Brasileiros descobrem incêndio florestal na Antártida da Era dos Dinossauros
A configuração atual dos continentes faz a gente esquecer que a Antártida nem sempre foi esse império do gelo aparentemente eterno. Na Era dos Dinossauros, o lugar era um continente como qualquer outro, com florestas e fauna em seu interior e antigas conexões com a América do Sul, a Austrália e outras partes do finado supercontinente conhecido como Gondwana. Uma pesquisa feita por cientistas brasileiros, cujo resumo você conferir neste link, recoloca a Antártida em seu contexto antigo ao flagrar um incêndio florestal de 75 milhões de anos por lá.
Encabeçado por Flaviana Jorge de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, o trabalho conta ainda com pesquisadores do Museu Nacional da UFRJ e de outras instituições do Brasil. O carvão fóssil que a equipe encontrou no território polar pôde ser associado até mesmo ao grupo de árvores que existiam na floresta antártica do período — no caso, parentes das nossas araucárias.
Como costuma acontecer em outras publicações envolvendo o pessoal do Museu Nacional, o trabalho é ilustrado pelo talentoso paleoartista Maurilio Oliveira, cujo desenho você pode apreciar no alto deste post.
————–
Conheça o canal do blog no YouTube
Siga-me nas redes sociais: Facebook (do blog), Facebook (pessoal), Twitter, Instagram