Jerusalém peneirada
Em que lugar do mundo é possível fazer descobertas arqueológicas relevantes peneirando entulho? Oras, em Jerusalém, é claro.
Esse é basicamente o objetivo do Projeto de Peneiramento (sério!) do Monte do Templo, coordenado por um professor emérito de arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, chamado Gabriel Barkay. O projeto, que está completando dez anos de existência, começou por causa de um bafafá político.
É que, em 1999, grupos palestinos retiraram parte dos sedimentos que ficam na base do Monte do Templo (hoje ocupado pela mesquita Al-Aqsa e pelo Domo da Rocha, santuários islâmicos, mas no qual havia o Templo de Jerusalém na Antiguidade) para abrir uma passagem subterrânea e basicamente jogaram toneladas desse material fora.
Os habitantes israelenses de Jerusalém obviamente não ficaram felizes com o fato, porque o Monte do Templo é pouquíssimo conhecido do ponto de vista arqueológico, já que praticamente não dá para mexer nele por causa da presença de santuários muçulmanos por lá. Além disso, o lugar também é sagrado para os judeus. Mas Barkay deu um jeito de recuperar o entulho e usar uma série de métodos delicados para peneirá-lo em busca de vestígios arqueológicos.
Nesses dez anos de pesquisa, a equipe já achou um pouco de tudo: fragmentos de cerâmica e vidro, pontos de flecha de bronze, ossos, tecidos e até uma descoberta rara, um selo (espécie de carimbo para marcar documentos) mais ou menos contemporâneo do rei David, ou seja, datando do ano 1000 a.C. (confira a foto acima).
Mais informações sobre o trabalho estão neste texto do jornal “Jerusalem Post”, e neste aqui também.
—————–
Conheça meu novo livro — “Deus: Como Ele Nasceu”, uma história da crença em Deus das cavernas ao Islã. Disponível na Livraria da Folha em versão eletrônica e em versão papel nos sites da Livraria Cultura e da Saraiva
Confira meus outros livros de divulgação científica: “Além de Darwin” (ebook por apenas R$ 2!) e “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” (em ebook aqui e aqui ou em papel aqui)
Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook
Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes
Siga-me no Twitter ou no Facebook