Corvos conseguem recriar instrumentos de memória, indica pesquisa

Reinaldo José Lopes

Se você ainda não sabia, anote aí: corvos são os gênios do mundo das aves. A flexibilidade da inteligência dos bichos já foi demonstrada numa série de domínios, inclusive no que diz respeito à produção de instrumentos que eles usam para se alimentar. Um novo estudo adiciona mais uma pecinha nesse quebra-cabeças fascinante ao revelar que os bichos são capazes de recriar instrumentos “de memória”.

O estudo é de Sarah Jelbert, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), saiu no periódico Scientific Reports e diz respeito aos corvos-da-nova-caledônia (Corvus moneduloides), a espécie mais impressionante do grupo em termos cognitivos.

Os pesquisadores ensinaram, de início, os bichos (oito deles) a usar um equivalente de máquinas de comida de escritório, colocando pedaços de papel numa fenda para obter alimento. Só pedaços de papel com o formato correto permitiam a retirada da guloseima, porém, de forma que os corvos, com a desenvoltura que lhes caracteriza, aprenderam qual era a ficha certa.

Próximo passo: dar aos corvos pedações grandes de papel, sem nenhum “molde” que os guiasse na produção de novas fichas. Pois não é que eles conseguiram retalhar os cartões até eles adquirirem o formato certo para funcionar na máquina de comida? Estamos aqui à espera do momento em que eles vão aprender a investir em bitcoins.

———————

Visite o novo canal do blog no YouTube!

Conheça meus livros de divulgação científica!

Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook

Quer saber quem sou? Confira meu currículo Lattes

Siga-me no Twitter ou no Facebook