa de acreditar em histórias da carrocinha.

    2. … Santo Júlio Verne, agora faz sentido! Tiamat não era o nome do Dragão que perseguia o Vingador no desenho “Caverna do Dragão” (RPG)?!… Uhmmm… muito interessante… então possivelmente o Mestre dos Magos e todo esse universo esteja em Nibiru, por isso eles não conseguem voltar para a Terra!… como é que eu não pensei nisso antes… Epa! Epopéia? Alguém falou em ficção?…

  2. o porcentual de brigas colocado pelo Reinaldo dificilmente se modificará…pelo simples fatos de a imensa maioria insistir em encarar a Biblia como um livro histórico e uma minoria valer-se dela como ALIMENTO (que é o modo correto ) >> pois como Jesus disse … nem só de pão vive o homem mas de toda Palavra que sai da boca de Deus<<<

    ora, não dá pra ir fundo no conceito biblico deixado pelo Mestre e ao mesmo tempo ter a Biblia como amontoado de estórias da carochinha….. são dois conceitos INCOMPATIVEIS …

    1. Gilberto, a expressão “estórias da carochinha” é você que está usando, não eu. A Bíblia é o fundamento da minha fé, tanto quanto da sua. É a palavra de Deus pra mim também. Agora, isso não quer dizer que eu ache que Deus falou com o homem como um executivo ditando texto pra sua secretária. Foi preciso uma cultura humana, uma língua humana e um alfabeto humano pra transmitir a palavra de Deus. E é preciso levar essas coisas em consideração também. Foi isso, só isso, o que eu quis dizer com o post. Abraço!

      1. Carissimo Reinaldo , a expressão estórias da carochinha, no caso, é de minha autoria e portanto nenhuminha responsabilidade sua… aliás a unica referencia que fiz a ti foi justamente em concordancia com teu porcentual … outro abraço..

        1. o q tinha q assimilar o faço da Biblia – Palavra de Deus… os dogmas ou tratados hienisticos deixo para os demais …

          1. Pois é, Gilberto. Veja só que situação “hienisticamente” ridícula.

            Se hoje você dispõe de uma Bíblia para ler, você a deve à Igreja Católica.

            Seus rebeldes reformistas nem teriam existido. E os milhares de seitas derivadas que floresceram desde então.

          2. sim sr.. e a gratidão vai mais longe ainda.. Graças a Deus q apareceu na historia alguém da estatura moral de Lutero(ex-monge catolico ) … senão até hoje os crentes autenticos teriam q engolir um montdepapagaiada…

    2. Galinho Garnizé, o plantão esse fim de semana tá variado né? vários assuntos diferentes…Você tá se alimentando direito? Com tantos comentários fico imaginando você com um soro na veia na frente do computador para defender a fé em Tupã.
      Bom, mas não sei se você percebeu, o posto do Reinaldo fala em “quem lê esse tipo de texto como uma descrição factual do que aconteceu…comete o mesmo erro…” Isso serve exatamente pra você, pro Ciço e pro Tersio (aquele que diz que não é cria mas usa exatamente as mesmas táticas dos crias) e pra qualquer outro cria ou talibã.
      Prestatenção Galinho da madrugada!

        1. Gilberto, posso discordar daquilo que tu escreves, mas ó, parabéns pela cordialidade.

          1. Gostaria que Gilberto assim como todos os outro que se propuserem a defender a bíblia que me apresentasse qualquer evidência ou prova de que seja esta de fato a palavra de Deus… estou ansioso por isso… Pelo menos eu admito que provavelmente estou errado quanto às coisas que conseidero ser verdades….

          2. Boa Sr Lucas… e para comprovar o q pedes farei o mesmo q o Senhor Jesus fez quando inquirido por Herodes sobre a mesma necessidade de comprovações …………………………………

      1. Marcelo, tu sabes, e eu sei que tu sabes: estas malhando em ferro frio! Mas vai, continua, além de pertinentes teus comentários são hilários. Blog ou congênere?

        1. é verdade Carlos, é malhar em ferro frio discutir evolução com crias e seus subprodutos tóxicos (DI).
          Não sei bem porque eu, o Elyson, o Iludido e o Ricardo estamos fazendo isso. O crias não querem apreender nada sobre evolução. Tudo que eles escrevem aqui são estratégias para ganhar espaço, iludir algumas pessoas sem maior conhecimento e tal.
          Então, por quê? Algumas respostas possíveis, nem eu sei ao certo.
          1. É um tanto divertido (basta ver os comentários do Galinho), as brigas intermináveis, os argumentos bobos do mundo criacionista.
          2. As farsas montadas do DI são realmente preparadas para ganhar espaços e atenção, mesmo de apenas um blog. Então, às vezes tenho vontade de ajudar a desmascarar as armações contra a TE, os falsos interesses em um debate “científico”. Nesse sentido, vale para registrar as estratégias desonestas do DI e seus seguidores (vide ótimas revisões do Elyson sobre o tema) e, ao mesmo tempo, mostrar para essa turma que não há amadores do outro lado.
          3. É interessante entender como funciona a mente dos criacionistas e até onde eles pretendem levar as farsas do DI.

          1. Eu só entro pra rir desse povo… não tenho a menor pretensão de ensinar nada pra esse povo oligofrênico… aliás ontem no programa apresentado pelo Morgan Freeman, Mistérios do Universo, ficou claro que esse povo religioso tem um cérebro que funciona de jeito diferente do nosso, é como criança de 4 anos. Não adianta querer mudar.

    1. Grande Karl, é uma variante da hermenêutica, sim, mas que tem esse foco justamente no contexto sociocultural de quem escreveu o texto — que é preciso inferir, claro, mas que às vezes fica bem claro. Abração!

  3. Julio é assombroso seu desconhecimento de astronomia. Você cita tábuas cuneiformes, – aliás peço que post link das mesmas para análise – com observações dos sumérios sobre a disposição do sistema solar e origem da Terra, que beira o ridículo. Primeiro que a cultura suméria, não tinha nem conhecimento e menos ainda qualquer instrumental para fazer observações e afirmações deste tipo. Segundo que entre as órbitas de Marte e Júpiter, devido à forte atração gravitacional deste gigante gasoso, foi impossível a formação de planetesimais e por último a asserção de qualquer corpo na órbita hoje conhecida como do cinturão de asteroides, sem que fosse destroçado pela maré gravitacional. Terceiro: um choque com qualquer corpo, exceto aquele que formou a Lua há 4,5 bilhões de anos, teria destruído o planeta Terra e qualquer forma de vida. Portanto, dentro do imaginário mitológico tudo é possível pois não segue as leis que regem os movimentos dos corpos no espaço sideral e nem precisa de qualquer comprovação. Nibiru é uma interpretação astrológico não astronômica. Pare de assistir Alienígenas do Passado. O programa distorce fatos e achados, para encaixá-los numa crença absurda.

    1. Iludido, o Julio tem alguma obsessão por esse assunto de ET, não adianta argumentar cientificamente. Argumentos científicos são ignorados e ele cita apenas o livro do Zaca e sites sobre ufos. Acho que ele teve algum choque quando assistiu Jornada nas Estrelas durante a infância. Psicanalistas acreditam que fatos marcantes na nossa infância definem nosso comportamento na vida adulta.

    2. Qual força gravitacional é maior, do gigante gasoso (Júpiter) ou do gigante rochoso (Nibiru), que quando passa eventualmente, causa estragos por aqui. Quanto ao choque, foi justamente com a aproximação e ação da força gravitacional de Nibiru, que a Lua (Kingu), soltou-se como uma bolha de Tiamat. Quanto aos Alienígenas do Passado, já ficaram para trás, o que me preocupa, é o que os alienígenas do presente, pretendem em relação ao nosso futuro. Marcelo, o único choque que tomei com a teoria do astronauta antigo foi de conhecimento, confesso que era meio burrinho. Quanto a sites, tem muitos, mas podem começar com a leitura do 7° capitulo (Epopeia da Criação) do 12º Planeta (pdf) .

  4. Reinaldo, antes de mais nada, parabéns pela oportunidade e pelo sucesso de seu blog. E mais ainda pela synkatabasis, ou sua condescendência no gerenciamento do mesmo e ainda também pela pertinência de seus posts e instigantes focos que neles você distribui. Obrigado pela manifestação de sua fé em Deus, como acima você expressou. Você chegou, onde chegou a fé da Igreja, há muito tempo, repleta de esperança, mas ainda sem ter posto nos próprios olhos o brilho dos que, mesmo unilateralmente, em seus próximos lograram suroreenderem-se vinculados pelo amor de Deus. Mas isso é apenas um preambulo ao que segue. Você diz, sobre a expressão “sitz-in-leben”: “A questão é que as funções dos textos antigos no cotidiano da cultura que os produziu são, muitas vezes, um bocado diferentes das nossas.” Eu tropecei no entendimento do final dela. Para mim ficaria mais claro assim: ” A questão é que as funções dos textos antigos no cotidiano da cultura que os produziu são, muitas vezes, um bocado diferentes das funções de tais textos quando servem o cotidiano das nossas culturas. Sim ?

  5. Por tratar de fé, sem a necessidade de prova e contraprova científica, a Bíblia, a Torá, o Corão não estão sujeitos a argumentação racional ou que se ponha seus textos na perspectiva de algum contexto histórico. Você acredita ou não acredita. É um contrato e adesão, como aqueles de banco.

    1. Fabio, não foi assim que milênios de tradição religiosa do Ocidente, seja cristã, seja judaica, seja muçulmana, trataram suas próprias escrituras. Filósofos religiosos argumentam de forma racional sobre esses textos o tempo todo. E mesmo cristãos fiéis — como, gosto de pensar, é o meu caso — aplicam ferramentas seculares para tentar entender o contexto original dos textos. Até o papa Pio 12, considerado muito conservador, defendeu isso numa encíclica.

  6. Dalcin suas observações demonstram total desconhecimento de astrofisica e chega a ser patética do tipo “qual é maior? Do gigante rochoso ou do gasoso? Linguajar de criança ou entendimento parecido? Ora, não é o fato dele ser constituído de gazes (Jupiter) que o torna mais “leve” que o tal Nibiru “gigante rochoso?”, mas o diâmetro e a massa. Jupiter é depois do Sol, o maior corpo planetário do sistema solar. Não há outro corpo, exceto Ceres, que mal chega a 1000 km de diâmetro, existente entre Marte e Júpiter. A Lua não foi uma “bolha” que “se soltou” da Terra. Seu linguajar demonstra mesmo extrema ignorância em assuntos astronômicos. Quando Teia, do tamanho de Marte se chocou com nosso planeta – ainda é uma teoria – os escombros formaram a Lua. Naquele tempo, 4, 5 bilhões de anos, nem atmosfera o nosso planeta tinha e a vida ainda teria que esperar quase um bilhão de anos para aparecer. Asteroides chocavam-se com nosso planeta cuja superfície era líquida. E o pior é que continua levando a sério as idiotices daquele charlatão e o amontado de besteiras sobre o 12º planeta. Faça um favor a si mesmo e cresça mentalmente um pouco. Entre em contato com o Instituto de Geofísica da USP, com a NASA, instituições sérias e se informe sobre essas bobagens em que acredita e verá que não passam de tolices. Não existe qualquer trabalho sério nesse sentido e você acredita num sujeito que “acreditava ter interpretado algo” que só existe na imaginação dele. Acorda. Sai dessa letargia mental. Informe-se. Não nesse livro idiota e sim em instituições científicas sérias. Ou vou acabar acreditando no que os outros dizem a seu respeito. Falta-lhe um parafuso a menos.

    1. Não adianta… o cara tem fixação por besteira Et. Pode ver também que não é qualquer ET, é só o descrito pelo Sumério… Os outros da History Channel ele nem comenta…
      Deixa o cara… é engraçado ler que tem um planeta com “mais” gravidade que outro… Newton deve estar pulando no tumulo!! hahahaha
      Um planeta com “órbita” entre marte e jupiter!! hahahahaha

      Ele e o pintinho são a diversão deste blog!! Se fosse pra contratar alguém pra escrever essas baboseiras acho que não teríamos conseguido melhor!!

  7. Tudo o que acumulamos de conhecimento até o momento nos permite dizer que num passado remoto, não sabemos exatamente há quanto tempo atrás, haviam condições especiais para o surgimento de tudo que observamos hoje na natureza, e que não estão mais presentes atualmente. Aí está o motivo de todas as discussões e polemicas sobre como tudo isso surgiu, uma vez que não há como rebobinar a fita e reproduzir o show novamente, exatamente pela inexistência daquelas misteriosas condições
    Uma vez que não sabemos, nenhuma das possibilidades deve ser descartada.
    Tomando como exemplo a origem da vida, podemos fazer uma interessante pergunta: Quem teria mais probabilidade de ser bem sucedido na síntese de um primeiro ser vivo- Um Craig Venter em seu laboratório, ou um bebê de 2 anos brincando com a matéria prima existente no barro da fazenda de seu avô?

  8. Tersio, tu não diz nada de novo. Parte da incredulidade pessoal para dizer, “ora se não podemos ver” então “conclui-se” que “só poderia ser” um “milagre” ou, ou… a “intervenção de um designer” e cita Craig como prova disso como se o fato de ter modificado uma bactéria tivesse criado vida o que não é verdade. Ou faz ao leigo pensar que o que ocorre na natureza é de origem sobrenatural, com intervenções “inteligentes” o que, se olhar atentamente para o seu próprio corpo, está bem longe de ser obra de um engenheiro excelso. Parece mais uma colcha de remendos que foi sendo adaptada. Por isso fica bem claro, apesar de não dizer abertamente, que nas entrelinhas é um criacionista não assumido.

    1. É hilário uma pessoa que tenta adivinhar o que os outros pensam mas não dizem, como se fosse o psicanalista dessas pessoas e o pior, o dono da verdade. Você distorce completamente não só os meus comentários, como também os dos outros para descaracterizá-los e tentar mostrar que só o q vc pensa é a verdade. Vê se me erra, cara!

      1. psicanalista-evolucionista de fim de feira é o q não falta nesse blog…. e a consulta é preço de ocasião… tem de baciada ….

  9. Dalcin muito bem, vou usar um discurso mais formal contigo. De fato, há hipóteses de que existem na nuvem de Oort corpos, talvez do tamanho de um planeta, mas nem de longe é o tal Nibiru de suas fantasias. Os artigos não dão qualquer embasamento às suas crendices exotéricas. Sabemos mesmo que no cinturão de Kuiper há vários corpos chamados plutonianos ou planetas anões.
    Observei também suas considerações sobre NIbiru e você parte de uma crença pessoal, citando acontecimentos ou possibilidades que só existem naquilo que acredita a poder ser e não o que pode ser. Você retira de artigos sérios especulações para encaixá-las em suas fantasias. Primeiro que para afirmá-las precisaria apresentar trabalhos na área de astronomia e arqueologia, coisa que nunca fez. Portanto crenças pessoais baseado num livro que poucos dão credibilidade não é argumento de plausibilidade. Espero que desta forma, fique bem claro, que tu parte de crenças pessoais e não o contrário. Estou sendo o mais atencioso e educado em minhas considerações. Mas poderia simplesmente ignorar suas fantasias. Quero apenas, como no caso de Atlântida, Deuses Astronautas etc, dizer que tais coisas não passam de mistificações e charlatanice e só vingam no meio de pessoas mal informadas.

    1. Se há hipóteses sobre um planeta além de Plutão e um povo que o conhecia há 6000 anos, estamos chegando perto.

      1. estamos chegando perto…de entender seu problema Julio. Uma exposição excessiva à Star Trek na infância, muitos gibis do Flash Gordon e uma carreira de astronauta frustrada pelo programa espacial brasileiro que explode os poucos foguetes experimentais: fixação pelo Nibiru.

        1. Fixação pela verdade, que poderá fazer o ser humano botar o rabinho entre as pernas e ser menos arrogante, vivendo em paz.

  10. Reinaldo,gostei. Mas te confesso, sem querer ser pedante, que depois de Voltaire – tu sabes, aqueles ataques ferrenhos contra os textos sagrados, e no particular em questão aquele do Gênesis, do Dicionário – esses textos bíblicos não passam mesmo daquilo que tu colocas, “sitz im leben”, ou de outro modo, pra mim, a infância da humanidade. São textos ingênuos, pra pessoas de sua época, ingênuas. Talvez nem isso, pois os pré-socráticos já desenvolviam umas coisas bem interessante, que poderiam ser, digamos, os primeiros anos do fundamental. Mas é claro, cá estou eu com meu próprio “sitz im leben”. Um abraço e me desculpe a falta de rigor.

    1. Se o nosso corpo é uma colcha de retalhos, bem que eu gostaria de ser coberto pela colcha da Zeta Jones, rssss

  11. Gaguinho, como sempre um showzinho de palavras vazias? Ficou com dó?

  12. O literalismo pode estar ligado à sintomas Asperger ou de geek syndrome: ou seja, ao contrario de ateus normais, que manejam bem o conceito de pensamento metafórico, jogos de linguagem que não são apenas descritivos, existem ateus tipicamente nerds: são literalistas que pedem que a Bíblia seja lida literalmente pelo mesmo motivo que Sheldon Cooper deseja isso: suas áreas cerebrais de linguagem não permitem outra abordagem: http://semciencia.haaan.com/?p=160

      1. Galinho Garnizé: é bem por aí…megalomaníacos…na defesa da fé…verniz do dawkins…
        Realmente, é engraçado, esse blog é uma comédia com a participação dos crias, torcida dos crias (você), crias disfarçados (Tersio)…
        Quer pastel hoje à tarde?

    1. Sr. Osame, tem a parte de “fundamentalismo burro”, que também é literal. Aliás, poderíamos sacar o “burro” da sentença que o sentido continuaria o mesmo. Mas por outro lado, se retirarmos o literalismo do fundamentalismo, então foi-se a âncora! E sem dogma…

  13. Osame sua observação é dúbia. Foi dirigida a quem afinal? Eu sempre me coloquei ao lado da Evolução e da Ciência em geral. Portanto poderia se explicar melhor. Ou sua opinião é que o criacionismo tem tanto valor científico quanto a Evolução e que faço a coisa errada em querer defendê-la? Se foi por esta razão, eu mesmo já o convidei para ocupar o espaço do blog e fazer a defesa ao seu modo. Não entenda isso como uma discussão. Peço apenas esclarecimento sobre o teor acima.

  14. Júlio os sumérios, foram o primeiro povo a produzir um mapa do “mundo”. Se o observar verá que mal conheciam o que existia além dos rios Tigris e Eufrates.
    Não estamos chegando perto de coisa alguma. O Cinturão de Kuiper como a Nuvem de Oort são postulados do século XX e não de povos que existiram há mais de 6000 anos, com parcos conhecimentos astronômicos. Mais uma vez você distorce o que vê para encaixá-la na fantasia do 12º planeta.

      1. Mestre Yoda Dalcin, me ajuda na matemática? Se temos 8 planetas no sistema solar (Mercúrio, Venus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), e você fica falando do 12* que vai e volta fazendo orbita que só você entende, quem são os de número 9, 10 e 11??? Estão onde esses???

  15. A propósito Osame se observar o comportamento do Sheldon verá que ele faz uma referência ao comportamento dos vulcanos: pura lógica sem emoções. Quisera eu poder pensar desta forma. Abraços.

  16. Julio eu tenho o livro aqui, como todos do Daniken. Em minha juventude era um fanático pelo tema: Ufos, Ets, Atlântida, Monstro do Lago Ness, mistérios em geral. Hoje ultrapassei este nível. O mistério, o exótico nos atrai, mas podem ser explicados de forma prosaica, isto quando se trata de arqueologia. Seria o mesmo que acreditar que o livro de Harry Potter ou o Senhor dos Anéis, apesar de serem cativantes são reais. É apenas um filão para ser explorado. Enquanto houver quem acredite.

  17. Esses comentários (todos) estão meio que complementares??? Vcs todos são parceiros de viagem???? Pelo que vi no post temos uma proposta interessante de análise da raiz de livros sagrados de algumas seitas humanas e vcs estão discutindo 12º Planeta e intervenções sobrenaturais??? Sinceramente…..

  18. “A bíblia é uma coleção de lendas, honoráveis mas primitivas”.
    Albert Einstein
    Lendas, tradições orais, contos criados e repetidos desde a idade do bronze por povos peregrinos dos desertos. textos que foram depois copiados, adaptados, traduzidos, cortados e escolhidos conforme o interesse das religiões que nele se baseavam, isso é a bíblia, nada além disso.

  19. Passando despretensiosamente por essa região do espaço cibernético em minha órbita sem rumo, fui atraído pela força da gravidade para essa discussão filosoficamente hilária. Aproveitei o seguinte: A bíblia é um amontoado de histórias rigorosamente selecionadas para fazer algum sentido para mentes pouco esclarecidas. Não tive a intenção de critica-los, só achei divertido.

  20. Tu é rim demais, mano!
    Vc fala sobre evolução, quer explicar o inexplicavel, cuja resposta do principio esta em Deus! Sou também a favor da ciencia, mas não em tudo! É muita pretenção de alguém que vai ao banheiro e tem um prazo de validade de aprox. 70 anos para que não se orgulhe. Vc sabia que este prazo de validade foi por causa do pecado do homem? Cade a evolu,ão da ciencia neste campo do envelhecimento e da morte, que não consegue evitar que algume morra de gripe?
    Mano, sinceramente, entenda uma coisa, a ciencia é abençoada por Deus para excplicar o que já existe, ou seja aquilo que Deus já fez. Quer um exemplo : As descobertas das forças que regem o universo, a copia de um ser a partir de uma amostra de algo que já existe : ovelha “Dolly´. Quer ver um exemplo de algo que a TEORIA [não é ciencia] DA EVOLUçÃO nao explica : ela diz que os primeiros ceres unicelulares vieram da água, e que a combinação de raios, temperatura ideal e agua possibilitaram de forma aleatória a existencia do primeiro ser unicelular. Só te faço uma pergunta simples : DE ONDE VEIO A ÁGUA QUE POSSIBILITOU A EXISTENCIA ´ALEATÓRIA´ DESTE PRIMEIRO SER UNICELULAR QUE VEIO A DAR VIDA A TODAS AS DEMAIS CRIATURAS VERTEBRADAS E INVERTEBRADAS? Ou seja quem criou a água?

  21. … Boa tarde, Reinaldo. Concordo com sua colocação quanto à necessária “Contextualização” de quaisquer manifestações culturais que nos chegam, inclusive as pinturas rupestres, pois em essência são todas a mesma coisa = evidências atemporais de manifestações do Homem. Sua interpretação (sempre subjetiva) por outros homens – isso sim – é a causa de toda a celeuma. A grande contribuição da Ciência é o seu Método. Aplica-se o Método a qualquer hipótese, o resultado é consequência e não causa… Darwin que o diga. Se o conhecimento científico não se autointitula definitivo, com respostas absolutas, porque deveríamos aceitar proposições dogmáticas de qualquer esfera?…

  22. Já dizia Einstein que ” a Bíblia é um amontoado de contos respeitáveis, porém infantis”. É inacreditável que pessoas, em pleno século 21, leiam livros baseados em mitos e lendas de milhares de anos e acreditem que tudo é verdade! Até a história de Papai Noel, Saci Pererê, Boitatá e outras soam mais verossímeis!

    1. é tão acreditável q tem um MONTÃO de ateu q não abre mão de jeito nenhum de FOLGÃO NATALINO (papai noel )DE 15 DIAS , SEMANA SANTA (coelhinho da pascoa ) , FERIADÃO PROLONGADO DE 12/10, CORPUS CHRISTI E POR AI AFORA ….

      1. Aliás, esses são feriados católicos, exceto o Natal, portanto você trabalha nos outros dias né pintinho???

  23. Calma, Julio, não fique nervoso.

    Mas esse distinto senhor, agora aposentado, achou um jeitinho de ganhar um dinheirinho e alguma fama. talvez até algumas canadensezinhas, por que não? Rs.

    O sujeito é ridículo. Foi ministro da defesa do canadá durante mais de 20 anos, pelo que dizem.

    E durante toda sua carreira esteve ocupado demais para pensar em UFOS, ocupado com a defesa de um país sem nenhuma ameaça interna ou externa. Tem dó…

    1. Julio, saiu na Folha hoje que pesquisadores vão tentar reproduzir a cerveja Suméria de 3500 anos a. C. Foi uma tal de Ninkasi, a deusa da cerveja que ensinou a fazer… essa também era ET?
      Pelo menos uma que ensinou algo de bom pra humanidade.
      hahahahhahaha

  24. Dalcin eu não sei qual é a sua idade. Mas pelo link que postou só posso dar risada. É ridículo e parece mais uma daquelas paródias de filmes de invasão alienígena. Você me parece uma pessoa que acredita em teorias conspiratórias e vê como real aqueles bonecos de borracha de alienígenas que estão ao lado do vídeo. Por acaso você tem dez anos, tem? Porque sinceramente: ou é a pessoa mais ingênua com quem já travei contato ou vive fora da realidade.

      1. Você vai odiar este blog da Folha: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/
        lá eles são meio ignorantes e só falam em astronomia, mas é só coisa de estudo científico chato, nunca comentam sobre ETs.
        Você poderia animar lá também? Ai teríamos uma coisa mais bem dividida… Aqui só maluco religioso tipo galo, e coisas de espaço e Et lá… cada blog com um maluco…

    1. Deve pentear o cabelo pra cima também… igual aquele maluco do History…
      Só não me conformo o porquê o Julio só gosta dos Ets Sumérios… e os Ets das pirãmides, de Nasca, de São tomé das Letras…? Esses você não considera da família? São primos distantes dos Eniucks, Nibukos, e o teu ídolo Zacarias Mussum não gostava deles?

  25. Mestre Yoda Dalcin, me ajuda na matemática? Se temos 8 planetas no sistema solar (Mercúrio, Venus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), e você fica falando do 12* que vai e volta fazendo orbita que só você entende, quem são os de número 9, 10 e 11??? Estão onde esses?????

    1. Pra ver como sua intenção é só denegrir os 30 anos de pesquisa do Z Sitchin. Nem eu, nem ele, em seus livros, falamos alguma em vez em 12 planetas, sempre falo em 12 astros, a Lua, o Sol, e 10 planetas, os 8 que tu citou, Plutão e Nibiru. Aos sumérios, foi-lhes ensinado que o sistema solar era composto de 12 planetas (VA 243), para facilitar o entendimento. A está altura Nibiru está retornando em sua órbita de 3600 anos, devendo passar por aqui lá por 2900. O nome do livro O 12º Planeta, foi de enaltecer o conhecimento sumério.

      1. Plutão nem é planeta… tem muito pedaço de pedra naquela região maior que ele… e 30 anos de pesquisa do Didi zacaria?? Que catzo de pesquisa é essa que só um homem faz, longe de centros sérios de pesquisa, e que nenhum pesquisador sério depois dele conseguiu aceitar nem o básico???
        Só falta você chamar Eric Von Daniken de pesquisador também!! hahahaha
        E aquele tiozinho vesgo do History?? hahahaha

        1. oh oh!!! Atrás de Plutão existe Eris e Sedna. Mas, eles são mundos bem hostis para alguém viver lá.

          Se Nibiru existir, deve ser um planeta anão e um deserto gelado. Acredito que não existam anunakis por ali… No mais, se eles chegassem por aqui, ia ser muito rum para eles; não aguentariam a gravidade e morreriam cozidos.

          1. Durante um tempo, Nibiru está envolto no frio; durante parte de seu percurso, o
            Sol fortemente o esquenta.
            Uma grossa atmosfera envolve a Nibiru, alimentada continuamente com
            erupções vulcânicas. Todo tipo de vida esta atmosfera mantém; sem ela, tudo
            pereceria! No período frio, conserva no planeta o calor interno de Nibiru, como
            um quente casaco que se renova constantemente. No período quente, protege a
            Nibiru dos abrasadores raios do Sol. Em sua metade, as chuvas aguentam e
            liberam, dando altura a lagos e rios.
            Uma exuberante vegetação alimenta e protege nossa atmosfera; faz brotar todo
            tipo de vida nas águas e na terra (do livro de enki). Satisfeito alienado do presente.

          2. Dahlsim Nibiru não se trata de um planeta. Se vc consultar algum livro de história ou mitologia acadiana, nibiru se refere a um ponto de cruzamento entre duas coisas.

            Se o tal planeta X existisse, já teria sido descoberto. Mesmo se existisse, sua distância do sol, ainda que no periélio, o faria ser um mundo gelado.

            Não existiria sequer nada lá a não ser gelo, ainda que o planeta produzisse calor interno, ou seja, que tivesse tectonia de placas, uma vez que nem mesmo seria influenciado pela maré causada pelo Sol.

            Caso realmente este mundo existisse e gerasse calor interno, o máximo que teríamos era um oceano gelado em algumas regiões e, caso houvesse continentes nele, estaria coberto de gelo, mais duro que aço, pois atingiria temperaturas bem baixas.

            Vamos ser um pouco generosos: Jupiter chega a ter em torno de 160 K, Saturno 140K, Urano 70 K, Netuno, 55 K, Plutão 43K, Éris variando entre 36 e 55 K, Sedna 12 K e, quando tomamos objetos que estão além dxe Urano, como Makemake, Haumea, Quaor e Orcus, as temperaturas médias variam de 30 a 50 K.

            Se o tal planeta X existir, sua temperatura estará na faixa de 50 a 10K. Não é muito para se ter uma vegetação exuberante, ou mesmo, pela sua distância com a estrela existir qq processo de fotossíntese.

            Caso exista um oceano sob o gelo, o máximo que teremos é uma quimiossíntese, onde poderia haver coisas como nas fossas abissais aqui da terra. Não daria para ter uma vida animal e vegetal como a nossa. Nem mesmo vida inteligente.

            Portanto, essa ideia de anunakis do 12o planeta é uma besteira.

            Anunaki nada mais é que um termo para descrever uma casta de nobres sumerianos e acadianos e não seres de um outro mundo.

            Toda cultura antiga elevava reis a uma categoria divina; deuses ou filhos de deuses (afinal como fazer ser respeitado àquela época…). Isso se deu na China, Japão, Egito, Oriente Médio e em Roma.

            Também, todo povo antigo possui mitos de criação; ora uma querela entre deuses, ora um deus poderoso e criador, ou deuses poderosos e criadores (quem será que tem razão?).

            São mitos, nada mais que mitos criados por pessoas que não possuíam uma explicação científica para saber por que tudo é como é.

            De início vivíamos sob as forças da natureza (chuva, cheias, secas, raios, trovões, vulcões, maremotos, furacões, terremotos, lua, sol, estrelas, planetas, plantas, montanhas, animais). Essa natureza passou a ser cultuada (animismo). Surgem os primeiros rituais e oferendas a esses “deuses”. Precisava-se de um intermediário entre o nosso mundo e o dos deuses; daí surge o xamã.

            Depois esses fenômenos viraram deuses e ganharam uma cara zoomórfica, antropomórfica e antropozoomórfica), ou seja fundiram-se humanos e animais e a eles foi dada uma forma em estátuas ou desenhos. Agora, o intermediário é o sacerdote; já temos uma religião estabelecida.

            Depois, passamos a tornar pessoas divinas; é o caso de Buda, Jesus e Maomé. Passamos a atribuir a estas pessoas características fantásticas como: ver anjos (deuses transformados de uma mitologia para outra), lutar contra demônios, falar aos 4 meses, ressuscitar, e ascender aos céus.

            Engraçado; sempre se fala em céu, mas seriam os extraterrestres? É claro que não!!! O Céu é um lugar inatingível, mesmo hoje, não sabemos onde ele vai dar. Se sairmos daqui numa nave (com veloc. C) viajaremos alguns bilhões de anos e poderemos chegar às fronteiras do universo, um dia.

            Para os antigos o céu era o limite; não chegavam a ele. Daí ser a morada dos deuses que dominavam nossa vida.

            Até hj, é difícil admitir nossa morte. Por isso criamos conceitos como céu, paraíso, campos elísios, sheol, montanhas azuis, vida no além, etc. É péssimo ser um mal feitor ou um canalha; daí os conceitos de inferno e destruição da alma.

            Geralmente esses lugares estão no céu ou debaixo da terra, respectivamente. Quem não sabe o que é uma erupção? É o inferno na terra!!! Bem sugestivo…

            Essa é a razão dos deuses morarem no céu. Como deuses que são devem ser gente boa e assim morar em um lugar onde apenas os puros chegarão. Céu é uma metáfora para a “pureza da alma”.

            Por isso todo mundo fala de céu, em todas as crenças religiosas e mitos sobre divindades. Elas são criadoras, portanto vêm do céu onde abriga o inatingível.

            O que destrói vem do inferno (vide os vulcões).

            Assim, sr. Júlio, não é nada de Ets, são mitos de criação, para se explicar o inexplicável à época e para controlar as pessoas sob as ordens de um rei e de um sacerdote.

            Vemos isso até hoje, embora nossos “reis” sejam eleitos pelo povo, que ainda recebe uma grande influência dos xamãs e sacerdotes.

            Zecaria é legal a título de diversão e por explicar mitos de uma forma clara e melhor: por ter fotos.

            Mas suas viagens acerca de Ets, nada mais são que um complemento ao moxileiro das galáxias (bem divertido), ao Daniken, ao Dan Brown e ao Benitez .

            Vai dizer que vc acredita na operação cavalo de troia, no código Da Vinci, nos iluminati, que a maçonaria quer dominar o mundo, no santo graal e nas tábuas de néfilin – coisa de mórmon.

            Esses autores misturam realidade e fantasia. É o gênero literário denominado realismo mágico. São diversões que não devem ser levadas a sério, pois não fazem sentido, seja do ponto de vista lógico ou científico.

            Como já lhe disse, não descarto a possibilidade de vida extraterrestre; mesmo vida inteligente, mais menos ou igualmente evoluída a nossa.

            Somente vejo que vir de algum lugar para cá, seria um grande empreendimento e altamente arriscado, seja no espaço seja ter contato com outras formas de vida que poderiam infectá-los e destruir seu mundo. O mesmo vale para nós.

            Por isso acho arriscado mandar sinais pelo espaço e mesmo visitar outros mundos. aquela sonda que mandaram (Voyager) é uma tremenda irresponsabilidade. Vai que…

          3. Nibiru é realmente o planeta do cruzamento, com sua elíptica alongada, vindo do Sul, cruza o sistema solar entre Marte e Júpiter, inclusive os sumérios conheciam o Cinturão de Asteroides que lá existe por Bracelete Esculpido, criado por Nibiru ao colidir com Tiamat na formação do sistema solar, originando a Terra. Vocês falam muito em mitologia, que até parece que o ser humano era muito criativo no período do politeísmo (de uns 10 mil anos). Mas de repente, justamente quando da última passagem de Nibiru, lá por 556 a.C. eles vão embora, e do nada surge o Monoteísmo Judeu-Cristão, com um Calendário Nippuriano (homenagem a Nippur do Enlil/Javé, onde foi encontrado o Livro de Enki, escrito em 2017 a.C). Monoteísmo consolidado no Islã com o aparecimento do anjo extraterrestre Gabriel, dizendo a Maomé que o deus é único. E até aqui elyson, não apareceu nenhum perito em cuneiforme, estima-se que temos uns 300 na Terra, pra dizer que a tradução do Livro de Enki está errada. Está claro que a Terra é uma Colônia, e sempre que os anunnaki/nefilim precisarem do nosso ouro para a atmosfera de Nibiru, virão buscá-lo. Se, será de forma pacifica, através de um contato oficial, ou com um chicote na mão, só o Deustino é que sabe.

          4. Julio, nenhuma atmosfera precisa de metal. Atmosferas são gasosas e metais são mais densos que qq gás conhecido. Logo eles rapidamente precipitariam (ainda mais ouro).

            Não há razões lógicas ou científicas para haver um planeta habitado nas imediações de Plutão. Só se for em Alfa Centauri e mesmo assim, na velocidade da luz, levaria 4,5 anos para chegar até aqui.

            Cinturão de asteróides é o que temos entre Marte e Júpiter e são escombros de um planeta que não se formou, devido à simples existência de Júpiter.

            O que temos além de Plutão e, parece que Plutão pertence a ele, é o Cinturão de Kuiper e, além deste, temos a nuvem Oort.

            Pode crer, as temperaturas lá devem estar entre os 10 e 5 K e somente existem cometas.

            Nessa região, o gelo é mais duro que aço e até gás se congela, seja no periélio ou no afélio desses corpos.

            Não seria um metal que faria a atmosfera ser gasosa, se vc está se referindo a um efeito crioscópico ou ebulioscópico.

            Nada nem ninguém sobreviveriam ali exceto alguns extremófilos (acho que nem eles, pois não conseguiriam captar energia).

            Não há planetas nessa região, pois se houvesse algum, já teria sido descoberto e se fosse, não seria habitado.

            De verdade Júlio, não leve essas bobeiras a sério. Isso é para vc ler achar engraçado, legal, bacana e deixar para lá.

            Se existirem Ets e chegarem até aqui, é como eu lhe disse: Tanto para eles como para nós é um baita risco de contrair patogenias.

            Duvido que eles se arriscassem por um pouco de ouro, que existe a dar com pau pelo universo.

            Se forem só um pouquinho inteligentes, não se arriscariam a entrar em contato com organismos vivos que para eles poderiam ser letais.

            Vida é algo muito arriscado; agentes patogênicos evoluem rápido demais, o que pode ser um risco enorme a correr, para quem veio aqui há milhares de anos, ainda que conhecessem nossas doenças.

            Não gostaria de chegar perto de um organismo que me fosse estranho, nem mesmo neste planeta.

            Dirá de fora…

            Creio que eles devem pensar igual, se existirem e se conhecerem essas coisinhas mortais chamadas vírus, bactérias, protozoários, vermes parasitas.

          5. O ouro refinado fica suspenso, fechando os buracos na atmosfera de Nibiru. Não temos o problema de ozônio aqui, é o mesmo, por que tu acha que as igrejas guardam ouro. Os sumérios já sabiam que Plutão foi um satélite de Saturno, por isso, na VA 243 ele aparece ao seu lado, sendo o que fica mais abaixo na plaqueta, e não por último ao lado de Netuno.

          6. Por deus e pelos anunakis Júlio!!!

            Nesses lugares, além de Plutão, se existisse ozônio ele estaria congelado!!! Então com ouro ou sem ouro na atmosfera, esta permaneceria congelada.

            As igrejas têm ouro porque ele vale muito é por isso! Desde a antiguidade se usam o ouro a prata e o cobre para se fazer jóias porque eles são facilmente maleáveis, além de sua beleza como ornamento.

            O ouro dificilmente oxida, por isso é o mais bem cotado para joias e como ativo financeiro, é só.

            Mesmo que haja uma anã marrom no sistema solar formando um sistema binário, o que é falso, se existisse algum planeta em torno dela seria gelado.

            http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sol-escuro-ana-marrom&id=010130100503

            Sério Júlio: Zecaria é um escritor de realismo mágico que faz muita pseudociência como fazem Benitez, Daniken e Dan Brown. Não leve esses cara a sério.

            Se formos falar de planetas com possível chance de ter vida, temos de ir até Alfa Centauri.

            http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=planeta-estrela-mais-proxima-sol&id=010130121017

            Se há um 12 planeta, seria uma confusão feita pelos sumérios ao confundirem alfa centauri com um corpo do sistema solar (afinal, para eles tudo o que brilhava no céu era uma estrela), ou então devem ter se referido às constelações zodiacais.

            mas dê uma lida aqui:

            http://www.michaelsheiser.com/va_243%20page.htm

            http://www.michaelsheiser.com/nibirupage.htm

            Não sou um especialista em cuneiformes.

            Sou em cosmologia e física quântica, porém estudei astronomia o suficiente para descartar besteiras do gênero.

            Para mim, as explicações acima apresentadas, vão ao encontro do atual conhecimento científico, por meio do qual posso afirmar que Zecaria está equivocado e vc junto com ele.

            Se existir na área algum especialista em mitos sumerianos e acadianos agradeço.

          7. Por deus e pelos anunakis Júlio!!!
            Nesses lugares, além de Plutão, se existisse ozônio ele estaria congelado!!! Então com ouro ou sem ouro na atmosfera, esta permaneceria congelada.
            As igrejas têm ouro porque ele vale muito é por isso! Desde a antiguidade se usam o ouro a prata e o cobre para se fazer jóias porque eles são facilmente maleáveis, além de sua beleza como ornamento.
            O ouro dificilmente oxida, por isso é o mais bem cotado para joias e como ativo financeiro, é só.
            Mesmo que haja uma anã marrom no sistema solar formando um sistema binário, o que é falso, se existisse algum planeta em torno dela seria gelado.

            http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sol-escuro-ana-marrom&id=010130100503

            Sério Júlio: Zecaria é um escritor de realismo mágico que faz muita pseudociência como fazem Benitez, Daniken e Dan Brown. Não leve esses cara a sério.

          8. Se formos falar de planetas com possível chance de ter vida, temos de ir até Alfa Centauri.

            http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=planeta-estrela-mais-proxima-sol&id=010130121017

            Se há um 12 planeta, seria uma confusão feita pelos sumérios ao confundirem alfa centauri com um corpo do sistema solar (afinal, para eles tudo o que brilhava no céu era uma estrela), ou então devem ter se referido às constelações zodiacais.

          9. Elyson, acho que não vale a pena perder tempo com o Julio, ele deve ser de uma seita raelista ou similar. No fundo são iguais aos neopentecostais. Não têm nenhum interesse em ciência ou em aprender algo sério. Suas fantasias, de ET ou seja lá o que for, preenchem algum espaço em suas mentes e é isso que os alimenta. A ciência, para eles, é um aborrecimento porque isso pode fazer em pedaços suas fantasias.
            Qualquer pessoa com estudos razoáveis pode perceber que essa estória de Nibiru é uma palhaçada, produzida por palhaços, para palhaços.

        1. e aqui:

          http://www.michaelsheiser.com/nibirupage.htm

          Não sou um especialista em cuneiformes.
          Sou em cosmologia e física quântica, porém estudei astronomia o suficiente para descartar besteiras do gênero.

          Para mim, as explicações acima apresentadas, vão ao encontro do atual conhecimento científico, por meio do qual posso afirmar que Zecaria está equivocado e vc junto com ele.

          Se existir na área algum especialista em mitos sumerianos e acadianos agradeço.

          1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, os evolucionistas estão usando um religioso para combater Z Sitchin, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            O CONSELHO DIVINO. COM
            “[O conselho divino é] o exército celestial, o panteão de seres divinos que administrar os assuntos
            dos cosmos. Todas as antigas culturas do Mediterrâneo tinham alguma concepção de um conselho divino. O divino
            Conselho da religião israelita, conhecida principalmente por meio de salmos, era distinta em aspectos importantes “.
            Michael S. Heiser, Dicionário do Antigo Testamento: Sabedoria, poesia, e Escritos;
            ed. Tremper Longman e Peter Enns; InterVarsity Press, 2008

            Que tal Neil Freer, Sasha Lessin, ou Robert Temple.

        2. Júlio, NÃO EXISTE UM MUNDO HABITADO ALÉM DE PLUTÃO. É FISICAMENTE IMPOSSÍVEL ISSO ACONTECER.

          Para mim, tanto faz se os cuneiformes dizem isso ou aquilo. Podem até dizer que há deuses com 5 pares de braços, vivendo num cometa com o raio de Júpiter, na nuvem Oort e que jogam ouro na atmosfera para ela ficar com uma temperatura suportável. Esse negócio não faz sentido. Ouro não protegeria um planeta que tem problemas na camada ozônio.

          O caso Júlio é que, como lhe disse, conheço cosmologia, astronomia e biologia o suficiente para dizer que a tese de Zecaria é FURADA.

          Não existe só um 12o planeta existem muito mais planetóides além de Plutão: Eris, Sedna, Makemake, Orcus, etc.

          veja a relação:

          http://www.minorplanetcenter.net/iau/lists/TNOs.html

          Ou seja, Tem muito mais que um objeto além de Plutão. E frios, muito frios.

          Logo, esqueça essa bobagem de nibiru. Se existir, deve estar bem além do Sistema Solar e chegar até aqui seria uma grande aventura e um imenso risco e pior, por Ouro… Não valeria à pena.

          Bastaria minerar um planeta perto deles ou meteoritos.

          Agora Júlio, se um cara é religioso e não escreve abobrinhas, não há motivo para desmerecê-lo. Grande Exemplo: Collins em “A linguagem de deus” e Eberlin quando fala de química.

          Há motivos para meter o pau em ateus ou mesmo em cientistas ateus: Ex Dawkins quando milita o ateísmo. Porém curto muito ele quando fala de biologia.

          Para mim, um autor não é bom ou ruim se o que ele disser contrarie o que eu goste ou desgoste. Ele é bom quando não fala besteira. E Zecaria fala muita besteira, enquanto que o site que eu lhe trouxe, se coaduna a qq livro na área de mitologia suméria ou acadiana.

          Mas se vc quer crer em Ets que vem aqui e constroem pirâmides, e zigurates blz. Mas resta a pergunta para quê? Cadê os restos de maquinários para minerar o ouro? E as vimanas que foram derrubadas? Pois é… NADA.

          Os Ets poderiam ter ido para o Oceano, onde há muito mais ouro. Para caras como eles, deveria ser barbada minerar em um abismo marinho, sem entrar em contato com ninguém e evitar riscos de contaminação.

          É isso Júlio

          1. Tese de doutorado de Heiser examina conselho divino de Israel e compara a “dois poderes” teologia do Judaísmo do Segundo Templo, com a relação teológica de Baal e El nos textos ugarítico (Wikipédia).
            Baal é o sumério Shamash, deus de Sippar.
            El é o sumério Nannar-Sin de Ur.
            Trata-se, de filho e pai respectivamente, anunnaki/nefilim

  26. Dalcin você está confundindo ufologia, com aquela bobagem do Stichin. De fato o nome diz OVNI – OBJETOS VOADORES NÃO IDENTIFICADOS – Ponto final. Muitos fenômenos aéreos podem ser explicados prosaicamente. De 100 % só 5% não são explicáveis. Isto não significa que sejam naves de outros planetas. Mesmo porque se pensar bem, viagens interestelares requerem uma tecnologia que possa superar as grandes distâncias entre as estrelas. Mesmo viajando à velocidade da luz, para chegarmos ao centro da nossa galáxia demoraria entre 15 e 20.000 anos a essa velocidade. E o problema é que para acelerarmos a essa velocidade, a nave adquiriria massa infinita e não há propulsão que consiga movê-la. Mas vamos supor que os ETs conseguiram resolver isso. Então depois de todo esse esforço, eles veem até aqui, dão uma voltinha pelos céus e depois vão embora. Faz algum sentido para você? A menos, é claro, que acredita em teorias conspiratórias e os greys, anunakis, reptlóides etc, fizeram um acordo com o governo americano e tem uma base na Área 51, em troca de tecnologia.

    1. Quem tá falando em viagem interestelar é tu, Nibiru é do sistema solar, tu é outro que só pensa em atirar. Vou dizer mais, tu e o resto da turma de evolucionistas radicias, parecem alienados da TV aberta.

      1. Então Julio, eu que sou da turma dos evolucionistas radicais, peço que esclareça o seu link sobre as pedras de Baalbek que você tanto falou e depois parou de falar.
        No seu próprio link da wiki, as informações são de ruínas do império romano, ou seja, 3 ou mil anos atrás, de um povo que construía cidades complexas. E você falava em 10000 anos, na época de povos caçadores-coletores…

        1. Qual foi a inteligência que te disse que os romanos tinham tecnologia no Oriente Médio para cortar, remover e suspender as pedras de 1000 t que fazem parte da base do templo de Baal. O guindaste que hoje remove pedras com este peso, provavelmente foi levado de navio até o Líbano, e depois subiu rodando até o vale de Bekaa. Esse aí tem capacidade para suspender pedras de 1000 t, num raio de 5 metros. http://www.youtube.com/watch?v=LjsDXBfv4SQ

          E vê se tu consegue diferenciar Baalbek de Göbleki Tepe, que fica nas montanhas da Turquia, onde várias pedras de 16 t estão dispostas em círculos, cuja datação é de 11 mil anos atrás. Época em que segundo a evolução eramos caçadores coletores.
          Temos aqui imagens ilustrativas de como eram os caras que construíram Göbleki Tepe
          http://peregrinacultural.wordpress.com/2011/06/18/gobekli-tepe-a-descoberta-do-jardim-do-eden/

      2. Cara, que catzo de planeta secreto é esse que ninguem nunca viu, só um povo que vivia no deserto há 5 mil anos e um participante dos trapalhões?? Que lógica maluca infantil acreditar que possa existir vida num planeta minusculo, escondido, lá na borda do sistema solar, onde o nosso sol seria do tamanho de uma ervilha no céu? Um planeta maluco com gente hiper ultra inteligente, com vida que se desenvolveu num frio inimaginável e uma escuridão tremenda, e ainda por cima capaz de vir até a Terra só pra escrever no barro e levantar pedra?? Com tanta tecnologia como você diz e só conseguiram levantar pedra, sem deixar nem um único pedacinho de resíduo??
        Cara, você é uma figura mesmo… também to achando que você tem 10 anos, pelo menos na mente….
        Você usa capacete de papel alumínio quando vê TV também?? hahahhahaha

        1. Segundo o Julio, esses ETs faziam engenharia genética…mas depois ele disse que teve sexo mesmo entre um ET e uma fêmea de Homo erectus…o que geraria, no máximo, um híbrido…mas se fossem espécies muito próximas…confusão generalizada mesmo. Mas vamos lá: um planeta na borda do sistema solar, uma pedra congelada, tem uma civilização que deixou como único vestígio pedras pesadas, cortadas, da época do império romano.
          Outro problema sério nessa estória, não apenas do Julio, mas de milhares de esotéricos que pensam como ele: nosso DNA mostra uma elevada similaridade com chimpanzés. Se fôssemos um híbrido, ou um produto de engenharia genética, nosso DNA seria muito diferente de tudo. E traria o código genético de uma outra espécie, diferente de tudo no planeta.
          Enfim, não apenas o Julio, milhares, talvez milhões de pessoas acreditam em tolices, criadas por charlatães do naipe do Zaca, e se acham descobridores de mistérios além da nossa imaginação.

          1. Em agosto de 2002 o Museu Britânico em Londres revelou caixas não abertas encontradas no porão do museu da época de Woolley contendo esqueletos das Tumbas Reais de Ur de uma deusa rainha, depois descoberta como Ninpuabi, filha de NINSUN (anunnaki) + LUGALBANDA (semi-deus anunnaki), sendo Irmã mais nova de Gilgamesh, o mesmo das tábuas sumérias, neta de INANNA, que era NETA DE ANU rei de Nibiru.
            Procurando saber se haveria planos para examinar DNA nesses ossos, o Sr. Sitchin entrou em contato com o museu. Educadamente ele foi informado de que não havia planos para tal. Através de petições ao museu, o mesmo desejava fazer o mapeamento genético da deusa e compará-lo ao humano, mostrando assim nosso parentesco extraterrestre. Logo antes de falecer, o Sr. Zecharia Sitchin esteve internado devido a um grave problema abdominal. Quando saiu do hospital, ele expressou seu desejo (último desejo): “Depois de algum repouso espero voltar à plena atividade relacionada ao meu livro mais recente, e ao Projeto Genoma da Deusa de Ur.” Porém nunca chegou a finalizar esse projeto.

          2. Julio, te faltam alguns conhecimentos BÁSICOS e importantes: se a nossa espécie é fruto de engenharia genética com participação de ET, em todos os indivíduos haveria código genético de ET. Você, eu, o John Lennon, todos teríamos isso registrado no DNA. Isso não acontece, nosso DNA, com pouquíssimas mudanças, é similar ao DNA de um chimpanzé. Um híbrido, um produto de engenharia genética, teria um DNA totalmente diferente de tudo.
            Agora essa estória aí do Zaca pode enganar muita gente mesmo, ele sabia inventar uma lorota das boas.

          3. “o código cósmico”, como não pensei nisso antes. É uma resposta tão simples, resolve todas as dúvidas.
            Você é adepto dessas religiões de ET, tipo o raelismo, não é Julio? Como os neopentecostais radicais que andam por aqui, isso isso explica suas respostas evasivas e sem sentido, a falta de fundamento científico e as bobagens que você encontra na internet. Por quê você não conta aqui que o tal Zacaria é considerado um charlatão pelos estudiosos, de acordo com o próprio site da wiki de onde você tira essas sandices?
            Sobre as pedras de Baalbak, o código cósmico explica também?
            Mas vai em frente, quem save você consegue convencer mais gente, otário é que não falta nesse mundo.

          4. É considerado charlatão por estudiosos que não tem condições de contestar o que ele escreveu.

      3. Por favor… acessa o outro blog que te passei, sobre astronomia…. o povo vai amar conhecer você e o ET cervejeiro…
        hahahahahhaa

        Faziam cerveja, construiam parede.. parece festa de periferia com churrasco pra encher lage no vizinho… hahahahaha

          1. História eu conheço muito, mas é que você tem fixação com os tais Sumérios. Acho isso um preconceito com o ET de Varginha, com Nasca, com as pirâmides, com Atlântida, Jedis, Romulanos, Klingons e todos os outros empreiteiros e pedreiros siderais… hahahha

  27. Interessantíssima a parte que você, Reinaldo, cita: “e Deus viu que isso era bom” … Sugere experiência, sugere aprendizado. O ser divino aprendendo por meio de uma experiência real. Antes, então, não havia nada, pois o nada não fornece experiência. Apenas quando o ser divino criou o que existe, é que foi possível ele mesmo experimentar algo real.

    Obviamente, não é minha crença. Não creio em nada sobrenatural (deuses ou demônios), mas me curvo à beleza da narrativa, à beleza da possibilidade.

    1. Também não é a minha crença. Gostei da sua conclusão sobre o “nada”.
      Fiquei muito intrigado, no entanto, porque me lembrei que existe nisso uma grande semelhança com o budismo onde se busca o divino através do esvaziamento da mente com a meditação. Ou seja, na minha santa ignorância, busca-se o nada como a coisa mais perfeita que existe – algo como o DEUS dos livros sagrados das religiões monoteístas…
      Saudações

  28. Julio exceto por alguns links que retira da internet não notei qualquer formação acadêmica em história da sua parte. Na verdade está irritado porque ninguém leva a sério suas fantasias. Salvo o que você cita, retirado do livro do Z, pouco sabe de história. O resto pinça da internet. Então só para testar seus conhecimentos qual foi a região do Império Assírio que Assurbanipal destruiu após uma revolta.
    O que os cimérios fizeramm com os sumérios após a queda de Assur?
    Vamos ver se é tão experto assim em história ou se está mais à esquerda ainda do que o zero.

  29. Outra coisa Dalcin, quem começou a postar sites de ufos foi você, não eu. E normalmente que os cita, automaticamente cita por tabela ETS. Eu não baseio meus conhecimentos na TV e sim em cursos que fiz de astronomia no planetário do Ibirapuera – ótimos por sinal. Agora não é o fato se ser evolucionista, ateu ou evangélico que se torna motivo para criticar suas fantasias. Na verdade é tão mal informado que mistura bobagens de um livro que não tem a menor credibilidade, com Ufos e arqueologia picareta, como a feita por seu mentor em que tanto acredita. Isto chama-se apelação, quando não se tem argumentos plausíveis.

    1. Se o planetário do Ibirapuera está desatualizado sobre a astronomia Suméria eu não tenho culpa. (VA 243) de novo, buscando na Wikipédia por Suméria, temos astronomia.

      1. NASA Suméria era mais evoluída que hoje realmente! hahahhaha

        Imagina o Huble de pedra que eles puseram em órbita pra tirar foto do planeta 13!!!
        Estação espacial Noktiika, feita de rochas com milhões de quilos, ou um observatório SETI feito de mármore…
        hahahhaha

  30. Qual foi a inteligência que disse a vocês que os romanos tinham tecnologia no Oriente Médio para cortar, remover e suspender as pedras de 1000 t que fazem parte da base do templo de Baal. O guindaste que hoje remove pedras com este peso, provavelmente foi levado de navio até a Fenícia , depois subiu rodando até o vale de Bekaa. O maior tem capacidade para suspender pedras de 1000 t, num raio de 5 metros.
    E vê se vocês conseguem diferenciar Baalbek de Göbleki Tepe, que fica nas montanhas da Turquia, onde várias pedras de 16 t estão dispostas em círculos, cuja datação é de 11 mil anos atrás. Época em que segundo a evolução eramos caçadores coletores.
    Imagine um caçador coletor cortando e levantando tais pedras há 11 mil anos.

    E quem vive de fantasia sou eu.

    1. É, não tinham tecnologia não Julio, foi tudo ensinado pelos ETs de Varginha. E nós somos aberrações genéticas dos nefelim zabelê, povo da pedra gelada (daí a cerveja). Saber essas estórias de ET é libertador, agora entendo tudo. Não tem céu nem infeno, apenas os nefelim zabelê esperando a gente pra trabalhar nas minas do rei salomão.
      O lance da caverna do dragão, quando era criança, tá explicado mesmo, o colega lá em cima matou a charada, Dhalcin é o cara!!!!

        1. Julio, eu agora vou pentear meu cabelo pra cima também e usar capacete de alumínio.
          Vou ouvir as músicas do Raul, assistir o History e me candidatar para a colonização de Marte.
          Que a força esteja com você.

          1. ia esquecendo…comprei outro dia pro meu filho uma espada Jedi de brinquedo, acende uma luz e faz barulho. Você quer uma também? Toda tarde eu envio um pastel pro Galinho, posso te enviar essa espada também, somos todos amigos neste blog.

          2. Mostre fotos de Baalbek e Göbleki Tepe pra ele, é provável que seja mais inteligente que o pai.

          3. Meu, imagina o Julio que vai ter no seculo 45, seculo 50, quando arqueólogos do futuro descobrirem os livros perdidos do senhor dos aneis!!!!

            Vai ter um cara igual ele discutindo que a nossa sociedade super evoluida tinha contato com orcs, dragões, elfos… hahahahaha

            vai ter um Zacaria Mussum Didi que vai provar que o achado arqueológico do Ipad ( que eles vão chamar de placas da maçã!) era um portal para esse mundo!!!

            hahahahahaha

          4. Se ele disser que tudo é idiotice, coisa de bobalhão, com a idade que tem, sim, é mais inteligente.

          5. Ao contrário de você, que tem esse conhecimento rasteiro baseado em TV fechada ou aberta e wikipedia (uma fonte de erros conhecida), qualquer dessas porcarias, meu conhecimento vem de centenas de livros de ciência e cursos de pós-graduação nas melhores universidades do mundo. Meu conhecimento foi avaliado nessas instituições e, o seu, zé TV?

  31. Julio a não resposta confirma que de história geral você está à léguas de distância do zero à esquerda. Acredito que o pouco que sabe sobre os Sumérios e história resulta do que leu nas linhas do livro de Z. Aposto que nem sabe o que significa cuneiforme. Agora, você novamente bate na mesma tecla da ereção de templos. Parece o Giorgi: tudo foi feito por alienígenas. Daqui a pouco até o Vaticano ou os edifícios de Dubai foram planejados e feitos por alienígenas.
    Gobleki Tepe nada tem de especial. Como os próprios arqueólogos que fizeram as escavações na Turquia afirmaram, marcam a transição do nomadismo para o sedentarismo. Porque não escreve para a equipe alemã, refutando os arqueólogos que participaram da descoberta e escavações? Vamos ver como se sai, com todo esse conhecimento que tem. Dizer que estão enganados é fácil.Você precisa ir até lá e provar isso por A+B. A revolução neolítica começou bem cedo no Oriente Médio. Bem antes da escrita que surgiu por volta de 4.000 a 3000 A.C. Mas claro, não lhe passa pela cabeça que homens e cordas, poços e areia, possam levantá-las. Prefere uma explicação mais fantástica: ETS. Onde estão eles? Que vestígios deixaram? Nenhum?
    Então Stonehenge foi também levantada por alienígenas? O farol de Alexandria: Ets. Vê como pensa? Está tão condicionado que não consegue raciocinar de outra forma. Você quer acreditar porque quer acreditar.
    Baalbek é outra tema batido. A plataforma é uma rocha natural. Você por acaso já esteve lá pessoalmente, para verificar? O que sabe é o que lê e vê nestes sites esotéricos que baseiam em informações ou melhor, desinformações, que vão se repetindo.
    E o que dizer dos obeliscos que são mostrados em murais egípcios sendo cortados na rocha e levantados por operários? Ou vai me dizer que eles estavam conspirando, inventado tudo aquilo e na verdade foi o levitador da nave, que os erigiu? Ora Julio, tenha paciência!

  32. Você continua desconversando, o que demonstra seu grau de desconhecimento. Eu tenho TV a cabo e bons canais como o Discovery e o Natgeo, onde tais bobagens em que acredita, são desmascaradas. E para seu entendimento o Planetário do Ibirapuera pertence à USP e não iria abordar bobagens nas quais só você acredita. E você me vem com outra livro-tolice do Z, citando este pseudo-trabalho da chegada de alienígenas e Nibiru. Ah! Julio! Dá um tempo! Cresça mentalmente. Aguardo as respostas que lhe pedi. Já que diz que ninguém entende de história quero saber seu grau de conhecimento da matéria já que pelo que vi até agora, é nulo. Por isso aceita tantos absurdos como verdades. É mal informado.

    1. Desculpe iludido, esqueci de lhe responder sobre os Assírios, considerado o mais mortal dos exércitos mesopotâmicos (1500-500 a.C.), não contentavam-se em subjugar seus adversários, era tradição, furar seus olhos ou eliminá-los. Um dos seus últimos reis, o culto Assurbanipal, vangloriava-se de ler as plaquetas em cuneiforme, que falavam dos dias antes do Dilúvio. A Karen Armstrong, em seu livro Uma História de Deus, encontra paralelo entre o deus Assur, da Assíria, com Javé, deus de Israel, que em determinado momento, foi o extraterrestre soberano na Terra. blz.

  33. Galinho, que frase enigmática essa aí, herança de orangotango. Imagino que isso é um pensamento neotestamentário seu.
    O que você quer dizer com isso, amigo?
    A herança do orangotango está em nosso DNA e qualquer orangotango pode ter mais moral e ética do que muitos H. sapiens, como os pastores milionários à custa da ignorância do povo. Não despreze os orangotangos meu amigo galináceo.

  34. nem só de DNA vive o homem … ao ler a Biblia e se apropriar da sãs Palavras, paulatinamente a carga animal vai se curvando ao Poder de Deus… o que o cristão denomina de Novo Nascimento …a velha criatura tem q se mandar pra dar lugar ao filho de Deus..

  35. pastores milionarios ?? pelo q estou observando nas manchetes de hoje o novo papa mandou dar uma geral nas finanças do Vaticano … tá botando tudo de pernas pro ar … será que finalmente o negócio fica as claras ??????

  36. Na verdade Dalcin o que você fez foi pesquisar antes de me responder. Assim até eu passo por expert. Se olhar o horário do seu último post passaram-se cinco horas. Primeiro que o Império Assírio desenvolve-se em três fases, algo que não cita. Nada falou sobre os Sumérios e os Cimérios e Assur. Dou-lhe mais um dia para pesquisar.
    Quanto à Karen tenho o livro e em nenhum momento ele fala em Deus extraterrestre. Sem exageros, tá? Aguardo respostas.

    1. Leia os três primeiros capítulos daquele livro, não é necessário falar em extraterrestres, mais claro que aquilo.

  37. Galo não misture alhos com bugalhos. O que o Marcelo disse e disse bem, é que quer queira, quer não, o seu DNA é de primata. E isso nem Deus pode mudar. Segundo, sem o seu DNA você morreria em poucos dias, pois é ele que coordena a produção das células somáticas, que substituem as velhas que morrem do seu corpo. Então a frase “nem só de DNA vive o homem” não tem o menor sentido. Palavras não fazem nascer novas células. Espero que faça crescer mais neurônios em seu cérebro. Necessita de reparos urgentes.

    1. eu misturo o que eu bem entender … ademais não disse >>>o homem vive sem DNA , de acordo com rasa interpret >>>> disse nem só de DNA vive o homem >>> ou o sr só come DNA,,,,, ou o sr só conversa sobre DNA ??????

  38. Deus criou o mundo e os seres viventes pela sua ……Palavra , de modo que Palavras podem criar novas células sim sr … tá na Biblia ( Genesis )

    1. é Galinho? tenho dúvidas sobre essa criação, você pode me responder, amigo?
      Por exemplo, vírus da aids, hepatite, bactérias da pneumonia, tétano, difteria, meningite, protozoários da malária, leishmania, doença de chagas, elefantíase, entre outras pragas…foram criadas numa espécie de departamento das doenças celestiais??? são seres viventes, então…saíram de deus…estou seguindo seu pensamento neotestamentário…
      como foi isso, já que essa sua bíblia conta tudo??? ele, o deus, saiu falando assim: e criam-se as pragas: aids, pneumonia, gripe, febre amarela, varíola, pastores pra roubar, talibãs para explodir, sharia para apedrejar, etc…foi assim???

      1. NO pensamento neotestamentário ao qual o sr se referiu diz claro que o salário do pecado é a morte …pois é …as vias pro referido pagamento são essas q o sr escreveu mais outras tantas …..

        já reparou que essa palavrinha pecado já sumiu do vocabulário das pessoas ??? ninguém pronuncia mais ??? pois é conseguiram fazer crer q ele não existe mais ….fazer o que né ???

        1. Você não me respondeu Galinho.
          Vc disse que deus criou os seres viventes. Bactérias, vírus e protozoários que causam essas e outras centenas de doenças são seres viventes. Perguntei, como ele, o deus, criou isso??? Saíram de suas palavras essas pragas??? ele tinha uma fábrica lá no céu, com um setor responsável por bactérias, vírus e protozoários que causam doenças??????
          Perguntas simples…sua bíblia deve ter a resposta. Ou então pergunta pro pastor (mas não conta a parte que inclui pastores ladrões como pragas, ele pode ficar ofendido).

          1. está RESPONDIDO e BEM RESPONDIDO !! Maiores detalhes estão na sua Biblia …leia e pense … pense …pense …

          2. a pergunta q o sr deveria fazer era … ora porque será que o homem adora tanto viver no pecado assim ??? porque ele não enxerga os problemas q acarreta pra si mesmo esse tipo de vida ??? distante de Deus ???

          3. Eu não tenho esse livro não Galinho. O único que ganhei joguei fora quando vi as passagens sobre o tal deus que mandava matar mulheres e crianças. Aqui em casa tem crianças pequenas, não admito esse tipo de literatura. Ademais, recomendo literatura mais atualizada.

          4. Esse é outro que deve ter um ótimo fornecedor de beck…
            Chato ficar regulando o contato pros amigos aqui…

          5. jogou fora ?? que pena … poderia complementar a resposta que o sr tanto anseia entre aspas…

  39. Poucas peças no tabuleiro. Baixas indissimuláveis. É nítida a preponderância dos defensores da ciência, principalmente em servir os leitores com sólidos, generosos e claros argumentos e análises. Eles manobram com maestria e vigor a clava que outrora brandiam os apologetas cristãos. É sintomático o silêncio de substância das lideranças religiosas, esvaziam-se os púlpitos. É impressionante a vastidão da ruína teológica, e a respectiva vicariedade do discurso secular e seu embasamento cartesiano. A volumosa massa de bilhões de crentes pode ser vista como a volumosa massa de bilhões de órfãos, sobre os quais, só lhes resta, se estenderão nuvens de fraternidade que se acumula atrás de um horizonte próximo. É a humanidade buscando por si o que lhe é próprio mas que somente está vindo em breve depois de tanta dor e de tanta cruz: a paz dos que tem um bom querer.

      1. kkkkkkk

        o ignorante critica um post até que favorável pra ele!!!

        é muito burro mesmo!!!

        hahahahahahaha

      1. não tema por mim porque minha importancia nesse blog é bem reduzida …. tem outros doutos escribas melhor capacitados …

  40. Dalcin ela fala em sentido figurado. A interpretação é sua. Mas já terminou a pesquisa na Internet? Qual foi mesmo a região que ele destruiu? Já se passaram quase duas horas. Nada ainda?

  41. E pra aqueles que reclamam de Tv, sábado na BBC HD tem uma série excelente sobre a origem da vida, evolução, etc….

    Galinho, Julinho, Ciço, se vocês conseguirem acompanhar o raciocínio deles quem sabe comecem a escrever menos besteiras… pra quem não sabe nada como vocês esses programas ajudam… tem bastante imagem, foto, video… não precisa ler quase nada… hahahaha

    1. não precisa tanto .. o blog é Darwin e DEUS não é mesmo ?? então .. pro lado de Deus só a Biblia já basta … Obrigado !!

  42. Escribas escrevem e nada tem a ver com entender Gaguinho. O problema são os seus neurotransmissores.
    Peça para o pastor fazer uma oração para eles voltarem a funcionar.

  43. Ap amigo. O que ele quiz dizer com censo do IBGE é que até o ano 2020 o Brasil será de maioria protestante, evangélica, pentecostal ou a denominação que quiserem.
    Recentemente assisti um programa da rede Globo intitulado Na moral, onde debatiam ateus e religiosos.
    O famoso Pastor Marco Feliciano, o da cura gay foi o que mais falou e por si só deu um show de intolerância e ignorância. Recusou-se a falar do seu patrimônio, bem materialista, e por aí tire uma conclusão de como será o nosso país. Reduto de fanáticos onde tudo é pecado. Imagine a bancada evangélica, fazendo pressão em toda a sociedade, pedindo que se modifique a Constituição para que deixe o Estado de ser laico e proibida outras religiões, porque como sabe, são intolerantes e fundamentalistas e tudo que vem de Deus é bom. E ignorantes, pois vão fazer pressão no Ministério da Educação para se tornar obrigatório o ensino do Criacionismo nas Aulas de Ciência. Noé, Dilúvio, Adão e Eva, serão parte obrigatório do ensino em todas as escolas públicas. Não em aulas de religião e sim de Geografia e Ciências. Em antropologia será obrigatório aceitar-se como dogma o primeiro casal: Adão e Eva. Dinossauros? Nunca existiram. Isso era coisa de ateus. E por aí vai.
    Verá o retrocesso cultural que teremos que enfrentar e espero que a mídia e os intelectuais sejam um contrapeso a esse corrente, que pelo exemplo patético do sr. Galo, já dá para prever como será. O Comercio não poderá mais utilizar shoppings. O consumo será restringido a pão, arroz, água e é claro, com o fechamento de bibliotecas e livrarias, só poderá ser vendido A Bíblia protestante. Que pesadelo será viver num pais assim. Banho de mar nem pensar. Diversão, cinema, coisa do demônio. Só culto. Abraços.

  44. Dawkins não é psiquiatra. Você precisa de um urgente. Pior o doente que não percebe que é doente.

  45. é .. sr iludido… o problema é que nem todos amam ser iludidos pelo demonio… a grande maioria sim …mas uma minoria consistente não …por isso o Brasil nesses ultimos tempos descobriu a Biblia… ali tem a formula pra evitar q isso ocorra ….

    1. Será frango?

      O que garante que vc não se ilude também?

      Vc já pensou que o demo é ardiloso e pode estar falando dentro da sua igreja?

      Será que o capeta não usaria a bíblia para iludir ignorantes como vc?

      Vou liberar meu lado exatóide:

      Se o capeta é o pai da mentira, por que será que cristãos fundamentalistas mentem tanto e em sua maioria são maus caráter, como:

      Pastores ladrões da marca Felicianta ou Feliciânus (deve ser um gay inrustido pelo “jeitinho” – dele, nada contra, cada um faz o que quiser com sua bunda…);

      Rena$cere$ (esses putos até dinheiro na bíblia esconderam…);

      Deu$ é amor (pelo $$$$);

      IURD – Igreja Univer$al da Roubalheira Divina;

      e R$.R$. $oares;

      Por que será? Será que deus apoia as palhaçadas desses caras em seu nome?

      Aliás vc não respondeu minhas perguntas:

      Refrescando a sua memória:

      Vamos exercitar seu cérebro de galinha:

      O que é um dogma? Vc saberia discorrer sobre esse tema sob a ótica filosófica?

      Vc seria capaz de aceitar algo que se contraponha essa “liberdade ou ausência de dogmas” estabelecidas pela sua crença?

      Vc discutiria a veracidade e/ou aceitaria a falibilidade da bíblia?

      Vc estaria disposto a discutir se Jesus ressuscitou os mortos ou a si mesmo?

      Vc estaria com a mente aberta para aceitar isso como uma metáfora apenas?

      Vc estaria aberto a discutir se Jesus foi concebido por uma virgem inseminada por deus, ou se isso é mera ficção?

      Vc entenderia gênesis como mitos acerca de muitas outras coisas (caráter, exemplos do que a ira pode fazer, exemplo de figuras que vc não deve ser, submissão da mulher, idade como respeito que se tinha por um indivíduo – ex. Matusalém morrendo com 969 anos) que não as origens ?

      Vamos ver o teor de suas respostas.

  46. É. Com essa desculpa, você nunca responde. Pelo menos explique o que é um dogma e refute as perguntas, se é que consegue. Seja um cavalheiro, responda e não se esquive, como sempre faz.
    Sabe o que penso? Você se sentiria melhor, se vivesse numa daquelas aldeias insignificantes da Palestina do I século A.C.
    Sem TV, trabalhando feito um asno nos campos e vivendo no máximo até os trinta anos. Analfabeto, sem saber o que existia atrás da montanha mais próxima. Velho, crestado pelo sol. Sem remédios. Bebendo água sem tratamento; fazendo as necessidades no quintal da sua casa. Sem saber o que é tomar banho ou escovar os dentes. E lendo a Torá. Pensando que o Sol girava em torno da Terra; que Iahvé estava lá no topo das nuvens e pagando imposto para os romanos. Sem rádio, sem jornal, sem PC. Com medo da noite e dormindo numa cama de palha cheio de parasitas. Esse é o seu mundo ideal. Sem cultura, sem qualquer diversão.

  47. Elyson, ele não tem neurônios suficientes para entender, quanto mais responder. Não sabe questionar. Não consegue sair do mundinho onde o colocaram. Está dominado pelo Pastor, que para ele é tudo. Já não consegue pensar por si.
    Por isso se revolta, agride, ironiza. Mas lá no fundo, sabe que tudo isso é verdade. E pior, sabe que vive uma ilusão, mas precisa dela para viver. Já não lhe resta outra esperança, a não ser a religião. É triste. Patético.

  48. no quadradinho do Reinaldo está escrito DEIXE UM COMENTÁRIO …..

    Não está escrito RESPONDA AO FESTIVAL DE BAIXARIAS DARWINISTAS …..

    Portanto para desespero evolucionista prosseguirei deixando simples comentários …

    sem a obrigação de responder baixarias … não necessito descer a tal nivel ,,,,,

  49. Frango, desde quando citar fatos de mau caratismo de pastores é “baixaria darwinista”?

    No mais, o que eu lhe fiz não foram perguntas sobre teoria evolutiva, mas sim perguntas que se enquiadram numa interdisciplinariedade entre teologia, sociologia e filosofia.

    Não saia com evasivas, bem típica de religiosos sem um mínimo de honestidade.

    Se não é capaz de ter senso crítico ao menos admita isso. Se não quer ou não é capaz de ser honesto com terceiros, seja com vc mesmo.

    Mas já percebi; seu objetivo aqui como o do Cícero é apenas “causar”.

    Ao que eu percebo, aqui ninguém está lhe “dando verniz”. Ao contrário: vc é o “FATOR RISADA” deste blog. O que fazemos aqui é rechaçar seus comentários quando dá para extrair deles alguma coisa deles. No mais, são apenas frases irônica, inúteis, que não acrescentam nada a coisa alguma e sem qualquer sentido.

    Eu esperava isso de vc: como todo religioso fanático, quando é encurralado sai correndo pela tangente. Ou seja, é o famoso “sabão de igreja”, que quando não tem argumentos agride/ironiza.

    Desespero evolucionista foi demais!!!! Vc é algum comediante? O desesperado aqui parece ser vc e os demais crentes de carteirinha.

    Entenda uma coisa Frango: QUANDO SE É UM CIENTISTA, MENTIR REPRESENTA SUA DESGRAÇA, POIS A MENTIRA TEM PERNA CURTA E, SE DESCOBERTA, SUA REPUTAÇÃO VAI PARA O ESGOTO. Vc não conseguem nem mais sequer uma vaga de assistente de laboratório.

    Diferentemente de religio$o$, cujo compromi$$o é com $eu$ intere$$e$ pe$$oai$, cientistas têm compromisso com a verdade, seja ela qual for. Agradecemos quando alguém mostra que erramos, pois é assim que se constrói o conhecimento verdadeiro e legítimo.

    Tá legal Frango, se vc acha que tudo sobre evolução, cosmologia, geologia, astronomia, bioquímica e outras ciências que tapem as lacunas que deus ainda ocupa estão erradas, defenda uma tese. Faça suas pesquisas, apresente dados e submeta a uma bancada de avaliação.

    Se vc for aprovado, a submeta a uma revisão por pares. E, finalmente a publique numa revista científica.

    Por que será que Adauto Lourenço, Naor Neves e marcos Eberlin não publicam nada acerca de criacionismo em revistas científicas? Ao menos Eberlin é um excelente químico e tem trabalhos sensacionais na área de espectrometria de massa e até sai vez ou outra na FAPESP. Sério, eu sairia no tapa para vê-lo falar de química.

    Mas agora, francamente ouvi-lo falar de DI é de chorar… Ele mente e não há nada que apoie suas teses: segue abaixo sua home page:

    http://www.marcoseberlin.com.br/

    Ele seria o cara mais indicado para defender o DI numa tese científica (ao menos em sua área).

    Por que não faz? É preconceito da academia, são os malditos ateus conspirando, são os iluminati, os maçons, são os inscritos nos protocolos de Sião?

    É claro que não! Ele sabe que nada disso tem fundamento e se lançar numa defesa ao DI é empreitada vã, que pode custar sua carreira e lhe render muito descrédito.

    É o mesmo que eu físico defender a existência de espíritos pela física quântica.

    Eberlin deve viver um tremendo conflito entre fé e ciência. Ele deveria sair da IASD e procurar uma seita mais aberta.

    Quer coisa pior que os argumentos de Lane Craig? Por que ele é imbatível em seus debates? Simples, porque sua argumentação é desonesta, pautada na erística, enquanto cientistas, filósofos e historiadores conversam francamente.

    Não vejo onde sempre lhe conferem a vitória. Aliás essa somente lhe é conferida em blogs de crentes. Sério, os argumentos dele não passam de balela. Ele se pauta sempre nos seguintes pontos:

    argumento cosmológico

    argumento moral

    argumento do design

    e teorema de Bayes para dizer Jesus ressuscitou (obs. a probabilidade de Jesus ressuscitar é a mesma de Amenófis ou de qq pessoa ressuscitar, sendo que o teorema que ele apresenta do jeito que faz comete uma impropriedade gravíssima, sendo ele, creio que por ignorância em matemática).

    Craig não tem compromisso com a verdade, mas apenas em vencer debates. Quando é duramente questionado diz não ter tempo de responder as questões e sai pela tangente.

    Francamente, quem tem um mínimo de conhecimento percebe que o cara se vale da má fé.

    Vc acha que se valer de má fé é a postura correta para defender suas crenças? Se sim, vá em frente.

    Continue sendo o fator risada e um dia passe a ser o “fator pilantragem” como são Enézio, Adauto, Naor, Malafaia, Crivela e F. Iglesias.

    Não tenho medo de citar nomes e, se eu for processado, os desmascaro na frente de qq tribunal, pois tenho “bala na agulha” o suficiente para tal.

    Ser religioso, Frango, é uma coisa, ser burro é outra e ser desonesto é pior ainda.

    É isso colega

  50. O que é que tem Darwin a ver com sua religião esdrúxula?
    Não vê que já nem pensa mais por si. Sofreu tanta lavagem cerebral que se comporta como uma marionete, manipulado pelo Pastor. Você perdeu o que existe de mais precioso: a personalidade. O livre arbítrio.

  51. livre arbitrio pra proferir baixarias ???… achincalhar terceiros ??? despejar um monte de adjetivos pra suprir a carencia de argumentos ???? não obrigado … esse livre arbitrio eu passo pra frente….

  52. Não Gilberto, claro que não é para isso. É para ter coerência e pensar por si e não pelo que o Pastor de condiciona. Leia sobre os experimentos de Pavlov. É isto o que seu Pastor faz com a sua mente, após lavagem cerebral intensa.

    1. e continuo dispensando o referido padrão de livre arbitrio … pra mim esse padrão de livre arbitrio ofensivo é um lixo …

  53. Elyson parabéns pela exposição e pela coragem em dar nomes aos bois. Há alguns nomes que desconheço e outros que conheço de longa data como o Enézio.
    Por mais que digam em público que não são motivados por questões religiosas, é o oposto o que se vê. Procuram publicamente se desvincular de qualquer vertente religiosa, mas suas ideias confluem com as dos religiosos: a tal mente que está por trás da natureza, o Designer, quem seria? Áhla, Bhrama, Yavé, ou o Deus cristão. De imediato, o Deus cristão, mesmo porque no ocidente costuma-se menosprezar aquilo que não seja matéria cristã. E pode notar que em qualquer site criacionista, são os adventistas, batistas e outros “istas”, quem mais tecem elogios ao criacionismo, ao ponto do DI confundir-se com o literalismo bíblico.
    Acontece que o pai do DI, Behe, em seu último livro não descarta a evolução e se opôs firmemente ao literalismo bíblico. Aceita a Cosmologia atual, a datação radiométrica, uma Terra de 4,5 bilhões de anos, para horror dos criacionistas da Terra Jovem e tudo o mais que a Ciência descobriu nestes últimos trezentos anos. O único senão, é dar um viés antropocêntrico ao Universo e é, claro, passar a imagem de um Deus, que sai da sua onipotência, onisciência e onipresente, para “de vez em quando” dar “um empurrãozinho” em sua “obra” ou “corrigir certas falhas” que contradizem o conceito acima.
    E mentem. Como mentem. O primeiro é de dizer “que um número crescente(?) de cientistas(?)” – nunca são biólogos – estão “deixando o darwinismo – leia-se entre linhas a aleatoriedade e causalidade e a seleção natural – para ingressarem no DI, ou seja a crença num ser supremo por trás de evolução. Que claro, nunca citam ou usam de subterfúgios para citá-lo o que acabaria com sua pretensa laicidade.
    A segunda é de “crescentes estudos(?)” que apontam para o DI. Onde(?) Só se for em sites religio-criacionistas. Nunca os vi na Science ou Nature.
    Sempre ressaltam a obra de um engenheiro excelso, esquecendo-se de mencionar que o próprio corpo humano, em coisas simples como a respiração e a digestão utilizam-se de um único tubo, muitas vezes provocando engasgos e até a morte por sufocamento. Por que não fez dois tubos separados já que poderia prever “tais problemas”?
    E se lhes perguntar quando podem apresentar uma prova do exato instante em que o Designer interveio, saem pela tangente porque esta não existe. E partem para elucubrações filosóficas que “tudo indica um Designer”, que é o “mais lógico” e outras falácias mais.
    Então Elyson, parabéns mais uma vez.

  54. Gente, não zoa com galináceo… ele não tem condições de entender nem as perguntas, quanto mais responder… ele é “café com leite” no blog… sem ele isto seria monótono… deixa ele falar as bobeiras dele. Quando leio lembro daqueles malucos que ficam na praça da república em cima de caixa gritando com a bíblia velha na mão, vendo demônio em todo mundo!! hahahaha

    Discutir com ele é discriminação com pessoas com deficiência mental…

    1. NÃO é zoação … é apenas fornecimento de verniz tipo dawkins , ao qual o meu pastor mandou agradecer … grato !!

  55. De fato, o problema não é o Galinho ou o Julio Perdidos no Espaço entender…o problema são químicos importantes da academia (mas nunca estudou biologia e, principalmente evolução na vida) como o dr. Marcos Eberlin. Publicam livros sobre DI, entrevistas, participam de “simpósios” sobre Darwin na Mackenzie. E aí influenciam centenas ou milhares de jovens. Esse é o nosso Michael Behe, que aliás, só entendia mesmo de química também.

  56. Exato Marcelo. Até hoje, – me corrijam se estiver errado -, nunca soube de um biólogo que defendesse o DI. Mas o que vemos são especialistas de outras disciplinas que opinam sobre evolução, sem a devida qualificação para tanto. Mas não se preocupe. Os criacionistas dizem com estardalhaço que mais de 800 cientistas assinaram um manifesto contra a Evolução Darwinista. Pelas últimas contas, os evolucionistas já tinham conseguido mais de 15000 assinaturas de apoio ao darwinismo.

  57. Gaguinho antes de criticar Dawkins, deixe a Bíblia de lado e leia um dos seus livros. Só depois que fizer isso, critique-o. Pode começar pelo Relojoeiro Cego, Deus, Uma Ilusão e a Magia da Realidade, O Maior Espetáculo da Terra, Evolução e a Magia da Realidade.
    Depois conversamos.

  58. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, os evolucionistas estão usando um religioso para combater Z Sitchin, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O CONSELHO DIVINO. COM
    “[O conselho divino é] o exército celestial, o panteão de seres divinos que administrar os assuntos
    dos cosmos. Todas as antigas culturas do Mediterrâneo tinham alguma concepção de um conselho divino. O divino
    Conselho da religião israelita, conhecida principalmente por meio de salmos, era distinta em aspectos importantes “.
    Michael S. Heiser

    Que tal Neil Freer, Sasha Lessin, ou Robert Temple.

    1. Tese de doutorado de Heiser examina conselho divino de Israel e compara a “dois poderes” teologia do Judaísmo do Segundo Templo, com a relação teológica de Baal e El nos textos ugarítico (Wikipédia).

      Baal é o sumério Shamash, deus de Sippar.
      El é o sumério Nannar-Sin de Ur.
      Trata-se, de filho e pai respectivamente, anunnaki/nefilim

  59. Confesso que não entendi Dalcin. Está falando daquela teoria conspiratória de que existe um governo mundial secreto que dirige os destinos da humanidade? Você lê ficção científica demais, meu caro.
    Se gosta tanto assim de teorias conspiratórias, investigue essa. Dizem que os americanos e russos já colonizaram Marte. E que logo uma catástrofe eliminará a raça humana e só restara a colônia secreta deste planeta. Bem a seu gosto.
    Ou se quiser, a conspiração lunar de que o homem nunca chegou à Lua. Foi tudo encenado. Você dará pulos de alegria ao “investigar” tais “verdades”, assim como “as verdades” que gosta de propalar. Bom divertimento.

    1. Desabafante.

      Já ouviu falar no Instituto Tavistock, Club Bilderberg, Foro de São Paulo? Council on Foreign Relations? Comissão Trilateral? Ou mesmo na Muslim Brotherhood? Não existe uma, existem várias agendas buscando a dominação mundial.

      Esquerdistas de um lado, muçulmanos de outro, e globalistas meta-capitalistas por cima de todos. E todos contra a religião.

      Existe uma conspiração mundial sim. E não tem nenhum ET envolvido. Rs.

      Quanto a Dawkins. Não me desaponte. Espero mais de você.

  60. Júlio deve estar muito feliz e orgulhoso pela Dilma ter respeito pelo ET de Varginha!! Isso é PROVA da existência dos ETs no Brasil.
    Eles moram na Área Caninha 51, que a aeronáutica mantém em Pirassununga. O Lula é o embaixador mundial para esses assuntos, e quando some é porque está lá experimentando as novidades tecnológicas trazidas de Nibirulândia, né Dalcinóide?

    1. Inclusive o ET de Varginha merece mesmo nosso respeito. Ele é de paz, só aparece lá pra comer uns pãozim de queijo, tomar um cafezim, jogar conversa fora…É porque lá em Nibiru só tem pedra gelada pra comer.

  61. em minha humilde experiencia no ministério de oração em hospitais, já contemplei ( e Graças a Deus por isso ) alguns ateus do leito ao lado suplicarem por oração naquela hora critica …alguma coisa acontece no leito de enfermidade q faz o individuo mudar de opinião sobra a sua vida espiritual …

    na hora H sempre chamam um padre, pastor, obreiro… nunca vi nenhum pedir pra chamar o satanás …. apesar de varios codinomes q desfilaram por esse blog quererem passar tal impressão …

    1. Galinho, o que vc acha sobre os ETs de Varginha?
      Há algumas perguntas que não querem calar, já estou quase concordando com o Julio Dhalcin.
      Seria o ananunaki o próprio cramulhão???
      Esse Nibiru seria o inferno??? Nesse caso, sua órbita foi mal calculada pelos sumerios em seu observatório feito de pedras, mas, porém, de alta tecnologia. Nibiru passaria entre mercúrio e o sol. Tá explicado o inferno bíblico. O capeta é o soberano de Nibiru. Quem não se comportar aqui vai pro inferno (Nibiru) trabalhar consertando sua atmosfera de ouro derretido.
      Se essa estória estiver certa devemos proteger o Dhalcin, o único aqui nesse blog que está captando as mensagens. Seria o Dhalcin uma espécie de John Connors (aquele do exterminador do futuro)????

  62. E que diferença faz chamar o Pastor, obreiro, padre etc? Consegue impedir a morte ou apenas ilude de que se rezar, um milagre irá acontecer. Se não vai para o Paraíso?

    1. TODOS pensavam q era ilusão também até chegar a hora H , ou dias H, ou semanas H … com tempo de sobra pra meditar sobre a vida as opiniões sobre Deus deram uma ligeira revertida … espantoso …

      1. Galinho, esse negócio de ET lá na sua igreja o pessoal não vai pensar que o capeta não??? Se alguém chegar lá com essa conversa o pastor vai mandar sentar o sarrafo. Recomendo ao Julio manter distância da igreja do Galinho.

        1. o grande problema de ser cético/evolucionista é esse … achar q tudo é natural …. que o sobrenatural é o natural não explicado …. que se não tem explicação pra tal fenomeno ele não existe…que a ciencia tem explicação pra tudo (apesar de não conseguir curar nem uma gripezinha )… e de a mesma ciencia ter nos deixado um LEGADO DE QUALIDADE…

          qual seja … a CRIAÇÃO DO POTENCIAL DE AUTO DESTRUTIVIDADE ATOMICA DE 4 PLANETAS TERRA AO ALCANCE DO DEDINHO DO MANDATÁRIO BEM OU MAU HUMORADO…

          1. Isso é problema? Acho que é isso que diferencia os ignorantes dogmáticos dos cientistas.

            Mas você é café com leite envernizado… burrinho com brilho… ou é verniz fosco? tosco?

          2. É frango, Para vc ter um verniz da marca Dawkins, pensando de uma forma Kardecista, vc deveria passar pelo menos umas 200 vidas estudando.

            Para vc só resta um verniz fosco (aquele sem brilho) de marca inferior (não é o da Tigre) ou aquele óleo de untar aves quando elas vão para o forno.

            Frango, o sobrenatural não cabe em ciência, pelo simples fato dele não ser testável.

            Ex. se atribuirmos nossa existência ao sobrenatural, vc pode ter sido criado há 10 segundos, bem como tudo que há a sua volta e o resto (vc achar que nasceu, seus pais, irmãos o povo desse blog) ser tudo uma ilusão “plantada em sua mente”.

            Como vc testaria isso? Pois é não dá. Assim, sobrenaturalismo em ciência não existe; é matéria fora do escopo científico.

            A ciência faz muitas coisas boas. Embora não tenhamos ainda achado como curar vírus, aprendemos atenuá-los com as vacinas e evitar q

          3. (segue)

            A ciência faz muitas coisas boas. Embora não tenhamos ainda achado como curar vírus, aprendemos atenuá-los com as vacinas e evitar que pessoas morram de doenças bobas como sarampo, varíola, catapora, rubéola, etc.

            Aprendemos a sintetizar os antibióticos que curam doenças graves como lepra e peste bubônica.

            Aprendemos a fazer drogas sintéticas que matam protozoários e vermes parasitas.

            Estamos estudando as células tronco, apesar de todos os entraves que a religião têm colocado em seu desenvolvimento.

            Aprendemos a variar animais e plantas geneticamente e a aumentar a produção de alimentos.

            Aprendemos a dominar a energia do átomo na fissão nuclear e espero que em breve aprendamos a controlar a fusão.

            Pudemos estudar outros mundos e a entender como funciona a vida.

            Sem falar nos avanços da medicina e da engenharia.

            A religião, assim como a ciência, quando bem utilizada é boa para as pessoas, porém, do contrário, leva à ignorância, ao preconceito, ao ódio e à segregação.

            A ciência quando mal utilizada faz armas de destruição em massa e cria procedimentos para explorar pessoas e destruir o planeta, como vemos hoje com a produção em massa e a demanda excessiva por recursos.

            Porém, caso sopesemos o que houve de bom e o que houve de mau pelo desenvolvimento científico, o lado bom venceu.

            Já o que vemos na religião, principalmente em seitas radicais extremisatas fanático-fundamentalistas de cunhos protestante, islâmico e judaico ortodoxo é o “império da ignorância. Tudo isso porque possuem uma visão equivocada de seus textos.

            O problema não é a religião, mas quando os homens passam a achar que entendem e que sabem quais são os desígnios de seus deuses.

  63. Ora, ora Cícero. Resolveu aparecer? Quer dizer que além de criacionista da literalidade bíblica agora é também teórico de conspiração? Espero que seja verdade a intenção de tais grupos de acabar com a religião. Fariam um grande bem à humanidade.
    Quanto à Dawkins, você espera mais de mim? Não sabia que era admirador dele! Quantas voltas este mundo dá, não?
    Minha intenção nunca foi desapontar quem quer que seja, mesmo porque, não estou preocupado com o que pensam a meu respeito. Apenas defendo a Evolução, não como crença, mas baseado em fatos tangíveis. Se quiser mais informações sobre Dawkins entre no site dele.
    Espero que não comece novamente a surtar no blog. Deixarei as resposta para o Elyson, que sai-se melhor do que eu.

  64. Pra quem perdeu ontem na BBC HD foi uma aula pra esse povo que continua na escuridão científica achando que seres mágicos criaram tudo…
    É só pesquisar e ver as reprises… quem sabe não prendem algo de útil…

    1. Estuprar, cometer incesto, infanticídio, chacinas, destruições, suborno, guerras, pestes, humilhações, etc…

      muito mais útil mesmo…

    2. leio a Biblia a varios anos e não aprendi nada disso… assim como muuuuitos… que aliás militam no mesmo ministerio de oração em hospitais tentando reverter o estrago do MUNDÃO … DROGAS, BEBIDAS, JOGATINA, PROSTITUIÇÃO, VICIO DE COMPRAR, E POR AI AFORA ….

  65. Gaguinho vamos dividir a resposta em três partes:
    1 – Você afirma que a Ciência não consegue curar nenhuma gripinha. Erro. Não há uma vacina por causa da evolução. O vírus sofre rápida mutação. Mas veja, a Varíola foi erradicada do mundo conforme a Organização Mundial da Saúde através da Ciência e não lendo a Bíblia ou ouvindo o Pastor. E ela é causada por um vírus. Um dos maiores existentes. Antibióticos só servem para atacar bactérias. Então nota-se o quanto só ler a Bíblia, emburrece as pessoas. Aliás eu nunca soube que ler os versículos e capítulos do novo ou do velho testamento curasse qualquer doença física. A ciência consegue. Então 1×0 para a Ciência.
    2 – Você afirma também, abre aspas – leio a Biblia a vários anos (o correto é Bíblia por ser paroxítona e há, pois o verbo indica tempo) e não aprendi nada disso… – fecha aspas.
    Segue um pequeno site onde o o “humilde ministro” perceberá que não tem lido a Bíblia profundamente ou não sabe tanto quanto ufana. Então 2×0 para a Ciência.
    3- Alegar que num hospital todos se “convertem” ouvindo a Bíblia, depende muito do contexto. Se for um muçulmano ou hindu ou judeu, não imagino qual impacto causará no doente ouvinte.
    Claro que quando estamos com dores ou mesmo diante da morte – quem não tem medo da morte? – desafio qualquer Pastor ou ministro dizer que não tem – qualquer palavra de consolo mexe com a psique da pessoa e lhe traz ilusão de que sobreviverá à morte. Alguém aqui já conversou com um morto?
    Então, posso até entender que um voluntário queira trazer conforto aos doentes. É um ato de completa abnegação e claro, bem vindo, não só ao doente em si, como aos familiares presentes e depende muito da fé de cada um.
    Poder-se-ia ler outros livros, e confesso que talvez trouxesse a mesma calma ao paciente.
    Alegar que a Ciência criou a bomba atômica é tolice e desinformação. O átomo já era especulado pelo antigos gregos e armas existem desde que o homem apareceu na face da Terra. Mas como toda a invenção, tem os dois lados: tanto serve para curar ou gerar energia como para destruir o inimigo, seja lá quem for.
    Portanto 3×0 para a Ciência.
    Segue link dos beneméritos da Bíblia que “o humilde ministro” diz desconhecer.

    http://www.bibliadocetico.net/crueldade.html

    1. 4×0 para a ciencia (helenistica ) … não sabia q os gregos q tinham inventado a desgraça pra Hiroshima/Nagasaki… por isso q gosto de debater c gente culta.. é outro nivel …

    2. não preciso me escorar em links/sites pra reforçar minhas colocações … elas tem força por si só

  66. E não venha alegar, Gaguinho, que o velho testamento não lhe serve e só segue o novo. Os dois são indissociáveis. Alias um paradoxo. O mesmo povo que é o escolhido de Deus na primeira parte, passa a ser execrado na segunda. Confesso que na minha humilde ignorância de ateu, jamais entendi tal paradoxo.

    1. a tua ultima frase realmente responde o teu próprio paradoxo … nada surpreendente pra quem gosta de ilusão ( autopropalada com uma ponta de orgulho )

      1. Frango, segundo reza a doutrina judaica ortodoxa, os Goyns não são o povo escolhido de deus, se este deus se tratar de YHWH, mas sim os Yehudim.

        Mas o deus cristão é visto como um deus de coração mole, que basta o cara se arrepender das cacas que faz e está tudo certo.

        YHWH exige a retratação, por isso existe o Yom Kipur ou dia do perdão. Ou seja, vc deve ir até o cara que vc prejudicou e pedir perdão a ele. (Acho isso bem mais difícil que se trancar no quarto e pedir perdão a deus).

        Na segunda parte do novo testamento, deus não escolhe os judeus, mas os cristãos. Basta vc ler aquela famigerada frase: “Que o sangue dele caia sobre nossas cabeças e de nossos filhos”.

        Isso é uma maldição eterna e jamais um judeu faria isso. Isso foi acrescentado para isentar os romanos da culpa de matar Jesus e empurrá-la aos judeus. O Sinhedrim não tinha e não tem até hj poder de matar ninguém, pois os judeus não eram muito adeptos à pena capital (válida apenas no caso de adultério – inclui-se aqui prostituição; aplicava-se também a pena capital em caso de zoofilia, incesto, lesbianismo e pederastia).

        Para o caso de Jesus serviria o banimento, pois o caso era entendido como blasfêmia. Mas Roma exigiu a cabeça dele, pois suas ideias atentavam contra o poder romano.

        Outra é aquela história do “judeu errante”, que sob a ótica cristã é uma maldição lançada sobre o povo judeu que vagaria pelo mundo sem um rumo.

        Os judeus não foram o povo escolhido no novo testamento, mas sim todo aquele que se convertesse ao cristianismo. Foi Paulo quem mais contribuiu para a divulgação e sistematização do Cristianismo. Mais que o próprio Jesus que não estava “nem azul” para nada disso.

        E claro Paulo puxou um pouco o saco de Roma para poder pregar sua palavra sem muito aborrecimento.

        Ainda, no concilio de Nicéia é que o livro que vc conhece hj por bíblia foi sistematizado, ou seja, nele foi inserido aquilo que se coadunava com o que Roma desejava e ai iniciaram-se os combates às heresias, ou seja, contra tudo o que negava a divindade de Jesus e contra ideias diferentes daquelas que Roma queria ouvir.

        Por trás desse angu, Frango, existe muito caroço…

  67. Outra coisa: em português as frases começam com letras maiúsculas. Escrevê-las de outra forma, demonstra desconhecimento das regras gramaticais.

  68. Gaguinho não confunda alhos com bugalhos. Apenas aprofundei-me no assunto. Qualquer ignorante sabe que não foram os gregos os descobridores de que matéria e energia são permutáveis. Devemos isso a Einstein. Quando ele chegou a essa conclusão, com certeza, não estava pensando em construir uma bomba atômica. Foi o uso da sua descoberta. E o medo dos americanos que os alemães fossem os primeiros a construi-la. Então conversar com pessoas de outra nível é outra coisa mesmo. Pena que não se inclua entre elas.

  69. Gaguinho,”minuscula” é paroxítona e leva acento. E nível…!
    Outra coisa, “humilde ministro”, se tiver um mínimo de atino perceberá que os judeus desaparecem como eixo das narrativas no novo testamento. Se antes eram o centro onde tudo gravitava, passaram a ser a periferia. Os gentios passam a ser o eixo, ou seja, já não são mais exclusividade de judeus. Só que a história continua e eles desaparecem por encanto do novo testamento. Servem apenas como cenário.

    1. cenário ???? o astro principal (Jesus ) era fenicio ?? assirio ?? grego ??? romano ??? ibérico ???

  70. entendi … ninguém queria ser o bandido da história … só mocinho …. foi tudo inventado sem querer… fruto de despretenciosos debates filosofico-cientificos….

    e afinal a bomba surgiu com um objetivo assaz virtuoso … aplacar o receiozinho de Tio Sam

  71. Espero, na verdade desejo, que um dia, quando precisar tratar de um câncer lembre-se da radioatividade. E ai veremos como ficará sua indignação com a Ciência e o átomo. E pode crer que não será sua Bíblia que irá curá-lo, pequenino.

  72. O astro só existe na cabeça dos crentes. Nunca foi de carne e osso. Aliás se foi, está lá no ossário de Talpiot e jamais ressuscitou. Parece-me que criaram uma ficção para ingênuos.
    Mas voltando ao assunto. Seu entendimento é tão estreito que ainda não se deu conta, que a história do povo hebreu só existe no antigo testamento. O outro é uma cola forçada para fazer acreditar que um e sequencia do outro, quando na verdade, nada mais se fala dos hebreus. Da destruição de Jerusalém, por Tito, da diáspora, dos progroms europeus e massacres que antecediam as cruzadas. Do holocausto. De Israel e dos povos árabes. Entendeu agora, pequenino?

    1. não entendi ainda … Jesus era fenicio ??? arabe ??? ibérico ??? romano ??? assirio ??? grego ????

  73. É como os outros dizem. Parece realmente ter algum problema mental. Basta ver os seus temores recorrentes. Shoppings, Bomba Atômica, Evolução, Darwin, Consumo. E a dificuldade de raciocinar e entender. É meu filho, continue lendo a Bíblia. Leia bastante…

    1. não tenho tais temores Graças a Deus e… sim… como não … continuarei lendo o LIVRO DA VIDA sem duvida …

  74. Jesus era judeu sim. Mas o novo testamento dá prosseguimento a história do povo hebreu, pequenino?

  75. ai q tá o pulo do gato … o Novo Testamento NÃO É UM LIVRO DE HISTÓRIA ….mas se preferir esse lado rasinho tudo bem … Caifás era grego ??? Herodes era japonês ??? Gamaliel, saudita ??Salomé era turca ??? Pedro, João, Tiago … tudo ibérico ???? em caso de duvidas Edward Macnall Burs

  76. Opa! Não é um livro de história? Uau! Pensei que os literalistas pensassem que sim! Se não é história o que é?
    Ou você tem dificuldade de entender ou se faz de burro.
    Quando começa e termina o novo testamento, pequeno? Ele se prolonga após 30 ou 33 d.C?
    Depois dessa data, os hebreus ou judeus deixam de existir nos Evangelhos. Não estou falando de um determinado momento. Estou falando de tudo o que ocorreu na Palestina, depois da fictícia crucificação que é omitido. Esta segunda segunda parte, pequeno, concentra-se num só judeu e num hiato de tempo que se estende de 13 a.C. à 33 d.C. E o depois, é outra história. O que não há. Tenho a coleção; muita boa por sinal como a de Will Durant. A propósito o nome correto é Edward Macnall Burns e não Burs. Em caso de dúvida faça um curso de alfabetização, pequeno.

  77. Tarde demais. Vi o erro antes. Mas como se corrigiu… esquece o curso.

  78. Agora dá um tempo que tenho uma vida para viver fora deste PC. Até outra hora.

  79. Saiu ontem na “Personality and Social Psychology Review” a primeira metanálise a avaliar estudos sobre inteligência e religiosidade. Miron Zuckerman e colaboradores compararam 63 trabalhos publicados entre 1928 e 2012 e concluíram que há uma correlação negativa entre habilidades cognitivas e o grau de crenças religiosas. Segundo os pesquisadores, há três interpretações possíveis para esses achados. Pessoas inteligentes são menos conformistas e têm maior probabilidade de opor-se a dogmas. Elas também privilegiam o raciocínio analítico, não o intuitivo, o que mina crenças religiosas. Por fim, os mais inteligentes não têm tanta necessidade dos “produtos” que a religião entrega, como autocontrole e ligações que proporcionam segurança.
    Por isso gente, não força com o granizé… ele não tem capacidade intelectual, tá provado pela ciência… gente como ele tem cognição de criança de 8 anos, como medo do papaidocéu e amigos invisíveis…

  80. Vamos parar de dourar a pílula com besteiras. Não há até o momento qualquer evidência da existência de um ser sobrenatural, onipotente, capaz de tudo, criador dos céus e terras. Ou seja, ninguém vivo atualmente viu ou escutou o dito cujo. Não vale dizer: “eu sinto a presença de deus”, como dizem os crentes fanáticos. Esquizofrênicos também escutam e veem coisas. Aliás, existe uma correlação entre certa disfunção cerebral e crença religiosa.

    Ninguém nunca viu ou escutou deus, e mais: ninguém pôde comprovar sua existência.

    O que há, isso sim, é uma tradição, passada de geração em geração. Alguém há muito tempo disse que havia um deus, outros foram acreditando e reproduzindo a crença; a tradição foi se consolidando pelos séculos. A bíblia é um condensado de inúmeros outros textos e foi reescrita inúmeras vezes. Isso é concreto e real. A existência de um ser sobrenatural é fantasia. Ninguém esteve do outro lado e passou uma mensagem sobre o que virá. Tudo é imaginação e fantasia.

    Por isso, melhor viver esta vida com toda a intensidade, pois, ninguém realmente tem certeza do que há após a morte. Na minha opinião, não há nada!

  81. Se não tem nada após a morte então a bandidagem/delinquencia é que vive a vida do jeito certo … com bastante intensidade … comem, bebem e mulherada a vontade … emoção pra se safar é o q não falta …

    praticar o bem pra que ????

    1. Valores éticos e morais podem ser independentes de religião. Podem ser inatos, nascer com os indivíduos (ler o Bonobo e eu). Macacos, como os bonobos, têm muito mais civilidade de convivência entre eles do que os humanos.
      Ética e moral podem também ser apenas regras de convivência em sociedade, em família, ou uma filosofia de vida.
      Não confunda fé ou religião ou seja o que for com moral e ética.

      1. pra quem escolher a mesma perspectiva de vida de um macaco até q sua análise está correta… porém o cristão quer um pouco mais …

        1. Galinho, temo que você não entendeu. Não, eu não disse para ter a mesma perspectiva de um macaco. Disse que valores morais e ética podem ser encontrados também no mundo dos macacos. Portanto, são independentes de fé ou religião. Podem ser inatos. O ser humano pode e deve querer um pouco mais, não precisa ser cristão. A maioria da humanidade não acredita em Cristo, para sua informação grátis (mais um serviço educacional dos evolucionistas deste bolg).

          1. a moral e ética são boas , porém fluidas devido a sua variabilidade… sou mais o Evangelho mesmo … resistiu 2.000 anos e na hora do aperto posso confiar Nele … já na ética ou moral ….( ????????)

      2. Você por acaso acha que ela sabe o que é um bonobo? Você acredita que gente como ele entenderia a sociologia dos primatas? Esse só leu um livro, muito do ruim aliás, na vida toda… não tem condições de entender o que se passa nem fora do circulo de convivência dele, quanto mais de outras espécies…

  82. Gaguinho aqui vai.
    A – Recorrência sintomática de aversão à sociedade. Shopping, consumo etc. Paranoia de bomba atômica.
    B- Crença fanática de que sendo cristão estou protegido e sou melhor que os demais.
    Portanto A+B. Está provado pretensa disfunção cerebral.

    1. o item A ocorre também em ambientalistas concientes ATEUS ou ecochatos… portanto sua equação FUROU …

  83. Claro, o “humilde ministro” pede a alguém para comprar a banana que come escondido em casa.

  84. Gaguinho melhor seria dizer da perspectiva de um primata, ordem à qual pertenço e tenho vergonha de saber que também faz parte. Eu ainda prefiro classifica-lo como Equus asinus, pelo que sai da sua boca. Mas como anda ereto, tem visão estereoscópica colorida, fica difícil não classificá-lo como macaco.

  85. Gaguinho outra coisa. Einstein disse certa vez que se existe um deus, ele demonstrava pela humanidade a mais completa indiferença. Por isso não adianta imaginar que sendo o mocinho, seu lote está garantido no Paraíso. Sendo indiferente tanto faz se pratica o mal ou o bem. O fim é o mesmo: nada.

  86. Caro Augusto você está certo. Inclusive Dawkins demonstra muito bem isso, do reflexo condicionado que as crianças sofrem para acabar “acreditando” num deus por imposição dos pais ou seja, somos produtos do meio em que vivemos. Podemos ir mais longe afirmando como Dawkins que a religião é um meme, um vírus na forma de ideia que infecta o cérebro de pessoa para pessoa. No caso do gaguinho, não há ainda uma vacina para tanto. Talvez se o soltarem numa biblioteca acabe se curando.

  87. Quando ao Novo Testamento, parece-me que seu cérebro é envolto por um escudo de mediocridade.
    Entenda assim: o novo cita “fatos” – que dificilmente passam por uma crítica histórica – de um período.
    Esses “fatos” abrangem uma pessoa fictícia e figuras relacionadas a ele e não a um povo. Este povo que no velho era o “escolhido” e cujo deus movia céus e terras para protegê-lo simplesmente deixa de ser o tema central e o seu deus, Yhavé, simplesmente sai pela porta dos fundos. Então é uma cola forçada, dando a falsa impressão de que todos os hebreus viraram cristãos. Os judeus ai estão, ainda esperando pelo verdadeiro Messias, já que aquele, Barrabás ou Bar Abbas foi salvo pelos judeus das mãos de Poncius Pilatus. Aliás um acréscimo fictício posterior dos cristãos como forma de jogar a culpa nos judeus já que queriam manter boas relações com os romanos e o Imperador endeusado. Como bem disse o novo testamento nunca foi um livro de história. É um conto da carochinha.

    1. critica histórica ??? ora fais favor…tá assim de livro politicamente correto de estilo literário e tudo mais, de qualidade muuuuuuuuito superior ao Novo Testamento e á propria Biblia…. o q comprova q não é um livro de História e o povo q compra não tá a fim de História…. quer algo mais substancioso…

      1. corrigindo amigo, é “faz favor”…você andou faltando às aulas de português?
        esse algo mais substancioso seria por exemplo: fantasia (noé, paraíso, gênesis, apocalipse, cobras que falam, mares que se abrem, torre de babel, etc) ou entretenimento (estórais de guerras para eliminar outros povos)

  88. Graças a Deus que o Novo Testamento é um livro POLITICAMENTE INCORRETO… fosse de outra maneira e seu Personagem Principal não teria ido ao Gólgota,….. as diferenças seriam acertadas em alguns jantares….politicamente corretos…

  89. O cabecinha difícil de entender. Não se trata de politicamente correto ou incorreto. O que quis dizer é que os textos não resistem a um exame mais detalhado porque contém muitas contradições. A começar pelo uso de uma forma pagã, muito usada na mitologia grega, de heróis nascerem de virgens. Hércules nasceu de uma virgem. Assim a figura tinha um quê de sobrenatural. Talvez fecundada por um dos deuses do Olimpo. Aliás te faço um desafio: conte-me como se deu o processo de fertilização do óvulo de Maria sem um espermatozoide? Não estou falando de fertilização em tubo de ensaio.
    Outra, e veja a contradição. Se foi Deus quem a fecundou, ele não poderia ser humano. Seria um híbrido, meu deus, meio homem. Então metade de seus cromossomos seriam de quem? De Deus. Mas Deus possui uma genitália? Que pena que naquele tempo não havia teste de DNA. Saberíamos quem era quem. Alguém que se imaginava humano querendo ser Deus ou Deus se imaginado humano?
    E a fertilização em si, sem contato? Como ocorreu? Foi ex-nihilo ou não? Houve desmaterialização ou teletransporte do esperma? Como isso ocorreu em termos científicos? Ou Maria era hermafrodita?
    É pequenino, o seu livro da vida, deixa a desejar em termos de explicação. Parece mesmo um conto da Carochinha. Claro que me dirá que “esses detalhes são insignificantes”. Para se acreditar em alguém divino é preciso ter muita fé, ou muita ingenuidade, como parece ser a sua.

  90. Cadê o Ciço?

    Anda meio sumido depois do último debate…

    Será que ainda está juntando os cacos? Ou decidiu comprar a “Fantástica Biblioteca do Criacionismo e ler um pouco para recuperar seu arsenal de bobagens?

    1. O Ciço deve ter ido fazer um intensivão de férias com o Enezio, junto com o Tersio. Foram tentar ler (é em inglês, diga-se de passagem) a última bobagem do inst. Discovery (Darwin’s doubt). Nos EUA tem sempre um “cientista” criado em igreja para escrever essas sandices.
      Aqui só sobrou o galináceo bomba atômica e o Julio Perdido no Espaço.

  91. É Elyson, provavelmente procurando provas do dilúvio, os restos de Adão e Eva e vestígios da Arca de Noé. Além é claro, de renovar os textos onde os “evolucionistas” depõem contra a Evolução e algumas palavrinhas difíceis para confundir os leigos. Trabalhos que é bom, nada. Ou talvez alguns posts criacionistas onde se começa falando de como as coisas são como relógios na natureza o que implica num relojoeiro, em Deus, Jesus Cristo, Arrebatamento etc, etc, etc, Jesus, etc, etc, Deus, etc, etc, Jesus, versículo, capitulo, etc, etc, Jesus, versículo, capítulo e …..

    1. lamento muito … como o blog é Darwin e DEUS … então essa ultima parte persistirá … Jesus, Deus, versiculo , capitulo ….

      tal parte do blog não é carente de comprovação cientifica …

      portento vamu em frente na DEFESA DA FÉ !!

  92. Bem o link do Dalcin e uma salada de teorias conspiratórias. Desde A guerra dos mundos, radiofônico, fusão de bancos, complexo industrial-militar, complô das renas do Papai Noel para dominar o mundo, Nibiru, – não podia faltar, não é? – ovos do coelhinho da Páscoa com drogas para viciar a juventude, ou a tomada do mundo pelos ateus. Cada um escolha a que melhor lhe aprouver.

  93. Uai! Que silêncio! Será que é essa hora que o Galo vai ao banheiro? Bom, afinal ninguém é de ferro.

    1. Eu acho que nessa hora ele tá trocando o soro. Ele fica grudado em frente ao computador 24 h dia e só pára quando troca o soro ou então pra comer um pastel de tarde. Pro banheiro ele leva o laptop, com exceção do banho que dura apenas 30 seg (preocupação ambiental do Galinho).

  94. Meu Deus do céu. Que horror. De Oriente a Ocidente, de Norte a Sul, no Sitz im leben aqui posto, o silêncio da galera,
    débeis glu-glus acordados por poucos assovios e um TNT imenso, a cobrir 20 séculos² de cristandade que parece terminal. Acho desrespeitoso o que aqui foi distilado contra VT, NT, INRI, etc.. É um tapa na cara das raízes da Cultura do Ocidente. Pessoas sérias que aqui no Blog verteram páginas do mais eloquente conhecimento, perdem a compostura e expõem ao ridículo as mentes e o pensamento honesto das gerações passadas e suas crenças. Crer não é abdicar do intelecto. É agarrar-se à salvação para não submergir no oceano da existência. Não se faz piada sobre náufragos. Por que cobrir de veneração, zelo, respeito e reconhecimento restos fósseis ou culturais, e cobrir de desprezo e ridicularizar escritos milenares ? Somente é válido o conhecimento “duro” e o mais, indigno de atenção qualificada ? Estamos diante do dogma da irrecuperabilidade comportamental humana ? Recuso-me a ser o mero grão de pó, a ser sacudido do tapete social, pois sou, sim, um nó da trama que o compõe, com passado de onde provim e com futuro vinculado ao presente porque passo, naquilo que deixo ou com que a natureza me cumulou e de que me despirá.

    1. Ap,
      Algumas questões também precisam ser consideradas e que explicam o carácter mais agressivo contra o VT, NT, etc…na verdade, são mais de 20 séculos de dominação religiosa no mundo. O mundo oriental, particularmente onde reina o fundamentalismo, vive preso na idade média em termos de liberdades individuais porque as pessoas ainda seguem líderes religiosos obscurantistas. Por aqui, o que vemos ainda é uma influência crescente de religiões interferindo ou querendo interferir vida pessoal do cidadão comum. Isso é matéria de jornal diariamente.
      Ateus e agnósticos são uma parcela mínima da sociedade. A crítica ao mundo religioso e ao VT, NT, etc, representa, também, um momento raro de liberdade na história da humanidade. Ainda, representa um questionamento necessário em um mundo onde até ontem era proibido fazer qualquer crítica aos textos “sagrados”, os quais, de fato, possuem um bom registro de bobagens, armações para manter poderes e fantasias, apesar de várias coisas boas, também.

  95. A cristandade não parece terminal… acompanhe o crecimento das igrejas evangélicas no Brasil e verás …

    o que está terminal é a RELIGIOSIDADE CRISTÃ … e essa tem seu destino traçado conforme livro do Apocalipse …

    1. destino alás coladinho aos q dispensam e pregam a dispensabilidade do Senhor na vida do homem..

  96. Quanto ao dogma da irrecuperabilidade comportamental humana, acho q isso é muito + q dogma >>> É UMA REALIDADE BEM PRESENTE… os vicios generalizados q o digam …

  97. o carater mais agressivo contra o VT NT não tem nada de historico coisa nenhuma … começou com os santos profetas do VT , começou com o diacono Estevão no NT e NÃO PAROU MAIS …. INQUISIÇÃO e por ai afora … não tem nada de original ou historico … é batidão !!!

    1. Galinho, meu caro, esse foi o seu comentário mais incompreensível de todos. Você conseguiu se superar.

  98. Caro AP devo-lhe algumas considerações. Se em alguns momentos pareço baixar o nível, é porque sou obrigado a chegar até ele para me fazer entender.
    Quanto aos comentários que fiz, são válidos e até agora ninguém me respondeu sobre como uma virgem deu à luz. Não pela tecnologia disponível
    hoje.
    Não se trata de desrespeito e sim, uma saudável busca pela verdade ou então estamos diante de mentiras e mais mentiras, cujas questões se até então não foram questionados, devem-se mais ao condicionamento imposto pela Igreja que as considera tabus e não devem ser relevadas. Ponto final, são milagres de Deus e continuamos como sempre estivemos. Mesmo os evangélicos, como alguns fanáticos que frequentam o blog – eu me pergunto quando ele pratica seus ministérios, já que não sai da frente do PC – saem pela tangente quando perguntados a respeito de certas questões como essa. Poderíamos até perguntar-lhe de que forma se deu a multiplicação dos pães pelo Messias e como conseguia violar a lei da gravidade, andando sobre a superfície da água. Mas a primeira já envolve uma complicação danada para ser respondida, se é que algum dia o será.
    Estamos num tempo em que dever haver transparência e não subjugar a verdade atrás de dogmas ou apelos à autoridade. Um grande abraço.

  99. OBRIGAÇÃO de baixar o nivel ??? e isso lá é uma obrigação ???

    aprendi na escola q é justamente o CONTRÁRIO … O cristão tem OBRIGAÇÃO DE MANTER/ELEVAR o nivel ….

    a dita obrigação de baixar o nivel pra mim tem outro nome …

  100. Oh! Olá? Já voltou da pregação nas ruas? Porque como disse o Marcelo, parece-me que só troca o soro lá pelas seis da tarde. Então fica a pergunta que ninguém quer responder, quando sai para praticar seu cristianismo? Já foi a um shopping hoje, pregar na frente dele? Já visitou os hospitais para levar sua palavra de conforto ou tudo não passa de uma fraude?

  101. “O cristão tem OBRIGAÇÃO DE MANTER/ELEVAR o nível”. Uau! Desde quando teve algum nível?
    Se me dissesse que eu estou falando com Santo Agostinho, até diria que há um nível. Como cristão. Mas seu nível evangélico é deplorável. Não foge da mesmice de sempre: fanatismo e ignorância misturadas – com direito a lavagem cerebral grátis.

    1. Já falei… não maltrata o garnizé… ele não tem condições nem de entender as críticas e xingamentos… o cérebro dele tem uma configuração estranha, não raciocina do mesmo modo das pessoas instruídas… isso é bulling contra deficientes mentais…
      O envernizado tem que ser visto como peça de estudo… igual a ele tem muitos no Brasil… esse povo com deficiências cognitivas se reproduzem muito por estarem adaptados às condições precárias das cidades e com pouco conseguem viver e se reproduzir…
      Se começarmos a olhar como um segmento evolutivo vamos começar a ver nele e no seu grupo a Evolução que eles criticam em ação, selecionando dentro de um grupo isolado os adaptados à essa incapacidade mental.

        1. O problema garnizé não é o alto nível evolucionista, o problema é o teu baixo nível mental…
          Nem tentando te ajudar dá…. não existe verniz no mundo que salve…
          é de dar dó… mas como você adora sofrer deve amar isso… coisa de mártir da fé, ou algo do gênero… teu sonho de criança devia ser o de ser jogado aos leões igual os que voce lê nesse teu livro né? é meio doentil isso, mas não dá pra esperar muito de gente como você.

          1. o problema é o baixo nivel revelado pelos referidos xingamentos mesmo … não tem como ocultar mais …

          2. a começar pelo modo PEJORATIVO de se dirigir a estranhos … meu nome não é garnizé, nem frango, nem gaguinho… pois é .. e depois vem ainda com essa psicanálise de feira de baciada …. Meus caros pra teus argumentos terem validade RESPEITEM AS PESSOAS NO BÁSICO … A COMEÇAR NA FORMA DE SE DIRIGIREM A ELAS …

          3. e não podem falar nada da minha parte pq já teve evolucionista aqui q não concorda co m Nada do que eu digo porém ME PASSOU ATESTADO DE CORDIALIDADE !!! QUE É O BÁSICO !!!!

  102. Faça algo diferente para sair do nível onde você mesmo se colocou. Não jogue a culpa nos outros. Assim é fácil e nada muda.

  103. Reinaldo, infelizmente o blog virou uma espécie de bullying coletivo contra um crente chamado Gilberto Galo. Alguns leitores parece que perderam a noção do absurdo e, mais engraçado, são esses os auto proclamados ‘Doutores, Phd, intelectuais, etc.’ Dá pena de ver a natureza humana. Querem ‘converter’ o Galo de qualquer forma, nem que seja mediante um contínuo rabaixamento. Espero que o nível de respeito aumente, pois seus textos continuam ótimos, mas não dá nem vontade de comentar. Abraços, Joana.

    1. Joaninha ou Coccinellidae.

      Ninguém quer converter o Gallus gallus domesticus em coisa alguma, mesmo porque quando estamos falando de ciências, não estamos tratando de crenças religiosas ou conversões.

      Se eu dissesse que ele é um porcaria por ser cristão e eu o cara por ser judeu e que o judaísmo é mais lógico que o cristianismo e mostrasse isso a ele, eu o estaria tentando converter.

      Mas não. Posso falar por mim, quando discorro sobre ciências tento usar o que existe em livros e o que é material de ponta.

      Não gosto de ter de repetir “n” vezes a mesma coisa, como ocorre com o Cícero, quem insiste em errar. Ele sequer conhece o básico de ciências e vem aqui com a pretensão de discutir coisas avançadas como genética, bioquímica, cosmologia e geologia. Resultado: só fala abobrinha…

      O que fizeram aqui com o gallus gallus domesticus, num primeiro momento, foi rechaçar comentários bobos dele com base em ciência.

      Todavia ele , sem qq argumento fica “causando” por aqui. Assim, não sei se por desejo dele, tornou-se o “fator risada” do blog.

      No mais, caso tenhamos uma tese distinta daquelas que a ciência nos apresenta, não somos proibidos de rechaçar qq teoria.

      Porém tal deve ser feito com devida propriedade: ser graduado na área, ter prestado exame de mestrado, doutorado ou PhD, ter concluído os cursos, ter elaborado a tese, com base em dados concretos, sejam eles obtidos direta ou indiretamente e devidamente testados, submissão desta tese a uma banca examinadora, revisão por pares e publicação em revista científica. Criacionistas não fazem nada disso.

      Escrevem livros, repletos de erros, ou então, caso detenham credenciais científicas, invocam sua autoridade para falar besteira.

      Aliás, eles mentem, mentem muito…

      Ex. sou formado em engenharia e física, com um mestrado nesta. Não posso sair por ai falando de física quântica aplicada ao espiritismo e valer-me de minha autoridade para dizer que existem ETs feitos de energia, que não interagem conosco, morando em Júpiter.

      Como também, não posso discutir música (assunto no qual sou um completo ignorante) com músicos e dizer que eles estão errados porque eu acho que estão, baseado em minhas crenças religiosas, filosóficas e ideológicas.

      Se eu fosse discutir música, o faria no nível de perguntar a quem entende sobre o assunto, de forma a me esclarecer. Seria um perguntador e não um debatedor.

      Mas o ego gigante de religiosos não permite isso.

      A crença deles é a melhor; é a verdade acima de tudo; é inquestionável e, tudo que se opõe a ela deve ser destruído (meu deus é melhor que o seu). Ou seja, religiosos não tem nada de humilde. São poços de vaidade.

      Prefiro me ver como um macaco pelado, porém saber um infinitésimo do que é o mundo, a me achar como uma criação especial, a semelhança de um deus, e viver sob o medo e a sombra de um mito bobo e ser um ignorante.

      Esqueça essa “besteira eneziana” de establishment da academia, blindagem da teoria evolutiva, conspiração ateísta darwinista, negação de deus pela evolução, que a teoria da evolução leva à imoralidade, dentre outras baboseiras presentes em sites e doutrinação criacionista.

      O que me dá muita pena é ver uma pessoa assentar sua vida em mitos da idade do bronze como se eles fossem realidade, conforme fazem os criacionistas.

      Isso os faz perder o que há de bom nas religiões que é a mensagem deixada pelo mito e caem no ridículo de correr atrás da arca de Noé, de Adão e Eva, de caras que ressuscitam, de homens deuses, de cara vivendo 500 anos, dentre outras bobagens.

      Lembre-se Joaninha, a ignorância é a mãe dos fanatismos, dos preconceitos, dos ódios, das iniquidades, dos medos, dos sofrimentos e da miséria.

      Deus ou os deuses, se existirem, não estão nem ai para o que vc crê ou deixa de crer, ou no que vc estuda ou deixa de estudar, se vc prega ou se vc não prega uma religião qualquer.

      Eles estariam mais interessados no que vc faz pelos seus semelhantes (humanos e não humanos) e pelo seu mundo (este planeta), nossa única casa por enquanto.

      É isso querida grande abraço e um beijo na testa (este por vc ser a única garota aqui).

  104. Joana, talvez você esteja sendo parcial nessa história. O fato do pessoal ter crucificado o senhor Galo, deve-se a ele mesmo, que sempre usou de ironias com relação àqueles que procuram explicar o que é a Evolução. Seus comentários, – se é que chegam a tanto – nunca foram producente ou respeitosos ou partes de um debate de ideias. Desde o inicio – e pode verificar isso por si mesma, lendo seus posts – ele partiu para uma agressiva atitude de deboche e menosprezo para com os Evolucionistas. Nunca utilizou termos ou ideias racionais para discutir. Então ele está agora, sentido na pele o mesmo que sempre praticou. Dizer que nos falta respeito, e não cobrar isso dele demonstra parcialidade. Aqui, pelo contrário, ninguém quer “converter” mas sim, o inverso. Sempre foi ele quem partiu para a pregação pura, detratando os Evolucionistas. Aqui ninguém apresenta credenciais ou se ufana disso. Procura, isso sim, demonstrar a veracidade da Evolução através de sites, provas e pelo fato, de ser aceito por toda a comunidade científica. Na verdade, você ainda não se deu conta, do dano, que o criacionismo provoca no ensino nos Estados Unidos e é realmente, uma briga entre a Ciência e a Religião. E não há meios termos. Ou você defende um e está contra o outro ou vice-versa.
    Agora querem impor essa crença no Brasil. Imagine você nas aulas de Biologia, ensinando os alunos do curso médio, que dinossauros conviveram com os seres humanos e foram extintos por não caberem na Arca de Noé! Se acha estranho, é justamente isso o que desejam que seja ensinado nas escolas públicas. E não nas aulas de religião e sim na de Ciências. Não se pode simplesmente fechar os olhos e fazer de conta que nada está acontecendo. É preciso avaliar o que este retrocesso representa para um país cujo IDEB não é um exemplo dos melhores do mundo. Então realmente “dá pena ver a natureza humana” quando admite que dinossauros e homens conviveram no mesmo tempo.

    1. IRONIA não é xingamento … é muuuuito menos meu caro sr…e quanto ao respeito da minha parte é só ir buscar lá em cima o ATESTADO DE CORDIALIDADE emitido pelo evolucionista q nem conheço …bem analisado pela Joana que NÃO é crente nem evangélica… a análise do sr AP já tinha sido um alerta …

    2. valer-me-ei SEMPRE das ironias pois me recuso a descer ao nivel dos adjetivos pessoais, referencias jocosas pessoais ( de quem não conheço ), pois sei muito bem qual é a linha divisória da VULGARIDADE …

  105. Joana, cumprimentos pelo diagnóstico preciso da situação ….

    de que vale o IMEEEENSO represamento de conhecimentos sem o minimo de educação e cordialidade ???

  106. Galinho, é verdade sobre a sua cordialidade. Porém, as ironias de minuto em minuto acabaram por irritar a turma, isso você deve admitir. E também deixou espaço para as brincadeiras exageradas, onde eu também entro. Mas concordo que o blog não deve ser palco para ofensas. É possível e necessário um debate saudável.

    1. ironia não tem nada de pessoal ,,, são relacionadas a temas, idéias, teorias … agora meu caro se tu não sabe a diferença pra baixaria sinto muito …eu aprendi de adolescente a linha divisoria pra VULGARIDADE …

      PORQUE QUE TEM QUE IR PRO ADJETIVO PESSOAL ??? NÃO PODE SE CONTROLAR E MANTER O DEBATE RESTRITO AO TEMA ???

      PORQUE TEM QUE ATINGIR A PESSOA ???

      NÃO É SUFICIENTE ATINGIR A IDÉIA ???

      BOTA APELAÇÃO NISSO SÔ !!

  107. Pois É Gallus gallus, a ironia e o desdém também se resumem em falta de respeito.

    Para vc desdenhar, de quem sabem mais que vc e, principalmente saber coisas que atentam contras suas ideologias e estão muito além de sua compreensão deve ser visto como uma gloria.

    Mas não é não. É apenas uma “Ode à Ignorância”; é fazer papel de otário, desculpe a expressão ofensiva.

    1. EXPRESSÃO OFENSIVA é pleonasmo evolucionista como atestaram varios NÃO CRENTES como a Joana, O Julio, o Térsio e o AP…

      NÃO dá pra entender a diferença entre desdenhar de idéias, teorias, doutrinas e apelar pro DESPEJO de adjetivos pessoais em ABUNDANCIA ???

    2. Se eu tivesse uma UNICA vez faltado com o respeito PESSOAL não tinha recebido o ATESTADO DE CORDIALIDADE do sr evolucionista lá em cima …

      sabe pq ele passou o atestado ?? porque ele não viu em NENHUM dos meus posts NENHUM ADJETIVO PESSOAL …

      ADJETIVO PESSOAL É O LIMITE DA VULGARIDADE !!!!

      ainda mais quando ninguém conhece ninguém !!!

  108. Bem sr. Galo eu já disse o que tinha para dizer.
    Cabe ao sr. ser mais comedido nas suas observações sem deboche aos que chama de Evolucionistas. Se quer respeito, dê o exemplo.
    Quanto a ideias, ainda não vi nenhuma.

    1. pregação contra CONSUMISMO DESENFREADO é deboche ??? ´pregação contra a MEGALOMANIA HUMANA ( aonde eu me incluo ) é deboche ???

      defender a fé, a Biblia , é deboche ???

      busque algum post com ADJETIVO PESSOAL meu …

  109. prosseguirei com A MESMA POSTURA INTEGRA … DEIXANDO COMENTARIOS conf está no quadradinho …

    prosseguirei DEFENDENDO A FÉ e a Palavra de Deus e RESPEITANDO AS PESSOAS sem dirigir ADJETIVOS PESSOAIS ÀS MESMAS !!!

  110. Bom, o site aqui tem como escopo evolução e Deus.
    Se quer falar sobre isso, muito bem. Agora, se quer se concentrar em questões pessoais que o afligem, como consumo, megalomania(?), fé etc., aconselho-o a buscar um site de autoajuda ou um de ecologia.
    Se quer discutir se existe ou não uma força sobrenatural por trás da Evolução, estamos dispostos a ouvi-lo, desde que não parta para a pura pregação, o que também, não faz parte do tema.
    Agora soltar frases soltas, deboches e ironias, como se ter conhecimento fosse uma fraqueza e ser ignorante, uma virtude, regrada com pitadas religiosas, sou da opinião que este não é o site que procura.
    Se quer discutir Darwin, terá que discutir religião também e ter de responder às perguntas que lhe fiz, já que é uma via de mão dupla. Se há dúvidas quanto ao processo evolutivo, que alguns consideram religião, maiores há na própria religião, que devem ser respondidas de forma igual.Agora, se ver no direito de atacar a Evolução e se sentir ofendido, quando lhe dão o troco e atacam a religião, procure refletir sobre seus próprios comentários, que são na maioria dos casos descontextualizados e nunca abordam o tema principal do site.
    Se não tem conhecimento sobre Evolução e vale-se de troça para desqualificá-la, procure antes ler sobre o assunto e tenho certeza que o nível dos seus comentários subirá de patamar.

  111. O sub titulo é evolução, ciencia, religião e TERRA DE NINGUÉM ENTRE ELAS … portanto bem AMPLO o leque abrangente não acha ??

    por exemplo .. o consumo megalomano e suas consequencias para o planeta não se enquadram nas CIENCIAS ambientais ???

    se não se enquadram nessa categoria não se encaixariam na TERRA DE NINGUÉM ENTRE ELAS ???

    A propria megalomania , figura comum na psicologia e psicanalise é ciencia … ou AS PSICOCIENCIAS DEIXARAM DE SER CIENCIAS ???

    Ora, vejo sua observação como mais uma sugestiva vontade de deixar meus comentários bem distantes daqui , o que não irei fazer , pois os mesmos se enquadram perfeitamente tAnto no TITULO COMO NO SUBTITULO

  112. O referencial/base do meu comentario se chama Biblia… portanto meus comentarios nunca subirão de patamar, visto q aos olhos cientificos/seculares a Biblia está num patamar bem inferior …. se ela está lá embaixo, ali estou eu também .. junto dela..

    como até o final dos tempos ela não subirá … eu também não … o que não me impede de tecer comentarios acerca de qualquer tema pela otica cristã…

  113. Avisei que era bulling com o coitado… é de dar dó mesmo… pior é que agora fica dando de vítima, o martirizado… não consegue manter uma conversa racional e agora precisa de ajuda da moça… é a tática principal desse tipo de gente… se faz de coitadinho pra ter espaço já que por merecimento não tem nada a acrescentar às dicussões…
    O Julio ET pelo menos se defende sozinho…

    1. NÃO precisei da ajuda da moça … é que ela não tinha como não ver o CAMINHÃO DE LIXO JÁ ESCRITO ….

  114. Bem Juana, você pode perceber que tentamos. O indivíduo parece realmente ter alguma problema não resolvido e parece não entender português.
    DARWIN E DEUS. ENTENDEU AGORA?
    NÃO BÍBLIA, MEIO AMBIENTE OU MEGALOMANIA. VOCÊ REALMENTE PRECISA DE AJUDA E URGENTE! URGENTE! ENTENDEU!

  115. Somos um grupo social virtual. Permitam-me dizer que o blog do Reinaldo nos reúne em virtual comunidade debatendo Darwin e Deus. De minha parte, atento aos comentários de cada um, laços de afeição vão se desenvolvendo e os tenho a todos indistintamente em virtual fraternidade. O mais que bimilenar sonho socrático de entendimento mútuo entre pessoas, via prática da virtude, acho, não se apagou, e o ideal esclarecido de construção da humanidade, sobrepujou o vigoroso ditado evolucionário da prevalência do mais apto, como norte humano.

  116. Neste caso, caro AP, devemos considerar o sr. Gilberto como uma ovelha desgarrada do rebanho?

    1. Caro D.d.u.i.p.d., grato pela cortesia de sua atenção ao comentário que fiz. Respondendo sua pergunta, ouso afirmar que a preferencia do sr. Gilberto pela Bíblia como fonte de conhecimento, sobre o conhecimento científico, não faz dele uma ovelha desgarrada; sua persistência em manter tal posição, rechaçando com veemência outra fonte de origem do Universo, da Terra, do homem, etc., que não seja a do Gênesis bíblico, para mim demonstra um aspecto marcante da luz evolucionária com que Darwin brindou para sempre a cultura: o aspecto da extrema diversidade em que a vida se manifesta e que alcança também as pessoas. Nessa diversidade, vamos encontrar o sr. Gilberto: um ser humano que fez a opção preferencial pelos ensinamentos da Bíblia, contra tudo isso que hoje, graças a outros seres humanos como Copérnico, Galileu, Newton, Darwin, Einstein, etc., se oferece a um formidável conhecimento da realidade, inclusive a das crenças, com amplas e efetivas possibilidades não só de renová-las mas, no caso do cristianismo, até de colocá-lo no modelo que possivelmente outro possível ser humano de inusitado perfil, perfeitamente cabível dentro do poderoso anel de diversidade evolucionária, JdeN, que propôs um modelo de conduta como se encontra nos registros do NT até hoje. Mas isso antes de rolar, como até hoje sua memória permanece, sob a compressão inicialmente do clero de seu povo de origem e posteriormente do próprio clero cristão, de Pedro até o papa Francisco. Lembram-se da missa na praia de Copacabana, quando ele entoou “Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra”, mesmo mais de 150 anos depois da primeira edição de “A origem das espécies”, o primeiro e mais efetivo confronto bibliográfico ao Pentateuco mosaico e pedra fundamental da biologia moderna ?

      1. boa colocação….

        ligeira correção…. não rechaço nenhuma teoria com veemencia …. DEFENDO A FÉ com clareza de posição, visto que as teorias criadas pelo homem tem prazo de validade e a Palavra de Deus não….

        a ciencia trouxe muitos confortos a humanidade porém deve FICAR NA DELA …assim como muitos cientistas ateus ficam ….não se entremetem em assuntos espirituais dos quais não gostam …

        os outros ateus q entram nessa seara , deveriam, na minha opinião, ser um pouco mais cautelosos pelo menos na escolha de codinome ou nick, pois TUDO que fazemos nesse mundo material repercute no mundo espiritual …. TUDO ..

  117. Até tem Gilberto. O seu Deus como o entende. Só que o blog não foi feito para pregações. Foi para DISCUTIR SE HÁ OU NÃO UM PODER SOBRENATURAL POR DETRÁS DA EVOLUÇÃO. ESSE É O TÓPICO PRINCIPAL. CITÁ-LO NÃO AJUDA EM NADA A ESCLARECER ISSO, APENAS DÁ UMA VISÃO RELIGIOSA, DE DETERMINADO POVO, DE COMO PENSAVA QUE O MUNDO VIERA A EXISTIR. Podemos fazer o mesmo, com as cosmologias de outros povos, e são tão fantásticas como essa que compõe o Gênese. E cada uma não tem o respaldo da Ciência. SERÁ QUE DEU PARA ENTENDER? Vamos fazer o seguinte: leia sobre Darwin e o quê ele pensava de Deus. É um assunto para começar. Esqueça shopping, bomba atômica ou consumo desenfreado. Vamos discutir Darwin. Mal não irá lhe fazer.

  118. AS COSMOLOGIAS de outros povos ou de outras religiões que entrem no blog ( que é um espaço democratico ) para defender as suas visões…..

    se o sr tem a sequencia de acontecimentos precisa diversa de todas essas versões .. vamos lá … discorra sobre ela…

    eu, particularmente não tenho interesse em debater TEORIAS cientificas disso ou daquilo, porque TODAS elas passarão….

    a UNICA coisa que não passará se chama Palavra de Deus…

    e como o sr mesmo reconheceu que Biblia até tem a ver com Deus , então estou IN…. no tocante à temática do blog … OK ?

  119. Gallus gallus, vou fazer uma última tentativa com vc:

    Deuses vêm e deuse vão conforme suas sociedades aparecem e desaparecem.

    Temos deuses e religiões que estão firmes e fortes pelo mundo como as religiões da ìndia, Japão, China, ameríndia, afro e esquimó.

    Há livros mais antigos ou contemporâneoas a bíblia como o Kogiki, Analectos de Confúcio, tao te king, ramayana, Rigveda, mahabharatha e Zend avesta.

    Há ainda todos os ensinamentos de Buda e seu evangelho e os ensinamentos de maome no Corão.

    Seria o exposto por essas crenças falso ou verdadeiro?

    O que o leva a crer na sua resposta?

    Seriam os criacionismos por elas pregados uma farsa e o da sua crença verdadeiro? Como vc demonstraria sua resposta?

    Passariam os deuses a que elas prestam culto e o seu permaneceria? Por que?

    Quanto a teorias científicas, elas são a mais nobre instância do conhecimento nesta seara. Ou seja, foram testadas e confirmadas, o que quer dizer submetidas à falseabilidade.

    Toda e qualquer teoria cientifica pode e deve ser reformulada. Isso não é demérito, como falsamente apregoam os criacionistas e aprimoramento do conhecimento.

    Caso o núcleo duro de uma teoria seja rechaçado, ela cai e é substituída, mas jamais por default como pretendem o criacionismo e sua versão desonesta e subreptícia o DI.

    Ex disso: o eter luminífero desbancado pelo experimento de Michelson Morley e a geração espontânea aristotélica desbancada por Pasteur, quem abriu o caminho para a teoria da abiogênese química.

    a palavra de deus Gallus gallus, é a do seu deus, pois existem “n” deuses por ai, ainda que as supertições antigas como a religião egípcia, greco-romana, céltica, germânica, eslva, afro e ameríndia tenham sido substituídas pela superstição cristã na base da porrada.

    A bíblia Gallus gallus é um livro compilado a partir de lendas sumerianas, acadianas, cananitas e persas, com temperos egípcio e grego. Ou seja, é um livro feito por homens inspirados pela época em que viveram e falaram para caras a eles contemporâneos.

    Não há profecias bíblicas e nem ela narra qq origem do mundo plausível, assim como fazem todos os outros livros religiosos.

    Ou seja, ela não passa de histórias míticas, lembrando que o mito não quer dizer uma mentira. O mito nos deixa mensagens que variam no tempo, para aplicarmos em nossa vida.

    por essa razão, aprenda uma coisa: Dê a cesar o que é de Cesar – o mundano, a ciência, a vida profissional. E dê a Deus o que é de Deus – ser alguém melhor a cada dia.

    Não basta bater no peito e dizer: “Eu sou cristão porque creo na bíblia literalmente”. Isso é burrice, pois caras como criacionistas não fazem nada de bom para o mundo, ou para seu próximo; ao contrário mentes, ludibriam jovens e crianças, prestam desserviço à sociedade, à educação e ao aprendizado e fazem apologia; divulgam a ignorância, o medo a culpa e o equívoco.

    Tudo, em prol dos interesses de suas associações que, desejam apenas explorar seu séquito de ignorantes tementes à deus.

    Por isso o medo da evolução das espécies, do big bang e da abiogênese. se deus não criu nada, não existe pecado, logo o sacrifício de Jesus foi inútil, o que quer dizer que ele não ressuscitou, não voltará e a salvação não passa de um engodo. Portanto o cristianismo é uma farsa (olha ai minha igreja indo pro saco…).

    A savação meu caro, e dá aqui mesmo. seja alguém melhor a cada dia, estude, aprenda e sirva a sua sociedade banindo a ignorância os medos, os preconceitos, a impáfia e os ódios.

    A certeza somente existe no seio do fanatismo e nada acrecenta as nossas vidas. A dúvida nos traz a luz e, duvidar nos coloca no caminho da busca pela verdade.

    É isso gallus gallus.

    1. Elyson Scafati, você diz acima ” Dê a cesar o que é de Cesar”. Em consonância com isso manifesto a você meu reconhecimento por seus comentários pertinentes, oportunos, esclarecedores, honestos, demolidores de mitos e repositores de condições para a vigência do conhecimento superior da busca incessante da verdade que hoje repousa no método científico. Ao lado de outros, isso é particularmente seu, nestas páginas. Obrigado

  120. Não entendo o motivo pelo qual vários dos comentaristas ateus neste blog, tentam de todas as formas “converter” ou convencer um certo fulano que comenta tudo sobre todos os outros comentários.

    Se o cara acha que tem a missão divina de defender a fé, problema dele. Mas acho que não se deve alimentar este tipo de fanatismo. É como atribuir (mesmo que pelo lado negativo, críticas e apelidos) muita importância a um tipo de pensamento irracional e absurdo, que só tem validade no mundo da fantasia.

    Além do mais, tudo já ficou repetitivo ao extremo por aqui. Acho que as pessoas podem comentar com qualidade, sem entrar em picuinhas irrelevantes, acusações disto ou daquilo, etc. e tal.

    1. Cesar, não estou tentando converter ninguém a coisa alguma.

      O que estou tentando mostrar ao Gallus gallus é que existem muitas perspectivas de vida no que se refere a religiões e que a dele é apenas mais uma “nesse mundão de deus”.

      Vc tem toda razão. A coisa tá ficando realmente repetitiva demais!!!

      O que fazer se o cara se acha com a missão “paulina” de converter o mundo ao cristianismo e para tal, precisa fazer apologia à ignorância ou mentir em prol de sua ideologia…

      Sim, vamos trazer comentários com qualidade que enriqueçam uns aos outros e deixemos fanatismos de lado.,

      Vamos falar de ciência.

      1. o que fazer ?? simples.. siga o conselho do dono do blog …ignore os comentários ….é tão dificil assim ignorar comentários ditos PAULINOS ??? tão dificil mesmo ???

        pra mim não é … vários desses posts kilométricos passei batidaço …

        quanto á analogia com o Apóstolo Paulo, sinceramente é areia demais pro meu caminhão… ainda estou anos luz desse ESTUPENDO PATAMAR …um dia se Deus quiser chego lá …

    2. Isso no final das contas só ocorre por culpa do moderador do blog que continua abandonando os posts… se houvesse novas colocações e assuntos para discussão acho que ninguém ficaria discutindo besteiras com ignorantes. Isto fica parecendo classe quando a professora sai… sem nada pra fazer o povo passa a arrumar assunto e acaba brigando… é só ver a data do último post… e do anterior… e do anterior… chegam a ficar 15, 20 dias. A ansiedade e a carência para discussão não aguenta esperar… ai sobra pro mais ignorante que vira motivo de passatempo dos demais…
      Quem sabe se o Reinaldo arrumasse um colaborador para atualizar o blog, visto que ele não tem tempo, as coisa não seriam diferentes?

  121. Alguém aqui diz que a ciência é passageira e que a tal “palavra de deus” é permanente. Realmente, a tal palavra de deus ainda é a persistência do irracional, da mente fantasiosa, do desejo de crer em algo além da matéria. Persiste em todas as culturas, de uma ou outra forma. Vale lembrar que os cristãos representam, mais ou menos, 1/3 da humanidade. Os outros 2/3 acreditam em outras coisas sobrenaturais e há umas algumas centenas de milhões de ateus (declarados e não declarados). Enfim.

    A ciência por outro lado, como é método, obviamente, deve mudar, muda o enfoque, a cada nova descoberta. Mas a realidade é que por meio da ciência a expectativa de vida aumenta a cada ano, doenças são tratadas de modo mais eficiente e eficaz, enfim.

    Os catastrofistas podem vir e dizer que a ciência produziu a bomba atômica. Isso reflete a incapacidade de pensar de modo crítico, típico de fanáticos. Alguns cientistas se empenharam em descobrir a bomba. Mas milhares de outros cientistas se empenharam em estudar como a radiação pode ser aplicada no tratamento do câncer.

    É uma questão de perspectiva. O fato é que a ciência é que melhora a vida das pessoas. A religião pode proporcionar apenas conforto psicológico.

  122. Creio que o Augusto está certo. Se desde o inicio tivéssemos ignorado o Gilberto, não teríamos chegado a este absurdo de trezentos posts, alimentado o ego dele ou seu fanatismo, sei lá, e teríamos discutindo Darwin que é o que importa. Se ele concorda ou não concorda, como mesmo disse – que posts longos nem dá ao trabalho de ler – porque dar-lhe um importância e atenção que não merece, já que jamais acrescentou qualquer informação nova? Eu proponho um acordo, se os meus amigos comentaristas concordarem. Não responder mais ao Gilberto. Ignorá-lo. Deixe-o fazer suas pregações, defesas etc. Notarão que não fará a mínima diferença. Grato como sempre aos excelentes comentários do Ricardo, Elyson, Augusto, Ap – peço desculpas se me esqueci de alguém. Devemos isso sim, nos concentrar nos criacionistas e rebater suas afirmativas. O Galo é peixe pequeno e inofensivo. Concordam?

  123. É bom lembrar que aqui no blog os criacionistas e os seguidores do DI, a versão sub-reptícia dos crias (Elyson, essa palavra é ótima e define com perfeição o DI) querem apenas ganhar espaço com uma estratégia, claro, sub-reptícia, bem definida: confundir o leitor comum, leigo, fingindo um debate “científico”. Com essa estratégia de DI, o objetivo é criar “danos” à estrutura da teoria da evolução, minar sua credibilidade, sua solidez como ciência. Isto tudo para um público leigo, pessoas que por curiosidade possam buscar alguma informação neste blog. Claro, nada mais sub-reptício do que manipular informações, distorcer pesquisas, etc, para atingir e confundir jovens, estudantes em busca de informações. Mas já conhecemos o enredo de cor. Agora isso não é o caso do Gilberto e do Julio, para os quais, na minha opinião, não vale mesmo a pena discutir e brigar porque não há mesmo interesse da parte deles em nada científico. E, o mais importante, eles também não usam essas estratégias sub-reptícias, com objetivos definidos maquiavelicamente. Suas convicções parecem sinceras mas, claro, totalmente sem sentido, fruto da falta de informações mais sólidas durante suas formações educacionais ou culturais.

  124. Caro Elyson, você disse acima essas palavras fortes: “Por isso o medo da evolução das espécies, do big bang e da abiogênese. se deus não criu nada, não existe pecado, logo o sacrifício de Jesus foi inútil, o que quer dizer que ele não ressuscitou, não voltará e a salvação não passa de um engodo. Portanto o cristianismo é uma farsa (olha ai minha igreja indo pro saco…).” Tudo isso é verdade também NO MEU MODO DE VER, Elyson. Eu apenas abrandaria a maneira de expressá-la, em respeito a tantos milênios de crença e a tantos bilhões de crentes do passado e da contemporaneidade. Com sua vênia, eu diria assim: … ‘Por isso o medo da evolução das espécies, do big bang e da abiogênese. Se deus não criou nada, não existe pecado, logo o sacrifício de Jesus, COM APOIO NO “sitz im liben”, oportunamente lembrado pelo dono do blog, deve ser visto hoje de outro modo, pois agora parece que foi inútil, o que quer dizer que talvez ele não tenha ressuscitado, ou que não voltará e a salvação não passe de ficção. Portanto o cristianismo, que teve força para consolidar as bases da cultura do Ocidente, pode ter sido a condição imprescindível de apego a mega ILUSÃO COLETIVA HISTÓRICA E AINDA VIGENTE, (olha ai a igreja possivelmente CAMINHANDO PARA A DESCONSTRUÇÃO), NO MEIO DE OUTRAS ILUSÕES QUE POVOAM O IMAGINÁRIO DO SER HUMANO E SUA SOCIEDADE. Etc..

    1. Caro AP, o abrandamento solicitado é INÚTIL, pois já estamos caminhando em direção ao ponto de xeque-mate da tresloucada aventura do homem nesse planeta.

      Daqui pra frente as POSIÇÕES DEVEM SER CLARAS , mais ou menos como é deixado claramente pelo Apóstolo João no livro do Apocalipse …

      Nesse livro há uma divisão clara entre DUAS partes antagônicas … sómente DUAS e nenhuminha mais ….

      qual sejam de um lado os que HABITAM NA TERRA … de outro os que NÃO HABITAM …

      ou se preferir … os que dispensam Deus e os que DEPENDEM Dele para viver ( na prética )…

      assim sendo AP, como as escrituras se CUMPRIRÃO queiram ou não , gostem ou não … o referido abrandamento é inútil pois caminhamos a passos largos para a divisão —-LADO DE LÁ E LADO DE CÁ … não vai ter muro pra ficar em cima ,,,

      aconselho , conf Apocalipse , a já ir deixando de HABITAR NA TERRA ( mesmo vivendo nela ) …JESUS ESTÁ VOLTANDO … volte pra Ele ANTES !!

  125. ainda AP, de acordo com o mesmo Apocalipse, existe uma conta em aberto necessitando ser PAGA…

    a conta do sangue derramado pelos santos mártires que serviram de buffet self-service de leão, divertindo sobremaneira as multidões nas arenas….

    eu pensava, na minha inocencia de não convertido que quem ia paga-la seria Nero, Caligula, Hitler e outros …

    e qual não foi meu espanto ao me deparar no referido livro q esse débito teria uma cobrança mais ampla … será cobrado dos que HABITAM NA TERRA …

    DE modos que , caro AP , que quando aparece gente apregoando a dispensabilidade de Deus ou a inutilidade de Jesus Cristo, sinto um certo alivio… terceiros estão se apresentando pra quitar o bem especificado débito, o qual sem sombra de dúvidas será deveras SALGADO DEMAIS … E eu pelo menos não tenho esse cacife todo não ….

  126. Gallus gallus, o apocalipse já aconteceu e foi na época de Nero, pois Nero Cesar, em grego, dentro da gematria judaica resulta o número 666. Sem falar que vivera no período onde Domiciano era o imperador e o pau comia contra os cristãos.

    Profecias se adaptam bem a qq época ao gosto do freguês:

    Atila era o flagelo de deus;

    Os bárbaros quando tomram Roma eram o exército do demônio;

    Os Vikings quando assolaram a Europa eram o exército do inferno;

    A peste negra era o fim;

    Os mouros eram o fim;

    O exército do Kahn era o fim;

    Os indigenas americanos eram filhos do demônio;

    Napoleão era a besta;

    O comunismo era a besta;

    a queda das bolsas em 1929 era a besta;

    Hitler era a besta;

    O capitalismo era a besta;

    O papa é a besta;

    a AIDS é a besta;

    Enfim, essa idiotice toda de apocalipse se adapta muito bem a qq época.

    A nova Jerusalém era a terra de Irael livre do jugo dos estrangeiros. O fogo o enxofre, etc, é por que o autor da obra vivera em Patmos (81 a 90 d. C.), uma ilha vulcânica, bem como tivera conhecimento do acontecido em Pompeia e Herculano. Daí a destruição do mundo pelo fogo, pois ela de fato aconteceu com parte dos romanos nas imediações do vesúvio e vira mexa acontecia com o Etna e com o Stromboli.

    No mais Gallus gallus, vc e a sua igreja não entendem nada de deus. Deus, se existir, não castiga nada nem ninguém.

    Essa ideia estúpida de castigo nada mais é que controle social imposto por crendices fundamentalistas que, a meu ver, não passam de uma teologia doente, movida pelo medo, como é o que vemos em suas palavras, alimentada pela ignorância (teológica, histórica e científica) e pela exploração de pessoas sem qq esperança de vida, como assistimos hj certos “pastores” fazendo na TV e em seus templos da perdição.

    Sempre aprendi, dentro do judaísmo que deus é feito de amor, bondade, compreensão, compaixão e tudo mais que possa ser visto como um bom sentimento.

    Esqueça essa tolice que virá aqui alguém do além para resolver nossos problemas.

    Messias não existem. Essa ideia tem origem numa história persa (O saoshyant) que foi incorporada no judaísmo em sua fase apocaliptica (Daniel, Isaías, Jeremias, Eclesiastes, Ezequiel) pós saída do cativeiro da Babilônia.

    O primeiro messias foi Ciro da Pérsia e o segundo Schmon Bar Koshbah.

    O messias judeu não é divino. É um ser humano com um estreito relacionamento com deus que viria para libertá-los de Roma e de qq outro invasor estrangeiro. Nada mais que isso.

    Daniel não fala coisa alguma da vinda de Jesus, mas fala para pessoas de seu tempo sobre fatos já ocorridos.

    No mais, se deus nos conferiu a vida, é para nós mesmos saírmos das enrascadas em que nos metemos, o que é visto como um aprendizado.

    Jamais deus nos negaria esse aprendizado, o que inviabilizaria nossa evolução como “centelhas divinas” e como pessoas. Isso é negar nossa responsabilidade por nossos atos.

    É bem confortável a postura de vc “fazer a merda” e largar para outro limpá-la, ainda que o outro seja um deus. É o que vejo pela teologia da salvação, pregada por fundamentalistas. Vc tira a sua responsabilidade e joga nos ombros de outro.

    Aliás, se o critério para ser salvo é ser igual aos “lixos cristãos” que vemos por ai, como outrora já citei os nomes, ou ser ignorante, prefiro ter minha alma destruída a compartilhar a salvação com eles.

    Não nego, há muitos bons cristãos, induístas, islâmicos, budistas e seguidores de crenças afro, que se preocupam mais com o outro que consigo mesmos e por esses eu tenho grande admiração e respeito. Sabem o real significado da caridade.

    Deus, Buda, Maomé, Jesus, Krishna ou outra coisa qq, que se relacione ao bem vem sim; vem todos os dias em vc, através de sua conduta com seu próximo e com o mundo que vc vive.

    O que sua teologia prega é a salvação do próprio rabo como vc mesmo diz: ” terceiros estão se apresentando pra quitar o bem especificado débito, o qual sem sombra de dúvidas será deveras SALGADO DEMAIS”.

    Lembre-se sempre: Deus quer vc sorrindo e para tal, nada lhe é cobrado. É incondicional. Cabe a vc desejar ou não sorrir.

    Por isso, não odeie, não faça o mal, ajude a quem necessita, não se entregue em demasia aos prazeres, mas jamais viva sem eles, trabalhe, não mortifique seu corpo e sua mente, estude, aprenda, viva e seja feliz. Caso vc se negue a fazer isso, ai sim, sua conta estará aberta; não com deus, mas com vc mesmo, pois estará tão cego que sequer será capaz de sorrir.

    A salvação não requer ir a igreja, rezar “25 hs” por dia, sofrer, ser pobre e ser um completo parvo, com medo de mitos da idade do bronze ou de ser castigado por uma entidade do além porque vc nega a literalidade de mitologias há muito rechaçadas pela ciência.

    Sério cara, seu deus está mais próximo de uma entidade demoníaca que de uma entidade benevolente.

    Ele não é o mesmo em quem eu creio. Seu deus que a ignorância, o medo, o sofrimento e o castigo. O meu não; ele quer a sabedoria, o amor, a alegria e o perdão.

    A salvação reside em coisas pequenas, como dar um pedaço de pão a quem tem fome e uma palavra amiga a quem sofre. É tudo aquilo que o faz se sentir mais gente, mais humano.

    Que o meu deus o ilumine o faça se libertar do seu que é um verdadeiro demônio. Shalom alecheim!!!

    1. estou enganado ou pensei ter visto sua adesão à passar batido por Gilberto Galo ?? assuntos pertinentes a Biblia são realmente assaz irresistiveis assim ??

    2. pensei ter visto seu brado retumbante === vamos falar de ciencia !!!! —- creio ter sido ilusão de ótica …

      1. Não Gallus gallus, vc não teve ilusão de ótica. Escrevi para falarmos de ciência.

        Gosto muito de estudar religiões como hobby.

        Mas, decidi lhe dar uma aulinha de religião porque vc, Gallus gallus, é um parvo e, parvos muitas vezes precisam de um pouco de luz para entender o elementar.

        Também, história da religião é espécie do gênero ciência, além do que tive formação religiosa e não concordo com as imbecilidades ensinadas por sua igreja. A dominação pelo medo de não ser um eleito para a salvação.

        E claro, “Sitz im Leben” se trata de um “contexto de vida” em alemão.

        Pelo que parece, vc e sua crença ainda não conseguiram entender o contexto da narrativa do Gênesis ou de qq outro texto bíblico.

        Compreensão de contextos de alguma literatura também fazem parte da ciência. É a linguística.

        E, quando tratamos de religião, temos uma interdisciplinariedade em ciências humanas, como filosofia, sociologia, antropologia, história, política, geografia, economia e mesmo teologias de diversas vertentes religiosas. Podemos até mesmo entender as raízes de uma religião e isso é bem interessante, pois leva a real identidade cultural de um povo.

        Se vc não concorda que isso também é ciência, Gallus gallus, volte para a escola se é que alguma vez frequentou alguma.

        Em sentido lato, ciência (em latim scientia; em grego gnósis, que quer dizer “conhecimento”) refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos.

        Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, sendo o corpo organizado de conhecimentos conseguido através de pesquisas com este mesmo cunho.

        Para vc ler:

        http://www.significados.com.br/ciencia/

        http://www.wfsj.org/course/pt/pdf/mod_5.pdf

        http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/ciencia.pdf

        http://www.uel.br/projetos/ibe/pages/arquivos/Chalmers%20-%20O%20que%20e%20ciencia%20afinal%20(I%20ao%20IV).pdf

        http://jararaca.ufsm.br/websites/deaer/download/SUBPASTA01/Froehlich/Cienconheccient.pdf

        Assim, Gallus gallus, qq forma de conhecimento é ciência, mesmo o estudo de mitologias como a que vc acredita (existe um Jesus histórico bem diferente de um Jesus religioso).

        O método científico é aplicado às ciências naturais e à histórica (história e arqueologia).

        Já a argumentação racional aplica-se às ciências humanas, como filosofia, política, direito e linguística a qual estuda TEXTO E CONTEXTO.

        Quanto à religião e às ideologias em geral, aplica-se a revelação, a qual não tem argumentação racional e, tampouco, metodologia científica.

        O que fiz para vc foi uma colocação histórica, mesclada com teologia fundada na linguística, de forma a fazê-lo entender os textos que sua igreja tirou de contexto.

        Alguma dúvida,? Nenhuma dúvida? Está claro?

        Então sigamos adiante… no “Sitz im Leben”.

        1. NÃO PRECISO mes escorar em links de sites pois o que estudo que assimilo formam FIRME CONVICÇÃO… ao contrário de despejamento abundante de referencias que contemplamos por ai …

  127. Caro Gilberto Galo, sua atenta e fraterna intervenção no diálogo que propus ao sr. Elyson, constituiu-se em forte surpresa para mim. Jamais contei com essa atenciosa e inesperada solicitude de sua parte. O prezado amigo,- permita-me chamá-lo assim-, deve ter notado que interrompi a linha de pensamento que teci acima, endereçado a Elyson, com um súbito “etc.”. Pois agora vou retomar com você tal discurso, não por inconsequente veleidade de minha parte, mas por pronta e ocorrente coincidência, já que você citou o Apocalipse joanino e João, que testemunhou pessoalmente o sacrifício de JdN, segundo os Evangelhos, João, penso eu, é quem definitivamente desenhou o perfil esclarecedor de “deus”, a chamada que, com a de Darwin, encima esse suculento blog do Reinaldo: “Darwin e Deus”. O prezado amigo Gilberto sabe que, depois de 25 séculos que culminou no mais vasto panteão de politeísmo já desenvolvido, o do Egito Antigo, a Bíblia, do primeiro versículo do Gênesis, ao último versículo do Apocalipse, somando-se os 20 séculos de vigência do cristianismo, sim, a Bíblia é uma incessante busca do verdadeiro Deus. Com o monoteísmo javista a Bíblia deu inicio à desconstrução do politeísmo de efígies, colocando à nossa frente 35 séculos de pesquisa do verdadeiro “Deus”, no Ocidente, no âmbito do monoteísmo transcendental, na vigência de cuja crença entre os hebreus, nasce JdeN de acordo com o NT. O “Deus” de JdN, gestado em sua curta vida pública, quase se extingue no NT, tendo sido explicitado por João, autor do Apocalipse segundo a tradição, em I Jo 4, 16 (duas citações na recente encíclica do Papa Francisco): “Deus é amor”, termos misteriosamente retirados do restante versículo nas duas citações acima aludidas. Mas essa é outra questão.
    É essa vertente joanina que acho oportuna para um resgate da validade do cristianismo não só nos tempos que correm, mas para a aceitação de sua perene validade no futuro, já que até agora tem permanecido latente. Abraços.

  128. Meu Deus do céu. Que horror de concordância verbal. Onde se lê:”depois de 25 séculos que culminou no mais vasto panteão de politeísmo já desenvolvido, o do Egito Antigo, leia-se “depois de 25 séculos que CULMINARAM no mais vasto panteão de politeísmo já desenvolvido, o do Egito Antigo,

  129. ===Deus SE existir , não castiga nada nem ninguém === a existencia ou não de Deus persiste ainda ??? apesar de tanto conhecimento teológico, histórico e cientifico ??? essas tres fortes areas de conhecimento não fornecem subsidios para formação de uma certezinha simples ???

    ah sim … mas que ele não castiga isso é CERTEZA !!!

    NÃO TEM a menor idéia se existe mas tem certeza do que ele faz ou deixa de fazer …

    em termos filosóficos essa foi campeã… parabéns !!!

    1. Certeza, meu caro, é para os parvos. Estes sim têm certeza de tudo, uma vez que não sabem e não entendem nada.

      Por que deus não castigaria ninguém SE ELE EXISTIR?

      Deus é compreendido como um ser benevolente;

      Logo seria todo amor, bondade, perdão, compaixão, alegria, felicidade, paz, tranquilidade e tudo que há de bom.

      Um ser que emanasse tudo isso não se desejaria ou imputaria o mal a ninguém.

      Portanto deus não castiga.

      Entendeu agora? Sacou a lógica ou tenho de desenhar?

      1. pra mim continua não tendo lógica alguma …a lógica correta é essa … se tenho DUVIDA DA EXISTENCIA … MUUUUITO MAIS DUVIDA POR CONSEGUINTE DOS ATRIBUTOS … fora isso é forçação de barra mesmo …ou enciclopédia de boas maneiras..

        1. Gallus gallus: A lógica não tem compromisso com a verdade. Ela apenas preserva a verdade.

          Se tomarmos a existência de deus como uma premissa verdadeira, por petição de princípio, poderemos traçar uma lógica em torno de seus atributos, também tomados como premissas verdadeiras, por petição de princípio.

          Assim, poderemos concluir que este ser não deseja o mal. Entendeu?

          É o mesmo que dizer que se assumirmos que existem criaturas em Marte e assumirmos que elas são capazes de construir cidades, podemos concluir que se tratam de vida inteligente.

          Isso não quer dizer que marcianos inteligentes existam.

          Ficou complicado?

          1. FICOU … premissas é o que não faltam nesse mundão …. agora COMPROVAÇÃO E CONVICÇÃO que é bom necas de pitibiriba ….premissas .. ora bolas … assim até minha vó …

            por isso não hesito em ficar com a Biblia … a fé é mais confiável que premissas …

  130. meu caro sr , os santos martires cristãos não pereceram a toa…

    seu sacrificio foi REAL >> estão registrados na História ,,, não foi lorota …

    eles não morreram por serem criminosos …
    pereceram defendendo a FÉ … ENTÃO é de se esperar que a COBRANÇA VIRÁ … FOI MUUUITA GENTE ,,,

  131. diante dos ultimos comentarios deu pra concluir o seguinte ….

    apesar de uma tentativa INCIPIENTE de ignorar posts de gilberto galo, observa-se uma ENOOORME vontade de rebater, discutir, arguir , redarguir, questionar os assuntos pertinentes à vida espiritual…

    tal desejo é tão grande, que as postagens sobre as maravilhas conceituais da teoria de Darwin ficam pra segundo , terceiro plano …

    o brado retumbante — vamos falar de ciencia !!!! — é protelado ad tempore —

    como pode um negócio desses ???

    eu, particularmente, só posso atribuir esse fenomeno à comprovação IRREFUTÁVEL que Deus Todo Poderoso, encontra-se no interior do ser humano, provocando-lhe tal sedentação… é a prova por A+B de que DEUS EXISTE E É GALARDOADOR DOS QUE O BUSCAM !!!

    1. Caro Gilberto, você diz acima “diante dos ultimos comentarios deu pra concluir o seguinte ….
      observa-se uma ENOOORME vontade de rebater, discutir, arguir , redarguir, questionar os assuntos pertinentes à vida espiritual…
      …eu, particularmente, só posso atribuir esse fenomeno à comprovação IRREFUTÁVEL que Deus Todo Poderoso, encontra-se no interior do ser humano, provocando-lhe tal sedentação… então, Gilberto, o que me leva a manter esse diálogo com você, e creio que também o Elyson, não é preferencialmente interesse espiritual, ou matar a sede espiritual que Deus desencadeia lá de dentro da gente, como você afirma. Sinto que o caro Gilberto não vai entender que é ele próprio o alvo dessa atenção e desses cuidados. Preocupa-me você aplicar tanta energia humana, que fortemente o afasta da razão e da confiança em seu semelhante, em favor de um tropismo teísta e desumano como Elyson lhe vem alertando. É você, ser humano pesadamente gravado de teísmo manifestado por uma fé e uma esperança desmedidas que jorram generosamente, com apenas um fio de amor a seu semelhante, de que imerecidamente pude sentir o sabor… é você, seu equilíbrio e sua capacidade humana opacos para a realidade, o alvo de solicitude, de crítica e sobretudo de respeito que, nos desculpe, chegamos a ferir. Abraços.

      1. AP, alertas de outros , recheados DE ADJETIVOS PESSOAIS NEGATIVOS eu dispenso OK?? sei muito bem diferenciar uma critica construtiva de outra destrutiva … a construtiva é PAUPÉRRIMA de adjetivos pessoais …

      2. agora me diga … desses 330 e tantos posts mais os 500 do outro quantos foram de abordagem cientifica ??? será que ocupei inadvertidamente o lugar de Darwin ?? não tive e nem tenho essa pretensão.. porém foi o ocorrido…

        1. Gallus gallus, mais acima, vc não teve ilusão de ótica. Escrevi para falarmos de ciência.

          Gosto muito de estudar religiões como hobby.

          Mas, decidi lhe dar uma aulinha de religião porque vc, Gallus gallus, é um parvo (no sentido de ser um ingênuo, um tolo) e, parvos muitas vezes precisam de um pouco de luz para entender o elementar.

          Também, história da religião é espécie do gênero ciência, além do que tive formação religiosa e não concordo com as imbecilidades ensinadas por sua igreja. A dominação pelo medo de não ser um eleito para a salvação.

          E claro, “Sitz im Leben” se trata de um “contexto de vida” em alemão.

          Pelo que parece, vc e sua crença ainda não conseguiram entender o contexto da narrativa do Gênesis ou de qq outro texto bíblico.

          Compreensão de contextos de alguma literatura também fazem parte da ciência. É a linguística.

          E, quando tratamos de religião, temos uma interdisciplinariedade em ciências humanas, como filosofia, sociologia, antropologia, história, política, geografia, economia e mesmo teologias de diversas vertentes religiosas. Podemos até mesmo entender as raízes de uma religião e isso é bem interessante, pois leva a real identidade cultural de um povo.

          Se vc não concorda que isso também é ciência, Gallus gallus, volte para a escola se é que alguma vez frequentou alguma.

          Em sentido lato, ciência (em latim scientia; em grego gnósis, que quer dizer “conhecimento” – não vou dar uma de Capitão Nascimento falando em 1000 idiomas…) refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos.

          Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, sendo o corpo organizado de conhecimentos conseguido através de pesquisas com este mesmo cunho.

          Assim, Gallus gallus, qq forma de conhecimento é ciência, mesmo o estudo de mitologias como a que vc acredita (existe um Jesus histórico bem diferente de um Jesus religioso).

          O método científico é aplicado às ciências naturais e à histórica (história e arqueologia).

          Já a argumentação racional aplica-se às ciências humanas, como filosofia, política, direito e linguística a qual estuda TEXTO E CONTEXTO.

          Quanto à religião e às ideologias em geral, aplica-se a revelação, a qual não tem argumentação racional e, tampouco, metodologia científica.

          O que fiz para vc foi uma colocação histórica, mesclada com teologia fundada na linguística, de forma a fazê-lo entender os textos que sua igreja tirou de contexto, ou seja o Sitz im Lebem de uma época distante e de um povo que viveu na idade do bronze foi completamente deturpado pela má compreensão.

          Alguma dúvida,? Nenhuma dúvida? Está claro?

          Então sigamos adiante… no “Sitz im Leben”.

          Como o post aqui é mais filosófico que científico, faz sentido discutir a filosofia das religiões.

          Saiba que vc não ocupou o lugar de Darwin por aqui, já que o texto não se volta a ele, mas sim ao contexto do Gênesis e lendas semelhantes existentes em todas as religiões.

          O que ocorre Gallus gallus é que seu conhecimento é de ruim para péssimo, seja nas ciências, como nas disciplinas filosofia, sociologia, história, antropologia e pior ainda no que se refere à religião.

          Vc não chama a atenção pelo lado positivo, mas pelo negativo. Pelo que vejo, vc tem grande necessidade de aprovação social e de impor suas ideias, ainda que completamente errôneas e completamente apartadas de qualquer senso de razão.

          Não é a sua pessoa que está sendo discutida, mas sim estamos tentando reparar sua falta de conhecimento e os mal entendidos que vc cria, não sei mais se por má fé ou por ignorância mesmo.

          1. ah bom !!! agora entendi …. quando o sr bradar vamos falar de ciencia !!! pode-se entender tbém … vamos falar de religião !!! .. ok !! recebido e operante !!

        2. A avaliação sobre os meus atributos pessoais já ficou batidaça … tem q mudar o disco …já tem gente reclamando disso e com razão …

          psicanalise de feira na base da baciada eu dispenso … quando eu precisar sei onde tem de melhor qualidade ….

          quanto ao temor a Deus , no VT já era apresentado como OPCIONAL …. ESCOLHE-SE TEMER A DEUS …e tudo q se faz de livre e espontanea vontade é prazeroso … não tem constrangimento … é suave OK ?

          1. Gallus gallus

            Ou vc não entende nada ou é desonesto.

            Quando falei em “falar de ciência” não me referi em tornar mitos realidade e tampouco tratá-los como tal.

            O que me referi foi em falar de HISTÓRIA, FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE UMA CRENÇA RELIGIOSA.

            não para tratar de Adão e Eva, dilúvio, etc.

            Sério gallus gallus: saia de sua igreja e procure um p´sicoterapeuta. Vc precisa de ajuda.

  132. Isso que dá um blog abandonado pelo autor… Sala de aula sem professora, empresa sem o chefe… vira a casa da mãe Joana…

  133. Amigos, Elyson, – soberbo como sempre – o Reinaldo já postou outro artigo. Esqueçam o Gilberto. Deixem que seja consumido por suas próprias idiossincrasias.
    Estão gastando tempo e ideias preciosas com quem não merecia tanta atenção. Vamos para o assunto seguinte. Abraços a todos.

  134. Caro Gilberto Galo, contamos com você nos comentários de “Adão e Eva na era da genômica”, que o Reinaldo postou no blog.

Comments are closed.