Com belas imagens, livro resume novos achados sobre dinos no Brasil
Tive o prazer de receber recentemente a belezura cuja capa o gentil leitor pode conferir acima: “Novos Dinos do Brasil”, escrito pelo professor Luiz E. Anelli e ilustrado por Julio Lacerda, publicado pela Editora Peirópolis. Para quem se interessa pela pré-história brasileira, o trabalho do professor Anelli (inclusive já laureado com o Prêmio Jabuti) deveria dispensar apresentações, tanto para adultos quanto para o público infanto-juvenil (que ele costuma privilegiar em seus livros, com razão).
Ocorre que, nas últimas décadas, tivemos uma explosão de pesquisas sobre a Era dos Dinossauros em território brasileiro, com a descrição de diversas novas espécies. O livro é uma fotografia do que se descobriu principalmente de 2010 para cá (daí o “novos”), com um texto ágil e simples, voltado para o público mais jovem. Do meu ponto de vista, foi especialmente prazeroso revisitar algumas espécies que eu vi “nascer” em artigos científicos dos últimos anos. Todos os bichos estão bem contextualizados em termos de parentesco, localização geográfica e temporal.
Um comentário rápido sobre as ilustrações: nos últimos anos, o Brasil também ganhou um bocado em quantidade e qualidade de paleoartistas, os responsáveis por recriar os ambientes do passado da Terra com conhecimento científico e imaginação. O trabalho de Julio Lacerda me pareceu interessantíssimo, algo no meio do caminho entre o hiper-realismo e a estilização mais divertida que se espera desse tipo de livro. Coisa fina. Vale conferir.
————–
Conheça o canal do blog no YouTube
Siga-me nas redes sociais: Facebook (do blog), Facebook (pessoal), Twitter, Instagram