A Força está com elas
Pra ninguém dizer que só ando falando de coisa triste por aqui, queria proclamar, gentil leitor deste blog, o renascimento de Han Solo — na pele, ou quiçá na casca, para ser mais preciso, de um pequeno artrópode.
Com efeito, que melhor maneira de comemorar este dia 4 de maio, Dia de Guerra nas Estrelas — May the Fourth be with you! — do que noticiar que duas novas espécies de cigarrinhas brasileiras foram batizadas em homenagem ao adorável cafajeste de Star Wars e ao seu inseparável e hirsuto parceiro Chewbacca?
Os bichos receberam os nomes científicos de Urubaxia solo (é o da imagem lá de cima) e Urubaxia chewie (a daqui debaixo). O primeiro é nativo do Rio de Janeiro, o segundo ocorre tanto no Rio quanto em Minas Gerais. Seus descobridores são Andressa Paladini e Gervásio Carvalho, da PUC-RS, e Kim Ribeiro Barão, da UFRGS.
A descrição oficial dos bichos está na revista científica “Zootaxa”. Frase impagável justificando a homenagem ao dono da nave Millenium Falcon: “O epíteto [solo] honra o personagem de ficção científica Han Solo, de Guerra nas Estrelas — pranteamos sua morte no filme O Despertar da Força”.
Que as cigarrinhas estejam com vocês (até porque elas não fazem mal pra ninguém, só sugando pacificamente a seiva de plantas, em especial gramíneas)! E um obrigado especial à Juliana Galaschi Teixeira pela dica preciosa.
———————————————–
Visite o novo canal do blog no YouTube!
Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook