Dicionário Histórico do Português do Brasil é uma viagem no tempo

Reinaldo José Lopes

Outro post velocíssimo pra avisar os gentis leitores deste blog sobre a chegada de uma pequena preciosidade à internet. Falo do Dicionário Histórico do Português do Brasil, organizado por pesquisadores da Unesp de Araraquara e disponível gratuitamente para consulta online.

O trabalho usou como base textos escritos em solo brasileiro nos séculos 16, 17 e 18 para traçar um retrato fascinante de como era o nosso idioma em séculos passados. Estão registradas, por exemplo, as muitas grafias alternativas de cada palavra (padronização ortográfica é um negócio bem mais recente do que a gente costuma imaginar).

Veja que coisa fofa está definição de “tatu” (variantes ortográficas: “tatú” e “tatû”) neste texto de 1618, da autoria de Ambrósio Fernandes Brandão:

Tatu é um bicho que se vê pintado nos mapas pela sua estranheza e feição de que é composto, porque anda armado de umas couraças, à maneira das que nós usamos, com não serem pouco fortes, e debaixo de semelhante armadura agasalham o seu pequeno corpo.

Para procurar verbetes por palavra, basta cadastrar seu e-mail.

————–

Conheça o canal do blog no YouTube

Siga-me nas redes sociais: Facebook (do blog), Facebook (pessoal), Twitter, Instagram

Meu Currículo Lattes