A interface entre ambiente, fé e ciência no sertão do Ceará
Em seu novo livro, que leva o título “Homem Natureza Crença”, a pesquisadora Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo consegue transitar com desenvoltura pelas mais diferentes áreas do conhecimento para traçar um retrato abrangente do uso tradicional de plantas medicinais na caatinga do Ceará.
Como diz um dos subtítulos da obra, trata-se de um pequeno tratado de etnofarmacobotânica, disciplina que combina o estudo do conhecimento popular (“etno”) sobre os vegetais (“botânica”, é claro) e seus empregos como remédio (“farmaco”). Além do conhecimento tradicional sobre a utilidade das plantas na farmacopeia sertaneja, o trabalho leva em conta ainda a íntima relação entre esses usos e as crenças religiosas do povo da região, em especial a devoção à figura do Padre Cícero.
Esse olhar múltiplo se debruça especialmente sobre a região do Geopark Araripe, área reconhecida pela Unesco (órgão das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura) como local de riquíssimo patrimônio geológico. De fato, as rochas do Araripe são a mais rica jazida de vertebrados, invertebrados e plantas da Era dos Dinossauros no Brasil, com espécimes fósseis preservados nos mínimos detalhes, incluindo seus tecidos moles (pele e músculos, por exemplo). Ao mesmo tempo, o Geopark Araripe abriga uma rica flora moderna da caatinga, marcada pelos extremos dos períodos da seca e da chuva que caracterizam o sertão.
O trabalho de Maria Thereza impressiona pela erudição e pela facilidade com que usa os mais diferentes tipos de fontes, das historiográficas às modernas análises de laboratório sobre os princípios ativos presentes nas plantas da caatinga.
Ela costura com habilidade os relatos de viajantes e naturalistas europeus e brasileiros, do século 16 ao 19, que fizeram os levantamentos pioneiros sobre a biodiversidade cearense; o que diziam testemunhas oculares dos séculos 19 e 20 sobre os movimentos religiosos sertanejos, incluindo aí a figura do Padre Cícero; e elenca nomes populares e científicos, usos tradicionais e modernos de plantas como a quixabeira, a catingueira e o juazeiro.
HOMEM NATUREZA CRENÇA
AUTORA Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo
EDITORA Ícone
QUANTO R$ 87 (176 págs.)
———————
Visite o novo canal do blog no YouTube!
Conheça meus livros de divulgação científica!
Conheça e curta a página do blog Darwin e Deus no Facebook