Semana do Mar celebra os oceanos em São Paulo!
Recebi do colega Pablo Nogueira, editor da revista Scientific American Brasil, o informe abaixo sobre a sensacional Semana do Mar na capital paulista — um evento voltado para celebrar a importância e a complexidade dos oceanos. Recomendo as atividades fortemente a todos. Confiram as informações completas a seguir. A programação pode ser acessada clicando aqui.
————-
Semana do Mar celebra o Dia Internacional dos Oceanos com reflexões e atividades de lazer para todas as idades na USP e no Sesc Pinheiros.
Para promover a educação ambiental e a cultura do mar, evento entre 5 e 9 de junho oferecerá desde seminários, debates e oficina de gastronomia a aulas de mergulho e de vela na piscina
Em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos (8 de junho), a revista Scientific American Brasil e o Instituto Oceanográfico da USP, com o apoio institucional do Sesc Pinheiros, vão oferecer quatro dias de atividades voltadas para a divulgação científica e cultural do mar dirigidas ao público em geral. Intitulado A Semana do Mar, o evento ocorrerá no Instituto de Estudos Avançados da USP e no Sesc Pinheiros nos dias 5 a 9 de junho, com o objetivo de sensibilizar o público em relação às grandes questões da sustentabilidade dos oceanos e promover e difundir a cultura e mentalidade marítima.
Em 5 de junho, primeiro dia do evento, o auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP recebe o seminário O Futuro dos Oceanos. Em quatro mesas redondas, doze debatedores, entre pesquisadores, ambientalistas e jornalistas de destaque, vão conversar sobre temas como mudanças climáticas, poluição marinha, conservação da biodiversidade e os desafios de apresentar os mares nos meios de comunicação. Durante o evento, ocorrerá também o lançamento da Cátedra UNESCO para a sustentabilidade dos oceanos.
Presença confirmada, Adriana Calcanhotto participa do espetáculo de abertura (dia 5 de junho, às 20h, na Unesp), que terá também participações do Grupo Prelado de Música Caiçara de Iguape (Fandango) e do Coral da USP. Na ocasião, o jornalista Paulo Markun conduzirá as entrevistas e apresentações musicais. Entre os entrevistados estão Amyr Klink e o casal Vilfredo e Heloisa Schurmann.
A partir do dia 6 de junho, a programação se desloca para o SESC Pinheiros. Dentre as atividades oferecidas gratuitamente estão aulas abertas de vela e mergulho para crianças na piscina da unidade, painéis temáticos, oficinas (gastronomia com pescados, educação ambiental e arte e marinharia para jovens, entre outras), encontros, exibições de filmes e debates.
Dentre as organizações participantes estão: Aliança Brasileira para a Pesca Sustentável, Centro Polar e Climático da UFRGS, Classe Optimist de São Paulo, Climatempo, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Boticário, Instituto Costa Brasilis, Marinha do Brasil, Museu Nacional do Mar – SC, NUPAUB – USP, Oceana – Brasil, SECIRM Secretaria Interministerial para Recursos do Mar, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, SOS Mata Atlântica e WWF – Brasil.
A programação completa também pode ser consultada no endereço www.semanadomarsp.com.br.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS ( Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária)
5 de junho
Auditório
Seminário O Futuro dos Oceanos
8h30
• Cerimônia de Abertura
9h às 10h30
• Mudanças Climáticas e os Oceanos
10h30 às 11h
• Intervalo
11h às 12h30
• Novos Olhares para a Conservação da Biodiversidade
12h30 às 13h
• Lançamento da Cátedra para Sustentabilidade dos Oceanos
14h30 às 16h
• Poluição Marinha
16h às 16h30
• Intervalo
16h30 às 18h
• Comunicação para os Oceanos
SESC PINHEIROS (Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros):
6 a 9 de junho
6 de junho – Quinta Feira
Térreo
• Tarô ambiental
Atividade lúdica de educação ambiental. A partir das cartas do Tarô Ambiental são realizadas discussões e a respeito de problemas ligados à zona costeira e ao meio marinho e discutidas as possibilidades de previsão do futuro com base em ações e escolhas tanto em escala individual quanto coletiva.
Faixa-etária: todos os públicos
• Esse lixo é seu?
A atividade discute, com o público em geral, sobre como cada setor da sociedade pode colaborar, dentro das suas competências, para a solução do problema do lixo que chega aos mares. Por fim, mostra iniciativas, que vêm buscando soluções para esse problema.
Faixa-etária: todos os públicos
10h15 às 13h15
• Vamos dar um nó?
Oficina para jovens e adultos ensina como fazer os principais nós utilizados pelos marinheiros.
Faixa-etária: todos os públicos
Durante o período de 3 horas serão atendidas até 30 pessoas no máximo
10h30 às 17h
• Workshops de Ciência Cidadã
Apresentação de iniciativas de ciência cidadã ligada aos oceanos pelas ONGs e como o público pode se engajar auxiliando a pesquisa científica e a defesa dos mares.
10h30 às 17h
• Exibição de vídeos e curtas
Uma seleção de documentários e vídeos permanentemente exibidos
10h30 às 17h
• Lançamento de livros
Sala das Oficinas – 2º ANDAR
14h às 15h30
• Painel: A importância estratégica da Amazônia Azul
Quais são os grandes desafios brasileiros em relação ao nosso mar? Qual o grau de conhecimento que temos dos seus recursos? Como explorá-los adequadamente, de forma sustentável? Estas e outras questões relativas ao mar brasileiro serão debatidas neste painel.
(150 lugares, sujeito à lotação )
15h30 às 17h
• Painel: Áreas Marinhas Protegidas, novo futuro para os oceanos
Cerca de 20% do mar jurisdicional brasileiro – algo como 952 mil km2 de oceanos – está sob proteção ambiental. Pode parecer muito, mas este número embute várias questões. O que foi efetivamente protegido com as AMPs? Elas são representativas da diversidade de ecossistemas do nosso mar? Qual é sua efetiva implantação e fiscalização?
(150 lugares, sujeito à lotação )
17h às 18h30
• Painel: A presença brasileira na Antártica
O Brasil possui na Antártica o seu mais antigo e permanente programa de pesquisa científica, o Proantar, que vem acumulando conhecimento e resultados inestimáveis para a pesquisa brasileira.
(150 lugares, sujeito à lotação )
19h às 20h30
• Painel: Aquários, pesquisa científica e educação ambiental
Um poderoso instrumento de educação ambiental, os aquários ajudam a criar no grande público o interesse pelo ambiente marinho e suas formas de vida, difundindo valores como a importância da biodiversidade e da sustentabilidade.
(150 lugares, sujeito à lotação )
20h30 às 22h
• Painel: Meteorologia, e eventos extremos na linha da costa
Pesquisa recente com milhares de dados monitorados por satélite mostra que, nos últimos 30 anos, a velocidade média dos ventos nos oceanos cresceu, o que está gerando inclusive ondas maiores. É o prenúncio de graves problemas que as populações ao longo na costa deverão enfrentar nas próximas décadas. Uma nova normal meteorológica, com eventos mais severos, está se instalando. Precisamos estar preparados para isso.
(150 lugares, sujeito à lotação )
7 de junho, sexta-feira
Térreo
10h30 às 17h
• Workshops de Ciência Cidadã
Apresentação de iniciativas de ciência cidadã ligada aos oceanos pelas ONGs e como o público pode se engajar auxiliando a pesquisa científica e a defesa dos mares.
10h30 às 17h
• Exibição de vídeos e curtas
Uma seleção de documentários e vídeos permanentemente exibidos
10h30 às 17h
• Lançamento de livros
AUDITÓRIO
10h às 13h
• Painel: Náutica de lazer, marinas e meio ambiente
O que está faltando para que o desenvolvimento náutico do Brasil associe práticas compatíveis com a preservação do entorno onde estão instaladas? Os praticantes de esportes náuticos podem estar alinhados aos ambientalistas e conservacionistas já que têm o mesmo objetivo: um mar limpo e sustentável, que permita usufruir da natureza de modo pleno e perene.
(100 lugares, sujeito à lotação )
13h30 às 16h30
• ENCONTRO DE DOCUMENTARISTAS
Encontro dos principais produtores e diretores de filmes e documentários com a temática dos oceanos
(100 lugares, sujeito à lotação )
Sala das Oficinas – 2º ANDAR
14h às 15h30
• Painel: Cultura e maritimidade no Brasil
Temos três grandes e distintas culturas marítimas no Brasil: a jangadeira do Nordeste, a caiçara do sudeste e a açoreana no sul, com suas incontáveis matizes.
Conhecer, resgatar e preservar o estilo de vida e as tradições destas culturas é um desafio e um passo essencial para a preservação da nossa identidade cultural e para desenvolvermos uma relação mais harmônica com o mar.
(150 lugares, sujeito à lotação )
15h30 às 17h
• Painel: Embarcações artesanais, um rico patrimônio do mar brasileiro
O Brasil possui a mais rica diversidade de embarcações artesanais do mundo, fruto das contribuições indígena, africana e europeia. Cada região da nossa costa desenvolveu um tipo específico de embarcação adequado ao clima, às condições de navegação e à dinâmica econômica local. O resultado é um patrimônio naval pouco conhecido do público, mas com um rico repertório de soluções técnicas engenhosas, que muitas vezes suplantam o conhecimento científico do assunto.
(150 lugares, sujeito à lotação )
17h às 18h30
• Painel: Entre botos e homens, a pesca cooperada na tainha
Em Laguna, no estado de Santa Catarina, a pesca da tainha é feita de forma singular: homens e botos cooperam, entre si para resultados que isoladamente não conseguiriam
(150 lugares, sujeito à lotação )
19h às 20h30
• Painel: Mulheres do Mar
Será que só há homens no mar? E quanto às mulheres, qual sua participação? Qual sua relação com este ecossistema? Quais suas histórias? Em um ano que o tema do Dia dos Oceanos proposto pela UNESCO é “Gênero e os Oceanos”, convidamos mulheres diretamente envolvidas com o mar para compartilhar conosco seus relatos e vivências.
(150 lugares, sujeito à lotação )
20h30 às 22h
• Painel: Turismo de mergulho em áreas marinhas protegidas
Espécies carismáticas antes alvos da pesca, como o meros, raias e tubarões, têm no turismo de mergulho para avistamento uma nova oportunidade de conservação economicamente mais interessante do que a simples atividade extrativa.
(150 lugares, sujeito à lotação )
8 de junho, sábado
Térreo
10h30 às 17h
• Workshops de Ciência Cidadã
Apresentação de iniciativas de ciência cidadã ligada aos oceanos pelas ONGs e como o público pode se engajar auxiliando a pesquisa científica e a defesa dos mares.
10h30 às 17h
• Exibição de vídeos e curtas
Uma seleção de documentários e vídeos permanentemente exibidos
10h30 às 17h
• Lançamento de livros
Piscina
10h 30 às 17h
• Aula aberta de vela da classe Optmist para crianças de 8 a 14 anos, com barcos na piscina
• Aula aberta de mergulho autônomo para jovens de 12 anos.
Serão atendidos por ordem de chegada em grupos de 10 pessoas
Sala das Oficinas – 2º ANDAR
10h às 12h30
• Painel: Vela Ocêanica, sonho e aventura.
Temos toda uma legião de velejadores a perseguir um sonho de liberdade e aventura. Para falar de suas experiências e inspirar outras, convidamos experientes navegadores que fizeram longas travessias e mesmo voltas ao mundo e que certamente têm muito o que contar.
(150 lugares, sujeito à lotação )
14h30 às 18h30
• Oficina de Gastronomia Sustentável com preparação de pescados sustentáveis por chefs famosos
(150 lugares, sujeito à lotação )
Auditório
10h às 13h
• SHOWCASE ECONOMIA AZUL E EMPREENDEDORISMO
Oportunidades de negócios sustentáveis ligados aos oceanos, com apresentação de cases e palestras de consultores especializados. Dirigido a pequenos e médios empreendedores.
(100 lugares, sujeito à lotação )
14h às 16h30
• CINEMA – Exibição do longa de animação Procurando Nemo comentado
9 de junho, domingo
Piscina
10h 30 às 17h
• Aula aberta de vela da classe Optmist para crianças de 8 a 15 anos, com barcos na piscina
• Aula aberta de mergulho autônomo para pessoas a partir de 12 anos
Serão atendidos por ordem de chegada em grupos de 10 pessoas