Rinoceronte e leão da Era do Gelo!
O permafrost (solo permanentemente congelado) da Sibéria continua a revelar relíquias espetaculares da Era do Gelo. É comum que cadáveres incrivelmente bem preservados de mamutes-lanosos sejam achados por lá, mas nos últimos meses paleontólogos russos anunciaram descobertas ainda mais raras e impressionantes: um filhote de rinoceronte-lanoso e dois leões-das-cavernas ainda bebês!
O rinoceronte-lanoso, que teria morrido em torno dos 18 meses de vida, foi apelidado de Sasha, e ainda dá pra ver os restos dos chifrinhos do bicho.
Já os leões-das-cavernas talvez tivessem apenas alguns dias de vida quando acabaram morrendo. O casal recebeu os apelidos de Uyan e Dina.
Os bichos foram achados por caçadores da região, a República de Sakha, parte da federação russa, e estão sendo estudados por pesquisadores da Academia de Ciências de Yakutia (outro nome para a região), em parceria com instituições de outros países.
Os rinocerontes-lanosos (Coelodonta antiquitatis), muito mais peludos do que qualquer de seus parentes atuais, podem ter sido um pouco maiores do que os rinocerontes de hoje, superando as três toneladas de peso. Já os leões-das-cavernas (Panthera leo spelaea) se caracterizavam por não ter juba, mesmo no caso dos machos. Ambos os bichos tinham ampla distribuição no Velho Mundo até cerca de 10 mil anos atrás.
As informações são de reportagens no site do jornal “Siberian Times” (aqui e aqui).
—————–
Conheça meu novo livro — “Deus: Como Ele Nasceu”, uma história da crença em Deus das cavernas ao Islã. Disponível na Livraria da Folha em versão eletrônica e em versão papel nos sites da Livraria Cultura e da Saraiva
Confira meus outros livros de divulgação científica: “Além de Darwin” (ebook por apenas R$ 2!) e “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” (em ebook aqui e aqui ou em papel aqui)
Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook