Brasileiro traz visão clara e concisa sobre personagens do regime nazista
Fico meio zonzo só de pensar no tamanho da bibliografia disponível hoje sobre o Terceiro Reich, como é conhecido o brevíssimo ((graças a Deus!) império nazista. Tem livro sobre o tema por aí a dar com o pau, e portanto é uma grata surpresa ver que um historiador brasileiro é capaz de trazer uma contribuição valiosa para uma área tão concorrida.
Como o leitor deve ter percebido pela foto acima, falo do recentemente lançado “Personagens do Terceiro Reich”, do gaúcho Rodrigo Trespach. Escrevi um breve elogio (não remunerado, apresso-me a informar!) para a orelha do livro, mas vale reiterar aqui a importância de um guia conciso, claro e bem escrito sobre as diferentes figuras do regime de Hitler, dividido em blocos temáticos que incluem até a presença nazista do Brasil.
Considerando a temática do presente blog, convém destacar os verbetes sobre a resistência ao nazismo, que incluiu algumas figuras de peso da cena religiosa alemã, como o teólogo protestante Dietrich Bonhoeffer, executado em 1945, e o arcebispo católico Clemens von Galen, o Leão de Münster, autor de críticas virulentas ao programa de eutanásia nazista e aprisionado num campo de concentração em 1944.
Parabéns ao Trespach pelo trabalho e boa leitura aos que se interessarem pelo livro!
————–
Conheça o canal do blog no YouTube
Siga-me nas redes sociais: Facebook (do blog), Facebook (pessoal), Twitter, Instagram