Eventos em oito cidades ajudam a entender importância dos museus

Quem tem acompanhado nossa cobertura nesta Folha sobre a destruição trágica de parte do Museu Nacional e os esforços para reconstruir a instituição sabe como museus são cruciais para a ciência de qualquer país. Para reforçar essa mensagem, oito municípios brasileiros organizam atividades com o título “Um Brinde ao Museu” neste sábado (10/11). Confira o […]

Leia Mais

Importante debate sobre compostos químicos que afetam o sistema endócrino

Para quem se interessa por um debate complexo e importantíssimo, localizado exatamente na interface entre questões ambientais, biologia do desenvolvimento humano, saúde e políticas públicas, um debate que está sendo organizado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP e acontece na próxima segunda-feira (12/11), às 15h, é uma excelente pedida. Em pauta estão os possíveis […]

Leia Mais

Venha conversar comigo sobre o Brasil pré-histórico em São Carlos!

Escrevo este post para celebrar a primeira vez (e quiçá a última) em que o nome deste escriba que vos fala foi parar num outdoor e para convidar os leitores para a palestra que darei amanhã, quinta-feira, 25 de outubro, às 19h, na escola Educativa, aqui em São Carlos (ou Região Metropolitana da Atenas Paulista, […]

Leia Mais

Um vídeo explicando o óbvio: sim, nós somos um tipo de macaco

Quem costuma ler o que escrevo sabe que eu gosto de dizer que nós, seres humanos, somos macacos, ou um tipo de macaco. Uma galera mais purista às vezes reclama. Neste vídeo, explico por que acho essa terminologia popular totalmente adequada. Em suma, eis o que me parece correto: se um zoólogo de outro planeta […]

Leia Mais

As boas (e péssimas) propostas dos candidatos que podem afetar a ciência

Na semana que passou tivemos boas notícias sobre os projetos dos presidenciáveis para a ciência no país — e duas notícias péssimas. Neste vídeo do nosso canal no YouTube, faço um resuminho de tudo isso pra vocês. Em velozes tópicos pra quem não gosta de vídeo: 1)Equipe de Bolsonaro propôs aumentar o investimento em ciência […]

Leia Mais

A interface entre ambiente, fé e ciência no sertão do Ceará

Em seu novo livro, que leva o título “Homem Natureza Crença”, a pesquisadora Maria Thereza Lemos de Arruda Camargo consegue transitar com desenvoltura pelas mais diferentes áreas do conhecimento para traçar um retrato abrangente do uso tradicional de plantas medicinais na caatinga do Ceará. Como diz um dos subtítulos da obra, trata-se de um pequeno […]

Leia Mais

Grupo descobre manada de filhotes de répteis primitivos no RS

Há 240 milhões de anos, o interior gaúcho era habitado por estranhos répteis dentuços comedores de plantas, que faziam parte da linhagem que daria origem aos mamíferos. Pertenciam ao gênero Dinodontosaurus e podiam alcançar meia tonelada de peso (e até 2,5 m de comprimento). Agora, pesquisadores da Universidade Federal do Pampa anunciaram a descoberta de uma pequena […]

Leia Mais

Uma conversa sobre os desafios de traduzir Tolkien na USP de São Carlos

Fui convidado para participar da Festa do Livro da USP aqui na minha terrinha, São Carlos, e proferi (olha que beleza de verbo) uma palestra sobre meu trabalho acadêmico com a obra de J.R.R. Tolkien e meus projetos atuais com a editora HarperCollins Brasil envolvendo novas traduções dos livros do Professor. Também falei um pouquinho […]

Leia Mais

Como a Copa de 1994 ajudou a entender a testosterona

Se você acha que a Copa do Mundo nunca ajudou a ciência, pense de novo. Todo mundo já ouviu falar da testosterona, o mais conhecido hormônio masculino. É uma substância de efeitos complexos e multifacetados no organismo, bastante envolvida em situações de “desafio” — quando um homem se vê na situação de competir por alguma […]

Leia Mais

Haddad, ortodoxo, comungando em missa católica? Sim, ele podia

Houve um pequeno bafafá nos meios católicos durante este feriado (12/10), quando foi noticiado que o presidenciável Fernando Haddad (PT) comungou durante uma missa no Jardim Ângela. Motivo: Haddad é cristão ortodoxo, e não católico apostólico romano, como era a igreja da Paróquia dos Santos Mártires que visitou. E aí, ele podia comungar? Como diz […]

Leia Mais