O escudo do Império Romano recriado com tecnologia do século 21

Acho que todos podemos concordar que está faltando beleza no mundo neste momento, então aqui vai uma minúscula contribuição: a espetacular reconstrução de um escudo romano, fabricado originalmente por volta de 250 d.C., feito por pesquisadores da Universidade Yale (EUA). Não é uma lindeza?

O escudo vem de Dura-Europos, cidade que ficava à beira do rio Eufrates, onde hoje é o leste da Síria, e que vivia sendo disputada entre os romanos e seus vizinhos do leste, os partos e os persas (grupos de língua iraniana). O Império Persa acabou destruindo a cidade em 257 d.C., que ficou abandonada desde então. Dura-Europos virou uma espécie de cápsula do tempo, devidamente explorada por arqueólogos do presente, os quais descobriram ali, entre outras coisas fascinantes, o escudo reconstruído acima.

Usando análises de infravermelho e ultravioleta, os pesquisadores de Yale conseguiram enxergar com precisão as sutis camadas de tinta ainda presentes na madeira do artefato, o que permitiu a criação da réplica. Os personagens retratados no escudo são heróis gregos e as célebres Amazonas, as quais teriam enfrentado os guerreiros helênicos durante a mítica Guerra de Troia.

————–

Conheça o canal do blog no YouTube

Siga-me nas redes sociais: Facebook (do blog), Facebook (pessoal), Twitter, Instagram

Meu Currículo Lattes