“Existe um buraco negro no coração da biologia”
Não sei como é pra vocês, mas pra mim começo de livro tem de chegar na voadora, como diz o vulgo. Esse claramente é o caso de “Questão Vital”, do bioquímico britânico Nick Lane, que principia do jeito que eu coloquei no título deste post: “Existe um buraco negro no coração da biologia”.
Calma, calma — nosso amigo Lane não é criacionista nem adepto do Design Inteligente (o que no fundo seria a mesma coisa, claro). Mas o livro se propõe a enfrentar uma questão básica da biologia que ainda estamos tentando responder a contento: por que as células de todos os seres vivos — em especial as dos seres vivos complexos como nós, animais, os vegetais e os fungos — são do jeito que são, seguindo um padrão tão uniforme que é difícil, ao microscópio, distinguir entre a célula de um leão e a de um cogumelo? Como as células complexas — com núcleo bonitinho, mitocôndrias para produzir energia etc. — nasceram?
Ainda estou no começo da leitura, mas tentarei compartilhar as possíveis respostas por aqui. De qualquer jeito, a coisa promete.
———–
Visite o novo canal do blog no YouTube!
Conheça meus livros de divulgação científica!
Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook