Neandertais na Terra Santa

Reinaldo José Lopes

Quem conhece mais ou menos bem o Antigo Testamento certamente já ouviu falar do monte Carmelo, no norte do antigo reino de Israel, e do confronto épico envolvendo o profeta Elias que teria tido o monte como palco. Numa espécie de “batalha de milagres”, Elias, em nome do Deus único de Israel, enfrenta sozinho 450 profetas do deus cananeu Baal e 400 profetas da deusa Asherah para ver quem consegue, literalmente, fazer chover fogo do céu para consumir as carnes do sacrifício feito aos deuses. (SPOILER: Elias ganha, e os profetas dos deuses pagãos têm um fim não muito agradável. Mais detalhes no Primeiro Livro dos Reis.)

 

O monte Carmelo visto do kibbutz Ma’agan Michael

 

Foi só há pouco tempo, no entanto, que me dei conta de que o monte Carmelo pode ter sido palco de um conflito ainda mais épico há cerca de 100 mil anos — por sorte, sem motivação religiosa. Foi em sítios arqueológicos do maciço montanhoso que, nos anos 1930, a equipe da britânica Dorothy Garrod achou pistas do primeiro encontro entre membros da nossa espécie e seus “primos” neandertais.

A coisa toda teria acontecido por volta de 100 mil anos atrás. Restos de humanos com anatomia mais ou menos moderna vêm do sítio de Es Skhul, enquanto os neandertais estavam presentes no sítio de Tabun. O Oriente Próximo, assim como a Europa, era território neandertal nessa época, mas é possível que o Homo sapiens, vindo da África, tenha penetrado no habitat de seus colegas hominídeos nessa época.

O problema é dizer com certeza se houve convivência direta entre as espécies, porque a “resolução” das datações arqueológicas não é suficiente para confirmar a sobreposição — pode ser que um grupo só tenha aparecido no monte Carmelo alguns milhares de anos depois do outro.

O mais provável é que essa primeira incursão do H. sapiens para fora da África tenha malogrado, porque sinais inequívocos da nossa espécie fora do berço africano só se fazem presentes por volta de 60 mil anos atrás. De qualquer maneira, seja nesse primeiro encontro em Israel, seja mais tarde, os dados de DNA indicam com bom grau de confiabilidade que as duas espécies acabaram se hibridizando e gerando descendentes.

Comentários

  1. Graças a Deus que ao longo da história nos abasteceu de PROFETAS AUTENTICOS, da estatura espiritual de um Elias, por exemplo, cujos ensinamentos subsistem e são ATUALISSIMOS para o homem muderrrno da presente era ,,, que apesar da SUPERABUNDANTE TECNOLOGIA tá mais perdido q cachorro em dia de mudança…

    1. O que essa pregação crente tem a ver com o artigo em questao ? Por acaso se deu ao trabalho de LER ???

      1. Liga não Abbadon, o Galo é assim mesmo. No post anterior uma pessoa fez a mesma pergunta pra ele. E se verificar em todos os posts, lá está o Galo fazendo as pregações, sem nenhuma conexão com o assunto. Eu até me acostumei aos comentários do Galo, é até engraçado. Ele foi criado em igreja e ficou assim, a culpa é do pastor.

        1. ISSO MESMO Sr Marcelo , no post anterior outra pessoa cometeu o mesmo erro …

          não leu ou não entendeu que o Reinaldo tinha escrito a palavra ALMA no post ,,,

          sinceramente não pensei que tanta gente de curso superior tivesse tanta carencia de compreensão de textinho simples de blog assim …

          1. ironia a parte sr Marcelo, não é o meu comentario e sim a TEMATICA ESPIRITUAL…

            Basta observar os temas estritamente biologicos como o ultimo — tigre de papel no det. genetico —onde nem os habituês do mundo cientifico opinaram …

            TODOS tem vontade de COMENTAR posts sobre RELIGIÃO, VIDA ESPIRITUAL, e por ai afora , mesmo com equivocos e acertos, TODOS querem meter a sua colher no angu … porque será ????

            será que nos ultimos tempos a SEDE ESPIRITUAL aumentou ??? tá faltando alimento no mundão ai fora ??

          2. Galo, não é por aí não, sinto lhe informar…não tenho carência nenhuma das baboseiras bíblicas ou de outra religião. Acho muito chato religião, seitas, crenças, etc, ficar venerando entidades, santos, budas, lua, sol, ET, deus, duendes, fadas, etc. Sou agnóstico, se deus existe ou não, não sei…e essas bobagens de profeta Elias, fogo que desce do céu, arca de noé, adão e eva, etc, só me deixam uma certeza: Marcelo, fique longe de lugares onde as pessoas acreditam nisso.
            O “papo” sobre religião é porque o mundo religioso “entra” no mundo científico, como acontece com o criacionismo. Além disso, religiosos ficam enchendo o saco dos pesquisadores dizendo sandices como “Darwin estava errado” e aí…é isso.

      2. EU NÃO SEI LER ??? TEM CERTEZA ??? não tá escrito p PROFETA ELIAS LOGO NO COMEÇO ???

        PRA FACILITAR O ENTENDIMENTO VOU SOLETRAR …

          1. lamento muito por tanta ignorância em todos os aspectos. Este de fato é o maior de todos os problemas do ser humano…
            Fui eu quem perguntou no penúltimo post: “o que diabos isso tem a ver com o texto”??? E repito e concordo plenamente com vc Abbadon e com vc Marcelo…
            Em um espaço que se propõe a gerar uma discussão saudável e construtiva sobre ciência e religião (e aí vc está corretíssimo Marcelo nas suas afirmações sobre “religião invadindo a ciência”), temos que perder tempo com váriossssssssssssssssssss comentários como deste Sr… Afff
            E já que não é prá ter nexo mesmo: “Viva a liberdade de expressão”! Aff!

          2. VIVA !! E só pra refrescar sua brilhantissima memoria cientifica o nome do blog é Darwin e DEUS … SE é q lhe passou despercebido … acontece …

          3. e quem falou que é OBRIGADO a perder tempo com comentarios do tipo de gilberto galo ?? perde tempo pq QUER porque num guenta ficar sem falar de religiÃO … é deveras sintomático isso ..

          4. pois é … seria bom avisar então o dono do blog que a escolha do nome do referido desencadeou uma invasão da ciencia pela religião …. e olha que eu mesmo já pedi VÁA´´ARIAS vezes pra mudar o nome pra DARWIN E DARWIN ….porém não fui atendido ..

  2. Já é bastante aceito que houve miscigenação e assimilação dos Neanderthais por Homo sapiens. Isto só é novidade no local citado.

  3. ENTENDI o que aconteceu …

    no blog anterior pensaram que não estava escrita a palavra ALMA e dessa vez quiseram que o nome de um grande profeta … ELIAS também não estivesse ….

    são duas palavras tão estranhas pro INCRÉDULO … ALMA E PROFETA , que quando se depara com uma delas , custa a crer que ela está ai na sua frente …

    1. palavras fora de um contexto ou sem o significado que têm no contexto inserido = dadaísmo ou qualquer coisa pior que isso.
      PS.: existem alguns problemas de aprendizagem e compreensão das idéias de um texto que hoje já são perfeitamente resolvidos ou minimizados.
      Vale a pena dar uma verificada nestes aspectos ao invés de tentar converter as pessoas que param para ler alguma coisa aqui….

        1. Galo, meu filho, o que houve agora com esse comentário gugu dadá??? Fiquei deveras preocupado. Você tá endoidando mesmo aí na frente desse computador. Ah, esqueci, você é da turma dos doentes e o que mesmo?? mancos??? alguma coisa assim…

          1. o sr também comenta fora do contexto ??? meu comente está no contexto da sra Clarissa .. não leu o contexto não ??

        2. O sr. deve ter mesmo o que?? 5 anos?? Talvez não né, porque já sabe ler (ou foi catequizado) com todas essas estórias fantasiosas. Enfim, Sr. Gilberto contra fatos não há argumentos, já se dizia por aí.
          Que a humanidade precisa ser mais espiritualizada, concordo, mas doutrinada e cega, já bastam os anos de colonização…
          Aliás ao que tudo indica teremos por aí nos próximos anos de vida do novo papa Francisco uma discreta-iminente revolução na ICAR …. Se isso acontecer mesmo (claro que não esperamos mudanças drásticas), será que vc estaria preparado para um mundo menos dogmatico e mais real?? Prepare-se para mudar seus pensamentos Sr. Galo…. É isso pode doer muito!
          Bom final de semana!

          1. tenho 5 anos e já aprendi no pré que catequiSar é com esse ….

            quanto à dogmas minha sra, Graças ao Deus Vivo a muitos anos tô fora dessa … pagina virada na minha vida …deixo pra algum religioso de plantão lhe responder ….

            sou evangélico fundamentalista … devidamente FUNDAMENTADO nos fundamentos dos apóstolos como no NT

          2. QUANTO a pseudo revolução na ICAR vejo que apesar de querer me atemorizar com eventuais dores, percebo que nem a sra bota muita fé nas ditas MUDANÇAS POUCO DRÁSTICAS (sic)…. de qualquer maneira uma coisa é liquida e certa … a Palavra de Deus se cumprirá … gostem ou não …

          3. Nunca vi religiosos negarem a teoria da relatividade ou a mecânica quântica. São fatos. A sua biologia evolucionista é no máximo uma narrativa convincente, mas não está provada por uma viagem no tempo que mostre a sua ocorrência.
            Esses biólogos parecem ter 2 anos de idade.

          4. E a referência aos “anos de colonização” não esconde: é a esquerdada louca pra assumir o controle pela via de um clero estatal “científico”, vedando aos indivíduos uma auto compreensão – sendo esta um pré requisito fundamental para a liberdade, mesmo equivocada. Mas é normal: suas pesquisas dependem de dinheiro do Estado. Ninguém morde a mão que o alimenta.

          5. deixa explicar uma coisa pra vc Andrea: religiosos não negam a mecânica quântica porque esse campo da ciência não constitui uma ameaça aos dogmas religiosos. Simples assim. A teoria da evolução é negada por religiosos como você porque entender evolução significa negar, por exemplo, a existência de adão e eva literal.
            E não precisa viajar no tempo não, isso é pra quem não entende nada como você e o Galo.
            E evolução é coisa de comunista… de onde você saiu? de uma passeata da TFP ou de uma reuinião da ku klux klan?
            e você, sr Galo, tá querendo dar aulas de português agora? o correto é “há muitos anos”. Que tal fazer um intensivão?

          6. não sou autoridade em português… muito pelo contrário , mas como ela perguntou se eu tinha 5 anos , eu respondi ..

            em todo o caso a figura da mordida na mão que Andrea colocou é um diagnóstico pra lá de preciso … muito bom … é bem por ai ..

          7. O Adão e Eva literaIS é uma crença de religiosos simplórios. Até onde sei, adão vem de “raça adâmica” os primeiros homens, o que é apenas uma vaga expressão, e de mais a mais, não sou religiosa – apenas repudio o clericalismo científico e desafio qualquer um de vocês a demonstrar a relevância da evolução para a biologia funcional – essa sem dúvida, fundamental para a, p. ex. medicina. Esta trabalha no PRESENTE.
            Procure se informar sobre a opinião de Marx sobre o evolucionismo e a analogia entre a evolução das espécies e a luta de classes.
            Se você vê uma criatura A como derivada de B e tendendo à C você precisa: ter certeza de que o fóssil B de fato tem a idade compatível com a linha evolutiva proposta. Esse teste é feito com o decaimento Beta observado num isótopo de Carbono – o 14. Se você não conhece física (minha área!), você só pode CONFIAR nesse teste. Você é um religioso e não sabe, por possuir uma certeza somente facultada aos imaturos. Mas a sua KRISIS chegará. E vai ser duro.
            A Biologia Evolutiva é uma filosofia e não pode – como a religiâo também não pode – nortear visões definitivas sobre o ser humano, salvo pelo interesse dos respectivos “cleros” e da grana que rola para PREGAR (religiosos) ou “PESQUISAR” (“cientistas”).

          8. Bem, que tal a importância do conhecimento da seleção natural para entender o surgimento e propagação da resistência de bactérias a antibióticos?

          9. Andréa, também acho estranho você falar apenas do carbono-14. Existe uma série de outros métodos baseados em decaimento radioativo, como urânio-tório. E outros baseados em luminiscência também.

          10. e daí se o Marx falou em evolução e luta de classes??? teoria da evolução não é pra explicar capitalismo, minha filha. Se aplica ao mundo natural. O teórico da evolução foi Darwin, entre outros biólogos e nenhum era comunista ou da área socio-econômica, como Marx.
            De resto, o Reinaldo já lhe explicou. Já viu biólogo querendo debater teoria da relatividade em conferência de físicos? Pois é…

          11. Marcelão cuidado com a mecânica quântica!!! Esse ai é meu mundo (física).

            Atualmente ela está se verificando um perigo em potencial para os “crias”, como a Dna Andreia e o Giba Galo, pois de acordo com a física pré-big-bang ou teoria das cordas, o universo é um “grande almoço grátis” e deus se torna inútil para sua criação.

            Toda a energia que vemos armazenada em matéria e energia propriamente dita, somada à energia potencial do universo resulta em zero. Ou seja, temos zero de energia no universo o que indica que não há necessidade dela ter vindo de lugar algum.

            Tal energia pode sempre ter existido e oscilar de tempos em tempos, à medida que o universo se torna um vácuo quando de sua expansão a níveis extremos. Nem mesmo o vácuo é um vácuo.

            Ele parece possuir algo esquisito como uma “espuma quântica” (turbulências no espaço tempo) que podem ou não interagir com partículas subatômicas, uma vez que possuem a ordem do comprimento de Planck. Esta espuma foi proposta por Wheeler, por meio de uma fusão grosseira entre a física quântica e a teoria da relatividade geral.

            Einstein descreve o espaço tempo como algo suave o que vai contra a teoria da espuma quântica. Há experimentos que apoiam as duas teorias.

            Porém para entendermos como o vácuo funciona necessitamos de uma teoria quântica da gravidade.

            Há uma teoria que ainda se encontra em nível matemático que surgiu com Everett que o universo não é único mas possui infinitos universos paralelos nascendo e morrendo a cada tempo de Planck.

            Falar de tempo somente faz sentido quando estamos dentro da brana de um universo. antes disso tempo e espaço não fazem sentido. Ou seja entre duas branas sde universos paralelos não existe tempo ou espaço (parece loucura).

            Perguntar quanto tempo ficamos sem universo antes do big bang não faz sentido. É o mesmo que querer encontrar o ponto ao sul do extremo do polo sul e saber qual a cor mais escura que o preto.

            O que se pode dizer pela teoria dos universos paralelos é que o universo é infinito e é repleto de infinitos subconjuntos, chamados universos paralelos, os quais assumem as mais diversass características ao se mecher em apenas 6 números:

            1 – N = é a relação entre as forças elétricas que mantêm nossos átomos coesos dividida pela força da gravidade que atua entre eles;

            e = eficiência nuclear: as forças nucleares são cruciais para manter prótons e nêutros nos núcleos atômicos;

            3 – o = razão entre densidade real e densidade crítica: quantidade de matéria que exerce a atração gravitacional, ou seja, se a densidade de matéria exceder um valor crítico bem definido, que corresponde a cinco átomos por metro cúbico o universo colapsaria;

            4 – L = a constante cosmológica de Einstein: é o número que Einstein encontrou quando de da aplicação de sua teoria da relatividade geral ao Universo, que controla a expansão do Universo e o seu destino;

            5 – Q = é a relação entre a intensidade de ligação das estruturas do cosmo (estrelas, galáxiase aglomerados), ou seja, quanta energia seria suficiente para destruí-las e dispersá-las e a sua energia de repouso (E=mc^2);

            6 – D = número de dimensões espaciais em nosso mundo: este número vale 3. Em mundos com três dimensões, as forças gravitacional e elétrica obedecem a lei de inverso da quadrado da distância. Três dimensões são cruciais para a vida, uma vez que em um mundo com duas dimensões as estruturas complexas não se formariam, como por exemplo, as moléculas da vida, uma vez que o carbono faz ligações tetraédricas.

            Assim, podemos reduzir estes seis números para quatro: (força da gravidade, nuclear forte, nuclear fraca e eletromagnética).

            Maiores detalhes aqui:

            http://cienciaxreligiao.blogspot.com.br/2010/06/introducao-em-minhas-andancas-pela.html

            e aqui:

            http://cienciaxreligiao.blogspot.com.br/2012/12/os-argumentos-do-desespero-de-um.html

            Aos interessados: ler os seis posts.

            Muitos dizem que isso é a tal “afinação do universo” mas na verdade é o espaço de Calabi-Yau onde nos encontramos.

            As variedades de Calabi Yau são infinitas, contedo os números certos de picos e vales, variando em uma ampla faixa, desde 3 até 480 buracos.

            São as formas de Calabi-Yau que satisfazem os severos requisitos impostos pela teoria das cordas a qual impõe ás dimensões adicionais. Há diversos tipos diferentes de buracos, os quais podem ter diversas dimensões. Para cada buraco há uma família de vibrações das cordas de energia mínima.

            As variedades de Calabi-Yau são de grande importancia no estudo da teoria das cordas satisfazem o requisito de espaço para as seis dimensões espaciais “invisíveis” da teoria das cordas. É no modelo do mundo das branas que ocorre a grande quantidade de dimensões extras das variedades de Calabi-Yau.

            Caso o espaço de Calabi-Yau tenha 3 buracos, haverá 3 famílias de partículas elementares, o que reflete o número de buracos existentes na forma geométrica em que se encontram as dimensões adicionais ocultas.

            Assim, o tema principal da teoria das cordas é que as leis físicas que enxergamos dependem da geometria de dimensões adicionais ocultas.

            Os mínimos dessa paisagem multidimensional corrspondem às configurações estáveis do espaço-tempo, denominadas de vácuos estáveis, que é onde se formam universos semelhantes aos nossos.

            Então, tudo em relação a SE um universo existira ou não, com um tempo razoável (coisa de uns 50 a 100 bi de anos), e SE terá ou não vida, é uma questão de probabilidades de em que buraco nos encontraremos. Tudo depende de estabilidade energética e não de afinação gerada por um ser inteligente.

            Cada vácuo estável é caracterizado por seu número de alças, branas e quanta de fluxo, mas há que se considerar que cada um desses elementos pode ser criado e destruído, de modo que, após períodos de estabilidade, o mundo pode passar a uma configuração diferente.

            Ou seja: criação = big bang e destruição (big crunch, big rip ou bib chill – morte energética).

            Ao que parece, nosso universo se encaminha para um big rip, ou seja a energia escura o acelerará tanto que o tecido do espaço tempo poderá ser rasgado.

            Nosso universo irá morrer, mas sua brana se chocará com a de um outro univerrso e formará um novo universo que poderá mesmo levar á vida inteligente.

            A energia para tal está ela todinha confinada no universo, ainda que degradada quando do cenário de um big chill ou de um big rip (mais provável).

            Bastaria uma oscilação dessa energia para tudo recomeçar.

            Por esta razão a ideia de criação, meio e fim do universo parece estar se desfazendo (o modo semita de se pensar). Ao que parece nosso universo é cíclico como imaginavam os orientais.

            Assim, aos crias de plantão digo que se quiserem apoiar uma forma de criacionismo, apoiem aqueles das religiões orientais, pois a ciência tem demonstrado que estes é que estavam certos.

          12. O que posso dizer a Sra Andrea é que religiosos se pegam com a TE porque não sabem o que há além de outras teorias, principalmente as da física.

            A razão de se pegarem com a TE é de que não a entendem de forma condizente até dizem absurdos como o homem veio do macaco, a teoria evolutiva é imoral, dentre outras idiotices.

            A sra. também desdenha de biólogos. Saiba que físicos, como eu são bem piores do que eles, vão muito além da vida e estudam anos a fio, como biólogos e químicos, coisa que a sra deve ter passado ao largo.

            Não precisamos viajar no tempo para entendermos o universo, a vida e sua evolução.

            Tudo o que existe aqui e lá fora nos conta essa história, bem mais charmosa que a de um deus com problemas de personalidade (carência afetiva, desejo de amar, desejo de ser amado, rompantes de raiva, desejo de sangue, chantagista, totalitário e, um péssimo engenheiro…).

            No mais, teorias não se provam. Elas ganham um corpo de evidências a favor delas que as tona aceitas e as aproximam de verdades. O que se prova são teoremas matemáticos, com o uso da lógica.

            A evolução das espécies assim como o surgimento da vida a partirr da matéria inerte e do universo a partir de uma singularidade são fatos. As teorias buscam explicar como estes fatos ocorreram.

            E à medida que ganahm força calcada na evidenciação, hipóteses após serem testadas tornam-se teorias, que são as instâncias mais nobres do conhecimento.

            Também, não precisamos viajar no tempo para entendermos os supostos ensinamentos de Jesus, Buda ou de qq outra religião, berm como dizer que egipcios e romanos tiveram copntato e que acadianos e chineses jamais se viram.

            Francamente, deixar essa subliminar que a TE é coisa de comunalha, me poupe…

            Cientistas não querem assumir poder político. Eles querem entender o mundo e ganhar $$$ com isso, aplicando todas suas descobertas ao bem estar da humanidade.

            Quanto ao criacionismo, se é que é isso que a sra contesta, de porque eles não ganham apoio estatal, é pelo simples fato de que prestam um grande desserviço ao mundo.

            São promotores de pseudociência, a qual é religião cristã fundamentalista travestida de ciência. Somente leigos engolem as bobeiras que esses pilantras do criacionismo dizem.

            No mais essa balela marxista de luta de classes ou de darwinismo social não passa de idiotice pura. É ideologia e, em ciência nada disso se aplica.

            A TE não é para respaldar ideologias, assim como não é objetivo da teoria da relatividade. Elas servem para explicar o mundo, a natureza e não as babaquices humanas.

            Assim, pouco interessa a opinião de Marx sobre a TE, como pouco interessaria a opinião de Mussolini ou Vargas sobre tal teoria.

            Querida!!! C -14 em fósseis!!!!! pelamordedeus!!!

            Aqui vc já deixou a nota de que é completamente leiga no assunto, mesmo em física.

            By the way, vc estuda ou estudou física onde? Na UNASPorcaria ou no colégio adventista? Conta essa história direito…

            Vou te ensinar:

            Fósseis vc data pela datação relativa, aquela das camadas sedimentares, em relação às quais estimamos uma idade com base em fósseis.

            Este método não é circular, pois muitas vezes encontramos camadas de sedimentos entre camadas de rochas magmáticas, as quais datamos pelos métodos de datação absoluta (aquele de decaimentos por núcleos radioativos).

            O C-14 é para datar produtos orgânicos até 50m mil anos ou estourando 70 mil anos.

            Fósseis são pedra, em sua maioria (salvo algumas coisas que sobraram como alguns ossos de neanderthais ou da megafauna do pleistoceno.

            Não se datam por C-14, mas pelo estrato geológico em que se encontram, sacou.

            Caracas!!! Como física vc deveria saber a diferença entre ciência e filosofia… Vc deveruia saber que existem procedimentos empíricos em TE diferentemente de filosofia que somente se pauta em argum,entos racionais, sem recorrer ao empirismo.

            Sua história tá muito estranha Andrea… Não sei não…

          13. Elyson, muito legal esse seu texto sobre o universo ou os universos, valeu…esse campo é realmente fascinante e ainda sabemos tão pouco…a ciência ainda nos trará muito espanto e, de fato, se tem algo mais próximo em termos metafísicos, não está aqui no ocidente.

  4. O ano foi 900 a.C., um Desafio entre o deus de Israel, Javé/Enlil, deus de Nippur, e o deus sumério de Sippar Shamash/Baal, deus dos cananeus, um desafio entre tio e sobrinho, Baal é filho do deus cananeu El/Nannar/Sin de Ur. Após o Desafio vencido por seu deus, Elias foi arrebatado por uma Carruagem de Fogo (nave ou disco voador). Pelo que entendi, foi o Cro-Magnon que chegou por lá há 100 mil anos interagindo com os Neandertais que lá já estavam. Os primeiros Cro-Magnon poder ido da Mesopotâmia, eles são frutos do cruzamento natural entre os anunnaki/nefilim e nós, conforme o Gênesis 6 da Bíblia:
    “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram., tiveram filhos”.
    Havia naqueles dias gigantes (Nefilim no Torá) na Terra.

    1. Julio, aparentemente, aqui no blog só você acredito nesta estória. Você quer convencer quem, meu caro? O Galo e os crias, acho difícil, eles só acreditam na briba (vi um vídeo no you tube que o pastor falava a “briba”. Fica a dica aí pro pessoar das igreja colocar a turma pra fazer pelo menos o ensino fundamental completo como requisito para ser pastor). Bom, voltando ao assunto, o pessoal que estuda ciência, pior ainda. A gente fica com a impressão que você não bate bem, me desculpe a franqueza. Por quê você não tenta encontrar um pessoal na Chapada dos Veadeiros? Lá tem uma turma que acredita nestas coisas e tem até um espaço-porto. Os doidões vão pra lá de noite, tocar violão, enrolar um beque, falar sobre ETs… fica aí a dica.

      1. Que bonito Marcelo, quer dizer que quem não é evolucionista, nem criacionista, tem que abandonar o blog, é isso? Não tô pensando em convencer ninguém, apenas dou uma versão ao que vocês não entendem. Os criacionistas, mesmo sem concordar, entendem.

        1. Boa Julio, de acordo com o douto parecer deles… TUDO que cai fora do universo ameba protozoário deve IMEDIATAMENTE CESSAR DE INCOMODÁ-LOS…. a palavra ALMA incomoda-os… A palavra PROFETA incomoda-os… a palavra ET incomoda-os … e por ai vai

          1. Galo, uma palavra que não incomoda eles: COMUNISMO. A religião, com todos os seus INÚMEROS defeitos, é um obstáculo à intervenção do estado na vida do indivíduo e da família. O instrumento dessas intervenção é a ciência e, o seu clero, os catedráticos. Se não fosse uma questão de PODER eles não perderiam tempo aqui.

        2. Julio, os criacionistas só “entendem” (na verdade, não entendem nada, apenas ficam calados) porque você mistura a bíblia na estória. Se você falar que o saci-pererê lia a bíblia, junto com a mula sem cabeça, eles também não vão criticar.
          E tatmbém, para quem estuda ciência, sua estória não é uma questão de entender. É uma questão de perceber a falta de coerência, sentido, evidências contretas, fatos, observações, testes de hipóteses, artigos comprovando sujeito a avaliações por pares, etc.
          Então, como o blog atrai basicamente dois tipos de pessoas, crias e pessoas que estudam ou lêem sobre ciência, acho que não funciona muito. Tenho certeza que funciona na Chapada. Já fui lá algumas vezes e, pode acreditar, muita gente agredita em ET lá. São doidões, é verdade, usam batas, totam chazinhos e curtem ervas, mas são gente boa.

          1. olha aí o Galo te apoiando…você acha mesmo que ele chega lá na igreja falando pro pastor que acredita que deus é na verdade um ET? Que Jesus é filho de ET? Primeiro que se ele falasse isso, o pastor ia mandar sentar a borracha pensando que o Galo estava encapetado.
            Segundo que o Galo não tá nem aí pra esse negócio de ET mas adora você misturar fatos bílblicos na estória e desmercer os fatos científicos.

          2. ESTOU defendendo o direito à liberdade de expressão, artigo talvez ignorado pela bancada evolucionista , que insiste em suas CENSURAS … não sei se o sr foi informado mas a CENSURA MILITAR FINDOU A cerca de 30 anos …de lá pra cá TODOS tem direito á manifestar opiniões …

          3. Galo, vamos lá (haja paciência…), Primeiro, não sou deputado para ser de bancada evolucionista. Segundo, não estou censurando ninguém. Por acaso disse que ele não podia escrever nada? Deixei apenas uma dica para ele encontrar pessoas que compartilham das mesmas idéias. Você também deveria passear lá na Chapada, encontrar os doidões, deixar o cabelo crescer…(e outras coisas que você vai descobrir lá). Ai você fica mais relaxado, esquece um pouco essas pregações da briba. Você já viu esse vídeo da briba no you tube, cara? é engraçado. O pastor não é da sua igreja não, é?

          4. o sr não é deputado com certeza… mas quem disse que o termo bancada só se aplica ao poder legislativo ??…

            e apesar dos esforços contrários o Julio vai poder dar as opinioes dele sem ter que ir pra tal chapada, e eu igualmente, conforme bem colocado pelo Sr. Iludido, continuarei como pedra de sapato …

          5. pedra no sapato, ou o famoso “pentelho” mesmo, é mais adequado. É isso aí Galo, continua assim. Depois reclama dos adjetivos pessoais.

          6. Marcelo, tem um disco porto de verdade também em Barra do Garças – MT; muito famoso por sinal. Lá também se encontram pessoas desse tipo, que misturam estórias bíblicas com fatos “científicos” (isolados, claro). O mais interessante é que lá tem também vários “cria” que frequentam a faculdade de ciências biológicas e estudam “evolução orgânica” (uma disciplina pré-requisito para se formar)… Olha a piração.
            Fica aí uma dica para um próximo “passeio cria”….

          7. repito .. quem reclamou foi a sra Joana … mas por favor não se avexe se tem tanta vontade assim … ou fissuração .. por adj pessoais …pode despejar a vontade … é sintomatico … revelador … quando cessam argumentos >>> adj pessoais …

          8. Clarissa, os crias têm obsessão pelo tema evolução mas o máximo que conseguem é fazer alguma faculdade de fundo de quintal e aprender noções toscas de biologia. Depois saem por aí dizendo que a mitocôndira atômica da fisiologia vegetal do DNA do ribossoma é uma perfeição nuclear que deus, todo podereroso altissimo das alturas criou em seu laboratório celestial.
            Os tipos seguidores de ET lêem umas bobagens tio Dan Brown, literatura de entretenimento, e saem pór aí preocupados, achando que é tudo verdade. É o preço de um país sem apreço por educação e cultura. Até hoje a capital federal, Brasília, não tem um museu de ciências. Só há poucos anos construíram um museu de arte e uma biblioteca. Igrejas, são milhares, em cada esquina. Uma parcela ínfima da população neste país tem cultura e conhecimento. O resto é gado, massa de manobra de políticos, pastores e cia limitada.

          9. Falando em educação e cultura Marcelo, tô chegando a conclusão que a evolução cega e aliena.

          10. Alienar significa distanciamento da realidade Julio. Ciência estuda fatos do nosso mundo real, observações, testes de hipóteses, publicações avaliadas por pares. O Daniken, o Zaca e o Brown escrevem sobre realidade fantástica, ou seja, fantasia misturada com realidade, o que significa que é distante do real. Será que ele, o Zaca, conseguiria publicar suas descobertas fantasiosas na Science, Nature, e dezenas de outras revistas sérias??? Não, para publicar algo nestas revistas o autor tem que mostrar os fatos, as evidências concretas, os testes de hipóteses, isso tudo é avaliado por um comitê de gente séria. Portanto, reveja seus critérios para definir uma pessoa alienada, meu caro, ela está mais próxima de você do que imagina.

          11. Quase toda humanidade tem Religião, só os evolucionistas radicais, que são uma minoria, querem provas concretas, baseadas na Ciência, da anormalidade que existe, desse jeito vai ser preciso vir alguém de fora mesmo para contar a verdade a vocês, já que tudo é Mitologia. E o engraçado é que estamos nos tornando mais burros, paramos de criar “histórias”.

          12. Julio, “quase toda a humanidade tem religião”, O que é que eu tenho a ver com quase toda a humanidade? há uma relação muito interessante entre muita religião e países atrasados, como o nosso, a américa latiba, a áfrica e a ásia. E temos que ser como gado, seguir o que todo mundo faz? Aliás, isso não é muito inteligente porque a humanidade, quase toda, é ignorante. Seguir pastores, padres ou seja o que for, como bovinos, recebendo ordens e conselhos estúpidos, sem discutir, isso é para quase toda a humanidade mesmo, não é para mim, meu filho.

          13. isso mesmo … e um ótimo exemplo de ateismo desenvolvimentista é a gloriosa Coréia do Norte… ESPANTOSO !!!

  5. Por falar em religião, é em MONTE CARMELO, em Haifa, que está a Sede Central do novo mensageiro de Deus de nome Bahá’u’lláh, segundo a Fé Bahai. Os outros Mensageiros são Krishna, Abraão, Zoroastro,Buda, Moisés, Cristo e Maomé.

  6. Rlopes, não é o foco mas você postou a citação “Elias ganha, e os profetas dos deuses pagãos têm um fim não muito agradável. Mais detalhes no Primeiro Livro dos Reis.). Ai estão os detalhes •I REIS (cap. 18)•
    40 Disse-lhes Elias: Agarrai os profetas de Baal! que nenhum deles escape: Agarraram-nos; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, onde os matou. A truculência javista de Elias contrasta com a doçura e a mansidão de JdeN. Na transfiguração, outra vez Elias e Moisés, ambos ladeando Jesus. Moisés que fugiu para o deserto depois de matar um egípcio que agredia um hebreu. Pode ?

    1. Ap, se o pai de Jesus é Javé, este deve estar arrependido, deprimido, desiludido, tentando escapar do “inferno” pela truculência cometida. E Jesus, envergonhado do seu Pai.

  7. A arqueologia da Terra Santa é graças aos arquológos de origem sionista e seu empenho em usar a ciência para avalizar suas teorias de origem, uma das de menor credibilidade no campo do conhecimento arqueológico. A única pesquisa acreditada que conclui algo sobre interação de Sapiens e Neanderthais, trata de um sitio na europa pesquisado por um arqueólogo americano e outro português.

  8. Bando de bárbaros esses Homo sapiens que somos nós. Não podiamos ter deixado os Neanderthals livre e felizes ? rsrs

  9. Curioso como os macacos evoluídos dão como verdadeira a sua origem e enxergam de forma imaginativa, a opinião dos demais. Se vc é homo apenas tolere os homens que acreditam de forma diferente.

  10. O Congresso brasileiro está cheio de Neandertais, só que estes, são quadrúpedes e de orelhas bem grandes, não têm vergonha na cara e nem dignidade!!!

  11. “O homem criou deus à sua imagem e semelhança”
    Lido em um rodapé de quadro negro, anos 70, Colégio Municipal de Natal.

    1. o homem criou deus (es) a sua imagem e semelhança …deus baco pra quem gosta de chafurdar no copo… e outros por ai afora …

      Porém Deus criou o homem…

  12. O filme “A guerra do fogo”, de 1981, retrata essa interação entre neandertais e h. sapiens. Particularmente interessante é o acasalamento entre o homem neandertal e a mulher h. sapiens que dominava o fogo. Ele, acostumado a pegar as fêmeas de “quatro”, quando interagiu sexualmente com a h. sapiens foi diferente, ela o leva, de modo ativo, a uma relação de prazer.

    Vale dizer, que pelo oráculo da web (a wiki..) vi que um dos responsáveis pela “criação” da língua dos neandertais (mais grunhidos e expressão corporal, que outra coisa) foi Anthony Burguess, autor de Laranja Mecânica.

  13. Eu Veja que mais que comprovado a ciência se rende aos feitos de um ser superior as mentes humanas … Chamado Deus.
    ” ciência comprovando os feitos de Deus “

  14. Reinaldo, aproveitando o tema Neanderthal, você tem algo que que explique a origem deles na Europa? Muito se fala da saída do Homo Sapiens da África e o encontro com o Neanderthal, mas que caminho fizeram estes? Foi nessa separação do antepassado comum africano que as duas linhagens surgiram?

    1. Oi Ricardo, sim, a hipótese é essa, os dois descenderiam de linhagens separadas do Homo heidelbergensis. O relógio molecular aponta datas de uns 500 mil anos pra separação. Tem alguns sítios europeus que mostram esses pré-neandertais.

      1. Blz. mas que caminha fizeram para a Europa é muito pouco discutido. Até em programas científicos, tipo BBC e Discovery, fala-se muito da passagem do Homo Sapiens, mas nada da ida anterior do Neanderthal. Teriam eles chegados à Europa muitas dezenas de milhares de anos antes. Será que foram no período de seca do mar mediterrâneo, quando o estreito de Gilbraltar se fechou há algumas centenas de milhares de anos atrás?

  15. Ricardo como o Reinaldo não respondeu, respondo eu. Tudo indica – põe tudo indica nisso – que seguiu o mesmo percurso que o homo sapiens fez milhares de anos depois, pelo Oriente Médio.
    Como deve saber a região do Rift Africano foi o berço da humanidade e de lá é mais fácil, seguindo o Nilo atingir-se o Oriente Médio e ou através do Cáucaso ou da Anatólia, chegar-se a Europa. Claro que naquele tempo o norte da África não era o deserto que é hoje e isto deve ter ajudado. Mas o Reinaldo expôs bem: somos descendentes de uma espécie que se bifurcou. Inclusive por falar em Cáucaso foi descoberta uma nova espécie de hominídeo nessa região, até recentemente desconhecida. O Reinaldo poderia completar esse tópico.
    Agora ele está certo quanto aos dois achados. Os especialistas discutem sobre isso. Ou o homem sapiens naquele tempo, não teve condições de competir com o neandertal e retornou para a África e só retornou 30 mil anos depois ou apenas ali se encontraram, se de fato, se encontraram como ressaltou o Reinaldo, sem maiores repercussões.

    1. Obrigado…
      Essa bifurcação teria acontecido na África ainda?
      Por ser muito nova a descoberta do Neanderthal ainda não existe consenso em datas e divisões evolutivas né? Muitas teorias. Eles devem ter perdido a Arca de Noé também… rs

  16. Não fugindo ao post: Após o Dilúvio, há 13 mil anos, um novo espaçoporto foi construído no deserto do Sinai, ficando o controle com Baal, até a sua destruição por armas nucleares em 2027 a.C., mas aí é outra história, que acabou levando os hebreus ao cativeiro no Egito, até o seu resgate por Javé e seu general Moisés. Ao chegar em Canaã com Moisés e os israelitas, lá por 1400 a.C., Javé teve dificuldade em se impor sobre os cananeus que não o conheciam, tratava-se de uma divindade nova, um nome novo. O sucesso militar tinha um último desafio, e não era com Marduk, o adversário tradicional, era com Baal, neto de Enlil/Javé, que não estava a disposto a entregar seu trono e a plataforma de pouso e decolagem de naves em Baalbek, aquela das pedras de 1000 t, que os evolucionistas insistem em dizer que foram os romanos que construíram. Vamos ver como foi a batalha: dois altares com oferendas foram construídos, o desafio era: o deus invocado, que ascendesse primeiro o seu, seria o vencedor. “Caiu pois fogo do Senhor e devorou o holocausto, também a lenha, e as pedras. Lambendo o pó e a água que estavam no regueiro”. Segundo Fernando Cleto N Pereira, o disco voador atraiu com força misteriosa tudo que ali estava para dentro. Derrotado Baal nas alturas, Elias levou seus sacerdotes para a torrente de Cison e os matou. Elias foi arrebatado por uma Carruagem de Fogo, ou seja, um disco voador, e Javé consolida o Monoteísmo em Canaã.

      1. Hollywood já conhece o roteiro, por que o filme não sai, aí é outra história. Já ouviu falar no filme Anunnaki?

        1. Faltou beck pros redatores…
          aliás você tá devendo o nome do teu fornecedor… tá cada dia melhor a imaginação… to ficando com inveja…
          não fica regulando beck que deus castiga…

          1. kkkkk! Acho que faltou de tudo Ricardo, não só beck… já é muita loucura pensar assim, o que dirá publicar isso na web… (#vergonhaalheia)

          1. Como a Bíblia diz que o fogo veio do céu, e a sequência dos eventos bíblicos é real, e Elias foi arrebatado por uma Carruagem de Fogo, fico com a versão do disco voador. Se for o contrário, também fica a certeza de que Javé ensinou Elias sobre a fórmula do History.

          2. Julinho!!! O único fogo que vem do céu é de um corpo celeste caíndo ou um raio que caiu em terra. O fogo do altar de Elias é bem simples. basta saber um pouquinho de química e isso os antigos já conheciam bem, sem precisar da ajuda de nenhum ET.

    1. Dahlsim

      É fácil acender fogo com água. Já brincou com laboratório de química na escola?

      Basta vc jogar terebentina e cal viva sobre a terebentina. Jogue um pouco de água sobre a cal viva e provocará uma reação exotérmica que atingirá o ponto de fulgor da terebentina e ela pegará fogo.

      Não precisa de um disco voador ou de uma arma nuclear ou canhões com torpedos fotônicos ou a “matéria vermelha” para fazer isso.

  17. Ricardo até onde sei a bifurcação ocorreu na Europa. Lá a migração tornou o homo heidelbergesis no Neanderthal. Os que ficaram na África viraram os homens sapiens, só que de uma forma um pouco mais complicada.
    Aliás, estamos apenas tateando ainda para descobrir nossas origens. Mas desde o século XIX a partir de Darwin, já fizemos enormes avanços. Creio que ainda levará séculos para termos uma linha clara de como, onde e quando se deu a origem do homem.
    Esqueça o gênesis. Nada aparece como passe de mágica e assim prontinho. Isto é para quem tem preguiça mental.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_heidelbergensis

    1. Eu sei, ainda falta muito. A minha dúvida seria o caminho que o Neanderthal fez ao sair da África. Sabemos que o Homo sapiens deve ter saído pelo península arábica quando o nível do mar esteve mais baixo na era glacial. Nessa época o Neanderthal já estava em quase todo o sul da Europa. Teria sido esse o mesmo caminho do grupo anterior ou outro? Acho que nunca se saberá com certeza

  18. Bom, o que sei é que foram encontrados fósseis dos neandertais desde o Oriente Médio, até a Espanha. Mesmo na Rússia. Não sei de nenhum achado na África. O problema como deve saber é que fósseis são raríssimos. É preciso escavar e muito, para que possamos ter uma ideia mais clara de como foi essa migração. Sabemos que se desenvolveram na Europa. O que precisaria ser encontrado são os fósseis de seus antecessores para se ter uma ideia de como foi feita a colonização da Europa. Sem fósseis fica muito difícil. Talvez nunca venhamos a encontrar, pelas próprias condições que permitem a fossilização. Mas se olharmos para trás, no inicio do século XX, todos os achados de hominídeos cabiam folgadamente numa pequena caixa. Hoje ela não mais comportaria tantos achados. Teremos que aguardar novas escavações. É um processo demorado. Precisaríamos viver duzentos ou trezentos anos para termos uma ideia mais clara dos progressos.

  19. Júlio você lê demais realidade fantástica. Ainda acreditando em ets, que mudaram a história da Terra?
    Você subestima a capacidade humana. E faz uma salada, mostrando sempre os mesmos argumentos que já foram refutados., Quando vai crescer e parar de acreditar em Papai Noel?

  20. Desabafador

    Na história humana temos de fazer algumas correções.

    Há um rolo terrivel entre nossos antepassados e primos, pois havia muitos caras que, no fundo, eram a mesma coisa, como hj dizer negros asiáticos, caucasianos, aborígenes indianos, etc.

    Se pegarmos cada um deles, veremos caractéres diferentes, mas todos são humanos e se acasalam entre si e geram hibridos férteis. E, com aqueles caras devia ser mais ou menos igual.

    Quando falamos de homo sapiens arcaico, o termo inclui: Homo heidelbergensis, Homo rhodesiensis, Homo erectus, Homo neanderthalensis e Homo antecessor. Muitos deles chegaram a becos sem saída e nós fomos os vitoriosos.

    O que se acredita hj é que o homo sapiens tenha evoluído do homo sapiens arcaico que evoluiu do homo erectus.

    Os primeiros humanos a saírem da África foram os erectus por volta de 1,8 mi de anos atrás. Estes caras são os pais dos humanos que originaram o floresiensis, o homem de pequim, o homem de java, o denisovano, o heildeberguensis e os demais erectus que vemos pela Eurásia.

    O heildeberguensis europeu apresenta bastante semelhança com os sapiens arcaicos africanos, ou seja o rhodesiensis e o sapiens idaltu, não sendo antepassado direto do sapiens sapiens.

    Já, um de seus grupos, o rodesiensis é quem parece ter dado origem a nossa espécie (a partir do idaltu), enquanto os europeus deram origem aos neanderthais.

    O Heildebergensis encontra-se entre o antecessor e o neanderthal, apresentando caracteres gerais intermediários entre H. erectus/H. ergaster e o H. sapiens.

    Não parece que os heildebergensis eurasianos tenham retornado à África, para dar origem ao sapiens sapiens, mas eles já estavam lá, sendo um grupo que não saiu para se aventurar mundo afora.

    E pior, esses caras sempre tiveram o péssimo hábito de escolher lugares úmidos o que prejudicou a preservação de mais fósseis deles (macacos desgraçados!!!).

    E, antes disso é ainda pior. Não sabemos qual australoptecínio deu origem ao nosso grupo que ao que parece o habilis não faz parte.

    O australoptecus sediba (não se sabe a sua linhagem), parece ser um transicional entre o australopitecus africanus, o habilis e o erectus/ergaster (gente nossa).

    Pode ser que o A africanus seja nosso antepassado, mas pode haver uma outra linhagem que tenha levado ao A sediba.

    Resumindo, nossa história ainda está mal contada.

    Dê uma olhada em:

    Sciam aula aberta n 16;

    Smithsonian intimate guide to human origins;

    The last human – a guide to 22 species of extinct humans;

    Evolução humana do Lewin

    Os humanos antes da humanidade do Foley

    Pegando fogo do Wranghan

    Quanto ao Dahalsim, larga de mão!!! Faça o feliz: Existe sim um planeta além da órbita de Plutão, dentro do sistema solar, que é quente e lá vivem os anunaki, que vem até aqui buscar ouro para jogar em sua atmosfera, transar com garotas e fazer construções de pedra para serem adorados.

    Ele prefere o Zaca, o Danikem, o Benitez e o Dan Brown a livros científicos. Fazer o que?

      1. Prezado Ap,

        Me permita ampliar seu elogio. Pegando o bonde no adjetivo reputo ao Elyson um degrau a mais do que “erudição”: Cultura. Seus comentários certamente ajudam na nossa compreensão e evolução do conhecimento.

        Abraço.

    1. Mas até aqui nenhum de vocês me disse como um caçador-coletor construiu Göbleki Tepe nas montanhas da Turquia há 10 mil anos, e por quê a linguagem, agricultura começaram por lá. Não tem evolução que explique isso. Já disse, se me provarem que foi o caçador coletor, deixo de comentar aqui.

    2. Elyson. teu blog é ducar…
      Se você separar por assuntos ao invés de datas acho que ficaria lendo mais tempo… rs

      To com inveja já de tanto que você sabe. Devia escrever um livro.

  21. Taí Darwin na Bíblia!!!
    Pra quem lê a Bíblia, não por motivos religioso mas outros tantos, tá lá registrado a convivência entre neandertais e homo sapiens. Em se tratando do Antigo Testamento ninguém sabe ao certo quem escreveu o quê ou quando.
    “Iahweh disse a Gideão: este povo ainda é muito numeroso. Faze-os descer à beira da água e lá os provarei para ti. Gedeão fez, pois, todo o povo descer à beira da água e Iahweh lhe disse: “Todos aqueles que lamberem a água com a língua como faz o cão, tu o porás a um lado. E todos os que se ajoelharem para beber, tu o porás do outro lado, O número daqueles que lamberam a água levando a mão à boca foi de trezentos. Todos os outros se ajoelharam para beber. Então Iahweh disse a Gideão: É com os trezentos que lamberam a água com a mão que vos salvarei….(Juízes 7)
    Ora, ora.. não são os neandertais e os homo sapiens?! Desconfio muito desse Iahweh e desse Gideão. Quem era aquele homem que dava as ordens? E quem era aquele homem que obedeceu?

  22. Não querida Marisa.

    Essa história dos juízes se passou por volta de 1200 a 1000 a.C.. nesta época neanderthais não vagavam mais pelo planeta Terra.

    O neanderthal se extinguiu mais ou menos de 30 a 28 mil a.C..

    PS: a bíblia não fala de dinossauros, de ets ou de humanos pré-históricos. Ela é apenas um mito como são as lendas gregas, sumerians acadianas, egipcias, persas, indianas, chinesas, japonesas, australianas, ameríndias, celtas, germânicas, inuiti, eslavas, polinésias, africanas, etc.

    Resumindo, misturam fantasia com realidade e criam o realismo fantástico como fazem o Zaca, Daniken, Benitez e Dan Brown e criam um “moral da história”.

  23. Realmente … quem for atrás de neanderthais, dinossauros, explicações cientificas dobre a evolução na Biblia está perdendo seu precioso tempo ….

    a Biblia é um livro destinado à SALVAÇÃO DA ALMA e óbviamente que tal item não é obrigatório … SALVA-SE QUEM QUISER …

    Quem acha que tá tudo bão e tudo certo com esse mundão não tem que buscar é nada por lá … nem dinossauro, homo sapiens, evolução e nem mesmo salvação … é só ir pra balada e tá tudo beleeeza

    1. ao menos uma coisa concordo com vc Galleto´s:

      “Realmente … quem for atrás de neanderthais, dinossauros, explicações cientificas dobre a evolução na Biblia está perdendo seu precioso tempo ….”

      quanto á:

      “a Biblia é um livro destinado à SALVAÇÃO DA ALMA… ”

      Por que?

      E os Vedas, o evangelho de Buda, o Corão, o Ragnarock, o Popohl vuh, o Kogiki, o Tao Te king, as lendas do Candomblé, o Livro dos Mortos do Egito, o Livro dos Mortos Tibetano, etc. poderiam me salvar ou não? Se sim ou não, por que?

      1. cada um q se vire pra defender sua religião…eu no caso neão tenho nenhuma …Evangelho não é …. nunca foi …..e NUNCA SERÁ religião, que aliás pra mim é TUDO IGUAL … NÃO TEM NENHUMA MELHOR DO QUE A OUTRA …

        1. mas estes livros que citei também são evangelhos de outras crenças assim como é o seu.

          Então somente o evangelho cristão não se trata de religiãso é isso que vc disse?

          1. Evangelho, que em grego quer dizer “boa nova”, para os cristãos significa a literatura acerca da mensagem de salvação pregada por Jesus.

            Além de relatos, evangelhos possuem um convite à adesão a uma determinada crença.

            Assim, poderiamos classificar como evangelhos os seguintes escritos:

            O Corão

            O Novo testamento

            O evangelho de Buda

            Escrituras Védicas

            Zend Avesta

            Tao te King

            Quanto ao VT estaria fora dessa proposta de evangelho, pois não faz convites a adesões, uma vez que o judaísmo não se trata de uma crença proselitista como as demais que citei.

            Então seriam os livros acima correntes não religiosas, por se classificarem dentro do conceito latu sensu de evangelho; é isso?

            Ou evangelho para vc tem um sentido estrito sendo apenas merecedor dessa classificação o NT?

            E quem vai a determinado templo segue uma tradição religiosa?

            a Espécie “Cristãos” não pertencem ao gênero religiosos? Ou seja aqueles que seguem evangelhos não são religiosos ou isso só se aplica a quem segue o NT?

            Vamos, quero entender seu pensamento.

            PS seguem as perguntas:

            “a Biblia é um livro destinado à SALVAÇÃO DA ALMA… ”

            Por que?

            Demais “evangelhos” poderiam salvar as pessoas? Se sim ou não, por que?

          2. Outro ponto que vc me deixou intrigado Galleto´s é a questão da religião:

            O significado de religião é “religare”, que vem do latim.

            Ou seja, é religar o homem aos seus deuses.

            Além disso em seus aspectos há a devoção a tudo o que for considerado sagrado, tendo sua base em livros ou histórias consideradas sagradas, as quais relaciionam a humanidade com a espiritualidade e determinados valores morais.

            Religião difere de crença (estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade) e de fé; firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

            A religião tem um aspecto público que difere do sistema de crenças, ou seja geralmente há uma congregação de seus seguidores de forma a venerarem e orarem aos seus deuses.

            Onde o cristianismo estaria fora da proposta religiosa, sendo que todos os elementos citados acima, acerca da definição de religião são patentes na doutrina cristã?

          3. Buda e outros ressuscitaram dos mortos ??? não sabia

            os outros Evangelhos tem curas de cegos, paraliticos, epilepticos, expulsão de demonios, mortos ressuscitando ??? não sabia..

          4. a sua teoria sobre religião guarde para algum religioso … não perca seu preciosissimo tempo comigo pois entra por um ouvido e sai pelo outro ,,, renunciei aos penduricalhos religiosos a um tempin..

          5. “os outros Evangelhos tem curas de cegos, paraliticos, epilepticos, expulsão de demonios, mortos ressuscitando ??? não sabia..”

            Quais suas provas concretas acerca disso Galleto´s?

          6. Não estou enfiando qq teoria religiosa para vc. Estou apenas o questionando sobre sua forma de pensar.

            Também não sabia que evangelhos tinham propriedades medicinais ou que executavam milagres…

            Em que momento “algum evangelho” perpetrou curas?

            Quanto a:

            “renunciei aos penduricalhos religiosos a um tempin..”

            Não parece… não mesmo…

            Para variar não respondeu nada…

            Pelo visto acho que seu pensamento é um emaranhado de nada…

            Mas:

            O que é religião para vc?

            Qual a prova concreta que vc possui que Jesus se levantou dos mortos, ou mesmo que tal figura tenha existido, além dos evangelhos cristãos?

            O que o faz crer que vc não se trata de um religioso?

          7. pois é guarde seu questionamento pra si mesmo, só respondo pra alguem que esteja interessado em aprender, como o sr já sabe tudo, lhe digo que sua avaliação sobre a minha pessoa ou do meu saber não MUDA UM MM SEQUER NO PROCESSO… VOU SEGUIR EMITINDO COMENTS A TORTO E A DIREITO

            Não se esqueça que Pilatos e Herodes metralharam Jesus de questões, + questões e + questões além de desafios … e a brlhantissima resposta do Mestre foi …

            ——————————————————————————————————————————————————————————————————!!

          8. o seu questionamento sobre os milagres de Jesus são ASSAZ ORIGINAIS … jamais contemplei tanta QUALIDADE TEÓRICA COM FINS DISMISTIFICADORES … O sr perde precioso tempo aqui nesse blog… se arrumasse um editor pra botar num livro todo esse desmonte dos milagres de Cristo , seu IBOPE SERIA FANTÁSTICO !! pense nisso … eu seria um dos primeiros a PASSAR BATIDO por obra literária de tão grande envergadura …

          9. Não. Conhecer a mente de alguém não é perder tempo. É aprender e aprender como ela funciona.

            Não tenho interesse em sua pessoa, mas em seus pensamentos.

            Como já lhe disse: Não estou nem azul para seus comentários. Por mim, vc pode fazer quantos quiser e se quiser passar 25 hs dia comentando.

            Essa foi bárbara vc se comparar a Jesus.

            Sabe por que ele não respondeu nada? Por que não sabia a resposta e, a pergunta clássica foi: “O QUE É VERDADE?”, tema que até hj os filósofos se batem.

            Quanto ao resto, foram idiotices religiosas de pessoas fundamentalistas, como “vc é o filho de deus?”, coisa que pegaria naquele temo se a resposta fosse sim.

            Sobre:

            “seu questionamento sobre os milagres de Jesus são ASSAZ ORIGINAIS … jamais contemplei tanta QUALIDADE TEÓRICA COM FINS DISMISTIFICADORES”

            Correção: é “DESMISTIFICADORES”

            Então vamos lá, SE ACHA MEUS QUESTIONAMENTOS TÃO PRIMÁRIOS , então responda em vez de fugir:

            “a Biblia é um livro destinado à SALVAÇÃO DA ALMA… ”

            Por que?

            Demais “evangelhos” poderiam salvar as pessoas? Se sim ou não, por que?

            Onde o cristianismo estaria fora da proposta religiosa, sendo que todos os elementos citados acima, acerca da definição de religião são patentes na doutrina cristã?

            Em que momento “algum evangelho” perpetrou curas?

            Quais suas provas concretas acerca dos supostos milagres de Jesus e de sua ressureição?

            O que o faz crer que vc não se trata de um religioso?

            PS: Seus comentários ao longo destes posts até agora não disseram nada com nada. Acho que nem vc sabe por que os faz e qual o conteúdo deles.

            Acredito que vc tenha problemas de cognição, uma vez que em momento algum desmestifiquei os milagres de Jesus, mas apenas o questionei sobre a veracidade deles.

            A propósito, outras figuras seriam capazes de produzir milagres, tais como santos católicos (milagres de Aparecida) e deuses indianos (estatuas de Ganesh já beberam leite…)?

            Vai Galleto´s não precisa ter medo de responder, só quero saber como sua mente funciona…

          10. PS Galleto´s eu não sei tudo.

            O que eu sei é um pouquinho de física, de química, de matemática e de biologia.

            Mas gostaria muito de saber como sua mente funciona e estou interessadíssimo em aprender a sua doutrina. Prova de que não sei tudo, pois do contrário não o questionaria de nada…

            Perguntas não são afirmativas; são perguntas e elas exprimem o desejo de um aprendizado.

            Vc me negaria esse conhecimento novo?

            Não estou interessado em sua pessoa mas em sua forma de pensar moldada por seu conhecimento: vamos lá, dê-me o privilégio de entender o que o faz pensar como pensa.

          11. tá interessado na forma como eu penso ?? porque não falou antes …tal pensamento está À DISPOSIÇÃO NAS IGREJAS EVANGÉLICAS DO RAMO .. procure uma e descobrirá….

            opção 2 … leia o Novo Testamento… bem devagar … em ritmo de meditação e confrontando sua vida com Ele …. faça isso umas 30 ou 40 vezes …. ai chegará perto do q penso !!

          12. qual é o pobrema de se comparar a Jesus ?? Ele mesmo disse q estariamos prontos para fazer OBRAS MAIORES do que as Dele !!! isso é um parametro comparativo … estou PLENAMENTE AUTORIZADO à citá-Lo em qq referencial …

            mas pro sr não se chocar me considero BEEEEM abaixo do nivel do Apóstolo Paulo por exemplo … que dirá do Senhor Jesus ..

          13. Elyson, parabéns pela seriedade e competência em questionar o pensamento do sr. Gilberto Galo. Ele prestaria um grande favor a si e a nós todos se, abertamente e com a mesma honestidade científica, sem dissimular, respondesse à altura desse seu zelo, Elyson. Pela sua sinceridade, por sua persistente e indefectível participação no blog, o sr. Gilberto Galo não pode reprimir aqui os frutos de suas convicções, exatamente como você, Elyson, questionou. O tamanho da bagagem de fé em Deus, como ele tem manifestado deve, sim, encorajá-lo, a falar, pois nós aqui, não somos como aqueles que fizeram JdeN se calar, enquanto corajosamente sujeitou-se ao desmanche no patíbulo que lhe impuseram e que lhe deu fim a sua história humana. Sr. Gilberto Galo. Fale. Responda a Elyson. Por favor.

          14. “qual é o pobrema de se comparar a Jesus ?? Ele mesmo disse q estariamos prontos para fazer OBRAS MAIORES do que as Dele !!! isso é um parametro comparativo … estou PLENAMENTE AUTORIZADO à citá-Lo em qq referencial …”

            NÃO É O SEU CASO!!! NÃO É MESMO….

            “tá interessado na forma como eu penso ?? porque não falou antes …tal pensamento está À DISPOSIÇÃO NAS IGREJAS EVANGÉLICAS DO RAMO .. procure uma e descobrirá….”

            OBRIGADO. DROGAS: ESTOU FORA!!!

            “opção 2 … leia o Novo Testamento… bem devagar … em ritmo de meditação e confrontando sua vida com Ele …. faça isso umas 30 ou 40 vezes …. ai chegará perto do q penso !!”

            UAU!!! JURA QUE VC FEZ TUDO ISSO?!

            AO QUE PARECE NÃO APRENDEU NADA OU INTERPTOU DE FORMA COMPLETAMENTE ERRADA.

            E, para variar, não respondeu nada…

            como sempre!!!

          15. CONFIRMO que na condição de crente fiel estou PLENAMENTE AUTORIZADO a referencia-Lo… por acaso o sr também é crente para dizer o que posso ou não posso assumir mediante a FÈ ?…

            a FÉ é o unico vinculo estabelecido pelo Mestre entre os crentes … não há outro … por isso que as religiões abominam essa autonomia …

          16. uai, se o sr descartou compulsoriamente TODAS as opções que lhe dei para conhecer a RAIZ do meu pensamento …só posso concluir que o sr NÃO se interessa pelo meu pensamento …eu já sabia ….

            mesmo assim dou mais duas ótimas opções..

            1- o programa O PODER SOBRENATURAL DA FÉ com o apostolo Valdemiro Santiago e

            2 o programa VITÓRIA EM CRISTO com o pastor Silas Malafaia…

            tá facinho .. não precisa ler nada…

            o que eles pregarem é o que eu penso …até..

          17. já é a enésima vez que o sr diz que não respondi nada e respondi !! lamento se a resposta está fora dos padrões do seu fã-clube…

            .

  24. Elyson agradeço o aparte e de fato, salvo uma pequena correção, – não afirmei que o heildebergensis voltou à África. O retorno foi já na forma do Sapiens arcaico. Mas como disse, há poucos fósseis para uma visão clara de nossas origens. Conheço todas as publicações que citou. Apenas não quis me aprofundar muito. Mas valeu e ficou ótimo. Quando ao Dalcin, o que fazer?

  25. Outra coisa que eu não disse Elyson foi sobre um documentário do Discovery sobre os neandertais e sua extinção. É realmente um mistério. Foram aventadas três hipóteses; 1- Confronto; 2-Convivência ou 3- Isolamento e incapacidade de competição com o H.sapiens.
    Ou uma quarta via; discutível. Tanto o Sapiens e Neanderthal extinguiram-se mas novas levas vindas da Àfrica substituíram os Sapiens extintos na Europa. Abraços.

    1. Iludido, Elyson, acho que o mais provável mesmo foi a extinção dos neandertais por questões competitivas com sapiens. Esse modelo de extinção tem sido um padrão na natureza (espécies distintas disputando os mesmos recursos mas com capacidades diferentes). Os neandertais claramente tinham habilidades mais “arcaicas” com as ferramentas enquanto os sapiens faziam das pedras lascadas variados e inteligentes artefatos para a caça e tarefas cotidianas, além de uma vida em sociedade mais complexa. Isso bem antes da agricultura, há uns de 50 mil anos (essas habilidades o Zaca não contou em suas abobrinhas espaciais).
      A caça de mamutes é um bom exemplo da habilidade fantástica dos sapiens com as ferramentas e o trabalho em equipe.

      1. É mais ou menos por ai que o filme trabalha. Salvo engano, o filme é intitulado a conquista perfeita e fala dos encontros entre sapiens e erectus e sapiens e neanderthal.

        Tem mais outros dois chamados neandesthal.

  26. Até aqui nenhum de vocês me disse como um caçador-coletor construiu Göbleki Tepe nas montanhas da Turquia há 10 mil anos com pedras de 16 toneladas, e por quê a linguagem, agricultura começaram por lá. Não tem evolução que explique isso. Já disse, se me provarem que foi o caçador coletor, deixo de comentar aqui.

    1. Vou responder a sua pergunta com uma outra pergunta:

      Por que diabos ets fariam Göbleki Tepe?

      Não poderiam fazer algo melhor que isso com tecnologia bem mais sofisticada?

      Outro ponto: A FUNÇÃO DA TEORIA EVOLUTIVA NÃO É DIZER COMO EDIFICAÇÕES SÃO FEITAS E POR QUE SÃO FEITAS. EXPLICAR COMO FORAM FEITAS É FUNÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL E DA ARQUITETURA. EXPLICAR PARA QUE FORAM FEITAS É FUNÇÃO DA HISTÓRIA, ARQUEOLOGIA, ANTROPOLOGIA E SÓCIO-FILOSOFIA.

      A FUNÇÃO DA TEORIA EVOLUTIVA É EXPLICAR A ORIGEM DAS ESPÉCIES E, ATUALMENTE PELA SÍNTESE MODERNA EXPLICAR COMO SE FORMAM ESTRUTURAS BIOQUÍMICAS.

      Lembre-se motivação religiosa ajuda muito as pessoas a fazerem o impossível, como é o caso dos menires da Ilha de Páscoa, as pirâmides Egipcias e ameríndias e Stonehenge.

      Vamos tecer o que eles poderiam ter feito, sendo que, talvez um engenheiro civil ou um arquiteto possam lhe dar respostas melhores que as minhas, as quais, certamente, não seriam anunakis, predadores, aliens, marcianos, etc:

      O corte das pedras: parecem ser de calcário como as das pirâmides. Faça uma fenda com um instrumento de bronze, encha-a de água e … bingo!!! sai um corte perfeito.

      transporte: troncos de madeira e elevações de solo por contenção, puxadas por humanos e/ou animais.

      A edificação: Maquinaria como cordas (feitas de crina, tendões ou fibras vegetais) e polias (feitas de pedra) presas em diversos andaimes feitos de cedro (eram comuns na região)madeira que verga mas não quebra tão fácil como é o pinho, tendo os os suportes laterais de pedra, para não sofrerem esmagamento na hora de içar a rocha, o que distribuia a força para o solo e reduzia o peso da rocha por um fator de 2^n, na ponta da corda, conforme a disposição do sistema de polias.

      De preferência esses andaimes deveriam ter um espaço bem pequeno entre uma base e outra de modo a ampliar a resistência da madeira e evitar seu cisalhamento, sendo que deveria haver algum mancal de rocha, que girava dentro do apoio lateral para proteger este eixo do esmagamento e estaria bem lubrificado com gordura animal ou betume.

      Quanto às lages, era uma construção comum, de restos de pedra com aglomerante (ex pó de rocha com água e pedras) suportadas por colunas de madeira até secarem, feitas sobre uma armação trançada de madeira (a famosa malha hj usada em construção civil).

      Poderia ainda ser uma lage pré-moldada e depois erguida até as colunas de pedra e ali conformada.

      Não subestime as pessoas!!! Elas às vezes são bem engenhosas… vide as bobeiras do Zaca e sua turma para venderem livros…

      Mas se vc quer achar que ets com raios antigravitacionais, ferramentas de antimatéria e com instrumentos capazes de teletransportar matéria ou de manipulá-la fizeram isso, vá em frente…

      1. Se a evolução não sabe explicar Göbleki Tepe, então a evolução está incompleta. O Zaca nunca falou em Göbleki Tepe. mas tá tão clçaro que só evolucionista cego não quer ver.

        1. Mais uma vez Julio:

          A FUNÇÃO DA TEORIA EVOLUTIVA NÃO É DIZER COMO EDIFICAÇÕES SÃO FEITAS E POR QUE SÃO FEITAS. EXPLICAR COMO FORAM FEITAS É FUNÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL E DA ARQUITETURA. EXPLICAR PARA QUE FORAM FEITAS É FUNÇÃO DA HISTÓRIA, ARQUEOLOGIA, ANTROPOLOGIA E SÓCIO-FILOSOFIA.

          A FUNÇÃO DA TEORIA EVOLUTIVA É EXPLICAR A ORIGEM DAS ESPÉCIES E, ATUALMENTE PELA SÍNTESE MODERNA EXPLICAR COMO SE FORMAM ESTRUTURAS BIOQUÍMICAS.

    1. É Julio, você pediu explicações…acho que o Elyson acabou de destruir as expectativas de realidade do Livro Perdido de Enki.
      A dúvida que tenho é a seguinte: o Zaca escrevia isso pensando em ganhar uma grana com o realismo fantástico, ou seja, entretenimento? ou ele levava isso à sério? Se for a segunda opção, esse sujeito precisava ter tido um acompanhamento psicológico em vida…enfim, nosso cérebro mais complexo também paga um preço por isso (onde está a perfeição????)…transtornos mentais de muitas matizes diferentes.

      1. NINGUEM destrói expectativas de ninguém com excesso de teorismo …muito pelo contrário … atualmente o que não falta são teorias chegando e o dobro delas saindo pelo esgoto … o ser humano tá completamente perdidaço …

        1. Ueee!! Galleto´s agora vc é um adepto do livro perdido de Enki???

          Ou vc acha que teria sido deus o construtor de Göbleki Tepe? Ou melhor; ETs?

          Isso que eu escrevi não é uma teoria, mas uma hipótese plausível de como os antigos habitantes da região poderiam ter construído a tal cidade.

          Agora, o que o Zaca fala é implausível, pois logicamente não faz sentido.

          Para ser uma teoria, eu deveria testá-la direta ou indiretamente e angariar evidências que, dentro de um contexto lógico, apoiassem minhas hipóteses.

          No mais não tenho a menor ideia se eles fizeram isso mesmo, mas é o que poderiam ter feito ou coisa semelhante.

          1. Galleto,s, vc realmente tem problemas de cognição.

            LEIA NOVAMENTE:

            Isso que eu escrevi não é uma teoria, mas uma hipótese plausível de como os antigos habitantes da região poderiam ter construído a tal cidade.

            Agora, o que o Zaca fala é implausível, pois logicamente não faz sentido.

            Para ser uma teoria, eu deveria testá-la direta ou indiretamente e angariar evidências que, dentro de um contexto lógico, apoiassem minhas hipóteses.

            No mais não tenho a menor ideia se eles fizeram isso mesmo, mas é o que poderiam ter feito ou coisa semelhante.

            EU NÃO TESTEI NADA. APENAS CONJECTUREI O QUE OS CARAS PODERIAM TER FEITO. PORTANTO, NÃO TENHO UMA TEORIA, PORQUE NÃO TENHO EVIDÊNCIAS SE ESTOU CERTO OU ERRADO.

            APENAS TRABALHEI LOGICAMENTE E LÓGICA NÃO SE COMPROMETE COM A VERDADE, APENAS PRESERVA A VERDADE QUANDO AS PREMISSAS E CONCLUSÃO DE UM RACIOCÍNIO SÃO VERDADEIRAS, O QUE É OBTIDO PELA EVIDÊNCIA.

            NÃO HÁ EVIDENCIAS DE ETS, MAS HÁ EVIDÊNCIAS DE QUE PESSOAS HÁ MUITO TEMPO JÁ SABIAM FAZER MÁQUINAS E BRAÇOS DE ALAVANCA.

            ISSO ME LEVOU A VER O QUE ESSES CARAS PODERIAM TER FEITO. MAS O QUE FIZERAM É UMA OUTRA HISTÓRIA QUE CABE AOS HISTORIADORES E ARQUEÓLOGOS DESVENDAREM. AI TEREMOS UMA TEORIA.

            DEU PARA ENTENDER?

        2. Meu, tu és um completo ignóbil. Pare de digitar asneiras. Perdidaço está você, procure ajuda psicológica urgente.

  27. É Gilberto, como sempre, você perdeu uma excelente chance de ficar calado. Porque não demonstra seu conhecimento refutando ponto a ponto o que o Elyson disse? Partir para o apelo pessoal da incredulidade não é argumento. É falta de. Duvido que consiga escrever mais do que cinco linhas, e depois não caia na mesmice de sempre: tabaco, shopping, consumo, balada; o que demonstra que conhecimento não é o seu forte. Porque não pede din-din para o Pastor e vai fazer um retiro espiritual no Saara? Boa viagem! Mande um cartão postal. Quem sabe lá encontre seu mestre e ele o leve para o reino celestial?

  28. Elyson o Dalcin não consegue diferenciar o Paleolítico, do Mesolítico e Neolítico. Por isso não percebe que houve uma grande progressão tecnológica que permitiria a construção de templos. Aliás, a história como a conhecemos, iniciou-se com a escrita, mas antes disso, a arqueologia, demonstrou que o homem já tinha condições de levantar grandes construções por razões religiosas, o que demonstra o próprio Egito e a Mesopotâmia pré-históricas. Com a Anatólia, não seria diferente.
    Ao invés disso prefere apelar para os absurdos de extraterrestres, como se o homem fosse um incapaz. É preguiça mental mesmo.

  29. O grande furo no argumento do Dalcin é justamente isso: caçadores-coletores. A sociedade que o construiu era sedentária, não de caçadores.
    Vamos a um pequeno exemplo. A evolução cultural das sociedades não se deram todas aos mesmo tempo. Houve regiões mais adiantadas e outras atrasadas: podemos ver isso, no caso do uso do cobre, bronze e ferro.
    Toda a região do Próximo Oriente, China e India, e Mesoamérica foram as primeiras a de desenvolveram enquanto as demais permaneciam atrasadas. Basta ver nossos indios que ainda hoje vivem no Paleolítico, mudando lentamente para o Mesolítico. São caçadores-coletores, mas já começam a praticar a agricultura.
    Há dez mil anos, na Palestina, Jericó já existia e não foi construida por caçadores-coletores nem extraterrestres. Nenhum arqueólogo sério consideraria as bobagens do Zecharias. Menos ainda do Dalcin. É fácil colocar isto que pensa no blog, mas se fosse a um simpósio de arqueólogos, apresentando esses argumentos que nem dele são, dizendo que tudo no passado foi construido por extraterrestres sem ter uma mínima formação de arqueologia, só receberia risadas.

    1. Primeiro que era Canaã e não Palestina. Canaã era filho de Cam, filho de Noé(Ziuzudra/Utnapisthim). De História, continua sabendo pouco.

      1. Julio acho que é vc quem não sabe nada de história. Noé é uma figura mitológica. Até pode ter existido em sua versão Utnapistim e mesmo ter sido um chefe tribal lcal ou um cara com grana.

        A região hj é chamada de Palestina, não importando se chamou-se um dia terra de Canaã, como não importa se Irã se chamou Pérsia Tailândia Sião, Turquia reino dos Hititas e Brasil e EUA de nada.

        Sério, esqueça o ZACA e procure arqueólogos de verdade. vai ser bem mais gratificante.

        1. Scafati, admiro a tua persistência. É como tentar derrubar uma parede argumentando com ela. Não dá.
          Parabéns por não teres baixado ao nível do religioso, que, quando é revelado em sua nudez intelectual diz, resumindo a profundidade de suas certezas: “trá-lá-lá, não quero ouvir, não brinco mais, trá-lá-lá”.

          1. intelectualidade por acaso tem roupagem ??

            com tanta tese e sub-tese pra todos os gostos a disposição no mercado, acredito que a figura correta seria a de PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO …tem os mais variados sabores e pra todos os gostos … prefiro a Biblia … evito congestão …

          2. “intelectualidade por acaso tem roupagem ??”

            Inacreditável…
            Ok, galo, vamos tentar de novo:
            “Metáfora. s.f.. Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos.”
            Exemplo: “revelado em sua nudez intelectual”.
            Sei que me arrisco a perguntar isso mas… entendeste?

        2. Noé é uma figura mitológica na sua visão estreita de mundo. De qual Palestina que tu tá falando, Faixa de Gaza, Israel, Líbano, Cisjordânia, Siria. tudo isso era Canaã. Estão tentando recriar a Palestina.

          Mas já que o post fala sobre Baal e o Desafio de Elias, lá vai mais um deguste: assim foram cortadas e transportadas as pedras de 1000 t que fazem parte da base do templo de Baal em Baalbek ,e que outrora foi uma plataforma de pouso e decolagens de naves.
          “Ali, em um vale entre montanhas, aplainou a superfície com raios de força. Os
          heróis extraíram das ladeiras grandes pedras para as esculpir.
          Transportaram-nas e as colocaram para sustentar a plataforma com as naves celeste”. blz

          1. Jura!?

            vai dizer que ele fez uma arca enfiou um monte de animais dentro e saiu os distribuindo pelos 5 continentes (américa, eurásia, áfrica, antártica e oceania).

            Isso claro, depois de um dilúvio que cobriu o planeta. Mas melhor ainda:

            Havia as hidroplacas, as rochosas, o cáucaso, os andes, o imalaia não existiam eo planeta era a pangea…

            Estranho que peixes de água doce e salgada tenham sobrevivido, além de baleias, moluscos, crustáceos, algas, equinodermos, vermes, etc.

            O mais esquisito é que uma parte enorme da fauna marinha tenha perecido…

            Sendo que sobraram apenas Noé, sua esposa e seus filhos com as respectivas senhoras, imagine só o que teria ocorrido com a espécie humana?

            E claro, tudo isso em menos de 6 mil anos… pois para deus (qual deus?) nada é imposível, nem mesmo fazer todos os mamíferos australianos serem marsupiais (obs. o dingo foi introduzido).

            É demais…

            Noé pode sim ter existido como o tal Utnapistim, mas a treta foi um asteróide que caiu no meio do índico por volta de 2800 aC.

            http://discovermagazine.com/2007/nov/did-a-comet-cause-the-great-flood#.UiZKbj_Ktdg

            Mas o mundo era como é até hj, com um retoque aqui e outro ali, sem ter sido destruído e reconstruído num passe da mágica.

  30. Apenas citei a região como é hoje conhecida, depois do mandato britânico, depois da I Guerra Mundial. E tem mais: depois da dispersão dos judeus, o reino de Judá passou a ser denominado Palestina pelos romanos, que na verdade origina-se dos Filisteus. Os romanos queriam apagar todo vestígio dos judeus.
    Canaã era o nome que os israelitas davam a esta região, assim que chegaram de sua migração da Mesopotâmia.
    Utilizar a Bíblia como referência histórica não usual entre os historiadores mesmo porque muitas das passagens não são consideradas verídicas. Genealogia não é conhecimento de história.
    Quem desconhece história é você, porque mistura argumentos desconexos e totalmente fora do que se é considerado como válido em História.

    1. Pior! O Julio continua regulando o contato do cara que vende o beck dele!!
      Eita bagulho forte!!! faz ver Et em todo lugar!!

  31. De novo Balbeek? Muda de assunto! Fale dos obeliscos do Antigo Egito.
    Seu conhecimento de histórico-geográfico é deficiente. O Líbano, o atual Líbano era habitado pelos fenícios. A Síria nunca fez parte da Palestina. Parece que você veio ao mundo depois de 1967. Só posso entender assim. Acompanho as mudanças daquela região antes que você nascesse.
    O mandato da Palestina, compunha o que é hoje, Israel, faixa de Gaza, Cisjordânia.
    Para começo de conversa os cananeus e judeus na verdade são o mesmo povo, com forte influência fenícia.
    A tal invasão da Terra Prometida é um épico que nunca ocorreu.
    A arqueologia não encontrou vestígios de invasão. A elite sacerdotal é que criou uma classe “os judeus” dos próprios cananeus. Tanto que no começo eram politeístas. Leia o livro E a Bíblia não Tinha Razão, de Falkeinstein. Deixe de ler porcaria e leia livros sérios.

    1. Olhe o que tirei da Wikipédia sobre fenícios: Fenícia (em fenício: ��‏��‏��‏��‏, Knaˁn; em hebraico: כנען, Kna’an; em grego antigo: Φοινίκη, Phoiníkē; em latim: Phœnicia; em árabe: فينيقيا) foi uma antiga civilização cujo epicentro se localizava no norte da antiga Canaã, entendeu sapiência, Kna’n. Se tu diz que a Terra Prometida é um épico que nunca ocorreu, como é que essa promessa causa uma guerra que já existe há 4000 anos, mas é bom ouvir tu falar em elite sacerdotal, já é um começo. Nunca falo muito do Egito por que tem alguns egiptólogos que insistem em dizer que foi engenharia, só que na base das pirâmides tem pedras de até 40 toneladas. Mas vamos lá: duas pirâmides, dois picos do Ararat, no meio o deserto do Sinaí, com uma pista para descida e subida de ônibus espaciais, no Monte Moriá um centro de comunicação. Foi Prometida, pra um futuro retorno, e nada melhor, que ter alguém que acredite ao pé da letra por lá. Gostou da viagem, sapiência, e não vou te cobrar nada. t chau

  32. Assim como Papai Noel e o coelhinho da pascoa, Giberto.
    Prove que existiu. Não percebe que Noé é um plágio da mitologia suméria?
    A Bíblia NÃO É UM COMPÊNDIO DE CIÊNCIA E MENOS AINDA UMA BIOGRAFIA DE ISRAEL. Lamento.

    1. os srs ainda esperam comprovações cientificas de um crente ??

      pois vou ter que explicar de novo …

      o nome do blog é DARWIN E DEUS …

      na parte darwin-cientifica tudo bem .. tá liberado as mais loooongas elocubrações cientificas… há profissionais nisso …

      na parte DEUS não é bem assim , pois o Todo Poderoso dispensou de pós grad em Harvard

      e nós crentes Lhe somos eternamente gratos por isso …

      1. Resumindo: gente inteligente comenta ciências; os ignorantes de pouca capacidade, bem idiotas falam de religião.

        Faz sentido… Pra gostar de deus tem que ser burro… triste isso…

        Só acho que as as pessoas deveriam ter vergonha de serem burras, ignorantes, e contra o conhecimento…

        1. inteligencia ??? coments recheados de adjetivos pessoais e xingamentos é inteligencia ??? prefira a Biblia … a ficar desse jeito …

    2. Vocês estão todos errados! A salvação está com o Unicórnio Roxo Invisível. Ele é a perfeita harmonia entre fé e lógica: pela fé, sabemos que ele é roxo, e logicamente ele é invisível, porque não o vemos!
      Quem não adorar o Unicórnio irá queimar no lago de Luans Santanas pelo resto da eternidade.
      Alguém duvida de mim? Provem que estou errado, e que o Unicórnio não existe. Não conseguem? Blé-blé, azar de vocês, isso é a prova definitiva de que ele existe e que vocês estão todos ferrados! Ha-ha!!

  33. Hoje o surto foi da praça de alimentação. Quem o houve falar pensa que se alimenta muito bem! É você que planta e cria rebanhos para se alimentar, espertinho? Ou vive só de água. Benta no caso.

  34. Espero que de ler tanto a Biblia, e molhar os dedos nas páginas não contraia uma Eschiria Coli. Baita diarréia.

  35. Noé existiu e Moisés com seu cajado e o PODER DE DEUS, abriram o mar…maravilhoso e emocionante !!

    1. galleto´s o mar vermelho abre até hj em certos pontos, principalmente perto do Sinai onde temos o “mar de Juncos”.

      No mais vc me lembra o Joe do filme “The Ledge”.

      parte 1 abaixo:

      http://www.youtube.com/watch?v=ZX80kLnkZMM

      Conta a história de um cristão que era tudo de ruim e depois passou a ser obcecado por religião e a se achar a cereja do bolo, ou seja o cara escolhido por deus.

      “CONFIRMO que na condição de crente fiel estou PLENAMENTE AUTORIZADO a referencia-Lo… por acaso o sr também é crente para dizer o que posso ou não posso assumir mediante a FÈ ?… ”

      Para mim, vc pode até reverenciar o que vc quiser. TÔ NEM AI….

      “a FÉ é o unico vinculo estabelecido pelo Mestre entre os crentes … não há outro … por isso que as religiões abominam essa autonomia …”

      Fé em excesso não é autonomia de nada. É dependência total. e tal dependência é patente em qq religião inclusive na que vc segue.

      “uai, se o sr descartou compulsoriamente TODAS as opções que lhe dei para conhecer a RAIZ do meu pensamento …só posso concluir que o sr NÃO se interessa pelo meu pensamento …eu já sabia ….”

      A raíz do seu pensamento é como a de uma árvore infectada por parasitas. É muito ruim e equivocada e o torna um cego. desculpe, mas essa ladaínha de evangélicos já criou
      “barba branca…

      “1- o programa O PODER SOBRENATURAL DA FÉ com o apostolo Valdemiro Santiago e
      2 o programa VITÓRIA EM CRISTO com o pastor Silas Malafaia…
      tá facinho .. não precisa ler nada…
      o que eles pregarem é o que eu penso …até..”

      Essa vc baixou o nível ein Galleto´s. Agora descobri a lixeira que vc frequenta e porque vc é como é.

      O Maladrãofaia e o chapeludo… Tenha dó!!!

      “já é a enésima vez que o sr diz que não respondi nada e respondi !! lamento se a resposta está fora dos padrões do seu fã-clube…”

      Vou te dar um crédito, embora vc não tenha respondido nada do que lhe perguntei vc me deu a pista de porque não faz isso. Para bom entendedor, mei palavra basta.

      PS quem tem um mínimo de miolo não embarca no barulho desses dois pilantras.

      Não adianta, ad eternum vc continuará falando asneiras…

      Não tem jeito, vc foi doutrinado a fazer isso. Para sarar terá de ser desprogramado.

  36. De vez em quando passo aqui e me espanto. “Moisés com seu cajado”? o RJL vai pro “céu” mesmo por aguentar este tipo de coisa…

    1. só tem um pobreminha…grandes possibilidades do RJL encontrar com Moisés e o cajado no céu… que não era dele mas de Deus ..

  37. Esqueci, pra quem quiser entender bem o que aconteceu em Canaã, tem o livro As Guerras de Deuses e Homens (pdf). É do Zaca.

    1. nesse livro o Zaca fala assim para uma nava não autorizada: plunct, plact zuuuummm, não vai a lugar nenhum…é massa Julio, você é o cara!!!!
      Agora, sobre Noé, pensa um pouco, você e qualquer cria que acredita nessa estória de criancinha de 5 anos (o Galo já falou que tem 5, então eu dou desconto pra ele).
      Mas, vamos lá: Noé construiu um arca, certo? Colocou todos os animais lá??? E as plantas, explica??? Inundou tudo e as plantas não morreram?? Em uma situação real, morreriam todas as plantas e quando os bichos saíssem da arca não haveria nada pra comer. Claro, meu filho, isso é o mundo real. Na fantasia do tal Noé, saíram os bichinhos da arca e ficou tudo bem.
      Outra coisa, cabecinhas, só de insetos no planeta estima-se em 1 milhão de espécies. Isso sem falar nas dezenas de milhares de espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios, fungos, anelídeos (minhocas), aracnídeos, líquens, musgos e, claro, plantas. São milhões de espécies, meu filho. Numa arca??? De madeira??? Construída com machado??? Manter milhões de espécies por dezenas de dias, com toneladas de água fresca e milhões de toneladas de alimentos variados (estoque de folhas de bambu para pandas, estoque de folhas de acácias para girafas, folhas de embaúba para preguiças, estoque de formigas para tamanduás…)??? Isso sem falar em muita carne para carnívoros, são centenas de espécies só desse grupo. Não vê que acreditar nisso é insanidade??? Nem se fossem dezenas de cargueiros isso seria possível. Então, a estorinha da arca pode caber na cabecinha de crianças mas, pelo visto você e o Galetos e outros crias são adultos…ou não?

      1. e se eu quisesse entender o que aconteceu em Canaã eu iria ler livros de arqueologia e história. Iria a museus. Não é lendo livro de emaconhados como o Zaca (com todo o respeito, tenho amigos que apreciam) que alguém vai entender o que aconteceu em Canaã.

        1. É que você não entendeu. Tem que fumar o mesmo bagulho que o Julio fuma antes de ler…
          Se ele não ficasse regulando o contato do cara que vende todo mundo aqui poderia entender e viajar nas estórias dos Et pedreiros, das naves carruagem, do sexo com et, etc… baita viagem de LSD!!!
          o Julio é o cara!!!!

        1. que diabos você quer dizer com esse link Julio??? Quer comparar esse centro de alta tecnologia com a arca de noé de madeira??? Você fumou agora, tenho certeza, o Ricardo já cantou essa bola.
          Isso aí que você cita eles usaram a simbologia “arca de noé”. Você sabe diferenciar simbologia da realidade? Esse centro Svaalbard, é o resultado de pesquisas de décadas, com a participação de cientistas no mundo inteiro, para conservar amostras de sementes apenas, de um punhado de espécies de plantas, apenas.
          Agora você imagina esse herói de vocês, o Noé, fazendo isso não para sementes apenas, mas para centenas de milhares de espécies de animais completamente diferentes, dentro de uma barca de madeira, com a família pra ajudar. Não é mito não Julio??? Foi verdade?? Ele fez isso mesmo??? haja paciência…

          1. claro, meu filho, era isso mesmo, anunnaki zepelim zabelê, além de cortar pedras faziam engenharia genética e bombas atômicas. Seja feliz com essas estórias, você e o Galo deveriam se encontrar qualquer dia pra tomar uma cervejinha, conversar sobre ETs, vocês são parecidos.

        1. O que precisas saber, scafati, é que há muitos anos, veio para este nosso planeta um outro visitante, iluminado, que curava com um simples toque, que morreu e ressuscitou e, depois, subiu aos céus num espetáculo de luz testemunhado por várias pessoas, mas deixando uma mensagem de paz e amor.

          O nome desse visitante era… ET, o extraterrestre!

          Quero ouvir um ALELUIA, irmãos!!!

          (Parafraseando “Os Simpsons”).

  38. Julio o que tem a ver o cofre na Noruega de sementes para o caso de crises na agricultura com ETS? Que baseado você está fumando? Você esta viajando e longe.

  39. Pena que o poder de deus não te leve daqui rápido. Por que será. Medo de abrigar mais um louco no Paraíso.
    Prove que Noé existiu. Você se diz tão bem conhecedor da Bíblia que as vezes, demonstra o contrário. A crer nessa ficção que a arqueologia não comprova – cadê os restos do exército do faraó – houve um erro de tradução. Os israelitas atravessaram um pântano – MAR DE JUNCOS – não o MAR VERMELHO. Não precisa de cajado. Para abrir o quê? O barro? É duro conversar com ignorantes. Nem o velho testamento conhece. Deus! Ilumine essa cabecinha de platelminto.

    1. Foram quarenta anos, poderia ser feito em 10 (ziguezagueram no deserto), precisava morrer uma geração e doutrinar uma nova. Houve boa intenção. Durante o dia as naves faziam uma cortina de fumaça, a noite iluminavam o acampamento hebreu/israelita.

      1. Precisava morrer uma geração??? E os iluminados ets não tinha um jeito mais fácil de matar os caras do que fazer eles ficarem andando no deserto??? kkkkkkkkkkk
        Além de pedreiros esses ets eram sádicos??

        PELAMORDEDEUS!!!!!!!!! me vende esse teu beck!!!!!!!!!!!

    2. não vai levar tão cedo não … perca as esperanças … tem muita missão pregadora pela frente …como diz o Zagalo ….

  40. Eu acho que deveríamos premiar os posts mais malucos. Quem fala mais coisa absurda.
    Galo ou Julio?

    Um oligofrênico. O outro viajante de LSD e beck.

    Ou o post mais hilário. A estória mais alucinada…

    kkkkk

      1. Mais uma vez Julio:

        A FUNÇÃO DA TEORIA EVOLUTIVA NÃO É DIZER COMO EDIFICAÇÕES SÃO FEITAS E POR QUE SÃO FEITAS.

        EXPLICAR COMO FORAM FEITAS É FUNÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL E DA ARQUITETURA.

        EXPLICAR PARA QUE FORAM FEITAS É FUNÇÃO DA HISTÓRIA, ARQUEOLOGIA, ANTROPOLOGIA E SÓCIO-FILOSOFIA.

        A FUNÇÃO DA TEORIA EVOLUTIVA É EXPLICAR A ORIGEM DAS ESPÉCIES E, ATUALMENTE PELA SÍNTESE MODERNA EXPLICAR COMO SE FORMAM ESTRUTURAS BIOQUÍMICAS.

        É só.

        Extrapolar os limites acima para a TE = completa falta de informação + informação errônea + informação incompleta.

          1. O que o galo está defendendo é o chamado “deus das lacunas”. Falta explicar algo? Enfia deus e está resolvido.

            Diálogo provável, circa 1.000 a.e.c.:
            Crente Egípcio – O que é o sol?
            Pré-cientista Egípcio – Ainda não sabemos.
            Crente Egípcio – A-há! Te peguei! Se vocês não sabem explicar com essa cienciazinha de vocês, então, o sol é um deus!!!

            Se dependêssemos da preguiça e da desonestidade intelectual dos advogados da fé, sequer teríamos computadores para que criaturas como galo viessem falar mal da ciência e defender a crença cega em cultos de povos semi-nômades da Era do Bronze.

          2. deus das lacunas eu não conheço… deve viver escondido em alguma lacuna por ai..

            conheço o Senhor Deus Todo Poderoso.. o qual é Senhor das lacunas e também de TUDO o que está em redor delas …

          3. Ah, é? E as conversões e transformações de vidas ocorridas em outras religiões?
            É tão patético quanto dizer que estátuas que choram são milagrosas quando representam Maria e falsas quando representam Parvati.

          4. Vamos orar, então.

            – Oh, criador do mundo, feitor dos homens, rei dos reis (prece peruana ao deus desconhecido);
            – Vós, que criastes a Humanidade (oração da Acádia ao criador);
            – Senhor da verdade, Senhor da sabedoria, Senhor misericordioso (hino a Amon-Ra);
            – Vitorioso sobre as hordas do mal, ser onisciente, eterna redenção, olhai por nós (oração a Buda);
            – Restaura meus pés, meu corpo, minha mente, minha voz (liturgia navaja);
            – O homem, filho de seu Deus, coloca diante Dele seus erros e trangressões (prece ao sol, Caldeia).
            – Verdadeiramente, tu te fizeste da nossa carne, e quem ousará te afrontar? (Hino a Tla-Loc, México).
            – Nem pensamento, nem razão compreendem Tua essência, e ninguém conhecerá Teus atributos (prece maometana persa).
            – A Ti vamos dia a dia trazendo louvor (hino a Agni, hinduísmo).
            – Oh, Senhor, luz das legiões do Paraíso, sol, Juiz! (Encantamento mágico caldeu)”

            Agora, tira as referências às mitologias de cada uma das frases e vê se não é igualzinho a uma prece cristã.
            Imagina, então, a quantidade de “graças’ alcançadas por quem adorava todos esses deuses. Isso é prova de que eles existem ou existiam?
            Religião é tudo igual, um cobertorzinho em que as pessoas, infantilizadas, agarram-se porque têm muito medo do escuro.

          5. TEM toda razão … religião é tudo igual .. não tem nehuma melhor que outra não … Graças a Deus que Evangelho não é …. nunca foi …. e NUNCA SERÁ RELIGIÃO !!!

          6. Sim, isso está na historinha também. Já leste? Que legal! Agora, recomendo pra ti Harry Potter e Senhor dos Anéis, duas ficções também cheias de mágicas, seres sobrenaturais e outras bobagenzinhas que encontras nos Evangelhos e outras literaturas infanto-juvenis do gênero.

  41. AH quer dizer agora que o Zecharias era biólogo e a Evolução ensinadas nas Universidades está totalmente errada por ninguém acreditou nos Anunaki, que claro agora explica toda a Evolução? Você e o Gilberto precisam de suporte psicológico urgente.
    Então os dinossauros foram extintos por ETS? E os humanos surgiram por manipulação genética? Curioso que nosso gene não difere nem de uma simples bactéria. Onde está a manipulação? É Ricardo, a mais louca ou a mais hilária?

  42. E Dalcin o que lhe dá tanta certeza dos Anunaki? Já viu um? Como alguém pode acreditar cegamente num livro ou num autor, sem que ele apresenta provas que possam ser verificadas? Eu posso alegar qualquer coisa. Até que Papai Noel mora no Polo Norte. E tem gente que acreditará. Mas sem provas, sem palavras vazias.
    Cadê as provas? Não vá citar de novo Balbeek, que isto não prova coisa alguma, mesmo porque é uma formação natural. E nada tem a ver com evolução. Creio até que você está misturando conceitos, confundindo evolução biológica com evolução das civilizações. Normalmente mistura tudo, o que prova que não entende de nada>

    1. As provas estão aqui:
      http://www.youtube.com/watch?v=2xW3j9naj8E

      Após ler o Zaca, fui ver na Bíblia se lá estava o que ele dizia, e lá estava, sobre a evolução, já tinha noção, precisava ler outra fontes sobre os povos antigos: Suméria – Amar Handani, Assur e Babilônia – Georges Costeneau, e lá estavam deuse e reis , num sebo em Natal encontrei A Bíblia e os Disco Voadores, e na Biblioteca da UFRN, Uma História de Deus, da Karen Armstrong. Respondido?

      1. Julinho, se anunakis existiram ou vieram até aqui, até pode ter acontecido. Não fecho meus olhos para isso de forma alguma.

        Porém, a vinda deles para cá é algo que não faz sentido, exceto se eles estivessem a procura de um lugar para viver e detivessem uma tecnologia excepcional como:

        Controle do espaço tempo por meio de wormholes, domínio da antimatéria para a produção de energia em larga escala e, caso haja um 12 planeta, este seria um planeta artificial como a estrela da morte de star wars.

        Deveriam também deter a tecnologia de transformar energia em matéria se quisessem comer ou deter uma tecnologia de estase quase que completa.

        Minerarem aqui também é nonsense, pois o espaço tem muito mais recursos minerais (elementos químicos) que o planeta Terra.

        Fazer construções é mais nonsense ainda, pois a tecnologia delas é primitiva e não algo que indique que havia algo muito superior.

        Bom, não há anunakis aqui nem qq vida ET. Nos genes humanos não há qq vestigio que difira do padrão do planeta Terra. Não há evidências de que esses caqras estiveram por aqui. Aquela história de achados de esqueletos gigantes são fraudes.

        Já ouvi dizer que eles eram gigantes.

        Jamais vc poderia ter um humanoide gigante, seus ossos partiriam ao meio devido à tensão principalmente nas juntas (teriam de ter ossos como os de elefantes).

        Se fossem realmente grandalhões, os anunakis deveriam viver em um mundo de baixa gravidade (ex +_ de 1/3 a 1/5 g).

        Isso causaria uma atmosfera rarefeita ou rica em gasaes pesados como CO2 e HC gasosos.

        Se desembarcassem aqui seriam esmagados pela gravidade e morreriam sufocados (poderiam ter equipamento de respiração).

        Há ainda os riscos de contágio por pragas de ambos os lados.

        No mais as lendas bíblicas e de povos do passado não passam de invenções. A bíblia foi chupada dos mitos sumerianos, acadianos e cananitas e estes eram povos com muita imaginação, exatamente como somos hoje ao fazermos filmes como Prometeus , 4 de julho, guerra dos mundos, superman, Jaspion, Ultraman, etc.

        Olha Julio, se realmente encontrassem uma dessas construções, que ao menos apresentasse uma tecnologia de 1800 ou indício dela em uma edificação de 0 A.D. ou da idade média, eu passaria a dar crédito à hipótese do astronauta.

        No momento, fico com a criatividade dos antigos (minhas raízes, por sinal) de que estavam apenas buscando explicar o que não tinham conhecimento dentro da seara científica e assim criaram todas essas históras de deuses e feitos épicos para glorificarem seu passado.

          1. Não é só uma supreprodução. Traz evidências do que ocorreu de fato.

            Mas quais as evidências de que Moses ergueu seu cajado e o mar se abriu?

            Quais as evidências de que as pragas do Egito não podem meramente ser encaradas como fenômenos naturais, mas sim serem uma maldição enviada por deus?

            Lembre-se galleto´s a quem alega o extraordinário, cabe prová-lo. Ou seja, o ônus da prova a cerca da versão religiosa é seu, uma vez que o da versão científica está dado.

          2. tem ndada de cientifico não … evidencias não passam de evidencias … um dia talvez … quem sabe … no futuro … SERIAM … PROVAS MATERIAIS DEFINITIVAS IRREFUTAVEIS … até lá … fico com a biblia … é mais confiável que Hollywood

          3. Jura!!!

            Então se alguém decide se converter ao cristianismo é por que deus existe e a bíblia e verdadeira?

            E quem se converte ao Islã ou ao Hinduísmo ou ao Budismo, que também condenam os vícios? Tal atitude prova que os escritos dessas religiões e seus deuses ou homens santos são verdades tal como ocorre na religião cristã?

            Seu raciocínio é a falácia do argumento da ignorância.

          4. Só Deus pode tirar alguem de um vicio entranhado.. basta ter fé !! pode acontecer no Oriente Médio também nada impede …

            falácia pra mim são aqueles loooooooongos posts … bota falação ai …

          5. VALE sim sr … conf está escrito .. não é todo que diz Senhor Senhor que entrará no Reino dos Céus… conversão é um processo longo.. demorado … e apurado …porém vale muuuuito a pena … pois a alternativa qual é ?? se entregar de mão beijada a um mundo MATERIALISTA ??

          6. Falácia galetto´s é um raciocínio que aparentemente parece ser sólido, mas que lógicamente é furado. Grande exemplo: seus posts.

            “Só Deus pode tirar alguem de um vicio entranhado.. basta ter fé !! pode acontecer no Oriente Médio também nada impede …”

            Sério?! seria isso seu deus, parra depois punir essas pessoas com o inferno, outro deus ou o demônio atuando em pessoas que se convertem a outras religiões que não a cristã e se livram de coisas ruins e mudam a sua forma de pensar?

            Qual a evidência disso? e Por que?

            Alternativamente podemos entender como o desejo e a sugestão de um indivíduo. basta ver o placebo.

            Por que deus escolheria alguns para adentrar a seu reino? Seria a conversão no cristianismo a chave para tal? Qual a evidência que vc tem da existência desse reino e acerca dos desejos divinos?

            O que bom ou ruim para deus?

            Vc já parou para pensar que a sua igreja pode ser um demônio falando o que vc quer ouvir? Basta ver as iniquidades desses pseudopastores…

          7. Deus escolhe porém a DECISÃO DEFINITIVA cabe ao escolhido … e conf já coloquei MAIS DE 90% REJEITAM !!!

            PORQUE NÃO QUEREM TER UMA VIDINHA MONÓTONA NOS ANDARES SUPERIORES …

            OS inferiores são VERY EXCITING …

          8. Não nunca parei pra pensar … pra mim são homens de Deus mesmo pois pregam o Evangelho como Jesus MANDOU … é uma ORDEM a ser cumprida … não um OPTATIVO RELIGIOSO …

          9. “Não nunca parei pra pensar … pra mim são homens de Deus mesmo pois pregam o Evangelho como Jesus MANDOU … é uma ORDEM a ser cumprida … não um OPTATIVO RELIGIOSO …”

            E por acaso vc sabe copmo Jesus mandou pregar o tal evangelho?

            ao que me costa ele não mandou enganar as pessoas e mantê-las ignorantes.

          10. hj já tem muuuuitos c grad e pós grad crendo em Jesus .. portanto esse papo de ignorantes crentes JÁ ERA !!!

          11. Há muitos com graduação e pós-graduação e mestrado e doutorado que acreditam em duendes, fadas, Allah, Marduk, no Monstro do Espaguete com Almôndegas…
            Engraçado que tudo que é “prova” de Jesus não é prova das outras coisas.

          12. ISSO MESMO !! CONCLUSÃO >> Não se pode generalizar ignorancia nem com crentes, nem com agnosticos , nem com adoradores de outras divindades … não se pode relacionar ig com nada … corroborou com meu raciocinio … beleza !!

          13. Pode-se, sim, desde que não se confunda ignorância com burrice.
            Pode-se verificar a média de escolaridade, por exemplo. Qual a dos ateus e agnósticos, e qual a dos evangélicos?
            Pode-se comparar o percentual de integrantes de determinados grupos em relação ao restante da sociedade. Por exemplo, quantos por cento dos presidiários no Brasil são ateus? Quantos são crentes? E em relação ao percentual na sociedade, isso é mais ou é menos?
            Pode-se associar esses números com a quantidade de instituições em determinados ambientes ou grupos sociais, de acordo com o acesso das pessoas à educação e à cultura. Por exemplo, onde as igrejas evangélicas mais se disseminam?
            Só que isso demanda mais do que “chutômetro”: demanda pesquisa, demanda honestidade intelectual (coisa que dói nos religiosos que é uma barbaridade) e, mais do que isso, demanda aceitar uma resposta diferente daquilo que a crença pessoal gostaria que fosse.

          14. AH SIM … sem duvida … 100% dos ateus tem pos grad na USP, Unicamp e unesp … tinha esquecido esse detalhe..

    1. OBVIO meeeeesmo … ordens de Jesus não são pra serem pensadas … são pra serem obedecidas, ademais idéias e pensamentos são flutuantes … Jesus é a ROCHA !!

      1. E a ciência é a água que lenta e pacientemente vai desgastando cada vez mais essa rocha, até não restar mais nada a não ser areia – como aconteceu com milhares de outros deuses anteriores, inclusive os que inspiraram a lenda de Jesus.

          1. Ah, é mesmo?
            Em 1872, no Brasil, 99,7% da população era cristã, praticamente todos católicos. O número dos sem religião, ateus e agnósticos era desprezível: não chegava a 0,1%. Hoje, o número dos que se declaram sem religião é maior que a maior igreja evangélica do Brasil (Assembleia de Deus), e os que se declaram ateus e agnósticos já alcançam outras igrejas evangélicas com centenas de milhares de adeptos, como a Maranata e A Deus É Amor.
            Mas entendo que sejas ruim de números; o deus bíblico também tinha dificuldades com isso.

          2. É MESMO !!! eu me referi a CRENTES … e ao que eu saiba pouquissimo católico gosta de ser chamado de crente … muito poucos …

            portanto faça o levantamento de EVANGÉLICOS … POR FAVOR ..

          3. “portanto faça o levantamento de EVANGÉLICOS … POR FAVOR ..”

            galo, por favor, sei que pode ser difícil pra ti, mas LÊ o que escrevi:

            “Hoje, o número dos que se declaram sem religião é maior que a maior igreja evangélica do Brasil (Assembleia de Deus), e os que se declaram ateus e agnósticos já alcançam outras igrejas evangélicas com centenas de milhares de adeptos, como a Maranata e A Deus É Amor.”

            O fato de católicos não gostarem de ser chamados de crentes não significa que eles não sejam.

          4. não sr … o fato de alguem não querer ser chamado de CRENTE tem que ser respeitado … no censo está confirmado o CRESCIMENTO CONSISTENTE DOS EVANGÉLICOS …PONTO

  43. Leu essa Elyson? Que argumento fortíssimo: Um dia… Quem sabe… No futuro… Ou seja, é fé de FANATISMO. Não precisa de evidência, basta acreditar em qualquer coisa. Foi como já disse, ou gostava de um aguardente, de um baseado, chegava em casa às seis da manhã da balada, e não conseguia trabalhar no dia seguinte – se é que algum dia o fez. E tem alergia a Shopping, principalmente praça de alimentação. Ou não pagou e foi preso pelos seguranças ou intoxicação.
    É a mesmice de sempre: o mestre faz isso, o mestre faz aquilo e ele não faz nada, só vive de fé. Pobrezinho! Que horizonte estreito!
    Já notou que não consegue levar a frente qualquer assunto? Pregação barata é o seu slogan. E da pulos de alegria, bate no peito, etc.

    1. Não adianta. O cara é uma porta. Acho que realmente o Reinaldo o contratou para dar tempero e um ar de humor negro ao blog.

      Como alguém pode ser tão cabeça oca ein desabafador?

      E pior o cara embarca no barulho do Maladrãofaia e do Chapeludo (aquele cara que cura tudo na TV).

      Dai vc já vê o nível do sujeito.

      fala sério Galetto´s vc é real ou é um fake contratado para escrever asneiras?

      se for um fake vc manda bem. se for real é digno de piedade.

          1. se crente tivesse preguiça intelectual no domingão de sol em vez de pegar a Biblia e seguir pra Igreja , pegava o carango e tomava o rumo da praia ,,, ou do shopping …ou da balada …. ou do butiquim mesmo ,,,

          2. “comigo não precisa se preocupar … estou na area pra DEFENDER A FÉ !! E vou fazê-lo”

            Acho que me preocupar contigo seria a última coisa que eu faria em minha vida.

            Defenda à vontade sua fé. Para mim isso não fará a mínima diferença.

          3. Refiro-me, claro, ao galo.

            “se crente tivesse preguiça intelectual no domingão de sol em vez de pegar a Biblia e seguir pra Igreja , pegava o carango e tomava o rumo da praia ,,, ou do shopping …ou da balada …. ou do butiquim mesmo ,,,”

            Intelectualmente preguiçoso vai exercitar sua preguiça na praia, na balada, na igreja, na mesquita ou no templo de Mithra.
            Pelo menos, na praia se pega um bronze, cortesia do deus-sol (ou o sol não é um deus?)

  44. Delcin onde na Bíblia fala sobre Evolução? Nem os criacionistas dizem isso. A Bíblia é fixista. Tudo apareceu do ex nihilo.
    Você continua lento bobagens atrás de bobagens. São pessoas que escrevem tais livros para ganhar dinheiro e um monte de incautos como você que acreditam. Veja o caso do Apocalipse de dezembro de 2012! Quanto não se publicou a esse respeito? Aposto que acreditou. Tudo bobagem. Agora vem me falar de Bíblia e Discos Voadores! Leia quem é o autor e veja seus trabalhos.
    São meros charlatães. A única autora séria é a Karen que demonstra em seus livros que a religião e criação dos homens, nada mais. Agora acho que quis dizer Georges Contenau, morto em 1964,orientalista francês, pesquisador de religiões antigas e nada há em seus trabalhos sobre discos voadores e anunakis. Aliás seus trabalhos estão desatualizados em mais de meio século.
    Procure ler livros atuais e documentários do século XXI.
    E o link que postou, é ridículo e tendencioso. É preciso ser ingênuo para acreditar.

    1. Tendencioso em meu, “aposto que acreditou”, mas vamos lá, pro teu governo, o Calendário Maia prevê o retorno do seu deus, Kukulkan.
      http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2011/12/01/maias-previam-retorno-de-um-deus-em-2012-e-nao-o-fim-do-mundo-diz-estudo.htm No livro Fim dos Dias (Tempos) do Zaca , tu fica sabendo que a data é 2100, no fim da Era de Peixes, baseado em cálculos do Fritz Buck ( O Calendário Maia na cultura de Tiahunacu).

  45. o grande legado da ciencia para nós humanos sem duvida é a CRIAÇÃO Do PODERIO DE AUTO DESTRUIÇÃO ATOMICA DE 4 PLANETAS TERRA ….Ao alcance do dedo mindinho do mandatário bem ou mau humorado de plantão ….

    e ai vem a tchurma do politicamente correto e diz … ora .. mas a redioatiVidade trouxe INUMEROS BENEFICIOS … trouxe sim … Fukushima , que o diga … 3 anos de INTERDIÇÃO E VAZAMENTOS MORTAIS …

    E agora a BAGATELA DE us 1bi pra tapar buracos … se resolver ….

    1. O cara usa um computador pra falar mal da ciência.
      Um computador.
      Eletricidade.
      Internet.
      Informática.
      Fìsica.
      Eletrônica.
      Ótica.
      Pra falar mal da ciência.
      Seria cômico se não fosse trágico.

      1. uso … e não é pra falar maU da ciencia … é pra DEFENDER A FÉ !!

        a ciencia produz coisas boas , mas a medida que alguns poucos amantes da dita cuja detratam a fé… uns outros poucos surgirão pra DEFENDE-LA …

        1. “o grande legado da ciencia para nós humanos sem duvida é a CRIAÇÃO Do PODERIO DE AUTO DESTRUIÇÃO ATOMICA DE 4 PLANETAS TERRA ”

          Ok. Isso não é falar mal da ciência. Vamos fazer igual à crença religiosa: repetir e repetir e repetir até a gente se convencer de que é verdade.
          E é impressão minha ou escreveste “maU” para me corrigir? É “falar maL”, com “L”, de “Lenda”, tipo “Lenda de Jesus Cristo. Até no Português tu estás errado! Impressionante!!!

          1. isso é falar mau ?? há uma grande controvérsia ai meu sr … 50% acham um maL e 50 % acham tal potencial um bem … em qual lado do muro o sr ficaria ?? ….o sr achou q todo mundo cre ser um mal ?? engano !!

          2. e achas mesmo que a ciencia compra consciencias ao fornecer PCs. eletricidade ,, etc …?? que ela adquire infalibilidade papal ao presentear de brinquedinhos ???

            a minha ela não compra não …

          3. Longinus

            O galetto´s é um pobre coitado que acha que quando morrer será um escolhido para ir ao céu.

            Olha veio se o céu tiverem caras como ele, prefiro ir para o inferno onde encontrarei vc, o Marcelo Brilhante, o Desiludido, Einstein, Dawkins, Sagan, Copérnico, Hawking dentre outros caras que gostam de pensar e não viverem presos a superstições.

            Até o inferno compadis

          4. scafati, faço minhas tuas palavras!

            Se deus existe e é mesmo esse sujeito desprezível que o galo defende, que:
            – odeia quem pensa e adora ovelhinhas que seguem sem questionar;
            – é responsável pelas chocantes carnificinas bíblicas;
            – nos dez mandamentos, coloca três (30%) para garantir que só ele seja adorado e absolutamente nenhum para proibir escravidão, pedofilia, violência contra mulheres, ou para proteger o meio ambiente (mas ai de ti se cobiçares o bode alheio!);
            – acha mais importante ensinar as pessoas a sacrificar cabras do que curar o câncer;
            – condena à morte por crimes tão graves quanto trabalhar no sábado ou ser estuprada e não gritar alto o suficiente;
            – e que se preocupa acima de todas as coisas com o que o menino faz com o seu pipiu e a menina com sua pepeca…
            Bem, prefiro mesmo distância desse psicopata maníaco e encontrar essa galera toda que citaste!
            See you in hell! huahauhauah!!

            Para o galo: quando precisares da medicina, fica em casa rezando, já que os “brinquedinhos” da ciência não te servem.
            Da mesma forma, por favor, não usa carro (nem ônibus), remédios, óculos (ou lentes), luz elétrica, celular e, que diabos, desliga esse computador! Isso foi tudo a falível ciência que te deu, não esse Harry Potter judaico chamado Jesus.

            “nem Deus pode interferir nessa escolha”

            Ué!!! Achei que deus era onipotente!

          5. pois é … sabe da maior ?? vou continuar usando tudo que eu quiser ( obvio que nem tudo é util ) e vou continuar comentando do jeito que eu bem entender …pois paguei … não foi de graça … por isso não devo nada pra ciencia …nem pra tec…

            e essas coisas tenho certeza que a ciencia inventou pro bem-estar do ser humano e não pra comprar sua consciencia … de modos que …a censura cientifica INEXISTE !!

          6. “pois é … sabe da maior ?? vou continuar usando tudo que eu quiser ( obvio que nem tudo é util ) e vou continuar comentando do jeito que eu bem entender”

            Claro que sim. Isto é um país laico, não uma teocracia, como vocês querem implantar. Por isso, tens a liberdade de comentar do jeito que bem entenderes.
            E, sim, vais usar tudo o que quiseres. Vais continuar recorrendo à ciência que criticas, como bom hipócrita que és.

            “e essas coisas tenho certeza que a ciencia inventou pro bem-estar do ser humano e não pra comprar sua consciencia …”

            Disseste tudo. O objetivo da ciência não é comprar consciências, porque nem todas as consciências estão à venda como as dos religiosos.

            “a censura cientifica INEXISTE !!”

            Viu que legal? Mais uma vez, concordamos 100%! A ciência é o empreendimento humano que incita ao pensamento, ao questionamento, à dúvida, e abomina a censura. É exatamente o oposto da religião, que quer impôr seus dogmas sobre as demais pessoas, exigindo que elas se comportem de tal ou qual modo porque “deus mandou”.
            E ainda tem quem ache que é melhor viver num mundo religioso, em que consciências se compram, censuras se impõem e comentários podem muito bem levar alguém para a cadeia, para a fogueira ou (que engraçado) para o inferno!

          7. agora o sr embolou o meio de campo … nunca confunda CRENTES com INQUISIÇÃO …

            SÃO IMISCIVEIS …

            vide noite de São Bartolomeu …

          8. já ouviu fALAR de Martinho Lutero ?? leia Edward Macnall Burns …graças a homens da estatura moral de sr Lutero os crentes não precisam ser confundidos com a Inquisiçao..

          9. Isso só ilustra o que eu digo: nem vocês cristãos se entendem, e querem impôr a crença de vocês sobre os outros?
            Ridículo! Existem dezenas, quiçá centenas de denominações cristãs, cada uma alegando que é a certa, e cada um dos seus integrantes com a certeza absoluta de que a SUA forma de ler as ecrituras é o caminho para encontrar o Papai do Céu.
            E os outros? Bem, os OUTROS é que não entenderam a mensagem de Jesus e, portanto, vão marchar direto para o “pavimento inferior”, enquanto EU, que entendi tudo direitinho, vou para o paraíso.
            E depois têm a cara de dizer que os ateus é que são arrogantes e têm mania de superioridade!

          10. me diga uma coisa … quem quer IMPOR ??

            Rrepresentando os crentes digo … os crentes não tem interesse de IMPOR conversão de quem quer que seja ….

            e do lado católico o Reinaldo tem a palavra e COM CERTEZA ele dirá que não …

            portanto fica a duvida … quem quer impor ??? o que é impor ?? manifestar simples coments crentes é OBRIGAR OS LEITORES DA QUELE COMENT A VIRAREM CRENTES ???

          11. QUANTO a detalhes a respeito da salvação .. que pela recorrencia parece preocupá-lo .. o que aliás é muito salutar ….

            repito VAI PRO CÉU … quem quer

            VAI PRO INFERNO …. quem quer …

            MUITO poucos serão julgados … a maioria sai daqui com o destino selado na própria boca … com as proprias palavras.. e Deus respeitará …

          12. E aí vamos parar sempre no mesmo lugar.
            TU estás certo. TU sabes a verdade. TU entendeste a bíblia bem certinho. Os outros vão todos para o lago de fogo e enxofre.
            Quanta humildade! Não é à toa que querem IMPÔR seus dogmas (vide bancada evangélica, bastião da Idade Média no Congresso brasileiro).

          13. isso mesmo … estaqueamos no mesmo lugar … o sr crê q os cristãos obrigam a conversão alheia … e eu afirmo que não … cada um desce do bonde como quiser …

  46. E você arauto do fim de mundo, o que fez para mudar essa situação, a não ser ladrar? É fácil ficar ai sentadinho diante do PC,esperando o almoço da mamâe ou da esposa, com cafézinho do lado e sem mais nada para fazer, criticando isso e aquilo. Até eu mudo o mundo. Quero ver se tira esse assento obeso da cadeira e vai fazer algo de prático. Por isso reforço: a mesmice de sempre. É tão ignorante que mal conhece a geografia do Japão que não permite a construção de hidrelétricas. E movidas a carvão ou combustível são muito poluentes. Informa-se mais e use a Bíblia como papel higiênico, é a única utilidade que encontro para ela, já que não faz nada, só critica.

    1. APÓIO IRRESTRITAMENTE seu maravilhoso raciocinio … comamos peixe radioativo e bebamos e nademos em aguas radioativas por um motivo nobre …. termos + mercadoria pra comprar no shopping… mesmo que não usemos nem precisemos …

  47. Sua ignorância e avassaladora. Estamos perto de alguma usina nuclear? A banana que come tem potássio radioativo: já morreu por isso?
    A própria Terra e o Sol emitem radiação. A tela do seu PC é radioativa. Estamos constantemente banhados pelos mais variados tipos de radiação eletromagnética.
    Critica shopping ou porque não tem dinheiro para comprar ou por desconhece algo chamado comércio e indústria. Isso vem desde o começo do mundo. A roupa que veste, os alimentos que consome, tudo isto é produzido e vendido. Ninguém é obrigado a comprar. Se acha tudo desnecessário porque comprou o PC? Só para fazer pregação barata? Fala em consumo? Desligue o PC. As hidrelétricas agradecem seu parvo.
    A Bíblia que lê precisa de papel e tinta. Homens, máquinas, dinheiro para produzir. Até o templo que frequenta precisou consumir materiais para ser produzido. Onde foi comprado? Nas lojas de comércio. A roupa que veste, você as produz? Duvido. A agua que consume?E você que capta e trata?
    Os seus resíduos, para onde vão? Como foram canalizados seu parvo. Pense em tudo isso quando colocar a cabeça no travesseiro que sua família comprou no shopping.
    E se um filho seu ou alguém da família precisasse trabalhar num shopping para se sustentar, ou sustentá-lo? E trabalho desonesto? É proibido vender? Sem comércio não há dinheiro. Como vai comprar o que precisa? O pastor manda ou cai do céu? PARVO.

  48. Dalcin desisto. Você é pior que uma porta. Tá o apocalipse foi mudado para 2100. Ok! Bons sonhos.

    1. Já falei… O beck dele é dos bons!
      Já lesou o cérebro. Fez o mesmo estrago que a tal bíbria fez com o galo…
      Lesão cerebral irreversível!!

    2. Pra encerrar desiludido, tu falou na seriedade da Karen Armstrong, os três primeiros capítulos do seu livro Uma História de Deus, são altamente esclarecedores sobre as disputas divinas (anunnaki/nefilim-extraterrestres) na Terra Santa. Lembrando que em nenhum momento ela fala em Ufologia.

    1. scafati, foi da reportagem d”O Globo” que eu tirei os dados para mandar para o nosso amigo crente fanático.
      Valeu, tchê!

      1. E não só essa midia mas TODAS registraram esse MOMENTO HISTORICO… o avanço da nação CRENTE no Brasil..

        1. Engraçado… quando se fala do aumento da violência, a culpa é da “falta de Jesus no coração”. Agora, eu ouço falar no “avanço da nação crente no Brasil”.
          Hipocrisia é tudo de bom, né, galo?

          1. Exatamente … avanço da nação crente não significa que temos uma população 100% convertida a Cristo … ou o sr entendeu assim ???

          2. Ainda bem! Na última vez que tivemos nações 100% (ou perto disso) convertidas a Cristo, fomos premiados com a Inquisição, com as guerras de religião, com a caça às bruxas, com as Cruzadas e outras cositas mais.
            Por isso, faço um convite: junta-te a nós para evitar que NUNCA MAIS aconteça de termos uma nação 100% convertida a Cristo!

          3. Ah, eu me esqueci! É que daquela vez as nações estavam seguindo o Cristo errado! O certo é aquele em que TU acreditas (com base na MESMA fé dos outros, mas enfim, detalhes, detalhes).
            Desculpa aí!

          4. ACERTOU !! Porém o Cristo q eu acredito é o tal qual se apresenta no Novo testamento e não o que a chamada Idade das Trevas quis vender com a Inquisição (dela )…

            NÃO adianta querer colar a Inquisição nos crentes meu sr … muuuuuitos já pagaram um PREÇO BEM ALTO … por esse DESCOLAMENTO DEFINITIVO … NÃO adianta … não cola mais … já era …

  49. Tem razão Delcin. Menos ainda em alienígenas.
    Só você interpreta dessa forma. É como um dado viciado.

  50. O galetto´s fala de Lutero como se fora um homem santo.

    Ele era sim um antissemita. O que eu acho engraçãdo é o seguinte: Os caras veneram um judeu como seu deus e ao mesmo tempo odeiam os judeus.

    “A Alemanha deve ficar livre de judeus, aos quais após serem expulsos, devem ser despojados de todo dinheiro e jóias, prata e ouro, e que fossem incendiadas suas sinagogas e escolas, suas casas derrubadas e destruídas (…), postos sob um telheiro ou estábulo como os ciganos (…), na miséria e no cativeiro assim que estes vermes venenosos se lamentassem de nós e se queixassem incessantemente a Deus”. – “Sobre os judeus e suas mentiras” de Martinho Lutero.”

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

    Grande exemplo de cristão hehehehehe!!!!

    Seria cômico se não fosse trágico…

    1. AONDE que falei de Lutero como santo ??

      no entanto a historia o reconheceu como o que peitou, encarou de frente o poderio romano , desobrigando os crentes autenticos de continuar engolindo um montdepapagaiada

      1. Encarar de costas é meio difícil vc não acha? hehehehehehehe!!!!

        Olha o que vc disse:

        “já ouviu fALAR de Martinho Lutero ?? leia Edward Macnall Burns …graças a homens da estatura moral de sr Lutero os crentes não precisam ser confundidos com a Inquisiçao..”

        Grande “estatura moral” a dele né?

        Contra os judeus ele foi, ao menos nos dircursos, pior que a inquisição.

        Miguel de Servet foi morto por contestar a ideologia calvinista. Todos os protestantes da época concordaram com sua morte.

        No mais, a papagaiada protestante é a mesma, pois a essencia do cristianismo foi mantida, com seu anticientificismo, até que a igreja católica resolveu acordar com o Papa João Paulo II, caiu em torpor com Bento XVI e parece que terá um novo despertar com Francisco.

        enquanto isso, os pentecostais, neopentecostais e paraprotestantes (mormons, testemunhas de jeová e adventistas) abraçam a ignorância e lutam por ela.

        Não se trata de defesa da fé, mas da defesa de interesses dessas igrejas “caça – níquel” que temos por ais afora.

        1. PARA mim se trata de DEFESA DA FÉ , SIM SR …quanto a outras pessoas ou denominações cada um que cuide bem do que administra pois prestará contas e contas beeem salgadas… o pseudo aproveitamento de dinheiro alheio aqui nesse mundo é PIFIO , perto da conta a ser prestada, quem não tem essa visão tenho até dó..porque não vai ter desculpa lá na frente…

          1. Putz grila!!!

            Vc realmente sabe o que deus pensa ou disseram a vc que ele pensa assim?

            Esse é o problema: quando zés manés assim como vc e seus pastores começam a achar o que os deuses pensam.

            Ai é que a bomba estoura…

            “pois prestará contas e contas beeem salgadas”

            Qual a evidência concreta que vc tem disso?

          2. a evidencia concreta se chama Palavra de Deus … aquela que ensina a não adjetivar ou rotular as pessoas…aquela que ensina a se manter sóbrio … e por ai afora…

          3. Como vc garante que realmente o que vc leu é a palavra de deus?

            Que evidência concreta vc tem para fazer tal julgamento?

            “aquela que ensina a não adjetivar ou rotular as pessoas…aquela que ensina a se manter sóbrio … e por ai afora…”

            Ahhh!!! A palavra de deus não adjetiva ninguém né? Apenas condena à danação eterna… sensacional!!!

            Vc acha isso certo? Isso não se assemelha mais à palavra de um demônio?

          4. os srs me parecem deveras preocupados co tema danação eterna … pra quem dispensa Deus facinho assim creio ser excessiva até…

            a Palavra de Deus não condena ninguém à danação eterna … a pessoa vai pra lá conforme já falei pq crê ser VERY EXCITING

            E ademais tem lógica e justiça na coisa …

            se dispensei Deus a vida toda e ainda apregoei a dispensabilidade dele, não seria lógico ou justo ouvir Dele mais ou menos assim …….

            tudo bem , vc não precisou de mim a sua vida inteira e Eu não preciso de vc igualmente pela eternidade inteira … não seria justo ? ou lógico ouvir isso de Deus ??

          5. Não é preocupação com a danação eterna e saber QUAIS SUAS EVID~ENCIAS PARA ACHAR ISSO TUDO.
            Cara vc é realmente enrolado. A gente te faz uma pergunta e vx não responde. Enrola e sai pela tangente.

          6. QUEM falou que sou obrigado a responder ?? respondo o que eu quiser e vou continuar COMENTANDO …

  51. Elyson, para mim esse AVANÇO é um RETROCESSO, pois crente e ignorante estão no mesmo patamar.
    Logo verá intolerância com outras religiões, campanhas para por fogo em shoppings, igrejas católicas, quebra-quebra de imagens, imposição de Gênesis nas aulas de Ciência, proibição de cinemas, teatros, shows, televisão e possivelmente livros, tudo claro, pelo mestre. Proibição de vinho e até café. Hospitais só com beça do Pastor.
    Quem vai querer viver num mundo atrasado desses? Só crentes medíocres como o Gilberto gostarão. Espírito retrógrado sem qualquer pingo de cultura.
    Voltaremos à Idade Média: Tudo e todos devem ser auferidos pela Bíblia. Eu já vi como esse filme acaba.

    1. Logo ?? faz 2.000 anos que tem crente no mundo meu sr … esse logo já tá demorando um bucadin … não acha ??

      1. Sim galetto´s e continuarão a existir enquanto a ignorância não for banida do planeta.

        Retificando, faz aproximadamente uns 12 mil anos que há crentes no mundo. Desde que os humanos passaram a cogitar sobre o que é a natureza e a transformaram em deuses para explicar o que não sabiam (a grande mãe – aquela estátua gordinha com tetonas e bundão).

        Sabe quando crentes sumirão do planeta?

        NUNCA, ENQUANTO A ESPÉCIE HUMANA EXISTIR, POIS IGNORANTES SE REPRODUZEM EM VELOCIDADES ESPANTOSAS POR ESSA RAZÃO ELES DOMINAM. VEJA QUE A CADA DIA AS PESSOAS SE TORNAM MAIS E MAIS BURRAS.

        Mais e mais as igrejas dominam e seitas como o islã, o hinduísmo, o budismo fundamentalista e o cristianismo fundamentalista, além de cultos afro (aqui no Brasil e na África) crescem em adeptos.

        Veja só: eleger uma bancada evangélica. até uma vaca de uma deputada foi cantar hino evangélico no Congresso… é ai que gasto meu dinheiro… para essa vagabunda ir cantarolar e promover sua igreja, em vez de trabalhar para os interesses do meu País.

        http://www.youtube.com/watch?v=TN5xRsMEQJs

        Esse país é mesmo uma vergonha!!! Dar margem para eleger esses calhordas desses evangélicos pilantras, embusteiros e enganadores, hipócritas.

        Falo mesmo e se quiser me processem, não vão ter 1 centavo para penhorar poir guardo minha grana em bitcoins e bem longe do Brasiusão.

        Há muitas pessoas fazendo barulho contra a ciência, os intitulados criacionistas, que até a justiça procuram para fazer valer suas ideologias anticientíficas, em pról de mitos da idade do bronze.

        Falam de visão crítica, pluralidade, democracia e visões alternativas para o ensino. Todavia, por que não falam de criacionismo, indiano ou japonês, ou indígena ou africano? Que democracia e pluealismo é esse? O de duas visões: a científica e a anticientífica?

        A sala de aula não é plataforma de protestos para imposições de ideologias políticas ou religiosas.

        É lugar para se aprender e preparar as pessoas para serem profissionais e não para criar um bando de retardados, que saem por ai agitando bíblias e dizendo que a “Teoria da Evolução é só uma teoria”, sem ao menos saber o que é teoria no sentido científico.

        Dizer que criacionismo é uma visão alternativa para a ciência é notiramente um argumento da ignorância, pois criacionistas em geral não possuem nenhuma evidência que respalde suas ideias malucas. Pegam carona em lacunas científicas e por default querem impor suas ideias.

        Ou seja, se tal coisa não tem resposta então foi deus, o designer, o diabo, o raio que o parta, etc.

        Isso é promover a ignorância, a preguiça, em suma a idiotização em massa, como vemos por esse mundo a fora (EUA e agora no Brasil).

        Não se iluda com americanos ou russos. É uma pequeníssima parte da população que pensa. O resto é massa de manobra. São tão ou mais idiotas que brasileiros.

        Os melhorzinhos são os japoneses, canadenses e europeus, estes de preferência os escandinavos, ingleses, holandeses e alemães.

        Resumindo, infelizmente esse câncer do fanatismo religioso e da supertição continuará a assolar o planeta, enquanto a ignorância dominar.

        Não vejo uma luz no fim do túnel, só trevas pois dia a dia a ignorãncia e a imbecilidade humana estão avançando enquanto uma pequena paercela ainda sabe e se dedica a alguma coisa de útil.

        1. PORQUE não falam do criacionismo, indiano, budista , etc ?? ora , cada um defenda sua religião .. cada religioso entre e se apresente e exponha… aqui no blog com certeza o Reinaldo que é um democrata , não impedirá … as outras religiões não defendem seus respectivos criacionismos PORQUE NÃO QUEREM !!!

          1. Quanta ciência ein galetto´s!!!

            Então vc confessa que criacionismo é mera questão de fé não é mesmo?

            Aliás meu caro, seja o criacionismo que for, não tem qq respaldo científico. Pode jogar todos na mesma cesta de lixo, junto com o judaico-cristão.

            Não é defesa de religião alguma, mas de intere$$e$ das igrejas caça-níquel. Por isso criacionistas fazem tanto barulho.

            Quanto aos adjetivos, é isso mesmo que cabe ÀQUELA VACA QUE FOI CANTAROLAR NO CONGRESSO EM VEZ DE TRABALHAR.

            Repito a todos os correligionários dela: evangélicos pilantras, embusteiros, enganadores e hipócritas.

            No mais querido se vc quiser saber alguma coisa sobre o universo e a vida, nãop é na fé que vc irá encontrar respostas é estudando bastante e se dedicando à ciência.

            Sei que isso está muito aquém da sua mente, para qual a fé vem assima de tudo.

            Lema dos necromongers: “obedecer sempre, contestar jamais.” A batalha de Riddick.

          2. acertou pra mim a fé vem ASSIMA de tudo , até do literato português, pois já percebi q crente é meio fraco de escrita …

          3. se fosse imaginário , em vez de ir todo domingão de sol pra igreja com a Biblia, pegava um praião da hora , depois ia bebericar no shopping ou butiquim …. imagina só … cada fim de semana animal né não ??

          4. Quer dizer que basta alguém deixar de ir à praia para ir adorar o amigo imaginário e ele deixa de ser imaginário?
            Bem, então, sinto te dizer que todos os deuses do mundo existem, porque sempre tem alguém disposto a isso por eles.

          5. Sumário:
            Interlocutor: o argumento que usas para defender teu deus pode ser usado para qualquer deus.
            galo: meu deus não, ele é altíssimo.
            I: mas como sabes?
            g: porque ele cura!
            I: mas há outros deuses para os quais há relatos de curas no mundo!
            g: o meu salva!
            I: mas há outros relatos de deuses salvíficos no mundo!
            g: o meu deus é todo-poderoso!
            I: quais as evidências que tens disso?
            g: Jesus!! Ele é a evidência!
            I: falo de evidências físicas! Provas!
            g: não preciso de provas! Tenho fé!
            I: mas como sabes que Jesus realmente existiu?
            g: ora, há muitas provas disso!
            I: mas achei que não precisavas de provas!
            g: deus dá a opção de ser salvo. Quem não quiser, vai pro andar de baixo.
            I: estamos mudando de assunto? Ok, vamos lá! Tu acreditas mesmo nessa história de céu e inferno?
            g: não tem opção: deus me mandou acreditar!
            I: como sabes?
            g: leia Hebreus!
            I: não, eu quero dizer como sabes que a bíblia é verdadeira?
            g: meu deus é altíssimo!
            I: ok, já entendi. Mas isso não responde à pergunta!
            g: responde, sim! Só não como o fã-clube quer!
            I: que fã-clube?
            g: meu deus é altíssimo! Um dia, vais descobrir isso!
            I: o que isso tem a ver com a discussão?
            g: tem tudo a ver! Um dia, a conta vai chegar!
            I: que conta?
            g: do meu deus, que é por sinal é altíssimo!
            I: mas… peraí, vamos de novo. Que evidências tens de que teu deus é o certo?
            g: exato! MEU DEUS é o certo!
            I: não, eu não afirmei isso, eu perguntei o porquê achas isso, e não respondeste!
            g: respondo se eu quero!
            I: mas isso não é um debate?
            g: não, porque meu deus altíssimo ganha sempre!
            I: ganha sempre, como? Tu não estás respondendo nada!
            g: isto aqui é um blog chamado Darwin e DEUS! Sou livre para responder como eu quiser!
            I: ok, vamos lá! A pergunta é simples: como sabes que teu deus é real e os outros são falsos?
            g: porque eu vou no culto nos domingos em vez de ir à praia! Quer prova melhor?
            I: isso não é prova! Outros adoram outros deuses no domingo também!
            g: sim, mas os deles são errados. O meu é o certo.
            I: tu só estás te repetindo!
            g: ih, esse papo é furado! Meu deus é claro: ou tu o adoras, ou vais para o andar de baixo. Aproveita!
            I: que coisa horrível de se dizer!
            g: não é horrível! Jesus te dá a chance de se salvar. Se não quiseres, bem, aproveita!
            I: mas isso é uma imposição! ou sigo tua religião, ou vou pro inferno!
            g: eu não disse isso! Se intepretaste assim, azar é teu!
            I: o que disseste, então?
            g: que deus é altíssimo.
            I: ah, cansei…
            g: viu? Dá-lhe Jesus e meu invencível deus altíssimo, que ganhou mais uma!

          6. que bom que o sr decora direitinho as minhas palavras, repetindo tim tim por tim tim … será muito util no futuro … permaneça assim … ah e se outra religião quiser se valer do know-how pra defender seu deus, realmente vale mesmo viu ??

          7. Em resumo: tu SABES muito bem que o que dizes é genérico e vazio (cabe em qualquer religião e para qualquer deus), e ainda assim usas essa… er… bem… “argumentação” para defender o teu conto de fadas.
            Só não é mais condenável essa postura intelectualmente desonesta porque, antes de tentar enganar os outros, tu obviamente fizeste uma força tremenda pra enganar a ti mesmo.

          8. enganar a mim mesmo pra que ??? pra ficar levando chumbo nesse blog ao invés de pegar uma praia ??? pra ser xingado direto como tem sido por aqui ?? ora , dá licença …

          9. EXATAMENTE pra isso!!
            Se não tivesses te enganado com tamanha dedicação, certamente irias fazer algo muito mais útil do que pregar a tua fantasia!

          10. POIS é … vou continuar na area pregando a pretensa fantasia … e aqui é o melhor lugar porque sempre tem um ateu servido de contraponto para mim … preciso de um contraditório pra AGREGAR + VALOR À PREGAÇÃO … obrigado por se abster a comentar posts cientificos e debater com gilberto galo … fará bem a sua vida espiritual … com certeza …

  52. O logo que digo se refere esta turba de crentes, escumalha, que proliferam como bactérias, dessas igrejas que se multiplicam feito coelho. E como toda bactéria, acaba por matar o corpo do hospedeiro, meu senhor. O Elyson está certo: a população cada vez mais burra, mais crentes.
    Pode-se medir o nível pelo que dizem, ou melhor, não sabem dizer. Aleluia!

      1. e aí, como andam as coisas por aqui Galo? Os crias sumiram??? Só o Júlio está te apoiando nas idéias do dilúvio e tal?
        Mas, é verdade, amigos da “bancada evolucionista”…já pensou, se o “céu” existir (não existe, pelo menos na concepção dos cristãos, tenho certeza) e, lá nesse céu estão nos esperando esses pastores que o Galo venera. Que diabo de céu seria isso??? E como seria o “inferno”, já que o céu seria assim??? E além disso, encontraríamos os farsantes das outras religiões, esses que fabricam e ajudam a fabricar milagres para enganar o seu rebanho. E seus representantes máximos, os “santos papas”, cúmplices de toda essa armação estariam lá também? E os criacionistas de toda espécie, estariam lá no céu me esperando??? que pesadelo.
        Realmente, faria o mesmo Elyson, pediria licença e apertaria o botão do inferno. Quem sabe lá encontraria o que a humanidade tem de melhor

        1. Pois é Marcelão!!!

          Acho que o céu para mim, paradoxalmente, seria o verdadeiro inferno de acordo com esse quadro que vc pintou.

          Agora imagine no inferno:

          Einstein, Oppenheimer, Teller, Lise Meitner, Sabin, Dawkins, Hawking, Sagan, Darwin, Huxley, Gallileo, Copernico, Hipatia de Alexandria, Marie Curie, Lynn Margulis (amo essas três), Hitchens, Shermer, Dennett, Huble, Michio Kaku, Brian Cox, Brian Greene, Jammes Hutton, Neil Degrasse Tyson, Paul Davies, Attemborrough, Spinoza, Lawrence Krauss, Israel Finkelstein, Manfred Eigen, Oparin, Friedman, Maxwell, Berzelius, Nobel, dentre outros caras geniais.

          Putz, agora ficar de camisola branca, com asinhas (ser um hexapoda… já pensou?) tocando harpa numa nuvem e depois ir para a igreja houvir aqueles lixos aqui da terra e suas babaquices… vai ser mortal.

          Pior que nem me matar não poderia pois já estaria morto…

          E, pior… eternidade, eternidade!!!! É muito tempo (um tempo infinito) além do fim do universo, quando o tempo deixará de fazer sentido.

          Se for assim prefiro crer na morte como fazem os judeus. Vou para o Sheol. Se fui um cara legal vou para o paraíso (terei de aturar toda essa porcaria e dividir espaço com os evanlixos), se não fui legal, minha alma será destruída (inferno não existe, vc deixa de existir) junto com a daqueles caras sensacionais.

          Acho que o quadro do céu deve ser tal como o de Idiocracia (grande filme assista).

          Abraço.

          1. nunca vi tanta precisão de diagnóstico na minha vida … valeu .. análise perfeita da situação ..

  53. Elyson, reporto-me ao que você postou acima: “Acho que o céu para mim, paradoxalmente, seria o verdadeiro inferno de acordo com esse quadro que vc pintou.” A revolução que nos atinge, trazida à bordo do progresso científico e tecnológico das comunicações eletrônicas, transforma hoje em escombros esses conceitos de “céu e inferno” herdados do passado dentro de uma evolução de 60 séculos de teologia desde o antigo Egito, até hoje . O impacto do pensamento fundado na evolução biológica darwiniana, solapou a cultura tradicional pré-informática de tal forma que, como o progresso científico e tecnológico das comunicações eletrônicas e a cultura tradicional pré-informática são
    artificiais contraposições ao subjacente biológico humano, vão ambas para a mesma vala comum do nada post mortem, exaurido o ciclo vital dos sujeitos que as promoveram ou sustentaram.

  54. “O impacto do pensamento fundado na evolução biológica darwiniana, solapou a cultura tradicional pré-informática de tal forma que, como o progresso científico e tecnológico das comunicações eletrônicas e a cultura tradicional pré-informática são
    artificiais contraposições ao subjacente biológico humano, vão ambas para a mesma vala comum do nada post mortem, exaurido o ciclo vital dos sujeitos que as promoveram ou sustentaram.”
    Caro AP poderia ser um pouco mais claro? Não entendi o que quis dizer. Que a Evolução é contrária ao “subjacente humano?”. É isso?Depois “exaurido o ciclo?” dos sujeitos que as promoveram ou sustentaram? Bem nesse caso, a Evolução só acabará quando morrer o último cientista, pois não se trata de crença e sim de metodologia científica. No seu entender as universidades ensinam uma crença, sem base alguma, apenas no querer acreditar, como fazem os bibliófilos? Quer dizer que quando morrer o último crente, acaba a religiosidade?

    1. Prezado Desabafo, grato pela gentil atenção, começo a responder suas interrogações, pedindo desculpas pela falta de clareza que cometi:

      01) Você – “Não entendi o que quis dizer. Que a Evolução é contrária ao “subjacente humano?” É isso ?

      Ap – Não disse isso. Dizendo melhor agora, afirmo que ” o progresso científico e tecnológico das comunicações eletrônicas e a cultura tradicional pré-informática são
      contrapontos artificiais subjacentes ao biológico humano(contraponto: recurso de composição musical, aqui metaforicamente aplicado).
      Esclarecendo por comparação: a massa restante do biológico natural (fauna e flora) não tem tais contrapontos.

      2) Você – “Depois, exaurido o ciclo”
      Ap – Sim, o ciclo vital do espécime sexuado surge com o nascimento e exaure-se com o óbito.

      3) Você – “exaurido o ciclo?” dos sujeitos que as promoveram ou sustentaram?”
      Ap – Sim, “exaurido o ciclo vital dos sujeitos que promoveram ou sustentaram tais contrapontos, ou seja: quando cientistas e/ou crentes falecem.

      4) Você – ” Bem nesse caso, a Evolução só acabará quando morrer o último cientista, pois não se trata de crença e sim de metodologia científica.
      Ap – Não disse isso.
      Abaixo esclareço

      5) – No seu entender as universidades ensinam uma crença, sem base alguma, apenas no querer acreditar, como fazem os bibliófilos?
      Ap – Não. Entendo que as universidades seculares buscam o conhecimento com base nos postulados da ciência que propõem e aperfeiçoam. Os bibliófilos, sim,
      ensinam uma crença, sem base cientifica alguma, apenas com base no que dizem as Escrituras (Bíblia) e a Tradição para católicos, ou na sua livre interpretação, para evangélicos.

      6) Você – Quer dizer que quando morrer o último crente, acaba a religiosidade?
      Ap – Náo disse isso.
      Abaixo esclareço.

      Caro Desabafo. Focado nos conceitos de “céu e inferno, o comentário que fiz é um esboço de avaliação do impacto na cultura do pensamento fundamentado no evolucionismo de Darwin. Eu vejo como um impacto explosivo desde o início. A longa relutância de Darwin em publicar “A Origem das espécies”, demonstra a consciência de CRD no poder de abalo de sua obra sobre os conhecimentos vigentes em biologia: o criacionismo bíblico.

      Única até hoje a atingir a razão no grau em que se encontra, a espécie humana atual, para desespero dos cleros e para o pavor de bilhões de crentes, é capaz de perceber que o acervo cultural em qualquer sujeito, desde a mais tenra infância, e que acaba de morrer, aniquila-se, com o desmanche irrecuperável entre outros, de seu sistema neural operacional: “morreu ? Acabou!” Seus restos mortais dissipam-se na natureza. Resta de seu acervo cultural pessoal, o que passou por registro físico, (seu legado cultural) ou para a memória de outrem. ” No aquário do clero e do crente, (o aquário da não aceitação dessa realidade), nada a ilusão da sobrevivência do “espírito” humano. ( 4, 5 e 6)

      É o problema da validade cada vez mais restrita dos conceitos e praticas do saber tradicional frente ao conhecimento científico.

      A cultura de massa, enriquecida extraordinariamente com o avanço das comunicações. coloca toda informação ao alcance pessoal, integrando multidões em nervosas redes sociais.

      Acontecimentos locais tornam-se instantaneamente mundiais.

      Comportamentos pessoais inesperados, chocantes e precoces, emergem da mais recôndita genética, induzidos pela galopante despressurização ética do tecido social.
      Caro Desabafo. Desculpe-me se não fui mais claro. Abraços.

  55. Bem Marcelo se o Inferno tem o que há de melhor, a nata, por assim dizer da humanidade, o sr. Gilberto já está a priori, desclassificado.
    Já pensou que céu chato? Reza o dia inteiro e louvações ao senhor por toda a eternidade? E o intelecto? Ora o intelecto!
    Pior é a conversinha sobre picuinhas: shopping, tabaco, álcool e consumo. Nada mesmo sobre Filosofia ou Ciência, algo que só existe no Inferno. Ou seja a cultura é obra do demônio!
    É esse o patamar dos crentes. Pior que o Arcanjo Gabriel não terá com quem travar discussões, a ver pelo nível do Gilberto. De vez em quando pedirá licença ao senhor para fazer uma visitinha ao Inferno. Por que ninguém é de ferro, não é?

    1. pior ainda vc pergunta uma coisa ele fala sobre outra enrola e sai pela tangente. seria isso desonestidade ou antice mesmo?

      vide os posts acima. é um cara que vc não consegue desenvolver uma discussão com ele.

      1. QUEM te falou que sou obrigado a responder ?? respondo o q eu quiser como quiser e prosseguirei COMENTANDO …

  56. Quando alguém lhe faz uma pergunta o mínimo que se espera é uma resposta não um comentário iditota sem sentido como os seus.

    Como vc age galetto´s:

    O interlocutor Pergunta:

    Onde vc mora?

    Vc responde:

    O quarto da vovó é bonito porque nele frito ventilador de laranja.

    Já lhe disse: NÃO TÔ NEM AZUL PARA SEUS COMENTÁRIOS. POR MIM VC PODE PASSAR 25 HS/DIA COMENTANDO.

    Vc é o tipo de cara cujo nível intelectual é tão ruim que nem um diálogo consegue manter. Acho que não entende nem mesmo o que diz.

    Tchau Sr. Galo prometo não mais atormentá-lo com perguntas.

        1. Verdade, scafati.
          A tática do galo é típica do religioso: nunca responda o que te perguntam, repita incessantemente os versinhos vazios com que te doutrinaram, ameaça os “inimigos da fé” e procura ganhar pelo cansaço.

          Sempre lembro daquela história, um pouco longa, mas garanto que é interessante!
          Quatro homens na beira de uma piscina, tomando uma cervejinha e comendo uns petiscos. Uma criança está se afogando.
          O primeiro homem diz:
          – Eu até podia mergulhar e salvar a criança, mas não é culpa minha se ela caiu na água. Se ela está lá, é porque foi descuidada e merece morrer horrivelmente. Minha consciência não vai ficar pesada, porque não fui eu que a coloquei ali.
          O segundo homem:
          – Eu também posso salvá-la, com toda a tranquilidade, mas isso seria interferir no livre-arbítrio dela e de outras crianças que poderiam, com muito mais dificuldade e risco, ajudá-la. Então, em homenagem ao livre-arbítrio, vou deixá-la ali mesmo.
          O terceiro homem:
          – Também posso resgatar essa criança sem problemas. No entanto, vejam, ela não está chamando meu nome! Ela não está pedindo socorro para mim, nominalmente. Mesmo na hora mais terrível, ela esquece de mim. Enquanto ela não me pedir ajuda diretamente, dizendo meu nome e aceitando que eu sou mais forte do que ela, com certeza não vou entrar na água para ajudá-la!
          O quarto homem, que também é o pai da criança:
          – Por que estão me olhando assim? Eu sou o pai dela! Eu dei a vida para ela e eu decido o que é melhor para meu filho! Fui eu que o trouxe ao mundo, e tenho o direito de tirá-lo quando eu bem entender. Eu, por ser o pai dela, sou também o dono, e posso dispôr dela como eu quiser. Se ela está sofrendo e vai morrer, deve dar graças a mim por tê-la dado a vida!
          E assim, os quatro homens continuam tranquilamente suas cervejinhas, enquanto a criança termina de se afogar.
          Aleluia!

          1. E argumentos, nada.
            Interessante que é EXATAMENTE o que eu disse que aconteceria:

            ” (…) o segredo de uma argumentação religiosa bem-sucedida é nunca abordar o mérito, sempre escapar pela tangente e repetir, muitas e muitas vezes, as palavrinhas mágicas decoradas em infindáveis jornadas de adulação ao deus cruel e lendário deles.”

          2. Jesus não é cruel … e está + q comprovado segundo assertiva precisa do Reinaldo que o Jesus historico existiu … o papo de lenda já era …

          3. Engraçado: quando se comprova (o que não é o caso de Jesus), então as provas valem alguma coisa.
            Quando não se comprova, elas não valem nada, e o que vale é a fé.

          4. Longinus, por favor faça um esforço pra colocar entre parênteses a questão religiosa. Quando falamos de história, só crackpot acha que Jesus não existiu. Daí a aceitar que ele é Deus encarnado e ressuscitado, claro, é questão de fé e sem evidências mesmo. Mas a existência histórica do sujeito está tão estabelecida quanto a da maioria dos outros personagens da Antiguidade clássica.

          5. rlopes, permita-me discordar, amigo! Concordo que a teoria da não-existência está longe de ser “mainstream”, mas o fato é que ela está, sim, ingressando como hipótese no meio acadêmico, e não pertence mais apenas a “crackpots”, como referiste.
            Ela surgiu no século XVIII, muito frágil, baseada apenas nos paralelos entre a história de Jesus e mitos anteriores e contemporâneos.
            No entanto, hoje historiadores do porte de Robert Price, Thomas Brodie ou Richard Carrier, entre outros, defendem a hipótese.

            Sugiro que leias a seguinte obra:
            http://www.amazon.com/The-Jesus-Puzzle-Christianity-Challenging/dp/096892591X/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1378821836&sr=8-3&keywords=earl+doherty

            É altamente elucidativa.
            Um abraço, e continuemos sempre o debate em bom nível e com troca produtiva de ideias!

          6. Fala rapaz, vou dar uma olhada no livro. Mas esses caras ainda são “fringe”. Acho que é importante ter em mente que essa está longe de ser a visão de consenso entre historiadores. Abraço!

          7. Claro que sim, amigo! Mas garanto que, após uma leitura das boas fontes sobre o assunto (não os sites amalucados que, infelizmente, são abundantes), no mínimo a gente fica com uma baita dúvida se a teoria histórica “mainstream” (não só sobre a existência, mas sobre o significado de Jesus) está mesmo correta.
            Eu, pelo menos, tinha a mesma opinião: Cristo não era filho de deus, não fazia milagres mas era uma figura com existência histórica em torno da qual nasceu a religião que empresta seu nome. Mas confesso que a argumentação e as evidências trazidas pelos chamados “miticistas” (os reais, não os palpiteiros) me fez mudar de ideia.
            Um abraço!

  57. Longinus ele não entendeu. Foi muito para o delicado equilíbrio dos neurônios restantes que sobreviveram a “duras sessões” de “estudo da Bíblia”. Não há cérebro que aguente. É melhor duas linhas só. Ai ele entende.

    1. Pois é, iludido! É como eu disse para o scafati: o segredo de uma argumentação religiosa bem-sucedida é nunca abordar o mérito, sempre escapar pela tangente e repetir, muitas e muitas vezes, as palavrinhas mágicas decoradas em infindáveis jornadas de adulação ao deus cruel e lendário deles. É vazio, mas cansativo o suficiente para que a outra parte abandone a discussão.
      O nosso problema é querer discutir honestamente, perguntando, respondendo e apresentando evidências dos nossos pontos de vista. Os religiosos se acham acima de tudo isso e acreditam sinceramente que, avacalhando o debate, eles o vencem.

      1. Pois é e o segredo de uma PSEUDO argumentação evolucionista bem sucedida é lançar um montdeadjetivos pessoais e ofensas pra ver se obtem sucesso num provavel rebaixamento moral como bem colocou a sra Joana…

        os evolucionistas com isso se acham acima de tudo pra adjetivar as pessoas conforme seu conceito … não há avacalhação melhor que esta

        1. Não te preocupa: não importa a quantidade de ofensas que possam te direcionar (eu, que eu saiba, não fiz nenhuma, mas enfim…), nenhuma delas envolve queimar no inferno por toda a eternidade. Essa ameaça é exclusiva dos crentes que nem tu.

          1. o sr está preocupado com a eternidade hein ?? BOA NOTICIA >>> JESUS não quer que ninguem se perca na eternidade … muito menos eu … portanto estamos no tempo do conserto e posterior salvação … seja bem -vindo na Igreja !!!

          2. Ahahaha, fantástico! Na minha terra, isso se chama “ser mais liso que lambari de sanga”! Sempre pela tangente!
            JESUS não quer nada porque JESUS é um mito, e mitos realmente têm essa tendência a não querer nem desquerer coisa alguma!
            Eu só me preocupo com o que existe.
            Deixei de ter medo do escuro há muito tempo.

          3. então pelo menos tenha a ombridade de não interpretar como ameaça minhas colocaçoes acerca da eternidade… não corresponde a realidade OK ??

          4. Ah, não é ameaça?
            Ou tu acreditas no meu deus, ou tu vais para o inferno por toda a eternidade.
            Isso NÃO é ameaça?
            Não tem diferença nenhuma de um ladrão que coloca uma arma na tua cabeça e diz: “ou o dinheiro, ou a vida!” Eu passo o dinheiro, ele vai embora e eu digo: “que cara legal, poupou minha vida!”
            Jeses é exatamente esse cara, mas a ameaça dele é muito, mas muito pior: ou tu me adora, ou tu vais queimar para TODO O SEMPRE no inferno.
            PS: Antes que digas, isso me preocupa tanto quanto propiciar uma divindade maia ou egípcia para garantir saúde ou colheita.

          5. de Jesus pode ser interpretado assim meu sr pois Ele é Deus … agora da minha parte só me cabe convidá-lo a participar da vida eterna com Ele … se entendeste a fala de Jesus como ameaça é problema seu …

          6. “Não tem diferença nenhuma de um ladrão que coloca uma arma na tua cabeça e diz: “ou o dinheiro, ou a vida!” Eu passo o dinheiro, ele vai embora e eu digo: “que cara legal, poupou minha vida!”
            Jesus é exatamente esse cara, mas a ameaça dele é muito, mas muito pior: ou tu me adora, ou tu vais queimar para TODO O SEMPRE no inferno.”

            “de Jesus pode ser interpretado assim meu sr pois Ele é Deus …”

            Não vou nem comentar nada para ninguém poder dizer que estou distorcendo as palavras do galo. Coloquei lado a lado o que escrevi e o que ele respondeu, com as exatas palavras.
            Apenas isso.
            Que cada um conclua por si a moral dessa história.

          7. A MORAL ( se é que isso interessa hj em dia ) é que Jesus dá um tempo ( a vida toda ) pro sujeito se tocar que Ele é o Autor da Vida e que retorne ao Pai… e durante a vida toda suporta as mais variadas injustiças e ofensas à sua Divindade ….

            até que chega o momento do acerto da contas..

            e Ele diz .. bom tu não precisou de Deus na sua vida … muito bem sr autonomo … parabéns ….

            Eu tbém não precisarei de ti na Eternidade … até ..

          8. Essa é a resposta composta das respostas do terceiro e do quarto homem da historinha que eu contei em 09/09. É a perfídia que nunca perdoaríamos em um ser humano, mas que engolimos com um sorriso no rosto quando se fala de Jesus.

            Releia a historinha, vale a pena!!! Tirar do contexto do “deus bonzinho” justificando esses crimes ajuda a entender o verdadeiro horror da tua religião.

            “Quatro homens na beira de uma piscina, tomando uma cervejinha e comendo uns petiscos. Uma criança está se afogando.
            O primeiro homem diz:
            – Eu até podia mergulhar e salvar a criança, mas não é culpa minha se ela caiu na água. Se ela está lá, é porque foi descuidada e merece morrer horrivelmente. Minha consciência não vai ficar pesada, porque não fui eu que a coloquei ali.
            O segundo homem:
            – Eu também posso salvá-la, com toda a tranquilidade, mas isso seria interferir no livre-arbítrio dela e de outras crianças que poderiam, com muito mais dificuldade e risco, ajudá-la. Então, em homenagem ao livre-arbítrio, vou deixá-la ali mesmo.
            O terceiro homem:
            – Também posso resgatar essa criança sem problemas. No entanto, vejam, ela não está chamando meu nome! Ela não está pedindo socorro para mim, nominalmente. Mesmo na hora mais terrível, ela esquece de mim. Enquanto ela não me pedir ajuda diretamente, dizendo meu nome e aceitando que eu sou mais forte do que ela, com certeza não vou entrar na água para ajudá-la!
            O quarto homem, que também é o pai da criança:
            – Por que estão me olhando assim? Eu sou o pai dela! Eu dei a vida para ela e eu decido o que é melhor para meu filho! Fui eu que o trouxe ao mundo, e tenho o direito de tirá-lo quando eu bem entender. Eu, por ser o pai dela, sou também o dono, e posso dispôr dela como eu quiser. Se ela está sofrendo e vai morrer, deve dar graças a mim por tê-la dado a vida!
            E assim, os quatro homens continuam tranquilamente suas cervejinhas, enquanto a criança termina de se afogar.
            Aleluia!”

          9. é um horror mesmo … porém graças a Deus me livrei dos horrores da religião …

            Evangelho não é …. nunca foi …. e NUNCA SERÁ religião ,… apesar das tentativas infrutiferas de linká-lo a uma …

          10. A crença em um ser sobrenatural, e sua propiciação com favores, humilhação e dinheiro em rituais organizados e presididos por um ministro é religião, apesar das tentativas infrutíferas de dizer que não.

            Aliás, novamente te esquivaste do ponto.
            Vou repetir: teu deus não passa de um pai que curte ver os filhos humilhados, e que condiciona seu amor, sua proteção e a salvação a essa humilhação. Teu deus é omisso, pérfido, cruel, masoquista, e qualquer pai humano que fizesse o que alegas que teu deus faz já estaria na cadeia, que seria o lugar dele.
            Se ele existisse (graças a deus (ironia, ok?), ele é fictício), sem dúvida mereceria ser muito temido, como um criminoso de altíssima periculosidade, mas adorado e louvado JAMAIS!

          11. não adianta .. tu podes querer enquadrar o Evangelho como bem entendes …. só que o Evangelho não se enquadra …fica na vontade …

          12. Tem crença num ser sobrenatural.
            Tem revelação desse ser.
            Tem sacerdote.
            Tem templo.
            Tem propiciação.
            Tem orações.
            Mas não é religião. Num é, num é e num é!! (galo faz uma carinha emburrada e cruza os bracinhos, amuado).

          13. SE fosse religião … o sacerdote tava aqui debatendo no meu lugar … no entento … como não é .. um reles crentezinho pé de chinelo é que está como pedra de sapato de toda uma bancada evolucionista incomodadissima …lamento desapontá~lo

          14. O que determina se algo é religião ou não é o fato do sacerdote vir a um blog ou não?

            Impressionante a falta de humildade do cara que se diz “crentezinho pé-de-chinelo” para depois achar honestamente que está arrasando com teus “Jesus isso”, “deus aquilo”, blá-blá-blá.

          15. e vou continuar por aqui … aproveitando que sempre tem um ateu dando gás pra minha pregação …preciso de um contraPONTO PRA PREGAR SE NÃO … FICA SEM EMOÇÃO

  58. Longinus o que descreveu nada mais é do que um demiurgo. Um deusinho que vive do medo que inspira. Para mentes pequenas a reação é esta que percebe por parte do Gilberto. Vive da ilusão de que acreditando e louvando ganha um guarda-chuva fictício. Que acreditando, é melhor que os demais e que nada, nada de ruim pode lhe acontecer, por causa dessa fé cega. Veja que a dopamina até aumenta no cérebro dele, causando-lhe euforia, quando fala no demiurgo. Suas reações vão de excelso, radioso; uma espécie de ópio que inunda suas células cerebrais. É viciosa, por isso defende o demiurgo, pois lhe provoca essa sensação de bem estar. Pura ilusão.

    1. “Primus in orbe deos fecit timor”.

      É um brocardo que resume bem a situação:
      “O medo criou os primeiros deuses do mundo.”

      O religioso tem um medo mortal de encarar o mundo, que ele não entende, que muitas vezes é hostil, que parece tão indiferente ao sofrimento humano. Então, ele procura uma figura paterna para defendê-lo.

      É um recurso infantil, mas que apela a muitas pessoas, porque empresta um sentido à existência e ao que ainda é misterioso.

      Não difere em nada da criança que acredita em Papai Noel, e vê nos presentes sob a árvore todo ano uma prova irrefutável de que ele existe.
      Quando a criança amadurece, ela começa a fazer as perguntas óbvias: como Papai Noel voa para todas as casas em uma só noite? Como ele entra pela chaminé se ele é gordo e ela é estreita? De onde ele tira dinheiro para comprar presentes para todas as crianças do mundo? As respostas-padrão já não servem mais: ele é mágico, ele tem um pozinho que faz com que ele diminua de tamanho ao passar pela chaminé, ele é o homem mais rico de toooodo o mundo. Percebemos que não há evidências reais para a existência e para as características sobrenaturais dele, a não ser uma tradição e um reforço mútuo a seu favor. Mais do que isso: ele vive na ignorância (não confundir com burrice) da criança a respeito do mundo.
      Chega um momento em que é preciso revelar a verdade: são os pais (tios, avós, primos, depende da família) que trazem os presentes. Isso fecha muito mais com o que aprendemos sobre a realidade em geral, e tendemos a ser intelctualmente honestos: a lenda não se sustenta.
      No caso de deus, o Papai Noel dos adultos, abandonamos essa honestidade. Aceitamos as respostas que a religião nos dá para as perguntas óbvias acerca das alegações extraordinárias sobre a divindade (como assim, ele pode tudo, sabe tudo, está em todo lugar? Como assim, nasceu de uma virgem? Como assim, ele morreu e ressuscitou?). Preferimos não pensar. O medo e a ignorância (não confundir com burrice) sobre o mundo alimenta essa crença.
      Como surgiu o universo? Não sabemos. Logo, deus. Como funciona a relação entre as forças na natureza? Não sabemos. Logo, deus. Quais são os limites do universo? Não sabemos. Logo, deus.
      Isso é mais fácil, mas não nos tira do lugar.
      Procurar as verdadeiras respostas é muito mais complicado, demorado e penoso, e muitas vezes exige mais do que uma, duas, três gerações.
      Os resultados desse empreendimento chamado ciência vêm para todos, inclusive aqueles que mais malham a ciência.

        1. sim Deus é uma ilusão … olha pra trás … estou desde o começo do blog … veja a quantidade de posts meus … todos eles é pra defender o ilusionismo de Deus … todos os palavroes e xingamentos de darwinistas é pq defendi o ilusionismo de Deus …boa essa … bem original …

  59. Todo alienado prefere a ilusão que a dopamina provoca em seus cérebros distorcidos.

  60. Caro Gilberto se tem tanta certeza da existência do mestre e de Deus, porque não faz uma experiência. Pede perdão e se joga do alto de um prédio. Vamos ver se o mestre o faz levitar ou deus, já que ele é todo poderoso, interrompe a lei da gravidade e faz você pousar no chão incólume. Ou você vai me responder que tem fé mas não é bobo. Mas se fé é fé, deveria acreditar nele, não? Porque nessas horas os dois tomam nunca aparecem? Teste sua fé. Vamos ver se entre o que fala e o que faz, vai muito diferença.

    1. essa é véia sô … o demonio tentou Jesus igualzinho … falta de imagination ou ce tá lendo muito a Biblia ultimamente

  61. Ou seja, saiu pela tangente. Parece que sua fé no “mestre” não é tão “grande” assim. Na hora do vamos ver, vacilou, o que prova que é muito bom, como todo político, para fazer discurso ou demagogia, mas na hora de cumprir o que promete… Aí são outros quinhentos. Decepção Gilberto. É. O homem morre pela boca.

    1. errou de novo … leia a passagem q me referi … Jesus além de não pular PREGOU ao diabo dizendo … NÃO TENTARÁS AO SENHOR TEU DEUS !

  62. Oh! Deverás impressionado! Como vê meu caro, é fácil falar e difícil fazer. O que demonstra que sua fé é só da boca para fora. Nem você tem tanta confiança assim no “mestre”. Os primeiros cristãos não vacilavam em sacrificar a vida, pois sabiam que o reino eterno os esperava. Parece-me que os cristãos hoje gostam de dar exemplos, mas nunca seguem o que pregam. Ou seja, Gilberto, você é uma fraude. Claro que em momento algum desejava que se jogasse; seria até um crime incentivá-lo. Queria apenas ver sua reação e sua fé demonstra que vai até onde é conveniente. Por isso quando cita passagens é como areia levada pelo vento que logo se dispersa. Só serve para você mesmo.

    1. os primeiros cristãos faziam fila na ante-sala de Nero pra se candidatarem a bufê self service de leoes ??? não sabia dessa … sempre pensei que eles eram PRESOS e jogados na arena … essa que o sr contou é nova pra mim … vou contar essa na igreja ,,,, acho q pouco conhecem a historia tão bem qto o sr … boa ..

  63. Houve várias perseguições aos cristãos antes da adoção do cristianismo por Roma. Muitos cristãos não tinham medo de morrer pois acreditavam na vida eterna, imposto pelas crenças cristãs e por isso não berravam ou pediam clemência aos que estavam na arena. Morriam em silêncio o que espantava os espectadores que aguardavam por uma reação diferente. Muitos dos mártires até se tornaram santos. De fato li muito sobre história o que modestamente me permite fazer juízos não só a esse respeito desse assunto como de outros. Saiba que os romanos consideravam o cristianismo uma superstição e diziam que era uma crença de escravos. Por isso sua rápida difusão. Quem, sendo escravo, não adoraria acreditar que numa outra vida, esta seria melhor? Não foi por ser algo novo ou por força de milagres que se difundiu. Sendo pobre e escravo, melhor outra vida junto de um tal de cristo do que aquela que viviam em penúria e trabalhos forçados. Ensine isso na igreja, já que o nível cultural dos frequentadores deve ser bem pequeno e pouco estão afeitos a leitura a não ser a Bíblia, que nunca foi um compêndio de Ciências e menos ainda de História.

    1. nao preciso explicAr isso … já tem esse ensino na parabola do pobre Lazaro … Jesus já se antecipou ao seu brilhante raciocinio …

Comments are closed.