Por que sou contra debates públicos com criacionistas
O novo vídeo do nosso canal do YouTube tem o objetivo de contar uma historinha pessoal meio chata e dar minha opinião sobre um tema espinhoso: defensores da teoria da evolução deveriam participar de debates públicos com criacionistas? Eu acho que não, definitivamente. Confira o vídeo abaixo.
Como de costume, eis um resumo por escrito para quem não é fã de vídeo.
A coisa toda começou quando um desconhecido que me havia adicionado no Facebook — o que é comum, em geral são pessoas querendo comentar algum texto meu que leram — começou a pegar no meu pé pedindo que eu assistisse vídeos criacionistas ou lesse textos dessa corrente de pensamento.
Como eu estava enrolado, não fui ver as sugestões do rapaz e, uma vez que ele continuou a insistir, eu disse categoricamente que aquilo era lixo científico. Aí ele começou uma provocação mais direta, supostamente “mandando recado” de um conhecido criacionista brasileiro (quem são as pessoas não vem ao caso). Essa pessoa teria desafiado a mim e ao Pirula, famoso divulgador de ciência do YouTube e meu colega do ScienceVlogs Brasil, a um debate público com ele. “Vocês ficam aí fazendo videozinho engraçadinho no YouTube e não têm coragem de enfrentar ele cara a cara”, ou algo desse tipo.
Fiquei meio fulo da vida por dois motivos: 1)já entrevistei o tal criacionista algumas vezes e sempre mantive uma relação cordial e respeitosa com o cara; 2)se — e esse é um grande “se”, já que não tenho confirmação direta — ele mandou recado por outrem me “desafiando”, isso foi um tremendo desrespeito e uma molecagem. Por que não veio falar diretamente comigo?
Enfim, essas coisas ridículas e comezinhas à parte: não acho produtivo o debate público, com plateia e/ou claque, com criacionistas, porque:
1)É colocar ciência no mesmo patamar que crença pseudocientífica. Do mesmo modo, eu não debateria publicamente a forma da Terra com terraplanistas ou a eficácia das vacinas contra os malucos anti-vaxxers, que acham que vacina mata ou causa autismo;
2)Debates públicos são espetáculos lamentáveis, via de regra. Favorecem quem é bom de bico, quem tem arroubos de retórica capazes de enganar os incautos, até quem é mais gatinho, e deixa para trás o que realmente importa, os argumentos baseados em fatos.
E é isso.
———————
Visite o novo canal do blog no YouTube!
Conheça meus livros de divulgação científica!
Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook