Pequenos cavadores de tocas na Era dos Dinossauros chinesa
Confesso que estou completamente apaixonado pela imagem acima — uma das reconstruções mais simpáticas que já vi da Era dos Dinossauros na atual China. Dinossauro espetacular não falta por lá, mas desta vez os astros são os bichinhos que o gentil leitor está vendo debaixo da terra.
São eles o Fossiomanus sinensis (o maior, em cima) e o Jueconodon cheni (embaixo), descobertos pela equipe de Jin Meng, do Museu Americano de História Natural, na província de Liaoning, e com cerca de 120 milhões de anos de idade.
O primeiro media 32 cm, o segundo 18 cm. E, como a reconstrução artística indica claramente, ambos tinham hábitos fossoriais, sendo claramente cavadores, como os tuco-tucos ou toupeiras de hoje. Curiosamente, essas adaptações evoluíram de forma independente: o F. sinensis, apesar da cara de mamífero, pertencia a um grupo mais primitivo de répteis semelhantes a mamíferos, os cinodontes tritilodontídeos; já o J. cheni era mamífero mesmo, embora também muitíssimo primitivo, bem distante dos grupos atuais de bichos peludos.
A descrição dos bichos está neste artigo na revista científica Nature. Peculiaridades no número das vértebras de ambos ajudam a entender como surgiu a diversidade de formas corpóreas dos mamíferos de hoje.
————–
Conheça o canal do blog no YouTube
Siga-me nas redes sociais: Facebook (do blog), Facebook (pessoal), Twitter, Instagram